Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Augusto Carlos Cunha Pereira

    Perfeito. E ponto final!!!

    Responda
  2. Marly Pigaiani Leite

    Ainda que pese minha grande admiração por Marilene Felinto, discordo de sua apreciação à cerca de Lula ter sido apoiador da mídia, deixando-a dizer o que quisesse sobre seu governo e sua figura. Ele, Lula, também fez suas perseguicões à imprensa. Agora, concordo com Marilene quando diz que a imprensa brasileira jornalística é tendenciosa e está à serviço de seus interesses, isso é fato.

    Responda
    1. Marly Pigaiani Leite

      Neli de Faria, se hoje a imprensa tem apoiado Lula, e nem mais menciona o fato da corrupção de seus governos(mensalão e petrolão, etc) tem o intuito de tentar amendrotar Bolsonaro e o governo deste. Hoje se aliam a Lula, na esperança que só o mesmo terá cacife para derrubar Bolsonaro em 2022. Sem falar que Bolsonaro 'chutou' – quase que literalmente – os caciques da grande mídia(inclusive esta Folha).

    2. Neli de Faria

      A imprensa fabricou lula. A Imprensa paparica lula. Aliás, quando ele comemorou o surgimento do covid19, em maio/20 pouco repercutiu. Parece-me que a Folha nem deu. E olhe que à época haviam mais de 17 mil brasileiros mortos. No passado, quando deu declaração homofóbica em relação a uma cidade do Rio Grande do Sul: nem repercutiu. Aqui na folha: de 99 por cento dos colunistas simpatizam com ele.

  3. Márcio Pella

    Seu artigo é brilhante, parabéns!

    Responda
  4. Márcio Pella

    Minha diversão predileta: ver a mídia tomar porrada do Bozo. Tem que "apanhar" para aprender a nunca mais agir de maneira cana lha contra a verdade como foi no Golpe de 16.

    Responda
  5. Carlos Victor Muzzi Filho

    Bolsonaristas e lulista se irmanam ao ódio à imprensa e, especialmente, à Globo. No fundo, não há diferença substancial entre os liderados de um ou outro “mito”...

    Responda
  6. Fatima Marinho

    O jornalismo está em crise, a eleição do bozo com apoio ativo da mídia colocou em xeque todo o jornalismo.

    Responda
  7. Marcelo Silva

    Finalmente alguém falando um pouco de verdade! A gente sabe de quase tudo que ela falou e é impressionante como a Globo e jornalões tentam ficar escondendo, sonegando toda essa verdade histórica! É surreal!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Marcelo, indenizar lils? Será que vc tem noção da barbaridade do que escreveu?

    2. Marcelo Silva

      Neli, medalha não serve prá nada, mas Lula deveria sim ser indenizado por ficar 580 dias preso injustamente, sem provas por um juiz safado que agora está morando nos EUA vacinado e recebendo milhões pelos serviços prestados ao tio Sam!

    3. Neli de Faria

      Injustiça! A Imprensa paparica lula. Aliás, quando ele comemorou o surgimento do covid19, em maio/20 pouco repercutiu. Parece-me que a Folha nem deu. E olhe que à época haviam mais de 17 mil brasileiros mortos. No passado, quando deu declaração homofóbica em relação a uma cidade do Rio Grande do Sul: nem repercutiu. Aqui na folha: de 99 por cento dos colunistas simpatizam com ele.

  8. Luiz Candido Borges

    O artigo é puro Marilene Felinto: um rancor enorme contra a grande mídia que sempre lhe abriu espaço e uma idolatria absoluta ao "líder popular". Não faz uma avaliação crítica de um nem de outro: puro ódio e pura devoção, errando nos dois lados. Comenta a diminuição da liberdade de imprensa - não reclama, comemora, pois é isso que estes "vendidos" merecem - mas lamenta que o PT não tenha imposto um controle da mídia... Pior que ela, só os comentaristas, que nada aprenderam com a derrocada do PT.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Não, Fátima, não sou jornalista nem escrevo em nenhum órgão da imprensa, só mesmo nos comentários de artigos, isso quanto o robô da FSP não me capa... Gente como você não concebe que se possa escrever ou agir em prol do bem comum ou pelo menos de uma convicção pessoal sincera, pois tudo dever ser necessariamente armação, defesa de interesses pessoais, de grupos restritos ou de categorias profissionais. O Lula consegue dar a impressão de que "todo mundo vai se dar bem". Mentira, só os de sempre.

