Opinião > Chega de barbárie Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. José Roberto Pereira

    A Folha ignora que elegemos 4 Bolsonaros sabendo que eram milicianos, com claros indícios que são mandantes de executar Marielle Franco, que lutava contra as milícias. Também elegemos Witzel, que quebrou a placa e depois de eleito iludiu-se que poderia direcionar as Polícias Milicianas contra o Chefão da Casa de Vidro. Foi rapidamente decapitado, agora seu Vice organiza chacinas para ampliar território e criar cortina de fumaça tirando foco da CPI. Em 100 anos os Editoriais ainda refletirão isso

    Responda
  2. Plinio Góes Filho

    Não há saída fácil para problema difícil. E favelas são isso: um problema difícil, talvez insolúvel. Mas, se é verdade que elas só existem pelo fracasso das elites, q geraram alto desemprego, informalidade, especulação imobiliária, falta de política habitacional de baixa renda etc, isso tudo desde o séc 19, mas turbinado, após voltas e revoltas, nos anos 80 do séc passado (sim,Brizola), há tb a mutação das favelas em bunkers do crime organizado, q tb alicia, escraviza e mata. A explosão é certa.

    Responda
  3. luis TELLES

    O tráfico nunca vai acabar no Brasil simplesmente porque tem todos os setores da sociedade envolvidose interessados,desde executivo, legislativo e judiciário, militares, policiais, agentes aduaneiros até a sociedade civil que vende ou consome. Ações como essa só servem para matar inocentes(e dar pano pra manga aos hipócritas de plantão). O Brasil não tem jeito

    Responda
  4. luciano silva

    Gostei do editorial da Folha. Gostaria agora que os editores, com essas palavras bonitas, fossem lá no Jacarezinho e acabar com a criminalidade que existe lá. Falar sempre foi mais fácil...

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Vc leu e não entendeu o texto.

    2. luis TELLES

      E vc, que já deve ter ido pra lá(ou quem sabe até morado) responda objetivamente qual o efeito prático de uma ação dessas? A polícia deve repetir ações como essa até varrer a comunidade do mapa e assim "aniquilar" o tráfico?

  5. Marcelo Fernandes

    Diante da realidade aonde o tráfico tem enorme poder de sedução sobre jovens sem perspectivas, me parece que é preciso "concorrência"" em ternos de alternativas de vida, portanto seu um estado presente que possa oferecer um futuro(educação, saúde,lazer,cultura...) só restará a barbárie.

    Responda
  6. Samuel Fagundes

    Qual o custo para a nação que representa o combate às drogas? Quanto custa a corrupção policial, do judiciário? Quanto custa a violência causada pelos viciados, que roub am, traficam e matam para sustentar seus vicios? Quanto custa vidas e famílias destruídas? Quanto custa mantermos presídios e prisioneiros do tráfico? Quanto custa a justiça legal, com seus julgamentos, advogados e estrutura? O tráfico ilegal favorece apenas aos que se beneficiam dele, em detrimento de toda sociedade.

    Responda
  7. Júlio Cezar B Silva

    Já passou da hora desse país atentar à sua posição, que deveria ser de vanguarda, e parar com o genocídio. Acabemos com a proibição de TODAS as drogas, distribua-se renda, e a miséria das metrópoles mudará de cara. A violência é fruto da barbárie da classe média.

    Responda
  8. Levy Henrique Bittencourt Neto

    O paradigma proibicionista já foi abandonado há décadas em quase todo mundo. Até mesmo nos Estados Unidos, existem mais estados com maconha legalizada (seja recreacional ou medicinal) do que proibida. Mas aqui é a terra da cloroquina, dos milicianos e estelionatários da fé. Por aqui, a civilização não tem vez.

    Responda
    1. Rafael Silva

      Terra aonde o juiz que prende van dido é o errado e o cara julgado em 40 instâncias é um injustiçado kkkk

    2. vera lucia

      Os EUA liberaram só a maconha em alguns estados, não há liberacao geral lá para uso e trafico de drogas.

