Comentários para:

Qual inflação?

VER COMENTÁRIOS EM Samuel Pessoa

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Laskdo de Nascimento

    Construo pequenos imóveis para vender, mas no último ano meus custos subiram em média 63%. Só ferro, componente essencial no meu ramo, subiu 200%. O que menos subiu foi o cimento, mesmo assim não passou ileso, subiu 40%. Exceto mão de obra, tudo o mais subiu. Agora depois de repassar os custos, não consigo vendê-los, pois o salários não seguiu os preços e são eles que compram meus imóveis. Se eu reduzir os preços pré pandemia, não construo mais nem metade do que construí. Então desisti.

    Responda
  2. Jonathan Brown

    O Sr. acredita sinceramente que nos próximos 3 anos estaremos verificando se suas previsões estão corretas ? Fazer análise assim até no botequim da esquina a gente faz. Quero ver é previsão para os próximos 3 meses , no máximo ! Ainda não um vi um economista que fizesse previsão e acertasse aqui em terras tupiniquins. Médiuns de boteco fazem mais milagres !

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Alguém avisa o Bacen que deu uma pancada na Selic que vai custar piorar e muito as contas públicas.

    Responda
  4. José Cardoso

    Ótima análise. Pode até não se confirmar, mas tem lógica. Só acrescento que o câmbio valorizado nos vinte anos após o plano real tinha um outro componente: juros reais altos. A situação agora é muito melhor para a competitividade de nossa economia, desde que o congresso e o presidente não chutem o pau da barraca fiscal.

    Responda
  5. Eduardo Giuliani

    Parece razoável a explicação da origem da inflação. Inépcia começa quando sugere aumentar o deficit fiscal em R$200B/ano com os dois últimos aumentos de juro (despesas + queda de arrecadação) para tentar influenciar nesta inflação. Foi ato criminoso do bc ilítico, sem responsabilidade social, fiduciária e fiscal. R$5K/ano para 40 milhões de famílias.

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    Faltou o articulista explicar como que o aumento da selic vai interferir no consumo chinês de 40 kilos de carne suína. Da mesma forma, não foram citados todos os incentivos fiscais dados ao agronegócio. Ou seja, o movimento circular de geração das desigualdades.

    Responda
  7. Antonio Carlos Antonio Carlos

    Seria Marte, Saturno ou Vênus o planeta em que o articulista reside? Qual inflação?? Somente quem não se importa com o preço dos alimentos da cesta básica de consumo poderia fazer tal pergunta e, pior, tais conclusões como as do artigo acima... Caia na real, caro "economista", na real do real...!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Você leu o artigo? O que o economista fez não foi dizer que a inflação não existe. Ele explicou que se trata de inflação determinada por fatores conjunturais e não de pressões inflacionárias que tendem a permanecer, salvo no caso de um forte aperto monetário. Ele está discutindo a natureza da inflação, não a existência dela. E, evidente que ao discutir a natureza do fenômeno, se debate também o modo de lidar com ele. Compreenda antes de bater, sim?