    2. Fatima Marinho

      Vc deve ser jornalista, reagiu com espírito de corpo.

  9. Marcelo Moraes Victor

    Nossa, inacreditável.... Lula um tremendo inocente? Bolsonaro não vale nada, e Lula também não .... vocês precisam de ídolos, de deuses, de salvadores... nós precisamos de gente decente, moderna, avançada

    Responda
    1. Klemens Laschefski

      Infelizmente, até você não tem provas para a suposta culpa de Lula.

  10. Cloves Oliveira

    Eu também discordo. O governo da Dilma não foi corrosivo, foi tóxico. Existe dois tipos de pessoas no mundo; aqueles que dividem o mundo em dois tipos de pessoas, e aqueles que não. A frase não é minha, mas do colunista e humorista, Robert Benchley. A colunista acredita na noção ridícula e improvável de que o país deve ser governado apenas por um grupo ideológico de cada vez. É o calcanhar de Aquiles do mundo Ocidental que vai entrega-lo de bandeja para os Chineses que aprenderam sua lição.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Observação: a resposta abaixo refere-se ao seu texto Cloves! o da Marilene brilhante, como sempre!

    2. Klemens Laschefski

      Também não gosto muito o jeito da Dilma. Masvtemoscquer justos: Os elementos tóxicos durante o governo Dilma se chamam Temer, Cunha e Aécio Neves, entre outros, que levaram o país ao abismo por raiva de ter perdido as eleições. E anunciaram abertamente que vão acabar com o país depois da reeleição da Dilma. Conseguiram! E não consguiram criar um alternativa, mesmo com essa aberração no poder.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Texto enorme que se "espremer" resulta em nada!

    4. Fatima Marinho

      Leia o texto outra vez porque vc não entendeu nada. Faça um esforço de leitura, não é fácil para quem não tem o hábito de ler, mas vc consegue.

    5. Marcelo Silva

      Tóxico é você e seu comentário!

  11. Matheus de Magalhães Battistoni

    Machos seriam os jornalistas brasileiros se tivessem coragem e não se curvassem desde sempre aos interesses do governo americano. Machos seriam se não se vendessem escandalosamente ao Michel Temer. Machos seriam se chamassem Sérgio Moro de agente da CIA desde 2014!

    Responda
  12. MAURO ZILBOVICIUS

    A autora da expressão “corrosivo governo Dilma” é a jornalista abutre Thaís Oyama, uma das autoras do esgoto que jorrava na revista Veja.

    Responda
  13. Mauricio de Oliveira e Silva

    Belo artigo. Ainda aguardamos ansiosos pela "mea culpa" da grande imprensa (Rede Globo, Revista Veja, Folha) por ter apoiado a República de Curitiba, que retirou Lula das eleições e favoreceu a eleição de um presidente, no mínimo, perturbardo.

    Responda
  14. José Antônio

    As grandes mídias (impressa, televisiva e radiofônicas) são controladas por 5 famílias e um ''bispo''. Apoiaram o golpe de 64, criaram o Collor, apoiaram o golpe sobre a Presidenta Dilma, o golpe sobre o Lula (tirando-o da eleição de 2018) e criaram isso que está aí.

    Responda
  15. Hernandez Piras Batista

    Bajulação em estado bruto. As lições de imparcialidade da colunista para a imprensa são patéticas. Mostra uma reverência acrítica por Lula e reprova a imprensa por excesso de rigor. Se este é mais do que evidente, o contraponto que ela oferece é lamentável.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Parabéns pelo comentário.