    3. vera lucia

      Ter um pais de drogados é seu modelo de modernidade ?

  9. vera lucia

    A Folha em alguns de seus editorias me parece com aqueles comentaristas esportivos que criticam os tecnicos de futebol dizendo como eles deveriam armar suas equipes para vencer um jogo. Alguem conhece um unico comentarista que virou um otimo tecnico de futebol ? Esse editorial é por demais simplista e a soluçao - legalizacao das drogas - é como propor descriminalizar os homicidios para que assim não tenhamos mais que condenar ninguem por assassinatos.

    Responda
    1. Hélio Lima

      Talvez a proposta seja simplista e deva ser melhor detalhada, o que não cabe em um editorial. Mas não significa que esteja errada. Se você insinuou que quem propõe a legalização das drogas não entende do que está falando, sugiro você ler esse estudo, publicado por 5 vencedores do Prêmio Nobel de Economia, entre outros renomados pesquisadores e economistas: https://www.lse.ac.uk/ideas/publications/reports/after-drugs

    2. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Vera, você deve saber o que foi a Lei Seca, nos anos 20, nos EUA. Nunca se traficou, bebeu e matou-se tanto quanto naquela época. Foi tudo inútil e os EUA legalizaram a venda de bebida alcóolica Sabemos que bebida e condução de veículos matam. O que fazer? Proibir a bebida? Temos a experiência americana para mostra que campanhas moralistas jamais darão certo. Repito: enxugar gelo não dá mais.

    3. luis TELLES

      Então a solução é a guerra, tipo na Síria, uns matando os outros, felizes para sempre?

    4. Nelson Santos

      O problema é que morrem muitos inocentes. Muitos trabalhadores tem suas casas invadidas e destruídas por essas incursões policiais. E todas as grandes apreensões ou prisões de bandidos grandes foram realizadas sem tiroteio

    5. vera lucia

      Herbert, voce acha que liberar o uso de maconha vai resolver a violencia do trafico que vai continuar existindo em razao de todas as outras drogas não legalizadas ?

    6. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Você tem alternativas, Vera? Tem soluções? Está mais do que na hora de encarar de frente , de forma adulta e sem preconceitos a questão da liberação de certas drogas, como a maconha, por exemplo. Continuar a enxugar gelo é que ñ dá mais. Chega de barbárie!

    7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é não! Usar drogas é um ato que só atinge a vida e a saúde da própria pessoa, o que evidentemente não é o caso dos homicídios. Aliás, mata-se mais no Brasil em decorrência do uso ilegal de uma droga lícita. Explico: acidentes de trânsito causados por motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas matam milhares ao ano e mesmo assim ninguém sequer cogita proibi-las, e nem eu, claro. Por que então a sanha proibicionista contra as demais drogas, que praticamente não matam no trânsito?

    8. João Paulo de Carvalho

      João Saldanha era comentarista e virou um excelente técnico

    9. Júlio Cezar B Silva

      Não. Temos que legalizar e distribuir renda. Renda não existe por mágica, mas por exploração do trabalho. Nem precisamos de Marx pra sacar essa máxima que nossa. É liberal.

  10. Gilberto Gusmão da Cruz

    No mundo inteiro existe drogas , mas essas vergonhas só acontecem em pouquíssimos países , onde ao invés de usar o cérebro querem usar armas . Se bem que parece serem desprovidos desse órgão , daí não tem como usar .

    Responda
    1. vera lucia

      Já enfrentou um traficante ? é facil falar para subir o morro com flores para dar aos traficantes. policial quando é recebido a bala, deve responder a altura. Se o cara trafica e esta com um fuzil na mao, voce vai querer dialogar com ele ?

