Hélio Schwartsman > Pazuello, covarde ou herói? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O diagnóstico é que ambos são fracos. Artigos como este desnudam essa condição. Imortalizados pela fraqueza e mediocridade.
Muito bom Hélio! O Capeidão que nomeiou o Pazudão são ignorantão e ambos vão pagar pelos erros cometidos.
Muito bom Gilberto! O Capeidão que nomeiou o Pazudão são ignorantão e ambos vão pagar pelos erros cometidos.
O que mais me preocupa a essa altura é como denominaremos essa CPI da Covid se não der em nada. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Tô achando que o General C a g a ç o só vai prestar depoimento se for amarrado pelo saco e puxado por um j e g u e.
Uma dúvida. A CPI pode pedir a condução coercitiva do G e n e r a l C a g a ç o?
Muito,muito, muito bom Helio. Parabéns
Realmente, o que se cala perante qualquer crime é o mais covarde de todos.
Nova pesquisa p 2022. Bolsonaro lidera. Bom, se uma categoria sem direito à reivindicação de reajuste e com redução salarial - em até 25%, jornalistas - obedece cegamente aos patrões como "conscritos" obedecem ao capitão de companhia militar, que dirá um general cuja categoria recebeu aumento e diversos benefÃcios nos cargos e salários na gestão Bolsonaro. Ademais, Pazuello obterá mais uma promoção - general de Exército.
Ahhhh, tá! Nem será candidato,
O paradoxo aqui não é entre covardia e heroÃsmo. Mas é entre um general da ativa ser comandado por um capitão da reserva forçada. O que levaria o general a aceitar tal subordinação? Uma miopia crônica frente à realidade dos fatos? um juramento de fidelidade incondicional? Uma vaidade extrema de querer acertar para provar que era versado em logÃstica? Talvez só um diagnóstico psicológico de sua personalidade nos ajudaria a desvendar esse quebra-cabeça que de mistério não tem nada.
Um sistema chamado democracia.
Conversa fiada, Hélio. Pazuello não é nem valente nem covarde. É apenas mais um aproveitador, que mamava mordomias de ministro, porém, incompetente, fez um monte de besteiras, caiu do galho, mas ainda tem esperança de, através de algum cipó no atalho, chegar de novo lá. Só isso, cara!
Também acho. Pezzadello é burrÃssimo. Ignorante e bobão. Podia ter ficado no seu canto, fazendo nada, cevando. Mas foi convocado e cometeu crimes a mando do capetão. Agora tem que pagar. Assim como o capetão, seus filhos e seguidores
são agentes de proteção. Em quem você confia? Num capitão enlouquecido e histérico ou na Ciência. Eu prefiro acreditar na Ciência.
Acho que o tÃtulo, assim como o teor do artigo valem como exercÃcio de análise de dois termos fora do contexto fático . O que se tem, no momento, nem de longe lembra o embate de um militar nos cenários de guerra, em que seriam testadas sua coragem ou covardia. O que se teve foi um militar incompetente no exercÃcio de um cargo civil. No campo da saúde, submisso ao capitão, se aliou à pandemia. Não há oposição entre possÃveis qualificações do general. Há sintonia: Incompetente e obediente.
Péssima analogia sem pé ou cabeça. Não se pode confundir o princÃpio do sacrifÃcio enraizado na compaixão, nem com o Exército Vermelho - Marechal Júkov, não general -, na defesa de Stalingrado e muito menos com I-Juca-Pirama. Pazuelo e os borra-botas e boquirrotos que integram a República Miliciana têm olhos somente à s picanhas, uÃsques e salmões do Forte Apache. Sem falar nas sinecuras de quem faz alpinismo escalando a pirâmide do poder e mando se lambuzando em veniagas à custa do Erário.
Na frente russa, na 2GM, os covardes eram fuzilados. Os que eram feitos prisioneiros pelos alemães, q conseguiam fugir e derrotistas, idem. Lutem e morram! Esta era a ordem dos generais russos. A URSS ganhou a guerra com horrendos custos humanos. Aliás a guerra foi um horror para todos os paÃses beligerantes. Amanhã é um dia de reflexão.
Tem uma cena em perfume de mulher Com Al Paccino . Cuidado com os Lideres que são formados nesta instituição. Eles guiarão jovens para morrer em batalhas...capitão naro, general elo... Da medo
Pazuello é uma vergonha para o Exército porque este permitiu que um sargento Garcia chegasse a general. Que desperdÃcio de dinheiro público. Quantos mais desse tipo há no Exército Brasileiro?
