Ilustríssima > Esquerda precisa superar jogo infantil sobre Bolsonaro e impeachment de Dilma Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Das pautas bombas nada ? No Brasil só existem 2 partidos. Um é de Tiradentes. O outro de Silvério dos Reis .
Ele tenta fazer no artigo o que diz ser a estratégia da esquerda. Supere e reconheça aà fica menos difÃcil entender o buraco sem fim que o Brasil se meteu.
Criticam ambos os "lados da mesma moeda." Mas são incapazes de apontar solução, só criticam. Criticar é fácil, difÃcil mesmo é fazer. Sabemos que crisis são cÃclicas e parecem que independem de governantes. No mundo inteiro existem crisis. Agora, já se foram cinco anos e a crise só aumentando e não vemos um sinal de solução. Os bols vão dizer que foi o corona. Na minha visão, essa foi a grande oportunidade do JMB, mas ele não soube aproveitar, a visão maniqueista dele não o deixou percebe-la.
O missivista não responde sobre as colocações de Guedes em relação à doméstica na Disney e ao filho do porteiro na universidade. Também desconhece o trabalho da Cambridge Analytica. O golpe foi ema elaboração sofisticada dos capitalistas, seguidos por meios conhecedores da verdade e por muitos manipulados pela mÃdia. Bolsonaro é o resultado disso.
Impressionante como este senhor manipula palavras . Cria narrativa dentro do mundo em que vive e demonstra desconhecer que pessoas estão sofrendo neste desgoverno com falta de emprego , comida , vacina , medicamentos. Colunista , a elite brasileira não quer governo progressista e soberano. A elite deste PaÃs quer ter o comando sempre e inclusive até da narrativa , como seu próprio artigo acima .
É preciso definir qual teria sido o crime de responsabilidade da Dilma, já que ela está inocentada de tudo. PolÃtico não afasta o outro por causa de corrupção. E, no caso mais recente, foi para mudança de mãos no poder. As razões são muitas, mas a principal foi o fato de o Brasil ter se tornado uma grande potência, rica. Então, vamos forçar as privatizações, pq a potência toda foi conquistada por meios estatais. O que esperar daqui pra frente? Apagões generalizados em todos os setores.
"Jogo infantil". E o cara começa falando de "rótulos". Fica a sugestão de um resumão sobre as coisas escritas e faladas pelo Joel. Isso sequer teria a ver com qualquer discussão à direita ou à esquerda. É só mesmo sobre qualidade de discurso e pensamento.
O autor confunde esquerda com petismo. Eu sou de esquerda e não sou (mais) petista. A verdade é que a tal direita moderada vai ter que assumir o erro Bolsonaro. E que não tem condições de protagonismo algum em 2022. Não conheço nenhum da turma que tenha votado em Haddad. Já esperar autocrÃtica do PT é impossÃvel. O cara de Paris é a alternativa. Seu recado foi claro em 2018. Apoio crÃtico ao PT, sem se iludir que ambos servissem para algo. Com Ciro podemos superar esta dicotomia do absurdo.
Talvez tua mãe...
Com Lupi de vice....
O pessoal de camisa da seleção das fotos da época são os mesmos que ainda vão em manifestações pró-Bozo. Acorda, Joel!
É uma fábula essa divisão da sociedade entre "direita" e "esquerda". Alguns no andar de cima, outros no andar de baixo, mas estamos todos na mesma barca furada, ora remando para um lado, ora para outro.
Ah sim, fale isso para os banqueiros e bilionários... Se eles estão em alguma "barca", então são iates (que de furados nada tem). Não é possÃvel que com tanta informação alguém não possa entender que mesmo em paÃses pobres existe uma elite que sempre está acima do "bem e do mal". Coitada da classe média que acha que é elite e segue a "cartilha" dos verdadeiros detentores do capital.
