Marcelo Leite > Ninguém provou que Trump e Bolsonaro erraram origem do Sars-CoV-2 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tentei colar o link mas deu "probrema"... A reportagem, do caderno de Ciências, é a seguinte: "Maior estudo evolutivo de coronavÃrus confirma origem do Sars-CoV-2 de morcegos para humanos"
Uai ??? E essa reportagem da Folha, cumé que fica ?
O que precisa ser considerado é a inconveniência polÃtica e econômica de se levar à s últimas consequências uma investigação em face de um dos paÃses mais poderosos do planeta, antes de sua importância cientÃfica. Parece ser isso, o que, de fato, está em jogo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Agradeço a recomendação, li o artigo e é excelente - muito assustador, claro, mas muito esclarecedor também.
"origem acidental de Sars-Covid convence mais ...", isto quer dizer que o nobre colunista confirma que a origem estava sendo fabricado!
Palpites de polÃticos não servem. A pesquisa e a ciência devem ser consideradas no caso.
Ora, ora, um "negacionista do bem" enfim tendendo a acreditar naquilo que já é óbvio para qualquer um que sabe distinguir entre presidentes e paÃses (Trump não era os EUA, Bolsonaro não é o Brasil): que a Terra do Meio fez o vÃrus para abocanhar mais uma fatia do grande mundo. Quantos, afinal, lá morreram? Quantos, afinal, foram silenciados lá? E as informações, que a valorosa OMS queria, mas foram sonegadas? Tudo isso é conhecido, e não é de hoje. Ah, mas agora alguém respeitável falou.
Para os que desconhecem: CoronavÃrus em esgoto de 4 paÃses antes de surto na China aumenta mistério sobre origem do vÃrus Matheus Magenta Da BBC News Brasil em Londres 9 julho 2020
Alline, sou seu fã.
Curioso que se exija a prova negativa ( probatório diabólica) e não se exija prova de quem afirma. Metodologia tÃpica de delação premiada e lavajato. Alguém apenas afirma a sua convicção e o outro que se vire para provar o contrário.
Era comentário, não refutando vc. Erro na publicação. Vc está correto.
Eles como chefes e ex de estados têm de provar que estão certos em relação à China. Eles fizeram suposições, não provaram , logo não estão certos. Sua premissa é fraca.
Tipo de comentário completamente desnecessário. Em um momento como o que vivemos interessa é combatermos o vÃrus e não estimular dúvidas sobre sua origem. Jornalista no mÃnimo inconsequente, se não for mais um negacionista mal intencionado.
Esse artigo saiu da Folha no final da manhã, achei que a Folha tivesse avaliado as crÃticas dos leitores, melhor, que tivesse sido um tremendo equÃvoco sua publicação, mas não, retornou em destaque. Péssimo sinal para democracia, um veÃculo de imprensa que parecia estar ao lado da ciência e da razão, está ultimamente voltando a vender a alma e editoriais ao diabo. Lamentável.
Todos que já leram algo no Medium sabe que o site topa tudo. É como se um historiador fizesse uma tese consultando artigos da Wikipédia. O problema não é a questão do vÃrus; mas Trump (E seu capacho nacional) usar essa teoria como arma geopolÃtica (e racista), impulsionando também o discurso negacionista.
O tÃtulo é totalmente anticientÃfico. Não precisa provar que Trump e Bolsonaro erraram, precisa provar que acertaram. Pode-se alegar tudo, mas requer provas. Não se trata de provar que alegações quaisquer estão erradas; trata-se de provar que elas estão certas. Hipóteses tem que ser provadas.
Trump e Bolsonaro não tinham uma teoria, eles tinham uma opinião baseada em achismo. Lembremos que um relógio parado está certo duas vezes ao dia, mas continua sendo inútil como relógio. Exatamente como Trump e Bolsonaro foram inúteis como presidentes.
O cara é o autor de "Ciência - use com cuidado" ou seja, é só mais um negacionista com crachá de jornalista.
Verdadeiro "disse-que-disse"... E o jornalismo investigativo cada vez mais deslocado para pequenos grupos como Intercept e Agência Pública. Uma abordagem séria traria, para começo de conversa, um panorama internacional das práticas de cultivo de vÃrus em laboratório, demonstrando como esta é uma prática cientÃfica comum e até necessária. Em seguida, poderia discutir as quantas andam as pesquisas do gênero no Brasil voltadas à agricultura e à saúde humana.