Esta é a verdade. Um incompetente, sem noção do seu lugar no mundo civilizado, leva à morte centenas de milhares de seus concidadãos. Haia vos espera!
Medo da patética CPI? O presidente da Comissão não tem a mÃnima noção de inquérito policial, muito menos de Direito processual que deve rever o procedimento. O relator responde a mais processos que Marcola. Tbm é famoso por "#comer" jornalistas "periguetes". Ontem perguntou se o ministro da saúde concordava com um "decreto" inexiste. So porque Bolsonaro dissera que ia elaborar um tal decreto. A CF diz que o depoente deve ser inquirido por "fatos". Como falar sobre o não existe?
Ah... os efeitos da cloroquina em excesso. O fato existe, o nosso mico, digo, mito, ameaçou com isso. Lógico perguntar ao Luluzinho da Saúde se ele concordava. Mas é raciocÃnio difÃcil na cabeça com dois neurônios periguetes.
Existem 415 mil mortos
O que aconteceu em Manaus , não precisa dizer mais nada.
Desculpe mas seu arrazoado hoje vaza por todos os poros. Lealdade de um militar não é ao chefe, é ao dever com o paÃs que jurou servir. Sem falar na própria consciência, que deveria estar acima de tudo. Afinal, não foi o que Eichmann alegou em sua defesa? Talvez o covarde Pazzuello esteja mesmo é com medo de ser simbolicamente fuzilado por seus pares, como esteve com medo da BIC do chefete?
Lembrando que a Alemanha, depois da experiência trágica da Segunda Guerra, mudou a regra de obediência: ningué é obrigado a obedecer cegamente.
Caro José Padilha, um militar com patente superior a coronel, deve obdiencia a constituição e não ao governo de plantão. Suponha que o PR mande matar os parlamentares ou juÃzes ou o povo, a quem este deve obdiencia. Não seja um gado.
Maria, sinto mas se equivoca. O militar deve obediência ao seu superior, não a pátria, a lei ou a sociedade, do contrário não haveria como garantir obediência em qualquer circunstância pois cada qual obedeceria a sua consciência. Não à toa a obediência à hierarquia é a regra fundamental de um exército e a nossa desgraça. Por ela PMs e demais milicos esmagam seus semelhantes.
A análise do Schwartsman tem um erro crasso de origem: Pazuello é um burocrata incompetente, que foi alçado a ministro, não por méritos próprios, mas pela rara qualidade de ser um general submisso a um tenentizinho excluÃdo da caserna com desonra. É um sabujo rasteiro e parvo, cuja única qualidade de caráter constituÃ-se na fidelidade canina ao seu domador!
Vc é o primeiro a acertar: tenentezinho excluÃdo com desonra! Parabéns! Gostaria q todos usassem essa nomenclatura verdadeira pra se referir ao bozoloide mor.
Herói ou covarde??? Parece óbvia a resposta. Imagina o paÃs em guerra, com o exército comandado por sujeitos como Pazuello...desastre na certa. As FFAA se rebaixaram a um papel vergonhoso, a subserviência a um tenentinho boquirroto. Logo eles, que vivem a declarar que ordens absurdas não devem ser obedecidas, como explicar a atitude servil diante do Ge_nocida de BrasÃlia? Voltem aos quartéis e vão pintar meio fio, é o que melhor sabem fazer.
Tenentinho boquirroto tbm serve, kkkkkk
Militar é treinado para obedecer ao superior, por isso o Bozo os tem em pencas no desgoverno.
Pazuello CO VAR DE !
Texto singular: Ãœber.
Pazuello, assim como outros oficiais das FFAA que estão no governo Bolsonaro, ali estão para aplicação do "servilismo fardado". É vergonhoso.
Covardia também é uma forma de delinquência. Pazuzello desonra as Forças Armandas com sua deliquência
O general continua na ativa, e foge da CPI para não piorar mais ainda o prejuÃzo de imagem que causou ao exército. Ele teria que explicar por ordem de quem veio a encomenda para a fábrica do exército produzir dezenas de milhões de comprimidos de cloroquina, din-din do contribuinte ralo afora. Se bem que a imagem do exército nunca foi lá grandes coisas, só a bozofrenia histérica tem nele alguma esperança e devoção.
Quer estrago maior para a imagem do Exército do que exigir que os soldados sacrifiquem-se pela nação abrigar um General que borra as caças publicamente na hora "h" do dia "d"?
