Ilustríssima > Esquerda precisa superar jogo infantil sobre Bolsonaro e impeachment de Dilma Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3

  1. João Guedes Braz

    Manifestações gigantes com centenas de bonecos de Lula presidiário, centenas de bonecos da Dilma, milhares de bandeiras, de camisas da seleção brasileira, bandas e trios elétricos, milhares de faixas gigantes, tudo isto custou fortunas incalculáveis. Lógico que este movimento contra Lula e Dilma foi fabricado pela Elite dominante. Um prêmio para quem encontrar pretos e pobres nas fotos, e olhe que eles são a maioria absoluta da população.

    Responda
    1. Odete Borges

      Vdd.É sempre a mesma história.Eles não conseguem pensar fora da caixa, usam sempre o mesmo remédio. É o velho "clichê" de matar a vaca para acabar com os carrapatos.

  2. Valdeci Gomes

    Ta estudando, boa garoto, so falta reconhecer as bandidagens do teu heroi Sergio Moro. Mas para isso precisa ter carater e honestidade. Sou de esquerda e reconheço os erros de Lula e do PT, como tambem reconheço muitas coisas boas de seus governos.

    Responda
  3. Darcio Michele

    Kkkkkkkkkk esse cara é professor? De quem? Do capiroto?

    Responda
  4. Elizabete Oliveira

    O analista compactua com o golpe quando diz que Dilma tinha baixa popularidade para justificar o impeachment. Numa democracia sólida, não importa a popularidade do presidente, o que importa é que ele deve exercer o mandato que o povo lhe conferiu nas urnas até o fim. Isso é democracia. Não é sondagem de popularidade que garante a democracia. Ou o analista quer incluir a popularidade como um requisito constitucional?

    Responda
    1. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Seguindo este raciocínio - de que o governante deve exercer o seu mandato até o fim - nem Collor, Witzel teriam sido afastados. Vitória eleitoral não é salvo-conduto para desvarios frente ao poder. O Congresso concluiu que a ex-presidente Dilma cometeu crime de responsabilidade. Insistir na tese do golpe só denota o ressentimento daqueles que se recusam a encarar a realidade.

    2. Wesley Caiapó

      A popularidade impacta pq o impeachment é um ato político-legal que requer apoio popular, pois são seus representantes quem darão o veredito. A razão dessa impopularidade tb importa: incompetência, crimes administrativos etc. No caso Dilma, reconheço que foi uma trama, mas ela tem origem nas alianças que o PT fez e nos interesses escusos desse grupo. Para mim, o que aconteceu foi como uma guerra pelo controle do dinheiro (a ser desviado). Entre criminosos é assim: fraquejou, móRrrréu!

  5. DERLAN TROMBETTA

    Bela retórica de quem não quer assumir que pariu Bolsonaro. "Direita moderada", toma, o filho é teu! É feio, é desqualificado, é miliciano, é corrupto. Foi feito à sua imagem e semelhança!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Somente ‘miliciano’ não se amolda a lula (quiçá ? ... o caso Celso Daniel não foi aos moldes de milícia ? ). Todos os demais adjetivos são comuns aos três: bozo, larápio e dentuça (nenhum em maiúsculas, merecidamente)

  6. João Guedes Braz

    Manifestações gigantes com centenas de bonecos de Lula presidiário, centenas de bonecos da Dilma, milhares de bandeiras, de camisas da seleção brasileira, bandas e trios elétricos, milhares de faixas gigantes, tudo isto custou fortunas incalculáveis. Lógico que este movimento contra Lula e Dilma foi fabricado pela Elite dominante, nunca foi um movimento espontâneo, o povo que trabalha e sai as 4 da manhã de casa e volta as 21,00 só assistiu a farra da Elite e a prova está nas fotos do jornal.

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      Milhões? Vc estava olhando uma plantação de milhos de ITU? Vi uma foto editada com a duplicação do pessoal contratado para fazer bandeiraço, bem típico doPT.

    2. Elizabete Oliveira

      Parece que o jornalista só viu as manifestações contra a Dilma. Ele deveria estar dormindo ou só assistindo a rede globo, pois não viu os milhões de pessoas que defenderam a Dilma e protestaram contra a farsa do impeachment.

