Hélio Schwartsman > O nicho da direita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Fernando Minto

    Não bastasse a repetição da mesma coluna de ontem, vem este Nelson com este "Namastê". Será que ele sabe onde e quando se usa este cumprimento?

    Responda
  2. MARIA LUIZA SANTOS SANTIAGO

    A coluna é a mesma de ontem!

    Responda
  3. MARIA LUIZA SANTOS SANTIAGO

    A coluna é a mesma de ontem!

    Responda
  4. Ernesto Pichler

    Houve um desvio geral para a direita. O PT passou a ser o partido da socialdemocracia brasileira. O PSDB foi para a direita, com o bolsodoria. E a direita foi para o fascismo, com o Bozo.

    Responda
    1. JOSE LOPES

      O bozo é carta fora do baralho em 22 e não disputará o segundo turno. A grande dúvida é como se dará a cooptação dos votos da direita, se fazendo ou não acordo com o bozo.

    2. Nelson Vidal

      Discordo, com todo respeito. Em meu pensar o PT (identidade verdadeira PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) foi o partido na prática de governo, mais à direita da historia do Brasil. Deu migalhas aos pobres para servir aos ricos. Sob o aspecto social o Brasil é exatamente hoje o que era antes do PT no governo, provam-no dentre outras coisas os 100 milhões de compatriotas sem ter onde fazer cocô. Conservador por excelência! Namastê!

  5. Dimas Floriani

    Mas é sempre possível imaginar que o sociopata no poder possa sofrer interdição por incapacidade mental, como foi o caso de um ex-presidente equatoriano. Imagine-se o cenário no hospício, com todos os seus seguidores desmascarados.

    Responda
  6. Ana Paula Casagrande de Paiva Misse

    Polarização é fato. Os outros candidatos não tem seguidores fiéis igual aos 2 lideres na pesquisa.

    Responda
    1. Eduardo Ribeiro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Nelson Vidal

      Mas os dois rebanhos são, psicologicamente, muito parecidos tanto que, segundo o último Datafolha cerca de 29 milhões de eleitores de Bolsonaro em 2018 estão migrando para Lula, volatilidade que pode se dar em sentido inverso. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  7. NELSON PRADO ROCCHI

    Temos um gênio raro que é Lula e não podemos desperdiça-lo. Ele fez uma administração fabulosa com o Brasil ficando rico com oportunidade para todos abraçar o Pateta em Miami. Lula foi o maior estadista da história ocidental, o homem mais honesto da história do Homo sapiens e uma pessoa que nunca mentiu. É a encarnação de Dionísio, o nosso Macunaima que é adorado pelos macunaiminhas e ainda teve tempo de ficar bilionário.

    Responda
    1. Eduardo Ribeiro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Nelson Vidal

      Correto "Xará"! Lula ao contrário da visão romântica construída por sua competente equipe de marketing, deixou como herança agora descoberta, dentre outras mazelas, 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo, 40 milhões de invisíveis protegidos pela CEF, 100 milhões de compatriotas sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento e o país repleto de corrupção, com repercussão na saúde e educação públicas. Namastê!

    3. NELSON PRADO ROCCHI

      Rodriguês você deve ser um servidor público, ou ter tido uma boquinha no tempo do Lula&Dilma ou é um macunaiminha que elegeu o Macunaima como projeção do teu Self Idealizado. Eu não votei em Bolsonaro e quero ele fora, deposto por uma Intervenção militar. Lula aproveitou o enorme crescimento da China que possibilitou deixar o dólar muito barato e deu a impressão falsa de riqueza. Nenhuma reforma estrutural, nem obra relevante.

    4. Eduardo Rodrigues

      Homens erram. E Lula errou, em muitas coisas. Mas seu governo mudou o Brasil. Veja os números que quiser, desde a macroeconomia, passando pelas políticas sociais e de meio ambiente e chegando ao reconhecimento pela liderança institucional. Vc disse que ele ficou bilionário. Cadê esse dinheiro que nem a força tarefa com a ajuda do FBI achou. Já sei, a tia do zap te contou. Te peço, vá mugir em outra vizinhança.

  8. Nelson Vidal

    Análise corretíssima! O impeachment de Bolsonaro derrotará Lula, mas isso o partido mais "ideológico" do Brasil ,o PT (Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) não permitirá que ocorra. Tem força congressual para tanto. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Eduardo Ribeiro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Eduardo Ribeiro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Nelson Vidal

      * PT (identidade verdadeira PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros). Namastê!

