Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Nunca, durante governos anteriores, nenhuma linha sequer, desta Sra. sobre mortes por assassinatos no Brasil. Como o assunto em tela visa o gov. de plantão do momento, no qual os assassinatosCaíram 19%, só em 2019, focaremos os mais de 600.000 (seiscentos mil) mortosAssassinados só no governo de 13anosdoPT. Os latrocínios cresceram de 2010 à 2016, 50%. (Fórum Bras. de Segur). Barbárie? Claro que é. Mas só é barbárie quandoAideologia é contraria?

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    Concordamos com a escrevinha, intellectuallóideDEredação, que a grande maioria da população bras. aplaude as brutais+faxinasPoliciais no crime-organizado. Mas, esta população se cansou da conivência, da facemadeirosa e semVergonha, de governos anteriores, com este crimeOrganiz., como também de grande parte de uma imprensa-marrom-parcial-militante*Ideológica e de pennnasAsolldo. ApoliciaEbandidos, estão presos num situação social,abjetaEasquerosa que só vai piorar. Sugerimos: Volta aos micccos.

    Responda
  3. Rogério de Mendonça Lima

    Realmente a grande maioria da população aplaude as FAXINASno crimeOrganizado. Concordamos com a intelectuallóideDEredação, mas este brutal pensamento veio do cansaço da população com a falta-de-vergonha na-cara dos governos anteriores coniventes com o crimeOrganizado, como também de grande parte de uma imprensa marrom-militante e com-pennasAsoldo. A policiaEbandidos estão presos numa abjeta,asquerosa Efétida situação social, situação que só vai piorar. Alice,Éguerra.

    Responda
  4. Marlon Marcos Vieira Passos

    Caríssima, seu nome é Coragem! Eu te agradeço com a alma, estômago e peito. Seu texto. O vigor. De tudo que precisa ser dito. A causa fundamental desse tempo de sangue. E a solução que a elite turilipa não quer dar.

    Responda
  5. Jose Antonio Gervasio

    Tá bom!!!. Vamos jogar flores nos bandidos, mesmo que eles mandem balas. É pra acabar essa defesa de marginais. Porquê a defesa de vocês é sempre pros bandidos?

    Responda
  6. Jose Antonio Gervasio

    Tá bom!!!. Vamos jogar flores nos bandidos, mesmo que eles mandem balas. É pra acabar essa defesa de marginais. Porquê a defesa de vocês é sempre pros bandidos?

    Responda
  7. Valdeci Gomes

    Posso dizer tambem que todos os policiais sao milicianos, sem provas, como disse o governador.

    Responda
  8. Neli de Faria

    Triste foi o vice ter pontificado: tudo ban dido. Mesmo que fossem, não existe no Brasil pena de morte.

    Responda
  9. Alberto A Neto

    Não há Estado Democrático no Brasil reconhecido como, efetivamente, de Direito. Há uma República de Milícias. O pior está por vir! A ideologia miliciana é um projeto de poder nacional.

    Responda
  10. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Tenho a impressão que, minutos antes de nascermos no Brasil, passamos também por um portal onde se lê: vós, que aqui entrais, deixai de fora toda a esperança!

    Responda
  11. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    A cada chacina; a cada depoimento na CPI; a cada live de quinta-feira; a cada defesa de medicamento inadequado; a cada CPF cancelado por covid19, susto, bala ou vício; a cada carreata; a cada autorização para medidas autoritárias; a cada versículo proferido a esmo; a cada aplauso a Roberto Jefferson; a sociedade adoece mais um pouquinho. A cada dia está mais difícil aguentar o Brasil. O Brasil mata a gente!

    Responda
  12. orlando gomes de freitas

    Estamos diante de uma ação organizada, estruturada para matar pobres, pretos e inimigos do Bolsonarismo, logo, logo ,a classe média vai sentir o que é não ter Lei, um verdadeiro "passeio de mortos" pelas ruas e avenidas do Brasil, onde seus filhos e família como um todo ,não terão proteção contra a barbárie que se avizinha.

    Responda
  13. Marion Brepohl

    Perfeito

    Responda
  14. Alberto A Neto

    Nós ainda não vimos nada. A barbárie só está começando. O projeto de poder miliciano foi entronizado em 2018 e vem se consolidando, continuadamente. Há um projeto nacional de dominação nacional tendo como base a ideologia e a práxis das Milícias, cujo laboratório experimental de pleno êxito foi e continua sendo o Rio de Janeiro. A carnificina no Jacarezinho foi uma demonstração exemplar do 'modus operandi' da derrubada do Comando Vermelho e deixar a área livre para a exploração dos Milicianos!