Pazuello é corajoso atrás da farda do Exército e do terno do Ministério, mas não como homem. Ele sabe o que o espera.
Estupidez não é sinônimo de heroÃsmo.
Criminalizar o trabalho e a dedicação muito triste. Lamentável, o inÃcio da CPI voto de caixão, contra a liberdade dos médicos e tentativas de controle. Mesma música Clementira cloroquina, Clementira cloroquina, clementira cloroquina.... Muito triste. Os ministros deveriam receber elogios pelos trabalhos prestados e não ameaças e crÃticas pela incompetência da ciência no controle da doença.
Imagine um vÃrus novo, desconhecido, que abala violentamente o sistema imunológico das pessoas. Em poucos anos, o vÃrus foi isolado. Em pouco mais de uma década, foram criados medicamentos que tornaram a infecção pelo HIV uma doença crônica. Agora, imagine um outro vÃrus, que provoca uma severa doença respiratória. A ciência, sabe o que são vÃrus, fungos e bactérias. Em pouco tempo, foram construÃdas vacinas e sabemos que máscaras, lavagem das mãos, álcool em gel, distanciamento social (cont)
De onde saiu esse ani.mal ?
Pois Said, é como tentar sair de um buraco cavando mais fundo!
''incompetência da ciência no controle da doença''??!! - tenho procurado um método para identificar uma pessoa estúpida, e notei que uma caracterÃstica que é comum a todas elas é uma falha recorrente na percepção. Estúpidos percebem errado e não percebem que estão percebendo errado, aprofundando e enraizando a falha.
Zé Roberto, esse comentário é tão sabujo e lambe-botas que até me motiva a fazer uma pequena pergunta a você: cloroquina é o quê? Dádiva Divina, Maná proveniente da cloaca de Zeus? A clorocoisa é ciência rapá! A Bozofrenia causa cada dano mental que, falá pocê, sequela de covid será ela, isso sim...
Fantoche puxa-saco.
Nem herói nem covarde, apenas incompetente. Se tiver um pouco de inteligência não irá à CPI, enfrentear meia dúzia de velhacos que só estão pensando nas próximas eleições. O máximo que pode acontecer é pegar um ano de cadeia em um quartel confortável. A CPI deveria se concentrar no Bozo; o grande responsável pelas mazelas da saúde.
Concordo na concentração de esforços no chefe, que é de quem partiu tudo. OK, ok. Mas achar que a postura dele decorre apenas de incompetência é demais.
Bozo é covardão... Pazuello é um pequeno Eichmann... "Verás que um filho teu não foge à luta" tem que ser alterado como a bula da cloroquina. Também, como povo, não ficamos muito atrás vendo a ostensividade miliciana tomar conta, vide Rio ontem.. não há muita gritaria da nossa parte devido aos brucutus entrarem em barracos sem mandados... e matarem 24 "suspeitos". PM fascista invadindo até residências de opositores de classe média... Berço espl½ndido, salve, salve, Brazzzzilll...
Pazuelo é covarde. O exército brasileiro é covarde. O brasileiro é covarde. Só nações covardes exaltam um exército que só tem em sua história "vitórias" contra o seu próprio povo.
Talvez esse medo aparente pudesse ser visto sob uma outra perspectiva. Um militar de alta patente foi educado inicialmente para cumprir e depois para só dar ordens e punir quem as desobedece. É previsÃvel que com apenas alguns minutos de pressão intensa dos senadores para que responda a perguntas que não gostaria de responder, acabe gerando um tumulto de tal monta que tornaria insustentável a continuidade do interrogatório. Que militar de alta patente se submeteria a ser cutucado com vara curta?
Ora Tércio, temos tantos outros por aà se dispondo a situações tão mais vexatórias. E, diferentemente do que alguns pensam (e talvez por isso tenhamos FAs tão ruins), militar de alta patente deveria ter muito, mas muito mais qualidades do que apenas dar ordem e punir
O mesmo que aceitou entrar no governo pelos dinheiros adicionais.
Covardão. Essa turma que há coturno só sabe bater em pobre no RJ e no Haiti.
Capachuello virou Cagaçuello. Resta saber se no dia D, na hora H, se manterá fiel ao chefe ou tentará se safar com o clássico argumento de todos os Eichmanns e Sub-Eichmanns da vida: estava apenas cumprindo ordens.
Gostaria de saber o que esta CPI pretende. Com relator e presidente sabidamente envolvidos com a corru pção, coisa boa para o Brasil certamente não acontecerá. Motivos para impeachment não faltam. Mas vai depender da análise dos efeitos dessa decisão. Efeitos polÃticos e crim inais. Mais uma negociata à vista. Como sempre.
