Hélio Schwartsman > Alucinação coletiva Voltar
Comente este texto
Leia Mais
o jornalista traça um caminho para que possamos entender pelo avesso o "mito" e sua resiliência, que não seria nada sem seu "tempo" e nossa demência. mais que nossa realidade histórica, bolsonaro reflete o complexo pelo brasil ser uma nação pacÃfica, sem zumbido de mÃsseis, morticÃnios e hecatombes. é a sÃndrome do vira-lata e louco
Essa pesquisa do Datafolha, no segmento em que avalia o auxÃlio emergencial, me parece irreal a ponto de eu desconfiar muito fortemente de manipulação de dados. O resultado de 10% de insatisfeitos com a miséria de um auxÃlio de 250 reais em média tem ZERO sentido O valor de uma cesta básica fica em 551 reais! O povo só poderia estar revoltado com esse NADA pela lógica mais básica. Desconfio total que tem manipulação nessa pesquisa. Sem falar no alto Ãndice de ' regular ' na avaliação do governo
Os bolsonaristas que sobraram são pessoas egoÃstas e mal caráter mesmo, o conhecimento dos erros e crimes cometidos pelo Ãdolo pouco importa para eles se no fim forem beneficiados individualmente.
Para a maioria da população não se pode responsabilizar um governo por uma calamidade pública devida a um vÃrus. Não fica claro isso. Do mesmo modo, porque não indicar medicamento que tenha alguma possibilidade de ajudar? Mal não faz. A CPI é uma oportunidade de aprofundar essa discussão, de mostrar porque há culpa, porque é antiético apostar na imunidade de rebanho, porque houve falha deliberada na aquisição de vacinas. Não adianta ficar reclamando do povo. Precisamos refletir o porque.
Belo comparativo. A maioria da população age há anos contra os próprios interesses. Toda a movimentação foi pra atender os interesses de uma minoria privilegiada. De fato, se fosse um bicho teria sido extinto, iria ignorar os sinais do ambiente. Diante do tsunami iria dizer wue era fake news, coisa da imprensa ou da esquerda.
Não acho muito difÃcil de explicar. O pior lado do Bolsonaro é sua pressão sobre a polÃcia e justiça para proteger os filhos, ameaças nem sempre tão veladas à ordem constitucional e sua atitude de que o fiscal é sempre suspeito de abuso, enquanto o autuado é em princÃpio inocente. Essa atitude é vista até com simpatia em muitos setores, onde a defesa da lei não é infelizmente enraizada nos costumes.
Não tenho certeza sobre "pior lado do Bolsonaro". Há muitos a considerar. O Bozo é um imenso polÃgono de lados ruins.
Uma pergunta que não se calará: "Quem são os indivÃduos que foram entrevistados" para essa Pesquisa? Tenho 74 anos e nunca em minha vida fui, parece que esses números são de fato uma "Picaretagem" Comercial para vender Produtos, pois a PolÃtica por aqui é um Comércio. Pois não?
O entrevistador não entenderia seus mugidos.
Sr. Bernabé, bom dia. Não necessariamente! Se realmente se interessa, procure nas notÃcias da própria FSP e vai ver lá toda a metodologia, entre outras informações necessárias à compreensão plena da pesquisa.
Eu já fui entrevistado. Aleatoriamente na rua (antes da pandemia) . Como o número de entrevistados é na ordem de milhares, a chance de um indivÃduo ser escolhido é na ordem de 0,001%. Entendeu? Infelizmente não é possÃvel desenhar aqui.
Hélio é propenso a ver o lado cientÃfico dos fenômenos. Por isso, espero que dê a devida atenção à matéria de hoje intitulada: 'Como cientistas desvendaram mistério de poção que criava 'zumbis' no Haiti". Esse negócio de poção zumbificadora, que causa a perda da vontade própria, desde delÃrios e alucinações a desorientação, comportamento submisso e apático... salvo melhor juÃzo, oferece uma intrigante fabulação sobre as peripécias de ascensão, assombração e ocaso das tribos bolsonaristas.
No final da panfolia vamos ouvir o Dr. Reiner Fuellmich. Vejam o site. Processou com sucesso grandes corporações como a Volkswagen e o Deutsche Bank por fraude. Ouviu centenas de especialistas de todos os campos da ciência e coletou evidências inegáveis de que a pandemia é planejada e criminosa. De acordo com o Dr. Fuellmich, um segundo julgamento de Nuremberg pode ser necessário, para processar todos os que são cúmplices deste crime sem precedentes contra humanidade
A pandemia é natural, não foi a primeira, não será a última a assolar a Humanidade. Planejado e criminoso foi o emprego do vÃrus como arma de destruição em massa ('weaponization') e instrumento de higienização social realizado por Bolsonaro, isso, sim.
Reparou que quase ninguém dá mais atenção às suas maluquices?
Alucinação q atinge jornalistas e a mÃdia. Ela era fonte sensorial q fazia a noticia. Perde seu trono para as midias paralelas ou pela pregação, a *palavra* do boca a boca feita pelo Wapp e se revolta. Antes ñ podÃamos julgar, mas graças a esses canais se vê claramente o q mÃdia sempre fez. Poucos ficam aqui teimando, como eu, so para contrariar. E ela se esforça se vendendo por dinheiro q dou no sinaleiro. Perde o pelo mas ñ o vicio de ser parcial, seja perde leitor o q afasta patrocinador.