    Responda
  15. Maurício Aparecido Cresostomo

    Não tem nada estranho. Faça a mesma leitura do grupo de plantão. Estão no poder acuados por CPI, STF, China, falta de projeto(...). Daí um governador aliado, uma polícia civil que não costuma ir as favelas "cumprir mandato" vai a uma que não é dominada por milícia!!! Mata, mata 27 vezes mata! Milícia segundo Freixo era defendida por alguém polêmico a frente do plantão!!! Basta juntas as linhas e o mapa está pronto.

    Responda
  16. Pedro Rivera

    Está carnificina foi um recado político claro de Cláudio Castro a Bolsonaro: estamos juntos.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Se é que a chacina não foi programada na visita, feita na véspera, de Bolsonaro a Cláudio Castro. Confrontar o STF favorecendo ao mesmo tempo as milícias mafiosas é programa de governo de um e de outro

  17. SERGIO saraceni

    Muito mais assustador o silêncio cúmplice da sociedade e do congresso nacional. O governo federal está em absoluto êxtase e em estado de gozo. O Brasil se transformou neste lixo.

    Responda
  18. RODRIGO NAFTAL

    Bravo, Cristina. O pior é que a maioria da população aplaude. Quem gostou do que viu foram as milícias, que a cada dia estende o seu poder sobre o território carioca.

    Responda
  19. Jurema Nordeste

    Escancarou geral a barbárie: poucos se comovem e muitos ainda aplaudem...

    Responda
  20. Paulo Silva Barbosa

    Este é resultado macabro em parte é devido a falta de uma educação universal efetiva e de conteúdo, onde a distorção de renda neste país é de uma insensatez absurda . A violência urbana infelizmente é endêmica em nosso país, e as autoridades são incapazes de apresentarem um projeto concreto para acabar com esta barbárie .

    Responda
  21. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    A violência sempre foi tratada como um problema do setor segurança, que se resolve com força policial. Ponto. Basta olhar para alguns dos nossos indicadores, sobretudo, para aqueles que traduzem a distribuição da riqueza para entender quais os nós críticos a serem enfrentados. Interessante observar, que mesmo dentro dessa concepção, ela não mira a "bandidagem" branca, com muitos quadros que migraram da segurança pública para o negócio lucrativo das milícias, Milícias elogiadas por ex-deputado.

    Responda
  22. milton temer

    Análise importante, em artigo sempre bem escrito, por chamar atenção para o fenômeno social de aceitação da barbárie por parte considerável, preconceituosa e reacionária, da sociedade. Da qual o próprio Bolsonaro não é mentor, mas produto

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      É produto, Milton, mas tornou-se mentor, sim. A Bozofrenia traz se não inovação, pilha e expansão à Barbárie.

  23. Ana Ferraz

    Cristina Serra, você tem razão, a barbárie brasileira chegou a outro patamar! Os agentes da lei desrespeitam a lei, declaram o desrespeito sem qualquer pudor e agem como capangas. A chacina de ontem se junta ao assassinato de dois jovens negros por roubar carne, na mais evidente demonstração de que não há Estado e não há lei!

    Responda
  24. José Bernardo

    Talvez o abismo já estivesse aí desde sempre, Cristina, mas certamente vem sendo aprofundado nas últimas décadas, entre outras coisas pelos programas justi ceiros da tv, que sempre exploraram o medo e o ódio dos homens de bem para com "eles", os bandidos. E a tal fala sobre o "ativismo judicial" talvez mostre que, mais do que uma cortina de san gue, a operação tenha sido um "sinalizador de san gue"...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Os programas justiceiros e absolutamente toda a programação da Record, criada pra mover e fomentar o medo nos fiéis. É impressionante como, sutilmente (e nem tanto), o "jornalismo" da emissora, todo ele, tem essa pegada. Fora a macumba litúrgica, que essa é hors concours, nego é ameaçado até com saci-pererê...

  25. Nelson de Paula

    Não têm ao menos os nomes dos mortos e já são todos declarados bandidos.

    Responda
  26. João Teixeira de Lima

    Toda violência deve ser extirpada. Mas infelizmente não é isso que estamos vendo no cotidiano. O governo federal libera e estimula a compra de armas. Afinal como dizem, todo bêbado é rico e quem carrega uma arma é valente. Assim como o combate as drogas ilícitas, e não todas, o uso de armas e tráfico delas têm que ser combatidos.

    Responda
  27. MARCOS BENASSI

    Cristina, caríssima, falimos. Falimos operacionalmente, visto que uma operação que mata quase 30 foi, evidentemente, um desastre; falimos eticamente, porque isso não causar um terremoto institucional diz da nossa selvageria; falimos politicamente, quando as assimetrias são tão grandes que criamos um subespaço físico, para subgente, com subdireitos. É uma Herda tão inacreditável quanto 400 mil mortos ou o Bozo defender direitos de empresa transnacional, que nem brasileira é. Viramos sub-nação!!

    Responda
    1. Ayer Campos

      Pô, parceiro, que mirada certeira! Que indignação bem canalizada! Devia anexar-se com um hífen ou traço-de-união ao texto da Cristina.