  9. Fernando Villas Boas

    Só se você estiver se referindo ao "seu centro"! O que está faltando neste país é surgir algum nome (e eles existem) com respaldo ético e moral para enfrentar esses dois ignorantes que ora parecem ser as únicas soluções (medíocres) para o Brasil. A população não tolera mais ser governada por incompetentes.

    Responda
  10. marcos Toffoli

    Outra coisa que Lula domina é a Folha de São Paulo...

    Responda
    1. Ney Fernando

      Isso não é verdade. Basta ler algumas edições da Folha do tempo do mensalão e do tempo da lava-jato. Lula quis controlar a imprensa e também dizia que o jornal estava contra ele, assim como vem dizendo o bolsonaro há dois anos. Ainda hoje vemos os petistas dizendo que o jornal é bolsopata, e os bolsopatas dizendo que o jornal é petista.

  11. Sebastião Barbosa

    Pois é, o próprio Kassab já disse que se desenha para 22 um segundo turno sem Bolsonaro. De fato, ironicamente ele é mais incômodo para a direita, um campo com muito mais candidatos. O Ciro apresentou um projeto estratégico para o país. Mas não tem convencido o eleitorado até agora, tampouco está conseguindo aglutinar apoio entre os partidos. Eu torço para que o Brasil pelo menos consiga realizar um processo eleitoral sem sobressaltos, mas querer normalidade hoje em dia é muita pretensão.

    Responda
  12. Paul Muadib

    Deve-se ter em mente que o despresidente não tem eleitores mas sim fãs que o apoiam independente das besteiras que faz e fala.

    Responda
  13. sergio barbosa

    A avaliação de que o PT seria facilmente derrotado era falsa. O PT foi derrotado porque deram um golpe na Dilma, prenderam ilegalmente o Lula e abusaram com as fake news. Mesmo assim o Haddad foi para o segundo turno. Acho difícil uma terceira via, mesmo que impeçam o Bolsonaro. Talvez fique ainda melhor para o PT sem o Bolsonaro. Mais fácil derrotar um Dória ou Ciro do que o Bolsonaro. Bolsonaro e Lula falam diretamente com boa parte da população, sem marketing, sem intermediários.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Nossa! Se tua análise política foi tão precisa quanto a tua habilidade com datas, teu político de estimação está ferrado. Como vc não é capaz de lembras as datas corretas, eu refresco tua frágil memória: os pati.fes tiraram Dilma do poder em 2016.

  14. Paulo Renato Nunes de Oliveira

    Infelizmente, sou obrigado a concordar com o artigo. Muita água vai rolar e o Capitão Cloroquina ainda vai fazer muita bobagem antes de ser derrotado em 2022 e depois processado criminalmente pela sua condução da pandemia.

    Responda
  15. Flávio Sasso

    Essas pesquisas são passageiras. O efeito da campanha fake news sobre o PT e a esquerda não deve ser novamente subestimada.

    Responda
  16. josenice nascimento

    Gostaria que o povo brasileiro tivesse a sabedoria que tiveram os norte-americanos, quando se uniram para salvar a América deixando de lado as diferenças políticas. Aqui os interesses pessoais dos políticos, que de patriotismo não tem nada, preferem ver o Brasil afundar ,o ódio é vingança falam mais alto. Muito triste.

    Responda
    1. Gustavo Souza Machado

      Mas não se esqueça que isso ocorreu a despeito dos esforços da seita radical que é o Partido Republicano e que ainda segue curvado ante ao trumpismo.

  17. Guilherme Torres Godoy

    Tem um saída para esse problema, e que muitos não prestaram atenção: As FF AA, estão num beco sem saída, seu prestigio na frente do povo está ficando ruim. Alguém fala: Impeachment seria uma solução, isso mesmo!, ai entra o vice Hamilton Mourão que pode ser a terceira via em 2022. Ou criar um caso para que o atual escorregue, ai se abre a estrada para 2022. Quem Sabe se os Srs. Generais no fazem isso?

    Responda
    1. Paul Muadib

      Prestígio na frente do povo ficando ruim ? E desde quando teve um bom prestígio ?

  18. Hernandez Piras Batista

    Análise muito boa, mas é uma pena que este país se limite sempre a discutir quem será o próximo salvador da pátria. Enquanto dominar o messianismo presidencialista, será muito difícil este país evoluir politicamente e evoluir para uma democracia avançada.