Nem herói nem covarde: Criminoso. Qualquer outra designação é negacionismo. O General é junto "co Coiso" responsáveis por centenas de milhares de mortos. Se não a CPI a história humana já têm seus crimes humanitários na lista das barbáries a nunca mais serem esquecidas.
Óia, seu Hélio, o Homi, o que não tem de corajoso, tem de burrro: sacrificar-se pelo quadrúpede-em-chefe, que já mostrou ser um competente traidor de aliados, vá catar coquinho... Vai ser largado no acostamento e, de lá, poderá ver o Bozo-Buzão da Insânia rumando intimorato ao abismo da Terra Plana. Dá tchauzinho, Fujuello!!
Reflexão interessante; mas a última frase diz tudo.
Os militares brasileiros são Covardes. São torturadores, vivem na mamata e correm.da guerra igual o diabo da cruz.
Nem covarde e nem herói Apenas uma pessoa colocada numa função fora de sua área de competência e que agora está sob a mira de uma CPI que pode provocar distúrbios em sua vida. A materialiadade de sua conduta inadequada está evidente,mais de 400 mil mortes.Ninguém é obrigado a fazer prova contra si, por isso ele resolveu ganhar tempo.O que essa CPI pretende? Fazer de conta que o Parlamento fala sério.Até alegação de ignorância é argumento de defesa para livrar_se da responsabilidade.
O argumento da "alegação de ignorância" já caiu por terra faz tempo, pelo menos desde a 2a guerra com os nazistas. Até no código militar estabelece que não se cumprem ordens absurdas. Além disso, o general não foi colocado no ministério, ele escolheu estar na função que não lhe compete.
Nem um nem outro. Apenas deve achar ridÃculo, vergonhoso, ter que brincar de gato e rato com o famigerado Renam Calheiros. Renam já tem o seu relatório pronto e se irrita qdo as testemunhas não respondem o que ele quer. Um circo de mau gosto...
Tadinho do Braga.
João, queres dizer então que recebes para escrever em defesa do genocida?
Maria Looez, todo dia aparecem os petistas, ofendendo os assinantes que não criticam o governo. Supostamente pagos, são caracterizados pela agressividade, falta de educação e argumentação. Prestam um desservico ao mundo civilizado. Looez, vá catar coquinhos na descida e não me amole...
RidÃculo e vergonhoso é seu comentário de lambebotas profissional.
Ministro é cargo de confiança do presidente. Absurdo que um ministro faça oposição ao seu chefe, q o artigo deseja ardente/e. Pazzuello nem é herói nem covarde, apenas coerente. Esta de acordo com a experiência diária q temos nos nossos empregos: afrontou o chefe logo ñ o terá mais. -Helio é muito mal o gosto pela frase assassina do mal Georgi Jukov. Pensou Bnaro falando isso?- Valentões na guerra perdem batalhas: morrem logo. Guerra e barbárie, e coação tem nada de heróico mas de estupidez.
Foi "mera", não "meta".
Cargo de ministro não é emprego, rapaz! É, antes de tudo, produto de um compromisso polÃtico. Se discorda do chefe em questões importantes, tem o dever moral e polÃtico de pedir demissão. E a frase do Jukov foi meta ilustração de conceito, rapaz, como qualquer pessoa minimamente inteligente percebeu. Você não cansa?
Coerência! Misericórdia Jr! Um militar da ativa, general com função e cargo definidos, funcionário público efetivo há mais de 30 anos, escolheu estar numa função que não lhe compete. Ele definitivamente não precisava passar por isso, mas mesmo assim se submeteu! Vergonhoso!
Militar é cargo de confiança do povo brasileiro. Tá ok?
Pazuello não fugiu por covardia, fugiu por arrogância militar! Essa gente não se ver em obrigação de dar satisfação a ninguém! Basta lembrar que o chefe do Pazuello, se tornou presidente sem ir aos debates mostrar seu projeto aos eleitores. Quanto a ser covarde ou herói: no Brasil eu dou o direito de ser covarde! Há um dito popular que diz que vale mais um covarde vivo, do que um herói morto. O brasileiro é tão individualista, que não merece uma gota de sangue de um irmão para lhes defender...
CertÃssimo! Quem daria a própria vida para defender um povinho desses?
Bate neles Hélio, bate, arrebenta com essa gentinha escrota.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Pazuello, covarde ou herói? Voltar
Comente este texto