    2. Claudio Moreira Roberto

      Legalize

  11. vera lucia

    A idéia de legalizar as drogas me soa como - se não puder vencer seu inimigo, una-se a ele. Legalizar é realmente solução ou uma fantasia de que se legalizarmos as drogas o vicio vai ser facil de controlar (nao vai), os traficantes vão parar de disputar territorios de venda (nao vao), novas drogas mais viciantes e mortais não vão mais ser criadas (vão ser criadas) e a ganancia humana dos traficantes vai ser contida (nao vai pois suas drogas serao sempre melhores e mais viciantes)

    Responda
    1. luciano silva

      Ola Vera. Algumas pessoas só aceitam comparação ao que lhes é conveniente. Não querem resolver o problema da violência, pelo contrário, só são bons de discurso. Estão pouco se lixando para os problemas que as drogas causam nessas comunidades, além das que já as acometem. Aliás, na visão deles, liberou a maconha acabaram-se os problemas nas comunidades carentes. Na verdade, esses libertadores da maconha querem apenas dar seus "peguinhas" impunemente. Estão preocupados com ninguém

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueceu do álcool, que é uma droga legalizada e causa dependência química? Morremos todos por causa disso? Sim, muitos morrem! Pessoas aos milhares dirigem embriagadas e milhares morrem ao ano em razão de acidentes por eles provocados, mas ninguém fala em proibir o consumo, nem você! Aliás, os EUA um dia resolveram proibir e o que aconteceu? Tráfico de bebidas alcoólicas e o florescimento da Máfia! Diferente? Ninguém morre em acidentes provocados pelas demais drogas!

  12. vera lucia

    Como seria a moral e cultura de nossa sociedade, que permitiria legalmente vender anfetaminas, heroina, crack, mas condenaria o uso de sal, açucar e gordura, pois fazem mal a saude ? é racional isso ? Seria racional permitir legalmente que as pessoas se destruam com o uso de infinitas drogas ? A legalizaçao iria desestimular o uso por viciados ? dúvido.

    Responda
    1. vera lucia

      Cristina, ser contra legalizar drogas esta muito longe de hipocrisia, e o fato de cigarro e alcool ser legalizado não implica automaticamente que temos que legalizar todos os vicios dos seres humanos. Já estes legalizados já causam bastante problema.

    2. Cristina Dias

      Hipocrisia: álcool e nicotina são drogas, viciam, fazem mal à saúde, e seu uso é legal.

  13. Alberto A Neto

    A FOLHA faz primário reducionismo: 'guerra às drogas'! Erro crasso não mencionar o fato gritante. 'Operação Casada''. Comandos policiais cariocas fazem só a ''limpeza territorial'' das facções do tráfico. O alvo é garantir entrada, ocupação e posse da área às Milícias. Além de explorar os negócios de internet, gás, água, telefonia e proteção comercial, no mais das vezes também fazem o ''arrego'' tanto das drogas como de armamentos e a lavagem do dinheiro nos comércios das regiões ocupadas.

    Responda
  14. vera lucia

    A legalizaçao das drogas tambem não iria acabar com a guerra entre traficantes, eles continuariam a se matar por pontos de venda, disputas da melhor droga, etc . E a sociedade se sentiria confortavel sabendo que seu filho pode ir até a proxima esquina e comprar legalmente cocaina ? A droga legalizada seria vendida só para pessoas cadastradas, ou o sistema se tornaria corrupto e começaria a vender as escondidas tambem para menores de idade ?

    Responda
    1. Kevin Ferretti Pereira

      Se seu filho realmente quiser, ele já vai na mesma esquina e compra o que quiser; a única diferença é que no primeiro caso legal ele paga impostos ao governo (que poderão ser usados em campanhas educativas ), ao passo que no ilegal ele paga ao traficante que, por sua vez, faz o governo gastar mais com segurança e menos com educação.... simples aritmética. Essa é a base da campanha que Bill Clinton, FHC, e outros tentaram lançar anos atrás: o Fim das Guerras às Drogas, mas a cegueira...

