Opinião > Avanços patentes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Cont. Temos, por outro lado, uma boa oportunidade para discutir um novo marco regulatório para o tema. Uma proposta para o problema é o de substituir o sistema de patentes por um de premiação pela inovação. Reduzindo ou eliminando o tempo de domínio sobre uma patente.

    Responda
  2. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Não adianta quebrar patente sem garantia de produção, essa é uma situação bastante distinta da quebra de medicamentos para tratamento do HIV/AIDS. Já havia conhecimento acumulado e tecnologia para produzir medicamentos para a doença. A governança da OMC torna a proposta pouco viável, Alemanha já se colocou contra, é suficiente para travar qualquer decisão. Entretanto, dado o interesse público em relação à vacina, uma solução para sua distribuição massiva precisa ser viabilizada.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    O atrativo econômico para a produção de vacinas já é baixo e sobrevive em grande parte de subsídios em vários países. Se houver a quebra de patentes esses atrativos serão ainda menores, o que significa que o governo terá que assumir a maior parte da produção e distribuição. Seria satisfatório se não fosse o problema da falta de capacidade produtiva, em países como o Brasil, e falta de capacidade tecnológica em países mais pobres. A cadeia logística de imunizante não é para amadores.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.