Luiz Felipe Pondé > Os inquisidores de hoje são os intelectuais, jornalistas, acadêmicos, editores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Karina Giacheri

    Do autor: “ (Cultive a virtude da paciência, tão importante, principalmente, em tempos ridículos como os nossos.)” Estudar e pensar são tarefas árduas, agradeço ao jornal por não desistir do investimento na importante tarefa de nos informar com qualidade.

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Algum leitor conseguiu fazer a seguinte observação: no 11° parágrafo está Sérgio Moro e logo em seguida no 12° está Lula? Não é mera coincidência. Eu gosto desta forma do Pondé de escrever.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Quem se sente ameaçado, tendo poder, ataca. Na Idade Média os atacantes que queimavam os hereges eram os donos do Poder e portanto conservadores reacionários. Os conservadores reacionários de hoje são os nomeados por Pondé, mais os servidores públicos, os donos de sindicatos, políticos, Ministros do STF, evangélicos, feministas, etc.

    Responda
  4. Marlon Marcos Vieira Passos

    Tem qualquer coisa de verdade em seu texto. Pois o senhor é um inquisidor. Sem argumentos e sem clareza. Agora, quem destrói a sua carreira é o senhor mesmo.

    Responda
  5. Max Morel

    Pondé, sempre intrigante, sempre nos levando a pensar além do óbvio. Imprescindível.

    Responda
  6. Carolina Figueiredo

    Sim, José. Eu interpretei dessa forma tb. Mas no próprio texto Pondé fala dos erros de Porete e Eckhart. Se vc visitar o twitter do Pondé, ver que ele deixou claro que não cancela Blake Bailey depois lê o texto de ontem, fica nítido que com convicção Pondé comete os mesmos erros de Porete e Eckhart. Então, ele sabe do seu destino. Os ataques sem pensar ao texto do Pondé te encaixa perfeitamente entre os personagens do texto. (...)os acusadores eram da elite intelectual. Quem jogava o ovo podre

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Ops, lugar errado *

  7. Emerson César de Campos

    As gralhas pondenianas grasnem enquanto a Caravana Fúnebre com seus mais de 410 mil Féretros, passa. E a responsabilidade é de quem se comporta de modo politicamente correto. Tristes trópicos repletos de madalenas arrependidas.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Definitivamente, professor Émerson, a sua interpretação sobre o texto supondo que Pondé se exclui da classe do intelectuais reflete uma total falta de atenção na sua leitura ou muita distração. Eu sei vc é humano! Mas eu tb! Perdeu a chance de expor sua intelectualidade inerente. Concorda?

  8. Emerson César de Campos

    As gralhas pondenianas grasnam enquanto a caravana fúnebre de mais de 410 mil féretros, passa. E contando. A responsabilidade é da esquerda, do PT, dos comunistas, esses seres que invadem nossas vidas com ideias subversivas, que buscam garantir direitos também àqueles que não têm acesso a eles, adeptos dessa praga repleta de gralhas de politicamente corretos. IRONIA, viu? Melhor, a parte inicial sobre gralhas pondenianas não é ironia. O Brasil está cheio de Madalenas arrependidas.

    Responda
  9. José Oliveira

    Estou meio ressaqueado, outro dia leio seu texto. Mas não posso deixar de comentar a genialidade e a apropriação feliz que o ilustrador Ricardo Cammarota fez da guilhotina. Parabéns.

    Responda
  10. Claudio Belodi

    Caro Ponde. Pois é, esta é a a safra de inteligentes pensadores formados pela filosofia freireana.

    Responda
  11. João Vitor

    Texto de um verdadeiro macho intelligente, um texticulo

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      O que diriam os mestres em sexo reprimido, os psicanalistas, sobre esta frase?

  12. José Cardoso

    Muito bom artigo. Se há uma coisa que muitas vezes nos falta é perspectiva histórica. É fácil tachar o pessoal da idade média de supersticiosos ignorantes e fanáticos. Mas era um mundo como o nosso: havia os mais chucros que achavam que a terra era plana e que bruxas deviam ser linchadas sumariamente, e os que sabiam que era redonda (mas fixa, com os astros girando em torno), e que elas só deviam ser queimadas após serem inquiridas e julgadas de acordo com suas respostas (isso era a inquisição).

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Verdade. As evidências deste passado que podemos ter acesso hoje só servem para jogar na nossa cara, nossa estupidez constante através dos séculos que carregamos no nosso cotidiano para o futuro ou eternidade humana.

