Ilustríssima > Não é possível dissociar golpe contra Dilma, Lava Jato e eleição de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Direita moderada? kkkkkkkkkkkkkkkkk, Bom titulo, quando se trata de vender um peixe podre! Alguém já diz: "Rouba, mais faz" lembram? Outro diz: "Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que é ruim, esconde". Hoje, temos um mentiroso que fala - ou pode - falar mentiras sem medo de ser enquadrado pela justiça, contar mentiras, no pais dos Bnanas Boys pode sim. Isso de Direita moderada é uma boa mentira ne?
Texto perfeito ! Este é um retrato da direita no Brasil ! A História deve ser apresentada com honestidade . Muitas vezes escutamos aquilo que nos interessa , da forma que construa nossos pontos de vista , em detrimento da verdade ! O Professor Luis Miguel prima pela coerência , clareza e honestidade ! Precisamos de intelectuais que contribuam para nosso crescimento como indivÃduos e como cidadãos!
Golpe?Golpe foi em:1889, de 1939, 1964!Impeachment é processo polÃtico previsto no Arcabouço Legal Brasileiro desde 1950, lei 1079, sob a égide da Constituição de 1946 e recepcionada pela Constituição de 1988.
Perfeita análise!.. Do inÃcio a este terrÃvel/grotesco fim. Mas sendo bem simplista: junho/2013 foi uma micareta, carnaval fora de época, onde alienados(as) entediados(as), manipuladas(os), c/patrocÃnio e advento das redes sociais/anti-sociais, e o engajamento dos “jaboures” globais oportunistas. Tentam teorizar, buscar profundidade no que está na superfÃcie, querem dar um certo glamour, e fazer de junho 2013 mais um remaker de maio de 1968/Paris. Digo: “a vida não é filme”, e ninguém entendeu.
Sendo bem simplista: junho 2013 foi uma micareta, carnaval fora de época, cheio de alienados(as)/"sem-noção" entediados(as)/manipuladas(os)/desavisadas(os) c/ patrocÃnio do advento das redes sociais (ou anti-sociais?) e o engajamento dos "jaboures" globais oportunistas. Tentam teorizar, buscar profundidade no que está óbvio/latente, pois querem dar um certo glamour, fazer de junho 2013 mais um remaker de maio de 1968/Paris. Diriam 29 anos antes: "a vida não é filme você não entendeu".
A polêmica não dá conta da origem e desdobras da República das MilÃcias. Ignora o fato da ideologia miliciana ser base do projeto de poder nacional e autoritário. A hegemonia passou à extrema-direita. Esta usa a 'camisinha' da fragmentação partidária e maximiza erros do inimigo de classe. A extrema-direita foi 'leninista'. Mesmo minoritária toma o poder. Lula repete erros crassos. Seu destino é passar à história como a farsa do 18 de Brumário e a 'camisinha' da reeleição do filhote da ditadura.
Análise ampla e detalhada dessa história politica recente que ainda esta embaçada para muitos. Só mencionou pouco o papel dos militares nos bastidores, atuantes inclusive no governo Temer ao paralisar congresso com intervenção no Rio em 2018. O ovo da serpente do bolsomito foi colocado finalmente ali.
Em nossa história, nãos se preservam os fatos, os seus encadeamentos lógicos, mas suas múltiplas versões, sempre bem tendenciosas. A escolha do tenente recalcado, do "mau militar" e do polÃtico medÃocre, aflora o que o fascismo tupiniquim tem como mais caro à sua tradição: o aprofundamento das desigualdades. E é isso que está em curso. Ao que estamos assistindo nisso que aà está, há coisas bem piores por vir. Existe um estado de letargia geral. Eles, com os militares, sabem como explorá-lo...
Muito obrigado Luis.Coloca de forma mais extensa e bem elaborada a pergunta que fiz ao Joel,nesse espaço de comentário e por óbvio de forma retórica, qdo ele fazia sua apologia fanatizada de um suposto legado da LJ
Ótimo texto!
Excelente!
Finalmente um artigo lúcido.
Um texto muito bom que resume um pouco da tragédia brasileira, há a imperativa necessidade da revogação tanto do teto de gastos quanto da Lei de Responsabilidade Fiscal, na realidade a Lei de Responsabilidade Fiscal deveria ser mudada para Lei de Responsabilidade Social, e o TEto de gastos deveria ser mudado para Lei do TEto da DÃvida que limitaria os gastos do governo com a DÃvida Pública
Muito bom! Sensacional! Um ótimo resumo do que ocorrreu e das forças que estavam por trás.
O texto é a voz da esquerda radical, arcaica, que atribui ao neoliberalismo todas as mazelas do mundo. A mesma que considerava José Serra um fascista. Essas narrativas, radicais e intolerantes com outros pontos de vista, também têm culpa pela ascensão dessa direita que nos assombra.
