Martin Wolf > A luta pela sobrevivência da democracia americana Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aqui todo dia a democracia também esta sob fogo e sendo assassinada. Mentiras repetidas e assimiladas. Como calar e deter essa marcha?
E cisão americana tem padrinhos de fora das Américas e vai implodir os gringos por dentro. Esse será o "custo republicano" para se manter no poder.
Bernie Sanders e Elizabeth Warren: o capitalismo americano , desde 1970, é "manipulado" e "corrompido" pelos ricos e poderosos... acredito que a ideia também valha para o Brasil.
Anos de ouro
Wolf descreve uma situação real de tentativa de serem transformados numa autocracia. Apesar desta ainda ser uma espada de Damocles sobre a cabeça da democracia americana, ela foi derrotada duas vezes no passado, com Nixon e com Trump. Entretanto, em ambos os casos a autocracia foi barrada pela coragem e determinação de poucos. No caso da eleição de 2020, o juiz eleitoral da Pensilvânia não se dobrou ao Trump. Os EUA precisam entender as lições de Tocqueville: sua grandeza vem da democracia.
O declinio americano se desencadeia a passos largos. O neoliberalismo corroeu as bases de sua democracia. Enquanto a China assume papel hegemonico global e sera em breve a super potencia mundial.
Militante de seita intolerante garantindo que intolerantes são os outros. Natural. Mas para seu azar os EUA continuarão a ser os guardiões mundiais da democracia. Minha gratidão ao povo americano, que vencerá mais essa!
Sim, Hildebrando, este editor do "Financial Times", este templo do "marxismo" internacional. Você sabe mesmo o que é tolerância? Seu mestre espiritual é um tradicionalista, um claro defensor de um retorno à teocracia! Você já chamou até um seguidor de Thatcher de comunista!
o que vc e, nao e gente, com certeza.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > A luta pela sobrevivência da democracia americana Voltar
Comente este texto