    Responda
  19. Anúbis Rá

    Blogueiro da Folha, deixa eu te falar: sua narrativa serve apenas para esses abestalh@dos esquerdozóides proletários-funcionários públicos de até 4 salários.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Você complementa seus 2 salários com o que ganha escrevendo aqui o que seu dono manda???

  20. Anúbis Rá

    Sei.

    Responda
  21. Francisco Gonçalves

    Vejam que a discussão aqui é corrupção ou não. Entra eleição sai eleição e não mudamos a ladainha. Todos dizem, não existe político honesto. Sugiro discutirmos competência, equipe e programa de governo. Só isso basta!!!

    Responda
    1. Paul Muadib

      Não discutiram isso na eleição passada pois o eleito não tinha programa de governo.

  22. Alcione Malheiros dos Santos

    O Hélio fez uma análise muito interessante. A direita mais esclarecida, não vai embarcar na canoa furada daquele que hoje ocupa a presidência. E não há no horizonte um cadidato competitivo. Um pedido de impeachment, seria a saída para encontrar outro candidato. E a ironia. A esquerda sem interesse em defenestrar o flagelo e a direita, que votou nele, pedir sua saída. No Brasil as coisas não giram. Capotam.

    Responda
    1. Valdeci Gomes

      Bem isso.

  23. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    A turma da mídia já quer novamente um impeachment. Eles não aprendem, fazem uma bobagem atrás da outra e que nos trouxeram até esse governo. Quando vão aprender o que é democracia? Lamentável.

    Responda
    1. João Vitor Rocha Ribeiro

      Talvanio, quanta bobagem! Democracia, nesse caso, é respeitar a Constituição de 1988, que diz que, em casos de crime de responsabilidade, o Impeachment é legal. Oras, o sr. ainda tem dúvidas de que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade? Quer que eu te mande um acervo?

    2. Danilo Meira

      O primeiro que precisa aprender sobre o que é democracia é o próprio presidente.

  24. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    A turma da mídia já quer novamente um impeachment. Eles não aprendem, fazem uma bobagem atrás da outra e que nos trouxeram até esse governo. Quando vão aprender o que é democracia? Lamentável.

    Responda
  25. Marco Annunciato

    É uma vergonha jornalista militante querendo encher a cabeça das pessoas honestas

    Responda
    1. Paul Muadib

      É uma vergonha alguém apoiar um geno.cida...

  26. Mario Donizete Pelissaro

    Existe uma forte percepcao da populacao de que Lula, Dilma e Haddad foram vitimas de uma grande trama. lula preso sem provas, Dilma cassada sem ter cometido crime e Haddad rejeitado para a ascencao desta aberracao ao governo. Hoje está sacramentado que houve o golpe e que os processos conduzidos por Moro e o MP se transformaram no "maior escandalo juridico da historia". Não se discute mais isso. É o povo sedento para restabelecer a verdade e ordem natural das coisas.

    Responda
    1. GUILHERME F

      Essa sua análise está há anos luz da realidade . O anti petismo ainda está arraigado em boa parte dos eleitores. A diferença é que agora existe o anti bolsonarismo. Até a eleição muita água vai passar por de baixo da ponte. Lula pode não ir para o segundo turno. Anota aí.

  27. Graça Almeida

    O dilema. Ficar com Bolsonaro com alto custo humanitário na esperança de que Guedes entregue o prometido ou apostar no Lula que ladra de esquerda, mas faz tudo para ficar bem com a elite financeira como vimos no verão passado, dialoga com o que há de mais vil para se dar bem.O Ciro esperança de um projeto nacional de desenvolvimento nem pensar. É muita falta de coragem em decidir pelo único candidato que realmente oferece uma mudança.

    Responda
    1. Danilo Meira

      Antes de se pensar em mudar, é preciso recolocar as coisas no lugar

  28. Graça Almeida

    O dilema. Ficar com Bolsonaro com alto custo humanitário na esperança de que Guedes entregue o prometido ou apostar no Lula que ladra de esquerda, mas faz tudo para ficar bem com a elite financeira como vimos no verão passado. O Ciro esperança de um projeto nacional de desenvolvimento nem pensar. É muita falta de coragem em decidir pelo único candidato que realmente oferece uma mudança.