Como todos da patota,vc revela não ter capacidade alguma de argumentação. Mostra ser um exemplar dessa turba cheia de ódio que não trabalha com ideias, apenas com ataques pessoais. Uma pena
Os culpados são os que votaram 17 e os que anularam o voto delegando a outrem a decisão pelo caos. Fora isso é mimimi de protofascista arrependido.
"Os temas tornados centrais nos protestos, contudo, já eram favoráveis ao extremismo." Que tal enxergar o próprio extremismo, caro Luis Felipe?Digo da corrente. Pq sim os protestos a que se refere foram backlash aos excessos esquerdistas.E portanto é legÃtimo.O povo pode reagir ao destino que o governo lhe dá.Que tal aceitar que a maioria dos brasileiros são contra polÃticas sociais esquerdistas, cotas e preferências de raça, Estado inchado que fatalmente culmina em Mensalão,Petrolão etc?
Zzzzzz
De onde saem essas estatÃsticas? Ser contra polÃtica de cotas em um paÃs de maioria pobre é falta de visão de Brasil.
A maior parte do povo então quer manter tudo como está? Quer manter uma elite predatória tendo privilégios enquanto o povo fica com as migalhas? Quer deixar a desigualdade correr solta no paÃs?
Desde o papelão que fez no Roda Viva de Manuela D'Ãvila, Joel Pinheiro da Fonseca mostrou sua queda pelo aplauso fácil. Foi grosseiro e machista, acho que intuiu que podia angariar seguidores no espectro troglodita disfarçado, que é o da direita "civilizada". É mau analista. Ficaria melhor encaixado no Manhattan Connection.
Perfeita constatação.
Esse artigo já mandei para uma moldura, simplesmente excepcional
Napoleão vi que seu comentário foi cancelado?, meu deus não tomou a cloroquina hoje
Depois que atravessarmos esta tragédia, sanitária e polÃtica, precisaremos estudar a fundo está nova classe de pensadores alinhados à extrema direita, mas que não sujam suas polainas.Joel Pinheiro é exemplo clássico. Procura se mostrar como “direita moderada”, verniz que lhe cai bem se comparado com o pastiche radical da Jovem Pan, onde o classificam como esquerdista. O Brasil ganharia muito se cada brasileiro assumisse o que de fato é. Sem dissimulações.
Eu não vejo problema em ser de direita ou esquerda, podemos conversar sobre polÃtica com educação e respeitando as pessoas que pensam diferente, o problema que polarizaram demais e acabou como decisão de campeonato
O professor da UNB pôs esse invertebrado ideológica e intelectualmente no seu lugar.
“O governo de Michel Temer (PMDB) pôs em marcha o programa que mobilizava a *burguesia* e a *elite polÃtica* tradicional: a ampliação da *taxa de exploração* [mais-valia], com o desmantelamento dos instrumentos de proteção da *classe trabalhadora* [proletariado] e a redução brutal do gasto social. Esse objetivo só se consegue com o aniquilamento da *resistência popular* [protestos de rua].” Em destaque, os termos que evidenciam o pensamento marxista do autor do artigo.
Não. É apenas estupidez.
e crime ser marxista?
O Autor: 1) Ignora olimpicamente o abundante sentimento anti-petista que não poderia ser ignorado desde de 2013. 2) Faz cara de paisagem ao movimento interno no PT de ''Volta, Lula'', daqueles que viam a inaptidão e inépcia de Dilma para lidar com a mudança do vento. 3) Cala quanto ao estelionato eleitoral de nomear Joaquim Levi à Fazenda e Dilma atacar o seguro-desemprego. 4) Nega os erros crassos da candidatura aprisionada e do protagonismo obsessivo pela cabeça de chapa exclusiva para o PT.
O sr. Alberto Neto encena um gestual verbal pretensamente à esquerda de Lula, mas falha rotundamente ao ignorar a farsa que engendrou "o abundante sentimento anti-petista" - ignorância de canhestra impostação após a desmoralização de Moro e da Lava-Jato.
Alberto puro ódio do PT, não era assunto para isso apenas foi uma resposta de artigo do Joel direitinha, e depois ele falou em que a globo ajudou a inflamar as manifestações contra o governo até então, mais, não poderia ficar triste pelo movimento Lula se não é do PT, e mais, estelionato é o paulinho malvadeza do seu bozo, ta vendo pq do ódio?
O golpe junto com a propagação do ódio contra a esquerda foram fundamental para a eleição desse presidente psicopata que está afundando o paÃs. Um estrago imensurável.
parei no "golpe contra dilmaaantaa" a pior presidente que o Brasil ja teve, poste do criminoso lula da silva, que ajudaram afundar a petebras, eletrobras, demais estatais e fundos de pensao de trabalhadores e trabalhadoras ! o resto eh liiixo puro !
