Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    "Assassino-em-chefe". Melhor definição não há.

    Responda
  2. Jose Silva

    pois muito bem, prezado articulista, se não houver uma reação conjunta , impactante e rápida da sociedade civilizada brasileira, se é que tal ainda existe , ou em algum tempo existiu, corremos o séríssimo risco do "assassino em chefe" ser reeleito em 2022; e então, o fim dos tempos haverá chegado

    Responda
  3. moacyr da Silva

    Os fatos elencados por vc. Prata,em país sério o levariam a prisão com tratamento psiquiátrico extensivo à família !

    Responda
  4. Marcelo Moraes Victor

    Excelente! Com qualquer juiz honesto e isento com o 1º grau completo e JBozó já estaria numa prisão em Haia!!

    Responda
  5. JORGE MENDES

    Somos forçados a concordar..esse Bolsonaro é um i di o ta. Mas, representa 20 a 30% dos Br. Os outros 70% que se cuidem, até as vacinas sobrarem. Em 22, esquecendo essa direita radical e a esquerda deso nesta, poderemos avançar.

    Responda
  6. edgard Reymann

    Falta aos parlamentares o quê? Vamos elencar: - Coragem política? - Coragem civil? - Vergonha na cara? - Autocrítica? - Amor à mãe? - Amor aos filhos? - Respeito? - Decência? Não sei, acho difícil responder.

    Responda
    1. Nair campos Campos

      Facil! Falta tudo isso e mais um pouco!

    2. Bento Brito Teixeira

      Resposta elementar, meu caro Edgard.

  7. Jacqueline Soares

    Perguntava-me todos os dias por que razão o Judiciário não cumpriu com a sua tarefa de impedir o cometimento de crimes diários pelo presidente Jair Bolsonaro, bem como o Congresso que não cumpriu a sua função de fiscalizar as ações e os crimes cometidos contra a nação, instaurando o impeachment para frear a destruição que estava em curso. Todos falharam miseravelmente permitindo o morticínio.

    Responda
  8. Marta Vainchenker

    A questão, prezado Prata, é circensis, já que panis está caro demais. Se vc nunca fará o que deve - neste caso, impedir e prender a Entidade - e sabe disto, o melhor é dar toda a impressão de que estar fazendo algo sério e útil.

    Responda
  9. Wil Prado

    Você tem razão, Prata, o que deveria já está sendo articulado agora era o impeachment. Mas é bom lembrar que a CPI está pavimentando a estrada.

    Responda
  10. Wil Prado

    Poxa, Prata, aí você já está exigindo de mais dos cérebros (cérebros?) bolsonaristas! Essas quatro perguntas são muito difíceis para eles. Pergunta sobre leite condensado, cloroquina, alfafa, aftosa, y otras cositas más.

    Responda
  11. Jose Carlos

    Falou tudo. Tudo o que pode ser investigado já é sabido e fartamente documentado. Embora a ligação entre comportamento, atitude e políticas públicas do general bozo e bozó e o total descontrole, espalhamento, milhares de mortes e sofrimentos evitáveis na saúde e na economia, sejam diretas, evidentes e inquestionáveis, não vai derrubar bozó. Torço para alguém revelar provável corrupção da familicia com dinheiro para combater a pandemia. Só um escândalo de corrupção desse derruba esse bozó.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      A fam~ilia tem fanáticos cegos, surdos e mudos frente a triste realidade! Os fatos apesentados seriam mais que suficientes para a urgente prisão, José Carlos

    2. Paul Muadib

      Nem isso derrubaria. A fami.lícia não tem eleitores mas sim fãs e fãs aceitam tudo...

  12. José Cardoso

    O artigo é perfeito. Como a aprovação do impeachment é (ainda) muito duvidosa, se faz uma CPI. Assim muitos congressistas acreditam estar fazendo um importante trabalho, com o benefício colateral de exposição na TV e jornais. O Renan, com uma reciclagem na imagem, é um dos grandes beneficiados.

    Responda
  13. Sylvia Alves Corrêa

    Quem já teve a oportunidade de acompanhar CPIs sabe que a relação causal entre fatos analisados e consequente conclusão da Comissão é tênue. Valem mais os acertos e manobras partidárias do que fatos comprovados. Bolsonaro tem certeza disso. Tanto é, que os comportamentos deploráveis que são motivo de julgamento pela CPI, continuam a ser exibidos pelo presidente com a mesma desenvoltura, num tom de desafio. Afinal, insanidade e escárnio não estão em julgamento.