A elite do atraso produziu Bolsonaro e ainda o apoia.
Reproduzo trecho da frase do articulista: "que vem cometendo equÃvocos em série durante a pior emergência sanitária dos últimos cem anos.". Cometendo equÃvocos? Comentendo crimes! Claro, ninguém pode ser acusado sem o trânsito em julgado. Mas figuras públicas podem, sim, ser acusadas por seus atos públicos. Tratar Bolsonaro como "suspeito" tem o efeito subliminar na tal alucinação coletiva. Não são equÃvos. São crimes!
Dois aspectos me chamam atenção: A facilidade de ser envolvidos com promessas fáceis e inexequÃveis e espÃrito de oportunismo das elites. Tanto Lula quanto Bolsonaro são fruto desta realidade, e a grande maioria da população é que paga a conta pelos desvios dos incaltos e dos que somente tratam do próprio interesse.
O problema do Brasil são os incaltos.
O eleitor parece anestesiado politicamente é o que indica o resultado da pesquisa eleitoral do data folha. Opção Lula X Bolsonaro. Tendem a escolher sempre os piores demagogos. Trump foi um tumor que atacou seu paÃs e o mundo. Foi extirpado pelos eleitores americanos. E nossas instituições são incapazes de nos livrar do tumor Bolsonaro que está acabando com o paÃs. Acordem Congresso, STF etc. Reajam antes que seja tarde demais. .
Essa alucinação coletiva se espalhou graças aos grupos do zap e aos manipuladores de plantão. Infelizmente, não é a Folha que a maioria dos brasileiros andam lendo; é na Bolha do smartphone que andam vivendo e consumindo mentira.
Penso que o que diferencia uma pessoa estúpida é a constante falha de percepção. O estúpido não percebe quando está errado, reincide várias vezes no erro e demora muito para perceber correto e corrigir. Quase sempre, se sente bem no meio da galera, mas é inseguro quando está só. Penso também, que a estupidificação existe, desviando para a estupidez pessoas que em situações normais de pressão e temperatura não seriam estúpidas, as redes sociais aceleram este fenômeno.
Caro Said, o bagulho fica mais lôko ainda quando a coisa é movida pelo desejo do sujeito. O fato está ali, na fuça; daà fulano deliberadamente o ignora, aponta o dedo pro Lula ou pra Caim - pouco importa - e grita que ele é culpado da extinção dos dinossauros. O que tem o Ú que ver com as Alças? A tergiversação voluntária. É um ato de escolha, movido pelo miocárdio, muito mais energizado que o Célebro...
sem saber e sentir os brasileiros que continuamos por aqui fomos extintos
Hélio, estamos no mesmo lugar de dois anos atrás. A opção pelo Bozo e a defesa de seus atos, e/ou de sua inação, é majoritariamente afetiva, contrária à razão. O homem é feio, antipático, burrro, misógino, agressivo, incapaz em seus atos cotidianos de governante, capaz de se aliar ao que há de pior dentro e fora da polÃtica,usa a máquina pública para perseguir inimigos: isso dá motivo racional para muito pouca gente.Mas ahhh, os afetos tortos... O Brasil é um paÃs da "mulher de malandro"!
Meus parcos saberes de fisiologia não me permitem contestar que 'o miocárdio é mais energizado que o cérebro' - mas gostei da metáfora sergiobuarquiana. O miocárdio, no artigo, é expresso pela 'mirÃade de elementos extrassensoriais', dentre os quais o misterioso e inefável desejo humano (que alguns detratores chamam de 'afetos tortos' ou 'maus afetos'). Desconfio que o buraco é mais embaixo (mas não sei onde): vem das origens da formação do caráter, do matrimônio genético ou da 'cena primal'..
Então vamos na verdade.São Paulo e New York tem o mesmo número de habitantes. Vejam uma comparação do êxito em New York e do desastre em S.Paulo. Covid 19 Total de notificações New York = 939.478 São Paulo = 736.842 Total de Mortes New York = 32.934 São Paulo = 28.347 E olhem que aqui tem subnotificação de casos e supernotificação de mortes.
O leitor aqui tem memória curta. Esqueceu de quem governava os EUA até o inÃcio do ano e da subnotificação generalizada no Brasil, que é um dos paÃses que menos testa no mundo. Aliás, o Ministério da Saúde acaba de admitir a perda de milhões de testes.
A situação negativa de NY é culpa do mito do mito. Lembra? Aquele mar ginal incons equente do Trump governava no mesmo estilo Bolsonaro. Melhor, Bolsonaro governa no estilo Trump. A situação lá só mudou pq o inconsequente foi enxot ado da casa Branca. Espero q esse aspecto se repita aqui TB. Em SP o êxito não é nem de longe mérito do mito. Pelo contrário.
Qualquer coisa positiva que tenha ocorrido em São Paulo em relação à covid, não pode ser imputada ao Bozo, nem com a máxima boa vontade do mundo. Aliás, não fôra São Paulo, o Bozo tinha matado 10 vezes mais...
Ainda comparando. Dados diários : New York ; Notificações = 843 - Mortes = 32 ; São Paulo - Notificações = 1.542 - Mortes = 86. Vejam a situação desastrosa em São Paulo e a ótima situação em New York. Culpa de quem? do genocida Bolsonaro!
Nossa. Matou a pau. Mais Direto e reto, talvez, impossÃvel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Alucinação coletiva Voltar
Comente este texto