Não vejo mal em vc ter parado tão cedo na leitura. Até pq,claramente seu nÃvel intelectual não lhe permitiria ir mais longe
Edmundo está cego de ódio e ao mesmo tempo com medinho por seu presidente estar na corda bamba
Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders (o 4º maior credor externo individual dos EUA). Hoje, também somos credores do FMI. Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de dólares das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI pode voltar.
''A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.''(´Não toquem nas reservas internacionais. `No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Você viu o FMI no Brasil durante os governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC
PeraÃ, mas.... essas instituições nunca afundaram.
Esse autor é um lunático esquerdista, não houve golpe Dilma caiu por seus erros em especial na economia, a Lava Jato mostrou a maior corrupção num páis do ocidente na história. Os esquerdistas ficam criando teorias para justificar seu fracasso. Sujeito idiota.
vc viu no zap isso?, puxa que cultura não?
''A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.''(´Não toquem nas reservas internacionais. `No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Você viu o FMI no Brasil durante os governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC.
Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders (Brasil, o 4º maior credor externo individual dos EUA). Hoje, também somos credores do FMI. Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de dólares das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI pode voltar.
Não, ela não caiu por seus erros na economia.
Que texto chato, parece que Carluxo Cloroquina ajudou na sua estruturação. Seja mais objetivo e não queira fazer tese de doutorado insinuando competência polÃtica da esquerda corrupta e do descalabro do milicialismo bolsonarista.
Muito bom texto. Em linhas gerais -- excluÃdos obviamente os joéis et caterva que serão esquecidos -- será assim que se contará a história de nosso mergulho na barbárie, quando finalmente sairmos dela. Esperemos que seja em breve, pois caso contrário restarão pouco mais do que ruÃnas do paÃs.
"direita moderada" é a mesma coisa que lacaios da Casagrande, aqueles que fazem tudo o que for preciso pra garantir a benesse deles. Na hora que o bicho pega, no momento em que se separa humanos de ienas e ratos, eles sempre estarão de p i l a n t r a s m i l i c i o f a s c i s t a s como bolsonaro ou piores, se existir.
Parabéns ao articulista, que soube como poucos revelar o disfarce da "direita moderada". A "elite" brasileira finge que não gosta do Bozo, e ainda o prefere a qualquer outro candidato que tenha o mÃnimo de compromisso com o povo miserável deste paÃs. O vergonhoso Golpe de 2016 é fruto da polÃtica neoliberal, que só tem produzido riqueza para uma meia dúzia. O representante desta "direita moderada" é, ainda que ela não confesse, o Guedes, que tem asco de pobre.
sine ira et studio. não existe isso em polÃtica sectária, o próprio, galileu que nas horas vagas, quando não conspirava, de acordo com o que estava escrito, meteu o pé no balde ou na tenda de disse: ppoo-rrra, quem não está comigo, está contra mim, Ãmpios, que na época era o mesmo que tista ou bista, ou escriba ou fariseu...
Militante choramingando na Bolha de novo; virem o disco pete zada!
PT ( Partido DOS Trabalhadores ), TREzE (13) ANOS SEM FMI. Sanear BANcARRoTAS FINaNCEiRAS com o auxÃlio do FMI era com os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC.
não li seu texto. lula, dilma depois bolsonaro. não sei qual mais pior, é aqui existe o mais mior, mas como disse o batman, sem os dois primeiros não haveria a necessidade do terceiro, e o pior, do que virá!
Bravo! Esse foi o melhor texto publicado na Folha nos últimos anos e o único com coragem e imparcialidade para juntar os cacos e repassar a história (imunda) recente do Brasil.
Luis Felipe Miguel seu texto é impecável para todos que prezam a verdade e a honestidade. Muito obrigada.
Joel Pinheiro não é um bolsonarista autoritário, mas tampouco importa-se com o povo! Ele é membro.da elite, estudante do Santa Cruz e do Insper, comentarista da Jovem Pan. Joel e os seus querem mais que o povo os sirvam em troca de meio salário mÃnimo!
O cidadão brasileiro quer que os acusados "quebrem" as provas conseguidas pela operação lava jato, agora outro fato, o judiciário brasileiro tem a missão de criar uma barreira para o não alcance do direito disponÃvel ao cidadão comum.
O caso é simples: quem apoiou Bolsonaro, esta Folha incluÃda, é e será responsável por tudo o que está acontecendo e o que acontecerá no Brasil daqui para frente. Estou aqui, aliás, para lembrar a todos, todos os dias.