    Responda
  14. Marcos Benedetti

    E esperar alguma coisa dessa CPI, comandada pelo Renan, é tão inocente quanto esperar papai Noel ou o coelho da Páscoa. Só que não somos mais tão jovens...no final das contas, o Renan saberá como "compor" e levar o seu.

    Responda
  15. José Roberto Martins Filho

    Quem foi o pior presidente do Brasil? JB ou JB? Ou quem sabe JQ? Aquele que adorava um JB. O primeiro disse: "Prefiro o cheiro de cavalo ao cheiro do povo". O segundo disse: " É uma gripezinha". E o terceiro disse:" Fi-lo porque qui-lo", e o que este adorava era o delicioso uísque JB. Não é um país Felliniano?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ôôôôô, Zé Roberto, eu fico no JB do Jânio e não abro: o leite condensado do Bozo é muito coxinha...

  16. José Roberto Martins Filho

    Quem foi o pior presidente do Brasil? JB ou JB? Ou quem sabe JQ? Aquele que adorava um JB. O primeiro disse: "Prefiro o cheiro de cavalo ao cheiro do povo". O segundo disse: " É uma gripezinha". E o terceiro disse:" Fi-lo porque qui-lo", e o que este adorava era o delicioso uísque JB. Não é um país Felliniano?

    Responda
  17. Ayer Campos

    A vida política, e as reações consequentes que nela se dão, não é regida por lógica ou evidências, mas por experiências interpretadas e filtradas por um sistema hierarquizado de 'instâncias' de poder. Aqui, os militares receberam essa delegação (1889, 1930, 1945, 1964). O 'povo' nunca apeou nenhum governo - Collor foi destituído pela classe média expropriada de seus ativos (inclusive militares). Não considero óbvio que a patuleia enxergue os desatinos do elefante.

    Responda
  18. adenor Dias

    Hoje vejo que é proibido discordar da manada! Quem tem medo de desagradar a boiada, tem que ficar calado...

    Responda
  19. adenor Dias

    Quem diria que à esquerda que acusa à direita de opressão, estaria privando a sociedade de ter opinião em pleno século XXI...

    Responda
    1. Marcos Riera

      Verdade! À esquerda sempre perseguiu às pessoas que tinham às suas opiniões. À verdade é essa mesmo, sem à menor duvida! Assim como é verdade que todo artigo definido leva crase.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Já li dois comentários seus aqui. Preferia não ter lido, mas sou a favor da liberdade de opinião, ao contrário daqueles que defendem extermínio, tortura e morte de quem tem opinião contrária. Esse discurso não cai bem pra vocês. Ah, e antes que eu me esqueça manada é quem segue negacionista

  20. adenor Dias

    Usar a pandemia, para derrubar Bolsonaro, é de um oportunismo sem vergonha! Se o presidente, não tem medo de andar sem mascara e não curte álcool em gel, isso só influencia, quem pensa como ele! Eu por exemplo que sou esquerdista, não uso álcool em gel e, mascara só uso onde é obrigatório! Não vejo sentido nesta prevenção ao ar livre! Muita gente que tem a mesma opinião que a minha, infelizmente não se expressam, por medo de ser massacrado nas redes sociais...

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Infelizmente, depois de mais de um ano, ainda tem gente brilhante que não conseguiu entender que o uso de máscaras é para proteção social e não de quem tem medo de adoecer individualmente. Pior é esquecer que as ações de aglomeração, sem uso da máscara, induzidas pelo Presidente chegam a ser cri*min*osas do ponto de vista da saúde pública. Infelizmente, quem considera ele um mito vibra com toda essa ignorância; ele se elegeu porque suas id*io*ti*ces reverberam no oco de outros crânios.

    2. Paul Muadib

      Oportunismo ? O inepto afundou o país antes da pandemia e continua fazê-lo durante a pandemia...

  21. MARCOS BENASSI

    Pratinha, Pratóbvio, seu Pratarubro: o Bozo, o Trevoso & Antigozo, é inossente. Não sente nádegas, talvez por conta da cloroquina e do ozônio retal, não sei, mas é uma vítima. Veja, o Bozo luta contra a vermelhidão assassina, é por isso que mata sem sequer se ruborizar. Ele se esforça para conter o Mal, talvez por isso mal se contenha, especialmente na boquirrotice: cada Herda ululante que fala, ficamos mais perto do Lula de novo. Acho que essa será a única contribuição do Bozo, a conferir.