  16. Adriano Alves

    Texto maravilhoso, grandioso, como tem sido grande a importância e a profundidade da tua palavra, Marilene. Parabéns!!

    Responda
  17. W Oliveira

    Narrativa para convertidos. Enquanto os cidadãos e eleitores pensarem como torcedores de futebol e não como contribuintes, viveremos num país precário e sem perspectivas. A corrupção e a impunidade onera todos, e esses recursos desviados são cobertos com dívida pública através da emissão de títulos com altas taxas e vencimento até 2055, ou seja, nós estamos pagando por essa farra de 4 mandatos consecutivos com dívida para as gerações futuras. Fato: se lambuzou no poder em favor das empreiteira$.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Exatamente! Aliás, digo: fanático pelo lula é que nem fanático pelo bolsonaro: não pensa. Só que o fanático pelo bolsonaro tem uma desculpa(esfarrapada ,é verdade!), descobriu política em 2018. Quem torrou dinheiro público em Copa do Mundo, Olimpíadas, merece o menoscabo sideral.

    2. Gilmar Maghenzani

      José vc errou a divida quando o Lula assumiu era de 600 bilhões de dólares

    3. José Antônio

      E lá se vão CInCO (5) ANOS de ''governos'' (Decorativo e Bozo) camisas-amarelas.

    4. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.``( ´Não toquem nas reservas internacionais.` No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    5. José Antônio

      Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de ''empreiteiras'' das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI volta! Volta como quando esteve no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC.

    6. Gilmar Maghenzani

      Tenta comentar a matéria não muda de assunto

  18. antonio oliveira

    Cara Marilene, felicitações pelo texto dinâmico e honesto diante da mídia miliciana e desonesta existente hoje no Brasil. Parabéns!.

    Responda
  19. W Oliveira

    Narrativa para conve. Enquanto os cidadãos e eleitores pensarem como torcedores de futebol e não como contribuintes, viveremos num país precário e sem perspectivas. A corrupção e a impunidade onera todos, e esses recursos desviados são cobertos com dívida pública através da emissão de títulos com altas taxas e vencimento até 2055, ou seja, nós estamos pagando por essa farra de 4 mandatos consecutivos com dívida para as gerações futuras. Fato: se lambuzou no poder em favor das empreiteira$.

    Responda
  20. Daniel Alvares

    Grande texto! Parabéns, Marilene!

    Responda
  21. Adriana Santos

    Exatamente. Como já disse aqui, quem pariu Mateus que o embale. Os donos da mídia deveriam declarar explicitamente os seus votos em todas as eleições, assim o leitor teria uma ferramenta justa para avaliar o que está lendo.

    Responda
  22. Adailton Alves Barbosa

    - Dizer que o militantes petistas nunca foram truculentos com jornalistas, repórteres e profissionais da mídia é achar que todo mundo tem memória curta.

    Responda
    1. Adailton Alves Barbosa

      - Meu caro Gilmar, profissionais do Grupo Globo foram impedidos de cobrir a ida do PR Lula na sede do sindicato p/ a sede da Polícia Federal, ato lamentável.

    2. Gilmar Maghenzani

      Conte um caso não fique falando apenas

  23. Mauricio Soares

    Está aí um texto para compartilhar as cinco vezes, que se nos permitem! Parabéns Marilene!

    Responda
  24. Régis Cava

    Excelente artigo! E há jornalistas decentes, como o Reinaldo Azevedo, que, embora tenha sido crítico ferrenho do governo petista não caiu na arapuca de julgá-lo sem provas como fez a Lava Jato e a Globo. A Sra e o Sr. Reinaldo estavam certos. Quero ver agora o Jornal Nacional fazer autocrítica kkk

    Responda
    1. Ney Fernando

      Esse Reinaldo Azevedo ainda se orgulha de ter criado a expressão "petralhas" e "mudou de opinião" quanto à lava-jato só quando o Aécio entrou na mira das investigações.

    2. Hernandez Piras Batista

      Sua memória é curta, Régis. Azevedo apoiou o impedimento e foi crítico severo do PT e de Lula até o fogo da Lava Jato começar a lamber seus amigos, como Aécio e Temer.