Parabéns. Não podendo competir com as redes, a Grande Imprensa joga a toalha e adere. Um jornalista imberbe, recém chegado dos *games* mereceria um sorriso condescendente. Se é para esparramar boatos, melhor economizar na assinatura e beber no whatsapp direto da Tia do Zap e do Tiozão do Pavê. Pode até ser verdade, mas acho que leitores de jornais merecem algo mais que coelhos da cartola.
Marcelo, você deveria ter sido mais responsável ao escrever esse artigo. A questão é que Trump e Bolsonaro espalham essas e tantas asneiras sem provas, sem se respaldar na ciência, sem nem considerar a teoria mais plausÃvel (dos morcegos). Eles dizem isso por ignorância, birra, ideologia imaginária. Sequer é pela teoria de que cientistas foram infectados acidentalmente. Eles dizem por má fé, acham que foi proposital. É de uma irresponsabilidade tremenda. InadmissÃvel para chefes de Estado.
Vc tem razão. E o gado eh avido por picuinhas para tentar se afirmar em citações pseudo cientÃficas. Eles pegam uma reportagem dessa , manipulam "geneticamente" e espalham m. Pra todo lado. E as reses são organismos frágeis , facilmente se contaminam.
O Prêmio Nobel de Medicina: laboratório de alta segurança da cidade de Wuhan fabricou artificialmente o vÃrus (Luc Montagnier)
quando cheguei em "...após ler reportagem do veterano Nicholas Wade no site Medium por sugestão de outra fera, Ãlvaro Pereira Júnior", parei a leitura. depois de ler o artigo original, constato que o colunista e seu colega *fera* são apenas replicadores.
A resposta definitiva a essa questão não será conhecida tão cedo e talvez nunca seja. Uma ditadura é uma ditadura e jamais admitirá qualquer forma artificial de origem do vÃrus e, se tiver acontecido, não deixou rastro algum. Se é para especular, melhor ficar onde estamos, pois teorizar sem provas só faz aumentar o tamanho das labaredas. De toda forma, pelo menos para mim, qualquer teoria abraçada pelo agente laranja e seguida pelo capitão cloroquina, não merece fé.
É preciso provar que o vÃrus não nasceu daquela operação dos 89 mil do Queiroz na conta da D. Michelle.
Não acredito. Passou-se muito tempo desde q o Queiroz recheou a rachadinha da micheque.
Mesmo que a origem do vÃrus seja artificial, não se ganha nada atribuir a ela um ato doloso, principalmente usar a discussão sobre a origem do vÃrus para justificar incompetência. Se os governos realmente se importassem com a culpa teriam dado tratamento melhor a todos aqueles prejudicados pela má ação humana que visa lucros desenfreados: crise de 2008, Brumadinho e outros tantos exemplos recorrentes. Ou seja, quando convém, coloca-se a culpa em alguém. Auxiliar que é bom, necas!
Além disso, esse tipo de discurso bolsonarista marca o governo desde as eleições: STF mancomunado, imprensa golpista, universidades produtoras de drogas e antros de comunistas, Congresso anti-governo, fraudes eleitorais sem provas. Ou seja, vale tudo para justificar a própria incompetência. Não que isso seja exclusividade do governo, mas, é algo que está muito exacerbado.
Aplica-se pelo fato do governo federal fazer uma gestão tenebrosa durante a pandemia e achar que, colocando a culpa numa ação deliberada da China, está isento de tomar ações para solução. Mesmo que isso não seja exclusividade dele (outros polÃticos fazem isso), a forma com que ele age é ainda muito pior: pois a pandemia está em curso e ele insiste em um discurso populista em que ele é sempre a vÃtima, e não o maior culpado pela gestão que faz pessimamente.
Acredito muito é que o Brasil faça alterações genéticas em desafetos , isso eu acredito muito
Morcego existe há milhões de anos
Ninguém provou a existência de Deus! No entanto, igrejas vivem enriquecendo promulgando sua existência e combatendo quem questiona. E a� Qual é a origem de Deus? No entanto, as igrejas proliferam, certo? E lucram.
Infelizmente até em artigo técnico a polÃtica entra. No futuro, se ainda estivermos vivo, saberemos a verdade.
TÃtulo resume a estratégia clássica das teorias de conspiração: lance um disparate qualquer, e force o interlocutor a provar que vc está errado. Afinal, ninguém "provou" a inexistência de Papai Noel, dos nanochips de Bill Gates na vacina ou que ETs não visitaram Varginha. No mundo real, o ônus da prova deve estar é com os trumps e bolsonaros da vida. Wade, aliás, já tinha sido denunciado por mais de uma centena de geneticistas em carta aberta por conclusões non sequitur de seus trabalhos.