    Responda
  29. Valdeci Gomes

    Lula mudou seu foco, parou de atacar Bolsonaro e o governo e concentra todas as suas forças em buscar soluçoes para os problemas do Brasil. Por isso disparou nas pesquisas, enquanto Bolsonaro que continua com seus discursos de odio e atacando o petista desabou nas pesquisas. Lula esta pregando a uniao para sairmos deste abismo economico e sanitario, para isso dialoga com todas as forças politicas. Bolsonaro quer confronto e caos porque nao sabe e nao quer governar. Seu projeto, Rep das Milicias.

    Responda
  30. Marcio Goncalves

    Mais me parece que a imprensa é que quer eleger o futuro presidente de nosso país. Nenhum dos dois indicados, por exemplo, em qualquer hipótese, terão o meu voto. É a única certeza que já tenho!

    Responda
    1. Paul Muadib

      O Brasil não se resume a você...

  31. José Ricardo Braga

    "Quem vai ser o anti-Lula?", uma marca tradicional, há mais de 30 anos no mercado... kk ;)

    Responda
  32. Rosa Maria Siqueira

    Análise mto boa a sua, não tinha pensado nisso. Muito tempo ainda p 22, mas acho q vem mudanças sim, não é possível, o país merece paz e harmonia.

    Responda
  33. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Lula turbinado por uma pesquisa sem campanha na rua, sem candidatos postos, a um ano e meio das eleições e em plena pandemia. Lula não é esquerda, centro- esquerda, ou direita. Ele é tudo e acaba sendo nada ou esta massa amorfa sem contornos definidos, sendo sempre isso ou aquilo, tanto aliado de um Maluf quanto de um ditador tipo Maduro ou Kadafi. Representa o atraso e o retrocesso. Fez do Estado negócio pessoal/partidário. Sua ação política simula a inocência, pois é um mestre da simulação.

    Responda
    1. Rubens Chiaroti

      Ei Ferolla, e os amigos do presidente são flores cheirosas? Roberto Jefferson, Collor e outras figuras do CENTRÃO, que são investigados pelo STF? Tudo gente fina? Eles representam avanço? Não sou lulista, mas seja imparcial, amigo!

    2. Rafael Lopes

      bom é o bozo.

    3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Nem sei se seu opositor no segundo turno será Bolsonaro. Que seja alguém com cacife, planos de transformação, longe dos princípios da mediocridade e das características macunaímicas tão comuns aos políticos. Que venha direcionar o acontecer do Brasil, trazendo inovação, cuidados sociais, diminuindo as vergonhosas desigualdades, provocando um ressurgimento deste país tão pobre e louco. .../Claudia F.

  34. Rafael Gallina Delatorre

    Reeleição de um genocida? Não podemos naturalizar isso também...

    Responda
  35. JORGE RANGEL DA ROSA

    Pode ser uma visão simplista, mas penso que, na remota hipótese de impichamento do coiso, o interesse natural da direita seria a re-eleição do Mourão, um ogro mais palatável. Quanto ao Lula, dificilmente abrirá mão de sua candidatura, se lá chegar com seus direitos preservados.

    Responda
  36. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Se Ciro chegar ao segundo turno, viajo para Paris no dia.

    Responda
  37. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Se Ciro chegar ao segundo turno, viajo para Paris no dia.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Justíssimo. Mas são duas impossibilidades, nesse momento.

  38. Marcelo Rosa

    Fundamentalistas da direita, ouçam o Helio. Se quiserem ter alguma chance na eleição do ano que vem, abandonem o capitão cloroquina e arrumem alguém menos incompetente para seguir.

    Responda
  39. Márcio Queiroz

    Ciro é uma opção que poucos no Brasil reconhecem, infelizmente, os mais estudados, Ciro vc precisa estar atento para dialogar com as Massas. Ciro 2022

    Responda
  40. Galdino Formiga

    Falta um ano e meio para a próxima eleição. Pesquisa de opinião, palpites e conjecturas podem ser feitas, mas não representam o momento futuro.

    Responda
  41. Helio Cardoso

    Não se preocupe xará, a sociedade, como um todo, está escaldada, ninguém quer a volta da ditadura militar, nem armas, nem a destruição do ambiente, nem ouvir palavrões, nem ameaças e muito menos ódio. O ódio nos amedronta, o ódio nos deprime, o ódio é torturante, é opressivo, é angustioso. Ofensas não ganham votos. O que ganha voto é hombridade!