  25. Matheus Ruffino

    Lula tratou a imprensa de modo elogiável, assim como a Dilma. Isso não é difícil provar. Agora, eles poderiam ter regularizado, fortalecido, melhorado? Sem dúvida. Ainda na cadeia, em coletiva, Lula fez mea-culpa quanto a não regulamentação da mídia no governo dele. A imprensa como um todo é o que é por conta disso também.

    Responda
  26. Helio Cardoso

    Ops! A imprensa livre, democrática, denunciadora, investigadora, bússola do povo, símbolo de firmeza, de estabilidade... e de esperança de uma nação tão sofrida, e vem você e nos joga um balde de água fria!!!

    Responda
  27. Galdino Formiga

    Isso é opinião fanática partidária.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. MARCIA Carvalho

      Não é não. Isso é denúncia. Aprenda: d e n u n c i a. Para desmascarar teus hipocritas de estimação.

  28. BRUNO JOSE FORTES

    Disse tudo e mais um pouco, Marilene.

    Responda
  29. Max Morel

    A verdade é que o presidente Lula, nos oito anos que ficou no cargo, não deu nenhuma entrevista coletiva livre sequer, nenhuma. Só dava entrevista para a patota, para os blogueiros sujos, só ia na boa. Nunca puderam fazer ao presidente Lula as perguntas que todos nós fazíamos na época do Mensalão e agora do Petrolão.

    Responda
    1. José Del Ben Gonçalves Rostey

      Não minta. https://globoplay.globo.com/v/2029760/

  30. Max Morel

    Aqui há um paradoxo: a Sra. Marilene Felinto reclama da mídia que não dá espaço adequado para Lula, mas é exatamente isto que ela está fazendo neste artigo, dando espaço adequado a Lula.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Max ela não falou em espaço e sim que a mídia vai atacar sempre.

    2. MARCIA Carvalho

      Parece que vc não entendeu o raciocínio. Ou está usando de ma fé.

    3. José Del Ben Gonçalves Rostey

      A excessão confirma a regra

  31. Rachel Matos

    Parabéns por seu artigo, Marilena. Os jornalistas precisam reencontrar o caminho da dignidade profissional. Sua crítica é contundente como não poderia deixar de ser.

    Responda
  32. Claudio Carvalho

    O jornalismo vive na pena da Marilene Felinto, do Ricardo Melo, do Nassif, do Jânio de Freitas e de alguns outros, não são muitos, que fazem jornalismo e não opinião publicada para tanger o gado. Parabéns pelo texto, Marilene Felinto, parabéns à Folha que ainda arrisca, como "grande imprensa", não silenciar os jornalistas, que honram a pena, com seus textos corajosos e implicados.

    Responda
  33. W Oliveira

    Guerra de narrativas. Enquanto os cidadãos e eleitores pensarem como torcedores de futebol e não como contribuintes, viveremos num país precário e sem perspectivas. A corrupção e a impunidade onera todos, e esses recursos desviados são cobertos com dívida pública através da emissão de títulos com altas taxas e vencimento até 2055, ou seja, nós estamos pagando por essa farra de 4 mandatos consecutivos com dívida para as gerações futuras. Se lambuzou no poder em favor das empreiteiras e comissões.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se o assunto fosse economia

  34. Sebastião Barbosa

    Reclamar da mídia não seria um pouco de ingratidão, Marilene? Lula, mais do que qualquer outro político, tem com a "grande mídia" uma parceria que já rendeu alguns mandatos frente ao país. Eu sinceramente não acredito que Lula se considere de modo algum injustiçado pela mídia. Ninguém utiliza melhor neste país jornais e jornalistas como ferramenta útil para os seus propósitos do que Lula. Quanto à elite, ela esteve com Lula quando foi conveniente. Não lembro de ter visto ele reclamar na ocasião.