    2. vera lucia

      Jose padilha, eu que tenho preconceito ? Sua ideia é pura insanidade, vao haver empresarios fazendo heroina e cocaina e vendendo com selo de autenticidade e qualidade referendada pelos orgaos de protecao ao consumidor. Provavelmete voce NUNCA viu de verdade um usuario de drogas pesadas, como cocaina, heroina, anfetaminas, porque para defender a liberacao disso tudo voce deve viver com Alice nos pais das Maravilhas.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Drogas legaliza das seriam vendidas como outras drogas como o álcool e o tabaco o são! Por que haveriam traficantes ilegais se todos poderiam comercializar e pagar impostos, sujeitos às normas da vigilância sanitária, como as bebidas alcoólicas. Talvez até produzidas por grandes empresas com qualidade fiscalizada pelos órgãos de controle, como o álcool e o tabaco. Seus argumentos não tem sustentação senão no preconceito.

    4. Cristina Dias

      Cono assim guerra de traficantes? Só existe tráfico quando existe proibição. Sem proibição quem comercializa não é traficante! E, hoje, a sociedade se sente confortável sabendo que seu filho pode ir até a proxima esquina e comprar ilegalmente cocaína? Não entende que ao risco de consumir uma substância nociva e viciante se somam os riscos de sofrer violência ou de ser preso?

  15. vera lucia

    A Folha tem soluçao fácil para o problema ? Se houvesse já teria sido adotada. Só combater com violencia, concordo que não funciona, mas a solução de legalizar as drogas resolveria ? Legalizar não vai diminuir o vicio, vai apenas facilitar a compra pelos usuarios. E quem vai fabricar ? O estado ? Acredito que não, os traficantes continuariam a fabricar, porque a droga deles vai ser sempre melhor e mais viciante, e o usuario sabe a diferença entre uma boa droga e uma ruim.

    Responda
    1. vera lucia

      Jose Padilha , tosco são seus argumentos, pois mesmo o alcool e o cigarro sendo liberados existe contrabando, falsificaçoes e crimes envolvendo essas duas substancias,

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que então ninguém trafica bebida alcoólica ou tabaco? Se liga , esse argumento é para lá de tosco, puro preconceito. Não há diferença entre álcool, cigarro e as demais drogas. Todo mundo consome bebidas alcoólicas? Uma minoria. Todo mundo fuma cigarros? Uma minoria. Seria diferente com as demais drogas? Evidentemente não, do contrário todo mundo já estaria consumindo há muito tempo, ou você acha que a repressão policial ocorreria igualmente contra as tais pessoas de bem?

    3. José Ricardo Braga

      (cont) O traficante de drogas como 'cabeça' de uma organização criminosa existe porque é muito mais conveniente aos criminosos que à sociedade. O produto dele é barato e tem demanda. Arma, por exemplo, é produto caro. Roubo, difícil de esconder. O crime não acabaria com a legalização, mas seria retirado esse produto 'xuxu-beleza' das mãos deles... Droga tem que ser tratada pela Saúde, não pela Polícia.

    4. Eduardo Rocha

      Quem vai fabricar? Um empresário. Como acontece com a cannabis em vários lugares do mundo, mas não nesse país atrasado e reacionário. A droga do traficante pode ser mais barata, mas não será melhor, como hoje acontece com os cigarros. Liberem tudo!

    5. José Ricardo Braga

      Vera, no Uruguai é o Estado que produz e os autorizados. As notícias são de que funciona bem. Quanto à melhor qualidade e mais entorpecência dos produtos tenho muitas dúvidas. Hoje dificilmente elas são produzidas 'de forma qualificada' porque sendo proibida a produção as dificuldades são inerentes. Os traficantes sempre propagandeiam excelência, mas é 'papo de vendedor'. rs. Eu acho mesmo que acabando a proibição desapareceria este personagem, o que seria um ganho imenso. ;)

  16. Alessandro Tirol

    Concordo com a Folha, a política de guerra as drogas consome bilhões todos os anos, por muitas décadas, sem resultados ,visto que, quem quer usar drogas a encontram facilmente.Mais uma aberração do século passado em vigor.

    Responda
  17. OSCAR DOELLE

    A política de combate às drogas é uma das coisas mais insanas do século 20. Mas já mudamos de século, né não ? Até de milênio ...

