Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Talvez o alienante não seja o futebol, que é pura arte quando jogado em alto nível, mas esse substituto da religião que é a paixão clubística. Se já existisse na época de Marx ele poderia ter escrito: a torcida é o calor de um mundo sem coração, é o suspiro da criatura oprimida, é o espírito em condições sociais em que o espírito está excluído, é o ópio do povo.

    Responda
  2. Luiz Fernando

    Sempre gostei de futebol, mas depois que vi a manifestação da torcida na abertura da Copa aqui no Brasil, na campanha das eleições d 2018 e na pandemia fiquei desiludido. Ainda acompanho, mas sem nenhum entusiasmo...

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Eita, sêo Juca, que jeito não falar de política? Vida é política, bola é parte da vida, mais simples e simplório do que isso, nem uma bbbeesta como eu consegue ser. Nego que me desculpe, mas há que se tratar da política do futebol e no futebol. Fazendo com crítica e alguma elegância mínima, até quem só quer saber de bola engole. E, quem sabe, não sobe de nível? Buona fortuna, sêo Juca!

    Responda
  4. Wagner Passos Garcia

    Em mãos enganadoras, política é alienante, filosofia, ciência, religião, esporte, jornalismo, educação, literatura, música, arte ... são alienantes. Mas em mãos como as suas, meu amigo Juka Kfouri, tudo isto é edificante. Ouço suas análises no rádio desde quando vc lembrava a dona Nadir da hora do remédio. Hoje o programa continua com outro nome, excelente tb, mas é como um rio que perde a lenda quando mudam seu curso original. Então ouço vc às 07:59 na CBN e leio nestas páginas. Um clarão!

    Responda
  5. NACIB HETTI

    BBB não é alienante.

    Responda