    Responda
    1. Sebastião Barbosa

      Marluce e Gilmar, a legitimidade política de Lula é incontestável. De fato, ele foi e continua sendo alvo de uma parte considerável da elite, notadamente daquela parte que não quer um Brasil para todos os brasileiros. Daí a considerá-lo vítima da "grande mídia" vai uma distância grande. É até injusto com a habilidade política dele, que soube como ninguém utilizar a caixa de ressonância dos grandes jornais. No mais, o destino dele é resultado de suas próprias escolhas. E ele está aí de novo...

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Vá ao google e veja quantas capas levianas da Veja, Isto é, Época...com o Lula e Dilma. Aproveita e veja editoriais e manchetes da FSP, o Estadão, o Globo principalmente a partir de 2014!

    3. Gilmar Maghenzani

      A mídia bateu no Lula, na Dilma e no PT o quanto quis e vc vem dizer essa bobagem?, e mais ele vai ser para ela sempre o corrupto.

  35. Rodrigo Negrão

    Querem tirar o psicopata assassino voltar com o psicopata ladrão que apoia e financia ditaduras...

    Responda
    1. Ney Fernando

      Sem outra opção entre um ladrão e um assassino, é melhor votar no ladrão, pois existe pelo menos a possibilidade de recuperar o dinheiro, ao contrário da vida.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Com certeza leu isso na veja, na época ou na isto é, enquanto aguardava seu dentista ou médico!

    3. Gilmar Maghenzani

      Onde vc leu que ele financiou?

  36. Pedro Alexandre Fecchi

    Já viram es

    Responda
  37. Victor Henriques

    Pobre Brasil, sequestrado pra por bolsomínions ignaros e brutais, pra por lulistas passadores de pano e cínicos. Essa senhora nos pede para esquecer o mensalão, fingir que a roubalheira na Petrobras foi uma invenção, que Dilma não levou a maior recessão da nossa história com inflação de dois dígitos, que Lula nunca se aliou a Sarney, Collor, Geddel, Renan... Maluf! Ela nos pede para voltar à autoenganação como se nada tivesse acontecido de 2002 para cá! E há quem aplauda...

    Responda
  38. Regina da Silva Mariano

    O restolho não precisa nem ler, justamente por serem.....restolhos, rsrs...

    Responda
  39. Regina da Silva Mariano

    Que texto espetacular! Já compartilhei com quem interessa: os decentes, inteligentes e que sabem interpretar e compreender uma análise bem feita como a sua!!!

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Então "decentes" são aqueles coniventes com o que essa gang de gravata fez com os cofres do Brasil, enquanto davam migalhas (Bolsa Família) para os pobres? Vocês,"decentes", saibam que nós, os honestos assaltados, temos uma boa memória.

    2. moacyr da Silva

      Concordo plenamente com VC. Regina! E elegeram a besta genocida de mais de 400mil mortes!

  40. Regina da Silva Mariano

    Que texto espetacular! Já compartilhei com quem interessa: os dentes, inteligente

    Responda
  41. Flávio Lofêgo Encarnação

    FOLHA criando juízo e preparando a transição para preservar os dedos. Falta admitir: divulgamos fatos sem provas sobre Lula, apoiamos expedientes antidemocráticos, o golpe foi erro, a lavajato foi traição à pátria, e Lula coloca o país na cena geopolítica de maneira inédita.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Flávio, você conseguiu inovar na empulhação: "fatos sem provas" é o máximo! Quer dizer que noticiar fatos exige "provas", os fatos não falam por si... Possivelmente, as "provas" seriam fornecidas - ou não - pelo "controle social da mídia".

  42. ANA MARIA NOCAIS

    Parabéns, Marilene, seu artigo lava a alma! Mas a FSP é outra, apoiadora do golpe... foi-se o tempo em que esse jornal contava com nomes como o seu e o de Luís Nassif, dentre outros... ficou o Jânio para a defesa do que é jornalismo, mas a FSP mesma há muito não é mais jornal.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Esse Glauber é projeções pura! Projeta nos outros exatamente o que ele e os cúmplices do genocida são! Ridículo!