Deixa Papai Noel fora desta nuvem de engarrafamentos estratégicos.
Infelizmente até em artigo técnico existe disputa polÃtica. Vamos aguardar, se ainda estivermos vivos, quem tem razão.
A transmissão de vÃrus por morcegos deve ser bem comum, é o que mostra por exemplo o final do filme Contágio de 2011. A hipótese de um acidente num laboratório é assustadora, até pela possibilidade de repetições no futuro. Lembro de uma frase da mulher de um clérigo anglicano sobre as ideias de Darwin: "espero que não seja verdade, e se for que não se espalhe".
Para mim, buscar a origem de algo sempre esbarra em uma barreira: várias teorias surgirão para a origem do Universo, da Terra, do Homem sapiens, do novo coronavÃrus, a exemplo da teoria da origem das espécies de Darwin (a mais aceita e verossÃmil). Para o momento, importa debelar a disseminação desse vÃrus e prevenir a sintomatologia grave, algo que o presidente Bolsonaro não contribui (brandindo cloroquina, não comprando vacinas em 2020, não se protegendo publicamente).
Trump é que tem de provar, senhor Marcelo. A prova cabe a quem acusa, coisa básica.
Ô, Paulo Costa, vamos lá. Bolsonaro é genocida, no caso presente, porque causa a morte de milhares de pessoas com sua homicida omissão. Na posição de lÃder, é obrigado - não é favor que presta - a oferecer informação aos cidadãos, vacina, campanhas de orientação, exemplo maciço e diuturno de si próprio de respeito à ciência e à s regras de distanciamento social e uso de máscaras etc. Se você, Paulo Costa, não enxerga isso nem é permeável a argumentação neste sentido, paciência.
Não é possÃvel prover respostas adequadas à perguntas erradas. Pergunta correta: O vÃrus da COVID-19 foi criado em laboratório? Caso se afirme que SIM, deve haver provas que a corroborem. Se não as há, a resposta é não. O posicionamento do jornalista é semelhante ao posicionamento dos que afirmam "não se comprovou que a cloroquina não funciona". Deve provar as afirmações, sob pena de, se não confirmadas, serem considerados afirmações caluniosas.
Segundo o seu raciocÃnio então não se pode comprovar que o vÃrus surgiu de um morcego, afinal também aqui não existem provas ainda. Existem especulações apenas. O jornalista não afirma que o vÃrus surgiu num laboratório, ele sugere a possibilidade.
Materia sem sentido.
Exatamente como o seu comentário.
O tÃtulo por si já indica a fragilidade do texto. Ao jogar luz a dois "cientistas" renomados Trump e Bolsonaro. Vale destacar que a China também tem um posicionamento sobre a inoculação do vÃrus por militares norte-americanos, o que não foi mencionado. Quer dizer: visão unilateral sobre o tema . O jornalismo cientÃfico precisa se qualificar se quiser de fato se contrapor ao ataque do fundamentalismo religioso orquestrado pela extrema direita.
O Nicholas Wade é nitidamente um darwinista social, prega o racismo com disfarce cientÃfico. Quem concorda com sua ideias como o Marcelo Leite; pode se considerar pouco evoluÃdo por ser brasileiro, latino , asiático ou afrodescendente.
Jesuis! Tem certas matérias que tem que encontrar os seus veÃculos, não esperava na Folha. Este vÃrus foi sabidamente encontrado em amostras congeladas de esgotamento sanitário ao longo de 2019 ao redor do mundo. A quem interessa o obscurantismo?
Epa. "Este vÃrus foi sabidamente encontrado em amostras congeladas de esgotamento sanitário ao longo de 2019 ao redor do mundo." Como é que é???
Alline, sabidamente ainda não tinha lido nada parecido ao q vc afirma, quer na Folha, quer na Veja. Poderia fornecer mais informações sobre isso. Em 2019??
Alinne, parabéns, queria te conhecer.
Como esse cara tem coragem de escrever esse texto? Nicholas Wade é um jornalista como o Ratinho e Datena. Seus escritos são cheios de conteúdos racistas e sofismas. Marcelo Leite estragado, a Folha pode recolher esse artigo e descartar , está podre como o autor.
Parece artigo escrito a 6 mãos com Carluxo e Bananinha.
Maior estudo evolutivo de coronavÃrus confirma origem do Sars-CoV-2 de morcegos para humanos. Pesquisa de cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) avaliou mais de 2.000 genomas dos coronavÃrus. Esta reportagem desmente o jornalista, e prova por A mais B, que o colunista e o conspirador estao errados.