  7. Wesley Caiapó

    A esquerda tem é que parar de cometer ilícitos penais (corrup., robs, desvios etc) e banir essa gente ligada aos fatos. Lula, Dilma, Paloci e cia, tira esse povo das fileiras, renovem-se. Pessoal, eu sou ex-boia fria, trabalho desde os 6 anos de idade (hj com 51) e fui obrigado a votar num Bolsonaro pq não tive escolha, pois entre ser governado por gente com aquela moral, preferi arriscar no "pepsi-co-pata". Muita gente fez isso e não terá escolha se ficar entre PT e Bolsonaro. Socorro.

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      José Cidade de Oliveira Filho, voltei aqui pra dizer que quero que o ptselasque.

    2. José Cidade de Oliveira Filho

      Você podia roteirizar uma desculpa melhor para ter votado no "PepsiCopata". Se "ilícitos penais" de integrante de partido fosse motivo para não votar em partido, o centrão não existiria e estaríamos com um país muito melhor. Outra coisa, que ilícito penal Lula e Dilma cometeram ? Não sabia que tinha transitado em julgado alguma sentença contra eles. Mas provavelmente o que importa para você é a narrativa da mídia conivente com o golpe orquestrado (que vocês negam ter havido).

  8. Márcio Pella

    Quando a mídia e setores conservadores vão ter vergonha na ca ra e fazer o mea culpa do GOLPE DE 16? Vou tomar meu café e vocês me avisem.

    Responda
  9. Jose Tarcisio Medeiros de Vasconcelos

    Espetacular análise Joel!

    Responda
  10. Paulo Cezar Souza

    A única novidade para 2022 se chama Ciro Gomes. Lula não tem mais condições políticas para governar o Brasil e Bolsonaro nunca teve condições mentais.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Tens toda razão e é por isto que o Ciro dificilmente será eleito. O povinho escroto daqui tem o raciocinio bipolar. Ormuz x Arim, anjos x demônios, ARENA x MDB etc Qualquer alternativa mais sofisticada irrita o estômago e entorpece a visão. Eita povinho bun.dha...

    2. jurandyr silvestre

      nao passa de 15%

    3. Paulo Azevedo

      Concordo.

    4. Wesley Caiapó

      Ciro Gomes, se fosse mais equilibrado, se tirasse o Wisky, daria um presidente. Mas se cortar o fornecimento de rivotril, vira um Bolsonaro piorado.

  11. Cristina Fátima de Moraes

    Onde vc leva a sério uma grande operação que prendeu um ex presidente sem provas?

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      Elizabete Oliveira, se eu pudesse, mandaria um remédio pra vc e para os inocentes que acreditam naquilo lá. Saci, Cuca, Curupira e Papai Noel mandam lembranças.

    2. Elizabete Oliveira

      Você está brincando de justiça Wesley, ao citar o livro de Obama como uma prova contra Lula. Você parece que está vivendo no mundo da fantasia. Até hoje o Moro não descobriu nenhuma prova contra o Lula. Se tiver alguma, mande para ele.

    3. Wesley Caiapó

      Só as pessoas completamente apaixonadas pelo Luiz Inácio não reconhecem as provas elencadas contra ele. Todos os juízes posteriores que o julgaram o consideraram culpado, até o STF. Vc não pode ficar apenas no que o réu fala, precisa ver o todo, como por exemplo, o fato do Governo Lula ter sido citado no livro do Obama por causa da corrupção de BILHÕES. Acredita que o Obama escreveria aquilo sem ter certeza?

  12. Pedro Sadio

    Neste momento o debate proposto pelos articulistas é absolutamente inoportuno. Imaginemos comunistas e liberais se digladiando às vésperas de derrotar o nazismo? Não dá! Primeiro precisamos destruir, juntos e juntas, o fascismo tropical que saiu da jaula com o bolsonarismo. Após isolarmos este agente nocivo à civilização iluminista, e só depois de o neutralizarmos a ponto de se tornar praticamente inofensivo, voltaremos aos saudosos debates mídia x petismo x neoliberalismo. Fora Bolsonaro!!!!!!!

    Responda
  13. Rodrigo Silva

    Excelente análise, traduziu muito do que venho pensando ultimamente, ou seja, se Lula e o PT voltarem (admito que votaria nele numa disputa contra Bolsonaro) seu governo cometeria os mesmos e inegáveis erros que levaram à sua derrocada? Espero que não. A história não o perdoaria, vide a volta de Getúlio e seu desfecho trágico.