    Responda
  22. José Ricardo Braga

    (6) Um dado interessante, se for isso que digo, Lula saiu da Presidência com 85% de aprovação. Mesmo considerando a distância em datas estatísticas é provável que os 15% que não o apoiavam lá sejam os pit-bulls de hoje ou seus pais. Mas, quem excede a isto, para chegar aos 30% de Bolsonaro, já apoiou Lula.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, o Bozo é burrro, eu, juuummento: cada um na sua especialidade! Benza'deus, Zé Ricardo!

    2. José Ricardo Braga

      Benassi, o 'a sério' é só o disfarce, a indumentária, o resto é um show anarquista: 1. na FSP sem ser nada dela, nem ter que respeitar linha editorial (olha que privilégio! kk) 2. na seção de comentários, que 'passa' (quem lê?) 3. no meio de um monte de panfletos e robôs (quem acha?). Escrevo mais pro Prata ler... Cutuco o tema "Todo mundo sabe" dele com uma 'janela de oportunidade'. Mas quero conversar mais com o pessoal daqui, Benassi. Textão é hobby, mas também sei xingar... kk

    3. MARCOS BENASSI

      Zorra, Zé Ricardo, cê fez uma análise a sério, meu caro, não carecia, não: a diversão, aqui, é chutar cachorro vivo, para ver se late e o quanto. Até o momento, a gente chuta e o cachorro zurra, é canino e quadrúpede, mas se comporta como burrro. Desse jeito, você estimula as pessoas a levarem o Bozo a sério, e isso é um risco institucional. Pega leve...

  23. José Ricardo Braga

    Uma boa pergunta que poderia ser respondida pela CPI: Porquê, depois de tudo de errado que Bolsonaro faz, ele ainda tem 30% de apoiadores ?

    Responda
    1. Paul Muadib

      É porque ele não tem eleitores mas sim fãs. E fãs aceitam tudo...

    2. José Ricardo Braga

      (1) Uma das respostas óbvias, mas pouco explorada, é que ele tem um sistema de comunicação. Como funciona? Qual a periodicidade? Qual a capacidade de produzir alertas (e ação conjunta)? Essas respostas não vi e elas demonstrariam a estratégia utilizada. Outro ponto fundamental a entender: como mantém a credibilidade? Bolsonaro mantém 30% de aprovação com esta rede de comunicação, como isto se dá?

    3. José Ricardo Braga

      (2) Bolsonaro tem os 15% que são pit-bulls, que assistem tudo que ele produz, sempre, e redistribuem. Fiéis, esses são a base 'segura'. São militantes e tentam realmente implantar uma nova ordem. São testosterona (inclusive as meninas) e atenção desconfiada. São machistas "somos sim!", enfim tudo que a esquerda odeia, eles 'são sim!', pra ver a esquerda "irritadinha"...

    4. José Ricardo Braga

      (3) Mas eles têm um acordo 'sólido' com outros 15% que 'não largam a mão' deles de jeito nenhum. Quem seriam eles? Seriam um só grupo? Seriam um consórcio de pequenos grupos, uns 5% cada? Quem está junto com os pit-bulls, mas não é 'praticante'?

    5. José Ricardo Braga

      (4) Eu chuto que pelo menos um grupo desses são os pais, mães, avós, avôs, tios e tias dos pit-bulls, que sempre engoliram 'amargando' o Lula e o PT e pouco viam de importância nas realizações da democracia (e deu tempo até de esquecer o governo Figueiredo). Sempre valorizavam os estudiosos (os 'não pit-bulls'), mas viam os formados em Universidade pública fazendo pouca diferença.

    6. José Ricardo Braga

      (5) Os pit-bulls vinham com uma história diferente, de liberalismo e armas ("Quem sabe, com uma arma na cintura, enfim eles criem responsabilidade!") Deram então uma chance pros meninos...

    7. José Ricardo Braga

      (6) Um dado interessante, se for isso que digo, Lula saiu da Presidência com 85% de aprovação. Mesmo considerando a distância em datas estatísticas é provável que os 15% que não o apoiavam lá sejam os pit-bulls de hoje ou seus pais. Mas, quem excede a isto, para chegar aos 30% de Bolsonaro, já apoiou Lula.

    8. José Ricardo Braga

      (7) Avós, avôs, tios e tias que devem estar engolindo com o mesmo 'amargor' dos tempos de Lula, por exemplo, essa barbárie de Jacarezinho e os discursos distorcidos que seus sobrinhos mandam pelo Zap (eles estão perdendo de novo... ;)

  24. Hélio Barbosa

    Pensei em todas essas evidências, totalmente acessíveis, totalmente provadas e documentadas por todos os meios de comunicação existentes. Só não saberia expressar tão bem minha reflexão como o Antônio o fez. Obrigado, Antônio!

    Responda