Muito interessante a reflexão proposta. Concordo com o dilema que vivemos a esquerda, graças a um estado de torpor devido à s sucessivas gestões de esquerda no paÃs. Mas não dá para culpar o governo de esquerda da desindustrialização que vivemos. E houve uma tramóia em 2016. Mas precisamos passar página.
É isso aÃ, Joel. Não se pode criticar nem PT nem Bolsonaro sem virar alvo de reações as mais furiosas. Todos fanáticos iguais. Deve ser paixão mútua mal resolvida.
Concordo com a Renata. Aqui neste espaço a maioria é de lulo petistas e a maioria dos comentários atingem o autor do artigo, não o conteúdo do mesmo.
Boa parte tá respondendo na boa.
Acho que a senhora não leu os comentários. A maioria deles é cordial e respeitosa, mesmo discordando da posição do colunista. Quem manda ele fundamentar suas assertivas em algumas teses furadas? Quem sabe, esses comentários crÃticos possam melhorá-lo como colunista de jornal. Afinal, ele ainda é jovem...
Esperar auto crÃtica de lulistas é de bolsonaristas é perda de tempo. A paixão cega. A melhor parte do texto é: "Lula e Bolsonaro podem ser muito diferentes, mas o fanatismo de seus seguidores é parecido".
Quanto aos bolsonaristas, abaixo da autocrÃtica, frise -se. Já petistas, mesmo, não existem mais. Sobraram só cÃnicos e os lulistas. PT praticamente desapareceu no RS, por exemplo. Encolhe desde 2010 à razão de 30% eleição após eleição. Bom, os caras apoiam o Maduro, né? Quem tem a democracia como valor não pode mais continuar no PT, ainda que esporadicamente possa votar em algum de seus candidatos.
A verdade é que não se mexe em time que está ganhando. Se o Lula está tão a frente das pesquisas, não vejo porque a esquerda precise mudar seu discurso maniqueÃsta. Aliás, o próprio sucesso do Bolsonaro em 2018 (e Witzel, e Dória, e Zema) é prova de que o maniqueÃsmo é boa estratégia eleitoral. Certamente não é melhor para a qualidade da administração pública, mas isso é uma variável de segunda ordem na estratégia polÃtica.
São engraçados os colunistas de direita que querem dizer à esquerda o que fazer. Eu que sou de esquerda, quero q
Joel é um rapaz letrado que adorava vestir amarelo e ir para a paulista gritar Fora dilma,ele é um rapaz limpinho e cheirosinho a pura expressão do intelectual nutella,a unica contradição em sua vida é que ele ama marina silva a fadinha da floresta e ao mesmo tempo só é amado pelos os mais asquerosos admiradores do genocida bozzo como pode se comprovar nos comentarios,enfim mais um bobão ou talvez espertalhão para enganar falsos moralistas pudicos e afins.
Hoje 2021, presidente Jair M. Bolsonaro. A história ou a verdade de como começou a se escrever o impeachment da Dilma, esta lá atrás, nesse tempo. E. Neves, hoje pisa forte, M. Temer, peixe do Presidente, o Pt, continua sendo o culpado de tudo o que possa acontecer. ManiqueÃsmo escondido atrás de mentiras é uma realidade. Com tudo isso, esses artigos não adiantam, porque a realidade esta ai, ou seja a verdade do fracasso da direita, se chama Bolsonaro.
Estaca zero. Joel Pinheiro x Luis Felipe! PoderÃamos avançar, há um mundo fora da bolha, há o povo como gostam dizer, esquecido entre o Lulopetismo, forjado na operação que poderia ter tido inÃcio, meio fim dentro da legalidade, R$100 milhões e outros milhões devolvidos são prova e o bolsonarismo admirador de tortura. Polarização que tanto favorece ao poder pelo poder menos o povo. Temos opção! Vamos dar chance ao plano nacional de desenvolvimento. Vocês conhecem? É muito bom.