  13. Iago M Zulu

    Parabéns Pondé! Essa patrulha do 'politicamente correto' tem que acabar. Esses inquisidores desocupados, inúteis e sem talento sobrevivem de chafurdar pela internet a procura de alguém que não reze pela cartilha deles para destruir-lhe a vida. São como beatas alucinadas, bradando com o hinário do 'politicamente correto' na mão, pedindo a fogueira para os infiéis. Tentam em vão , com essa caçada covade , dar um sentido a suas existências medíocres.

    Responda
  14. adenor Dias

    Hoje não há queima de hereges literalmente, a não ser os pobres de periferias e favelas.

    Responda
  15. Barbara Maidel

    A Inquisição moderna às vezes nem ergue tribunal para avaliar a culpa: ser suspeito já é ser culpado. O biógrafo do Roth, Bailey, foi acusado de estupro, sem testemunhas e sem provas, e mesmo assim já está perdendo contratos de publicação. Uma acusação sem fundamento pode ser levantada e isso já basta para mandar o suspeito para a fogueira do ostracismo. (Fui rápida, já comprei o livro enquanto ainda existem exemplares da primeira tiragem no mercado.)

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      É o império do idiota estúpido.

  16. José Ricardo Braga

    Pondé sempre é acusador. Aponta 'inteligentinhos' e diversos outros e ainda sugere penas. É da elite. Mania estranha essa dos dias de hoje de "sentar em cima do rabo e falar do dos outros". Há pouco tempo era atitude desleal. Nestes tempos de 'capa e espada' no entanto, em que a verdade é a primeira vítima (já que 'É guerra!'), tão ao gosto do articulista daninhas ervas assim sempre crescem... ;)

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Sim, José. Eu interpretei dessa forma tb. Mas no próprio texto Pondé fala dos erros de Porete e Eckhart. Se vc visitar o twitter do Pondé, ver que ele deixou claro que não cancela Blake Bailey depois lê o texto de ontem, fica nítido que com convicção Pondé comete os mesmos erros de Porete e Eckhart. Então, ele sabe do seu destino. Os ataques sem pensar ao texto do Pondé te encaixa perfeitamente entre os personagens do texto. (...)os acusadores eram da elite intelectual. Quem jogava o ovo podre

    2. José Ricardo Braga

      "Pondé sente o cheiro da fogueira que o espera" com o isqueiro no bolso, se tiver oportunidade é ele que acende a fogueira com seus desafetos dentro... ;)

    3. Carolina Figueiredo

      Digo que Pondé incorporou Porete e não Eckhart, porque de acordo com as evidências Eckhart foi influenciado por Porete. Morreu depois dela porque ele se deixou ser influenciado pelos escritos dela depois da morte dela. Note que o conteúdo produzido por ela é a constatação de que o Deus inventado pelo homem na bíblia tem atitudes iguais do homem. Ela notou a essência humana de Deus. Ela viu a semelhança dela com Deus. Isso é óbvio. Mas ela ainda considerava a existência de Deus como um Deus.

    4. Carolina Figueiredo

      Para quem entendeu o texto, Pondé incorporou Marguerite Porete dos tempos de hoje. Procure no texto onde ele fala do erro dela em produzir ideias contrárias. É um bom texto sim. E Pondé sente o cheiro da fogueira que o espera.

    5. Carolina Figueiredo

      Existem evidências linguísticas no texto de que o Pondé é o acusador da própria classe. É um texto para auto reflexão(diferente de auto ajuda). ((...) intelectuais em geral. ) a carapuça só deveria servir em quem se considera intelectual. Abaixo do nome do Pondé tem uma descrição que automaticamente insere Pondé no grupo de pessoas à qual ele se refere. Existem outras evidências. Basta ler para perceber.

  17. Emerson César de Campos

    Pondé, porque te excluíste desses inquisidores que citas? És professor e te consideras, sem modéstia alguma, um intelectual. E antes que as gralhas grasnem (e não gritem, como escreveste nessa coluna), estou falando contigo Pondé, e não com ou para as suas gralhas. Mais um texto repleto de obviedades, lugares comuns e reducionismos, tão ao gosto de leitores de autoajuda.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Então tá viu! Como de costume curti seu comentário para aumentar sua sensação de apoiado ao retirar os professores da elite intelectual do país. Meus parabéns! Muito inteligente! Muito funcional sua atitude para a melhoria da educação.

  18. Joema Felipe Lima

    Sim, basta que a pessoa não se alinhe. Arranjam um motivo para excluir Monteiro Lobato, um assédio aqui, um motim de funcionários de editoras ali (como a Penguim em Londres), quando se vê, nem Harry Potter vence na vida, e segue sendo queimado em mídias sociais. Uma pena.

    Responda
  19. Paulo Sales

    Esse seu texto me lembrou a crítica que vc fez a Greta. Se vc fosse intelectual na inquisição provavelmente a queimaria na fogueira, afinal o que ela diz é uma heresia contra a economia. Tem uma turma nas acadêmias que não sai do círculo vicioso e midiático das conjecturas.