    Responda
    1. Wesley Caiapó

      Pois se o Luiz Inácio quiser ser um "Getúlio", as condições estão aí. Ele já pode comprar um "re\/olver" licitamente. O resto é com ele. E na carta que ele certamente escreveria - tal qual Getúlio fez - teria uma nota de rodapé: "Obrigado Bolsonaro por ter liberado a compra de ar/\/\as", senão eu ainda seria acusado de posse ilegal, além de tantos outros delitos, gratidão Companheiro Bozo". Algo assim.

  14. Gil Cabral

    Excelente!

    Responda
  15. Ayer Campos

    Totalmente inconvincente. Poderia nos poupar da desonestidade intelectual de epitomar o mau governo com a trinca 'Renan, Lira e Sarney'.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A verdade é inconvincente aos desonestos intelectuais.

  16. luiz felipe lopes de britto

    Não sei se o escritor é de esquerda, centro ou direita, mas Até que enfim,uma opinião sensata.

    Responda
  17. Rafael Grossi e Fonseca

    Parabéns pelo texto. Se o senhor se der o trabalho de ler os comentários, não se deixe perturbar pelos bots e aparente escritores com belas críticas construtivas como "texto fraco."

    Responda
  18. Hernandez Piras Batista

    Muito bom texto! Parabéns ao autor!

    Responda
  19. Tha Virgens

    Que texto pífio!

    Responda
  20. Henrique Marinho

    Por que a Folha não convida o Palocci, cérebro do PT, para defendê-lo das acusações injustas desse colunista?

    Responda
  21. JONES DARI GOETTERT

    Joel, Joel: você rotulou todo o debate como "jogo infantil", já no título, e pede que o adversário não rotule? Joel, Joel...

    Responda
    1. JONES DARI GOETTERT

      Danton, antes de escrever qualquer coisa leio o título, o texto, pontos e vírgulas. 1) Quem pariu Bolsonaro que o embale, que é cria do golpe seja ele político ou jurídico. 2) Sempre a direita - sempre tão certinha - pede autocrítica da esquerda; acho isso uma bobagem, mas se pede, faça primeiro. 3) O crítico de Joel não faz "jogo infantil", apenas debate; que Joel faça o mesmo. 4) (Um clichê) O mundo é de acertos e erros, e até o Joel pode assumir os dele, como eu, como você... Ou não?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é que não basta ler o título. E tampouco admite paixões.

  22. Francisco Carlos Campos

    Parabéns, Joel Pinheiro, pela lucidez e clareza dos fatos aqui relataros!

    Responda
  23. Neber Fava

    Recomendo o texto do Luis Felipe Miguel , é melhor.

    Responda
  24. Beatriz Pereira dos Santos

    Se esse rapaz é colunista, eu sou Maria Antonieta. Luis Felipe Miguel merecia um antípoda à altura. Já deu, Folha. Bota o menino pra dormir e deixe os adultos debaterem.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exato viés comportamental apontado pelo colunista.

  25. Valdeci Gomes

    Desiste coxinha, ate J.R.Guzzo, das revistas Veja e Exame e do Estadao admitiu que Lula e o Biden brasileiro.

    Responda
  26. Tiago Feliciano

    Realmente difícil de entender esse colunista ter tanto espaço no jornal. O texto é um amontoado de clichês.

    Responda
    1. Max Morel

      Você quer que ele seja censurado? é a favor da censura a quem pensa diferente de você?

  27. José Oliveira

    essa gente não sabe o que é superar. isso daí, é aquilo que muita gente boa levou na cara e não superou. daí a alcunha cunhada na medula e introjetada na molera - esquerda buhha. para essa turma, todo mundo é gol-pista e só Lula salva! Antes era Jesus e o outro lado, já tem o seu mito, a direita buhha, idem...estamos ferrados, mas felizes.

    Responda
  28. José Oliveira

    essa gente não sabe o que é superar. isso daí, é aquilo que muita gente boa levou na cara e não superou. daí a alcunha cunhada na medula e introjetada na molera - esquerda burra. para essa turma, todo mundo é golpista e só Lula salva! Antes era Jesus e o outro lado, já tem o seu mito, a direita burra, idem...estamos ferrados, mas felizes.

    Responda
  29. Ricardo Andrade

    Texto fraco. Em algumas partes, as conexões são frouxas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entendo. Fatos incontestáveis incomodam.

Anteriores 1 2 3

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.