Nem mesmo ameaçada de censura e sabendo que não está livre desse destino ainda, a imprensa se move de sua posição. Lava jato já foi comprovado a ação polÃtica, mas muitos não admitem o que foi noticiado. Pra quem pensa assim reeleger o atual, se omitir de novo ou entrar pro zap do mundo paralelo não custa muito. 2022 assim como 2018 será democracia x ditadura, sem a desculpa do vamos dar uma chance ao autoritário.
Perfeito. Clap, clap, clap. De pé.
Não entrarei no mérito da discussão. As duas últimas frases do artigo mostram o autor achando que pode falar em nome do povo. Qualquer um que acha que incorpora a entidade "Povo" para justificar seu argumento, já erra por aÃ.
Estou com Joel.
FSP, como vocês conseguem manter um colunista mau intencionado como esse? É evidente a manipulação intelectual. Artigo lamentável, principalmente por ser em um domingo, dia mais lido da semana.
Quer dizer então que até o Bolsa FamÃlia é fruto dos nossos santos economistas de direita? Quanta desonestidade em um só artigo.
Verdade? Calado está errado
É incrÃvel a desonestidade intelectual desse colunista. Não menciona, e sutilmente faz piada, com a influência dos interesses da geopolÃtica norte americana nos governos de qualquer paÃs que os incomodem. Que a Lava Jato foi uma farsa montada para prender Lula. Combater a corrupção, era apenas seu slogan de fachada, afinado com novelização do caso na Rede Globo e os vazamentos convenientes.
Não tinha lido o artigo do Luis Felipe Miguel e ao ler este artigo achei que aquele era de pura defesa do PT e de ataque ao articulista Joel. Joel, acho que você precisa reler aquele texto. Ele debate com você sobre ideias e não usa de ataques à sua pessoa, como vc quer fazer crer. Em sua resposta você, sim, tenta jogar no outro a pecha de defensor insano do petismo. Enfim, procure melhorar.
Joel sabe muito bem que o correto seria a cassação da chapa Dilma-Temer e também do segundo colocado, Aécio, por parte do TSE. Estou falando das eleições de 2014. O Tribunal só não efetivou essa decisão, porque Temer havia nomeado 2 ministros para votarem contra o relator. São eles: Admar Gonzaga e Napoleão Nunes. Foram fundamentais para se derrubar o voto do relator e aprovar voto esdrúxulo do Gilmar Mendes. A diferença foi de 1 voto.
Continuando. Caso o voto do relator fosse vencedor, terÃamos tido eleições para um mandato-tampão, e Bozo não teria sido eleito, em 2018. Admar Gonzaga, hoje, assessora o Bozo...A direita, em peso, apoiou Temer na presidência, por conta da reforma da Previdência, principalmente, e deu no que deu...Hoje vemos a situação em que se encontram Chile e Colômbia, governados pela direita "esclarecida".
O senhor Joel faz uma equivalência entre suporte popular e democracia. O Nacional Socialismo na Alemanha de 1933 prova que essa equivalência é não apenas um equÃvoco, como também um equÃvoco extremamente perigoso.
Joel precisa de humildade e vergonha.
E sobre o artigo, algum comentário?
Havia uma crise econômica que levou água ao moinho do impeachment como todas as crises o fazem, a questão da qual o colunista passa longe, é que se atuou para impedir o governo de superar a crise, e isso tem reflexos até hoje, não passou. Quanto ao anti povo, esse grupo está no poder de garras afiadas para tirar direitos do povo, a banda podre do sistema como anti sistema. 2013? Fracasso, derrota, foi cooptada pela extrema direita e gerou o oposto do que reivindicava, menos serviços públicos.
Excelente artigo. Disse tudo e mais um pouco.
Eita, Morel elogiando a Folha. Parabens Morel, saia do lado negro da força.
Parabéns, Joel. Texto incisivo e extremamente necessário!