    2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Perfeito!

    3. Marion Brepohl

      Perfeito Benassi

    4. Elisabeth Schmidt

      Impecável.

    5. José Bernardo

      Excelente comentário para um artigo excelente!

  28. geraldo silva

    Que delírio esquerdopata! "O governador do Rio, pra encobrir uma CPI que não dará em nada, manda matar 28 'cidadãos' fortemente armados ". Por causa desse tipo de texto inverossímil e militante que Bolsonaro lidera as pesquisas para 2022, inclusive a de maio (Paraná pesquisas). Dos Brics, quem menos teve jornalistas convidados para mediar painéis epistemológicos no Fórum mundial de Davos é o Brasil. Esta senhora é o epítome da descredibilidade mundial do jornalismo nacional.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      A mugida dos bozoloides geralmente é nojenta. Mas mugor sobre sangue humano querendo chamar quem quer que seja de qquer coisa "....pata", é demais até pra eles

    2. Alberto Silva

      Que criminosos "fortemente armados" morrem na proporção de 28x1 em relação à polícia? Se houvesse equilíbrio de forças, certamente haveria baixas semelhantes dos dois lados. Como não há, duas coisas ficam patentes. A primeira: foi uma chacina. A segunda, o fantoche do tráfico é usado para justificar extermínios, que beneficiam os milicianos que se infiltram no Estado e os que fazem o tráfico internacional de drogas e armas, além da lavagem de dinheiro. Esses são os maiores criminosos .

    3. SERGIO saraceni

      E vc é o epítome da baixeza e da mediocridade, Geraldo Silva.

    4. SERGIO saraceni

      Geraldo Silva, vc já passou no caixa hoje?

    5. MARCOS BENASSI

      Geraldo, em geral você tá mais avançado que a negada da NASA: eles malemá conseguiram fazer o foguete descer certinho agora, e você já tá morando em Marte, rapá! Quem ouve "epítome da descredibilidade", em geral, espera defrontar um bípede: suncê, mizifio, para surpresa mundial da Bozofrenia nacional, sai de debaixo da terra e rasteja, lépido, com uma bandeirinha verde-amarela presa no guizo do rabo. Um espanto geral, Geraldo!

  29. Ayer Campos

    Se a maioria aceita a violência oficial, temos algo pra pensar. Cristina Serra conhece bem a obra de Sergio Buarque, nem sempre ajustável a um texto jornalístico. A 'cordialidade' sugerida pelo professor, bem entendida, está longe do oba-oba, do 'nosso Coringão' e do tapinha nas costas: a fuga da norma formal para o gesto 'de coração' envolve tenebrosas vertentes de ódio e violência. O "bandido bom é bandido morto' não é um reles figmento de mentes doentes...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      No mínimo, ayer, é a cordialidade do miocárdio Empedernido, o coração social transformado em pedra, usado para dar na cabeça dos moradores dos cafundós. O filósofo Fausto Fawcet, gritado pela Fernanda Abreu, já nos contaram que lá é o purgatório da beleza e do caos; só esqueceram de dizer que é também a antessala do inferno. O que não é problema algum, já que o governador Bozofrênico nos mostra, em alto e bom som de pipocos, que não basta fazer morrer de covid, vamos direto na veia...

  30. Paulo César de Oliveira

    Se houve execuções, devem ser apuradas e punidas na forma da lei. Todavia, a partir do momento em que a polícia é alvejada, não há como não responder ao fogo e atirar para matar. Será que a articulista consegue sugerir uma alternativa?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Zorra, Paulo, a alternativa é simples, não há mistério: policial bem preparado, em operação precedida por planejamento intenso, executada cuidadosamente, tendo objetivos claros, mínimo de pessoal e o máximo de inteligência. Quando morrem 27 locais e um policial, não dá para entender isso como "resposta" a nada: é a deliberada opção pelo assassinato.

    2. adenor Dias

      Não concordo com você! Matar uma pessoa só pelo fato dela ser um traficante de droga, não é certo! Governos e seus aparatos de autoridades, tem a incumbência de impedir a entrada de drogas e armas em nosso país! Uma vez que permitem por incompetência, torna-se responsáveis por tudo que acontecer na sociedade! Eu ficaria mais satisfeito, se a sociedade pedisse a morte do sujeito que matou duas professora e três crianças no estado de Santa Catarina e o DR Jairinho que matou uma criança a pontapé

  31. Marcelo Magalhães

    Concordo. E a mensagem do delegado em relação ao ativismo jurídico foi explícito. Bolsonaro está mostrando ao que veio.

    Responda
  32. Cristina Dias

    Chacina do Jacarezinho, vulgo Operação Exceptis (exceção): é o exército miliciano de Bolsonaro mostrando seus dentes.

    Responda