    Responda
  42. Hercilio Silva

    Impeachment sem mobilização popular esquece. E ninguém quer de fato. Não interessa a extrema direita e seus apoiadores, não interessa a oposição que sabe o tamanho da crise e da incompetência que vai levar a desgaste ainda maior, sem emprego a popularidade não se recupera. E terceira via também depende de legitimidade, sem povo na rua esquece. Esse é o resumo dos últimos anos, o confronto adiado ilegitimamente em 2018 vai acontecer nas urnas.

    Responda
  43. Ayer Campos

    A política nacional se converteu numa guerra de percepções sensoriais: de um lado, Bolsonaro e seus generais, Arthur Maia, Malafaia, Eduardo Cunha e a laia do bolsolão. Do outro, bem, não é preciso citar: nada se compara à nojeira e repugnância da geratriz do Bolsolão. Na coluna anterior, Hélio mencionou 'miríade de elementos extrassensoriais' para regular as percepções; no momento não precisamos de mais nada senão olfato apurado - que alguns analistas delicadps chamam de 'senso estético'...

    Responda
  44. Sylvia Alves Corrêa

    Se a coluna de hoje instiga pitaco, eu também quero dar o meu. Os nichos políticos estão apresentados. Os nichos dos eleitores estão evidenciados nas pesquisas. A despeito da atuação destrutiva de Bolsonaro, ele mantém uma porcentagem de fiéis seguidores , que tende a aumentar com a melhoria na situação da saúde. Os outros nichos ignoram que, a se repetir a polarização de 2018, há o risco de o dinossauro não ser extinto. Por ora, sem impeachment, não me arrisco a dar melhor palpite.

    Responda
  45. RODRIGO NAFTAL

    Infelizmente, Bolsonaro será um candidato forte para 2022. Temos memória curta. Se a economia der sinais de melhora a partir do início do segundo semestre do ano que vem, há o risco da reeleição. Importante lembrar que todos os presidentes obtiveram a reeleição no Brasil. A aposta de Bolsonaro será a renda Brasil ou bolsa família para arrigimentar votos nas classes D e E.

    Responda
  46. Roger Z Moire

    Enquanto isso, a esquerda caviar, com sua erudição a-sinina, veste a camiseta "I Love Renan" e berra "ladrão livre ".

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      De fato, Benassi, para quem chama os outros de a s n o s , o rapaz acima tem um repertório tão limitado que os a s n o s talvez pareçam sofisticados demais.

    2. Rafael Lopes

      Quando o nível do argumento inclui "esquerda caviar", não dá nem pra começar a criticar o cidadão. Vá ler!

    3. Helio Cardoso

      Depois de tanto ouvir "gripezinha", "vacinar vira jacaré", "não sou coveiro" e "te arrebento a boca de porrada", nunca pensei que um dia iria torcer pro time do Renan!

    4. MARCOS BENASSI

      Não quer variar o discurso, não? Ou muito me engano ou repetir a mesma coisa 70 vezes é indicativo da mesma asinice para qual você aponta...

    5. Carlos Carlos

      Corrupçao eh um problema serio e precisa ser combatido, mas nao por outro corrupto, que ainda mostrou que a ignorancia e a incompetencia sao problemas tao grandes ou talvez maiores para um pais.

  47. Roger Z Moire

    Enquanto isso, a esquerda caviar, com sua erudição a-sinina, berra "ladrão livre ".

    Responda
  48. Valdeci Gomes

    Bolsonaro e fenomeno, acabou com a pobreza no Brasil em 2 anos, colocando todos na miseria.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Imbecilidade convicta é apoiar o Bozo, mesmo depois de quase 29 meses de inépcia, incompetência e ataques à civilidade. Ou talvez seja só mau-caratismo mesmo.

  49. José Cardoso

    Não há dúvida. Por isso a CPI é a grande estratégia dos seguidores do Lula. Desgasta o Bolsonaro, mas dificulta qualquer outra candidatura. Mas se a popularidade do presidente continuar caindo, vem impeachment ainda esse ano.

    Responda
    1. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      popularidade caindo???O sr viu Brasília hoje???

  50. eli moura

    a direita pelo mundo: netanyahu manda misseis para gaza para os predios se transformarem em covas coletivas em gaza, deve ter aprendido com hitler, bolsonaro da covid e jacarezinho, trump dos blacklives matter, Erdogan massacra turcos, não dá simplesmente não dá. Terceira via? Tem oral, tem frontal, então a terceira deve ser a usada pelo supositório.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.