Bravo, Professor! Texto lúcido e preciso! A coluna do Joel na semana passada causou engulhos, exigiu um esforço para ler até o final, merecia uma resposta.
A direita fala assim: ah! Mas o Lula sabia que a turma de diretores de carreira e os indicados por outros partidos roubavam. Canso de ver casos de empresários que são roubados por funcionários e só mais tarde descobrem. Então, porque não poderia acontecer o mesmo com o Lula?
A direita precisa perguntar ao FHC o que ele não viu e podia,segundo ela, ter visto. Lembro que FHC admitiu ter conhecimento da corrupção.
Discuti e briguei por 13 anos com amigos petistas,que sempre chamaram o PSDB de "direita" e se consideram (no presente) donos absolutos da verdade.Quando as denúncias de corrupção se avolumaram, meus amigos ou inimigos retrucavam: "e o PSDB hein ? É corrupto também". Afirmei várias vezes que isso aà ia levar à emergência de algum salvador da pátria. Não deu outra. Só conheço um petista que fez autocrÃtica. Um só. Continuam todos preferindo punir os discordantes a conquistá-los.
Claudio em relação a Zulma vc está certo numa coisa, o bozo quer dar o golpe se o Lula ganhar.
TReZE ANOS SEM FMI. ''A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.''(´Não toquem nas reservas internacionais.`No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Você viu o FMI no Brasil durante os governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC
Pois é, Zulma... Pra quê autocrÃtica ? Acho que o projeto petista é esse mesmo, Lula ganha de novo a Presidência e a gente não precisa fazer autocrÃtica alguma... O problema é que Lula pode ser novamente o candidato que Bolsonaro pediu a Deus...
Lula prefere punir os discordantes? AutocrÃtica do quê? O PT em algum momento quebrou as regras democráticas? Desrespeitou a harmonia entre os poderes? PSDB nasceu social democrata e virou de direita neoliberal no segundo Governo FHC. Qual a auto crÃtica? Governos acertam, erram, corrigem o rumo. O que importa mesmo é o projeto de nação.
O que me impressiona na direita é que por mais que oLula se defenda é que as investigações da PF e do MP não comprovaram nenhuma propriedade e tampouco contas ilegais dele, continuam dizendo que a lavajato não foi uma farsa. Não adianta o Lula se defender faça o que fizer vão sempre achar um argumento falacioso para tentar impor uma opinião falsa. A direita não quer justiça e nem democracia.
A vida inteira do Lula e na eternidade ele vai sempre ser o ladrão e corrupto, veja a vergonha que a mÃdia, o judiciário e o marreco de Curitiba nos arranjou
Até o FranksTemer assumiu ( no programa da TV cultura -roda viva-) que foi golpe em 2016.
Esse texto é de uma honestidade intelectual e lucidez impressionante. Raro nos dias de hoje.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Nem Lula diz que não houve corrupção na Petrobrás. Agora, negar o objetivo polÃtico da operação, que corrompeu o judiciário, é no mÃnimo alienação da realidade. Contra os fatos não há argumentos racionais. Talvez os alienÃgenas não sejam os progressistas.
Infelizmente o golpe ocorreu porque o vice presidente buscou, desde o inÃcio do governo Dilma, macunado com Aécio e Cunha usurpar o poder. Barganhou com antecedência todos os ministérios e cargos do governo! Todos os congressistas votaram já sabendo o que levariam! Nem precisava de cunha relatar agora, estava claro como a luz do dia!! Lula tem que escolher muito bem o vice!
Texto esplêndido! Descreve cronologicamente os 8 anos que este paÃs vem passando... desrespeito à s instituições, mentiras forjadas pela grande mÃdia, herdeiros polÃticos mentirosos, golpes, reformas para agradar um mercado financeiro e, por fim, a eleição de um tosco presidente, com um passado inútil na Câmara dos deputados. Já estava na hora de alguém descortinar a vergonha dos últimos anos vividos... parabéns ao autor do texto em tela.
Bom texto! Mas nada me tira da cabeça de que o caso do Joel é daqueles tÃpicos de filhotismo; filho de algum poderoso, rico e/ou influente, que consegue emprego sem esforço. Essa é a cara do "liberalismo"(rs) brasileiro.
Sim, o texto é excelente. Mais um. Janio de Freitas foi estupendo. Só que, há textos demais e ações para combater o horror, de menos. As redes sociais estão lotadas de esperneios, as ruas, vazias. Olha a Colômbia.
Estamos ainda na eterna segunda onda, mas por tantos motivos reprimidos não tenho duvida que uma hora isso vai explodir novamente. Espero que dessa vez a esquerda direcione a pauta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Não é possível dissociar golpe contra Dilma, Lava Jato e eleição de Bolsonaro Voltar
Comente este texto