    Responda
  18. NELSON PRADO ROCCHI

    Se for usar educação e redução significativa do tráfico daqui uns 20anos teremos algum mínimo sucesso. Essas brigas atuais são inúteis. Querem acabar com o tráfico? Libera-se todas as drogas e estatiza-se a produção, importação, distribuição e comercialização de todas as drogas, com preços bem baratos. E para os consumidores sem nenhum dinheiro, institui-se uma Bolsa Droga com cartão que possibilite uma retirada diária da droga.

    Responda
  19. Valdeci Gomes

    Diferente de outras chacinas perpetradas por policiais, essa foi oficial, com participação do Estado. O TPI precisa se manifestar e punir os responsáveis por esse crime contra a humanidade. É uma questão de civilização ou barbárie. O extermínio indiscriminado da população preta e pobre por forças estatais precisa ser contido. Pelo bem da Nação.

    Responda
    1. Antonio Montana

      Será mesmo?

  20. Caio Cerqueira

    – #ReaganUltrapassado

    Responda
  21. mauricio silva

    Estamos vivendo ainda na pré história com essa polícia idiota de combate as drogas. Em muitos países o único crime que estariam comentando seria de ordem tributária! Nunca usei drogas e sou favorável à legalização com os gastos públicos direcionados à educação preventiva e posterior tratamento a aos dependentes, não tornando os moradores das comunidades reféns dessa política desastrosa! Inclusão social e educacional são as armas. Na ausência do estado o tráfico garante a sobrevivência.

    Responda
    1. vera lucia

      Nao existe nenhum pais do mundo que legalizou todas as drogas, o que existe é a legalizacao da maconha em alguns lugares.

    2. Valdeci Gomes

      Excelente Maurício, falou tudo.

    3. Suzi costa

      O Canadá teve uma receita de milhões de dólares com a legalização da canabis. Com o dinheiro, combatem o tráfico e o uso de drogas pesadas. Existem outros países com experiência parecida. Que fuma, vai continuar fumando, e quem não gosta não adere com a liberação. Só quem perde é mesmo o tráfico e a milícia. A quem interessa?

  22. mauricio silva

    Estamos vivendo ainda na pré história com essa polícia idiota de combate as drogas. Em muitos países o único crime que estariam comentando seria de ordem tributária! Nunca usei drogas e sou favorável à legalização com os gastos públicos direcionados à educação preventiva e posterior tratamento a aos dependentes, não tornando os moradores das comunidades reféns dessa política desastrosa! Inclusão social e educacional são as armas. Na ausência do estado o tráfico garante a sobrevivência.

    Responda
  23. Alison Sales

    "Tudo ladrão", diz o Tal Mourão. Referia-se o nobre militar à família de milicianos que tomou de assalto o Alvorada? Fiquei na dúvida.

    Responda
  24. Luciano Napoleão de Souza

    Em editorial a Foice defende o fim da guerra às drogas! Sintomático, não!? Será que o narcotráfico está financiando a imprensa subversiva nacional?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Idi.ota, com a liberação não haveria mais tráfico e nem traficantes, ou você acha que a Ambev trafica álcool?

    2. Mauricio Soares

      Cecília, como se dizia antigamente, provavelmente vvive em Barbacena.

    3. José Ricardo Braga

      As drogas têm muito valor de mercado porque são proibidas, não o fossem valeriam preço de banana. Quem está 'dando dinheiro' para o tráfico é quem defende sua proibição. ;)

    4. Suzi costa

      Eu já reconheço o discurso do sujeito é o leitor da folha que acredita no velho do saco kkkk ou é apenas um mercenário que ganha para escrever bobagem para desvalorizar o jornal.

    5. Cecília Rangel

      Napoleão, por vezes me indago em que "canto" da terra plana você vive. Por favor, pense além dos dogmas, leia sobre reformas penais que foram feitas em muitos países e por fim nos aponte um exemplo de sucesso onde a guerra as drogas foi eficaz.

    6. Tino Leon

      Como sempre, delirando, o nosso Napoleão de hospício.

    7. Pedro Cunha Jr Cunha

      Este foi o comentário mais idiota que já li aqui na Folha!

  25. Claudio Moreira Roberto

    Legalize !!!

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.