    2. Claudio Moreira Roberto

      Lula é Mitomano e deve ter bilhoes por aí ! Vces sao Gado !!

  43. Roger Z Moire

    Enquanto isso, a esquerda caviar, com sua erudição a-sinina, estufa o peito, abana as orelhas e berra " ladrão livre".

    Responda
    1. Ney Fernando

      Tem também a direita caviar, que berra "era tudo bandido" (e "mito") sempre que a polícia mata um monte de gente como ocorreu há poucos dias.

    2. Rafael Lopes

      Esquerda caviar...vai vendo o nível da argumentação do caboclo.

    3. Flávio Lofêgo Encarnação

      Ladrão livre! Ladrões livres. Ladram as cadelas no cio enquanto seus ditadores de opereta seguem ladrões, e livres. O pai tá on! Leva essa contigo de agora em diante.

  44. Fabio Leandro

    Injustiçado??? Depois dessa nem li mais... gargalhadas e gargalhadas!!

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Vc. estava gargalhando da família corrupta rachadinha e genocida, mais de 400mil mortes? Fabio. Isto chama-se sadismo!

    2. Albert Niches

      A tal colunista é mais uma a b i l o l a d a prestando culto ao s a p o s a f o.

  45. newton penna

    O que o Brasil precisa é de um controle da mídia pela sociedade. O Brasil não pode mais conviver com uma mídia na mão de meia dúzia de famílias, que, mesmo tendo concessão pública, fazem a política das "elites". O papel das mídias televisivas - e não só a Globo - no Golpe de 2016, que teve como consequência a desmoralização da política e o atual (des)governo, foi determinante. Chamar de "liberdade de imprensa" o jornalismo que tais mídias fazem, é piada.

    Responda
    1. Albert Niches

      Pela sociedade? Leia-se pelo partido do s a p o s a f o.

  46. Luciano Napoleão de Souza

    Lula já entrou para a história, sem sombra de dúvidas! Ele é o maior bandi-do que esta terra já pariu!!!!!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      #Lula2022!

    2. Gilmar Maghenzani

      Já tomou a cloroquina hoje? acho que não Napo, precisa provar que ele foi ou é bandido.

  47. Waldo Assahi

    Concordo bastante com a acusação que faz a colunista quanto ao ódio atávico da grande mídia por Lula. Porém, creio que ela cai no erro de, para uma jornalista, demonstrar excesso de reverência por um político, sem deixar qualquer fundo crítico de reserva.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Inocente sim Carlos pq a justiça só pode condenar com provas e se não tem é inocente

    2. Hernandez Piras Batista

      De fato, critica-se o erro da parcialidade para mostrar uma parcialidade maior ainda.

    3. Waldo Assahi

      Não desconheço os méritos do governo Lula, pelo contrário. Nunca entrou tanto pobre na Universidade quanto naquela época. Só por isto já valeria. Mas acho que faz bem à democracia que os jornalistas respeitem sem ser reverentes diante dos políticos, respeitem sempre com uma ponta crítica. Caso contrário não é jornalismo.

    4. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      A jornalista foi bem realista na sua análise. Lula não é mito, não é messias, tem defeitos como todos nós, mas foi sim injustiçado, é um político do diálogo e, pasmem os preconceituosos, um homem moderado que dialoga com todos os segmentos da sociedade. Um democrata. Goste -se ou não dele, sua obra para o país não dá para colocar embaixo do tapete. Esse governante entrou no meu rol de políticos que merecem o meu respeito, mesmo antes do reconhecimento oficial de sua prisão política.

    5. Albert Niches

      Ótima leitura, mas Já vimos esse "filme". inocente também não.

  48. Valdeci Gomes

    Uma narrativa mostrando um ponto de vista radical. Gostei.

    Responda
  49. Eldo Eloi

    Parabéns! Excelente texto! Viva Luiz Inácio Lula da Silva! Viva o povo trabalhador brasileiro! Lula 2022!

    Responda
  50. José Cardoso

    Lula, Nacif, Dilma, só tem branco nessa turma. Quando o povo preto terá voz?

    Responda