    Responda
  20. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    Quando leio artigos como esse ( e dos demais magos como Clóvis, Cortela e Karnal) entendo os jovens que estudam avidamente aplicações financeiras, ou empreendedorismo, tecnologia da informação ou coisas mais simples como construir casas e montar mercadinhos. Blá-blá-blá acadêmico só interessa para um nicho muito estreito da população.

    Responda
  21. José Augusto Bernabé

    A Roda gira, a dita "Ciência" um dia irá tentar explicar essa metamorfose humana que de tempos em tempos se mostra ´sádica e perversa somente pela visão deturpada dos fatos, noto que sabemos muito pouco de quem foram os "Condenadores" individualmente, porém a Instituição que bancou sim, a Igreja Católica, hoje essa "Igreja" é a Mídia em geral que caminha a passos largos para a Falência como a Igreja. Pois não?

    Responda
  22. Rodrigo Correia do Amaral

    Acho que ele não gostou das críticas que recebeu pelo artigo preguiçoso e ruinoso que escreveu sobre a pandemia. Está tudo bem, Pondé. Você continua com o seu salário neste jornal, em outros veículos e instituições de ensino. O fato dos leitores se escandalizarem não produz nenhum efeito no "RH", eles ficam até contentes com polêmicas sujas que aumentem a quantidade de comentários. Fica em paz, você está em casa.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Realmente, comparar a tal cultura do cancelamento com a inquisição, que torturava, supliciava e executava as pessoas, principalmente judeus (exclusivamente por serem judeus) é o cúmulo do ridículo. No fundo, o rapaz, que sempre trata seus críticos como "gralhas" ou coisa pior, não gosta de crítica. Mimadinho!

  23. Carolina Figueiredo

    A pergunta que finaliza o texto não guarda nenhuma relação com Blake Bailey. Foi feita sem pensar a pergunta pelo Pondé porque o texto está cheio de baboseiras que transformam o supremo em inquisitor do Brasil.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Arthur... ironia, pode sim, à primeira impressão parecer uma espécie de mau humor. Mas já somos grandinhos para essas explicações. Não?

    2. Arthur da Silva Costa

      E não é verdade?Texto cheio de baboseiras?Quanta grosseira de uma pessoa culta e inteligente como a senhora?Hoje não foi seu dia.

  24. GUILHERME F

    Me divirto em ver o número de comentaristas que vestiu a carapuça.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Os comentaristas rendem diversão garantida para a semana inteira.

  25. JOSE EURICO NOGUEIRA FILHO

    Esse é o Pondé que a gente conhece, o escocês mesmo: se expressa e pensa com qualidade análoga ao Tiririca, mas vê q si mesmo como Ruy Barbosa... escreve com a qualidade de lacrador incel de Facebook na sua própria página, mas considera a si mesmo o João Pereira Coutinho. rs

    Responda
  26. JOAQUIM LUIS FRANCO

    Esse Pondé gosta de falar de "substância". Mas aonde está a substância no seu artigo? Só pelo título da matéria, você já fica com um pé atrás. Um Bolsonaro, pra ele, então, é mais uma vítima da inquisição, um injustiçado. Fico pensando: o que leva uma pessoa a escrever tantas baboseiras?

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      É a mesma substância que leva a pessoa a ler e escrever comentários. Uai!? Não parece óbvio?

  27. Marcos Valério Rocha

    Santa Teresa D'Ãvila também sofreu processo na Inquisição, mas hoje é Doutora da Igreja.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      ?

  28. jose vanzo

    Não consta que o bolsonaro seja um destes e no entanto ele age como um inquisidor.Por enquanto deixa queimar as floretas e terceiriza a matança deixando virus solto..O culto dele é a morte.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Sei disso não, mas se vc diz deve ser verdade, né?

  29. Rafael De Tilio

    E a Folha paga o salário disso... Pondé, vai estudar.

    Responda
  30. Valdeci Gomes

    Que idiotice, inquisidores eram funcionarios da Igreja incumbidos da manutençao do seu poder, atraves de um fundamentalismo religioso, e do silenciamento de vozes dissonantes. Algo parecido com a chacina de Jacarezinho, que foi uma demonstraçao de força e poder das milicias, queimavam se mulheres em praça publica para incutir medo e terror.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      É verdade Pondé e vc estavam lá, que eu sei. Eu até vi vcs lá sendo testemunhas de tudo. Num é verdade? Vc lembra disso?

  31. Adailton Alves Barbosa

    - Caro Professor Pondé, respondendo a sua pergunta acredito que sim.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.