LEIA novamente. No mercado de peixes de Whuan não havia morcegos. LEIA novamente, a distÂncia em que morcegos viajam. Essa pesquisa não indica o LOCAL em que iniciou a pandemia. Não propague fake news.
Agora, o maior estudo evolutivo de coronavÃrus confirmou a origem do Sars-CoV-2 a partir de um coronavÃrus de morcegos. A análise feita por Machado e seus colegas, no entanto, incluiu mais de 2.000 genomas únicos de coronavÃrus de quatro gêneros diferentes da subfamÃlia Orthocoronavirinae: Deltacoronavirus (DeltaCoV) e Gammacoronavirus (GammCoV), tÃpicos de aves, e Alphacoronavirus (AlphaCoV) e Betacoronavirus (BetaCoV), que podem infectar os humanos.
O artigo cientÃfico foi publicado na última semana na revista Cladistics, a mais renomada para análises evolutivas dos seres vivos.
Com base nas evidências fica claro que o vÃrus surgiu no IVW. Isso não quer dizer que foi acidental. Mas no inÃcio a China omitiu essa informação. Disse que foi em um mercado de peixes (que nem vendia morcegos). Até o vÃrus chegar avassalador na Itália, dizia-se que estava sob controle. Conclusão: independentemente das paranoias de Trump ou Bolsonaro, a China é sim culpada e responsável! É um lamentável enredo digno de George Orwell
Robô é essa sua cabeça robotizada. Isso não é minha opinião, mas um consenso entre grandes nomes da ciência!
Com esse sobrenome de robô, fica a pergunta, vc leu algum artigo cientÃfico na sua vida robótica? Sua conclusão rápida e sem fundamento mÃnimo eh simplória.
Pergunta: se alguém faz uma acusação sem provas, é preciso provar que o acusador estava errado? Não seria o contrário? Em minha opinião, o colunista presta um desserviço ao vir especular (porque é disto que se trata, especulação) ainda sem provas sobre a questão, apenas "com uma história que alguém contou e que faz o maior sentido".
O fato é que o vÃrus covid-19, está no Brasil, e não deveria está! Apesar dos quase meio milhão de vitima da doença, não é difÃcil ouvir desconfiança do trato da pandemia por aqui. Eu creio que há sim, gente se aproveitando da pandemia, para tirar proveito próprio! E nisso mesmo contra gosto, eu dou razão a Bolsonaro...
Assuma em quem votou, o que apóia e a postura polÃtica que tem! Isso de dizer que se considera progressista mas 'dá razão ao inepto ge no c ida' não cola.
Mais um apoiador de geno.cidas...
por que Bozo teria razão? Um ser irracional como o Bozo, jamais será provido de razão.
A despeito da credibilidade do artigo, o mundo precisa da verdade e, até agora, não nos foi apresentada. A resposta é necessária para nossa própria sobrevivência.
Li o artigo em questão; carece de citações. O autor, NIcholas Wade, não é um virologista, infectologista, ou sequer biólogo. É mais conhecido pelo seu livro de 2014, "A Troublesome Inheritance," na época denunciado por biólogos por promover a idéia pseudocientÃfica que diferenças genéticas entre raças explicam diferenças de QI e desenvolvimento econômico... ou seja, o racialismo. O colunista aqui não pesquisou o autor nem o artigo 15 minutos, o que me parece no mÃnimo irresponsável.
Se a idéia era dar consideração justa à hipótese de uma origem artificial do SARS-COV-2, é absurdo fazer isso com base em um artigo mal citado de um autor com histórico de promover idéias racistas e reacionárias.
Se eu afirmo que tal coisa é criação de alguem,eu é que teho de provar que esse alguem criou tal coisa e não o contrario.
Com todo o respeito que cabe ao nobre jornalista, sua matéria beira a desonestidade intelectual, pois apresenta suposições vagas pra supor, tão somente como possibilidade, que o vÃrus PODERIA ter sido criado artificialmente, e pior, ainda relaciona tais suposições a falas esdrúxulas de uma guerra quÃmica. São suposições deste tipo que alimentar a horde de malucos da internet. Sobra diversionismo e falta responsabilidade. Uma pena.
Entre a origem e a intenção de uso em um plano polÃtico e estratégico de alcance global, há uma grande distância.
Mas de fato era mentira por que ambos faziam uso de teoria conspiratória. A plausabilidade dessa informação só pode ser sugerida agora, seguindo o relato.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Ninguém provou que Trump e Bolsonaro erraram origem do Sars-CoV-2 Voltar
Comente este texto