As manifestações nas ruas, originalmente não eram direcionadas a Dilma. Começaram com a prefeitura de SP, pelo aumento das passagens de ônibus. Depois foram manipuladas por fake news, pela direita agressiva, olavetes, kim kataguiri, milicianos bolsonarista , até chegar nessa desgraça que estamos vivendo. Sem esquecer do Aécio que inconformado com a derrota nas urnas, sabotou o governo eleito.
O mesmo Aécio, que hoje apoia o governo Bolsonaro.
Mais um artiguinho da "direita esclarecida", para a qual não falta espaço na Folha. Beira o ridÃculo, ao dizer no inÃcio que sabe fazer , mas não fará o "jogo maniqueÃsta" do Professor! Faz esse jogo e muito pior. É o discurso bolsonarista arrependido do PSDB e pronto. É o tÃpico eleitor de Amoedo no primeiro turno e de Lula no segundo, simplesmente porque não há opção. Ah, sim, há Paris...
Estamos vendo o "diálogo" que a direita "esclarecida" está tendo na Colômbia...E, ano passado, no Chile...
Liberalismo é isso! Você poder optar por votar em partido A ou B de acordo com seus ideiais, ou como você acha certo. A "direita esclarecida" busca o diálogo, já a "esquerda emburrecida" busca o poder.
Coluna cheia de erros de avaliação. Primeiro que o PT, no poder, nunca foi tããão de esquerda assim, foi mais retórica do que prática. Segundo, que a direita, radical ou não, votou em massa em Bozo, mostrando o que efetivamente quer e planeja para o paÃs. Agora, boa parte dela, faz cara de paisagem...E falar que as redes sociais aumentaram a autonomia da expressão popular é um absurdo. Fez foi aumentar a manipulação, via fake news, isso sim...Isso possibilitou a eleição do Bozo, claramente.
Narrativa boa, Carlos.
Isso é o desespero pq o lula está na área para nos livrar de todo mal amém. Deus, jesus e lula sao maiores!
Não sei quem vai ganhar, mas quero dar um "tapa" nesse troço que vc fumou.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Joel tem razão.
Engraçado, é com este artigo que você diz que falta argumentos ao professor Luiz Felipe Miguel? Esse artigo só prova que ele está certo. Aliás, é só reparar nos comentários e ver que quase todos que o aprovam são eleitores do coisa ruim.
Parabéns Joel, coluna excelente. Eu diria que "lacrou"!
Uma das melhores análises polÃticas contemporâneas que já li na Foice.
Lendo os comentarios da p perceber q muitos se adequam ao dito ppular do ' ter ladrao de estimacao " hehehe
Sr Joel, hoje mais do que nunca, com as revelacoes tornadas publicas a respeito dos processos q prenderam Lula sem provas e destituiram Dilma sem ter cometido crime, o q está popularizado como o "maior escandalo juridico da historia", é inevitavel este sentimento de arrependimento e culpa pela ascencao da aberracao Bolsonaro. Culpa do PT? Claro q não. O povo percebe, vide as ultimas pesquisas.
Povo não esta indo as ruas contra Bolsonaro, desemprego etc por causa da Covid19.
Confessa logo Joel, votaste em Bolsonaro seguindo teu heroi Sergio Moro. Todo mundo ja sabe.
Lulistas e bolsonaristas são iguais na ignorância e negacionismo da verdade. Entre PT e bolsonaro eu voto nulo.
Anule seu voto e torne-se cúmplice da continuidade do processo acelerado de destruição do paÃs! A escolha é entre civilização ou barbárie, democracia ou ditatura, simples assim!
Isso! Lave as mãos. Posição mais cômoda. Voto nulo não existe na prática: quem vota nulo simplesmente transfere a outrem o direito da escolha, por conseguinte, apoia o vencedor: no seu caso, ajudou a eleger o Coisa Ruim Miliciano Genocida. Tem culpa no cartório SIM!
Paulo , se prefere voto útil, vote em qualquer candidato , menos Bolsonaro. É o mÃnimo que um cidadão de bem, tem obrigacao de fazer.
Os “pilatos” votam nulo e acreditam que não tem responsabilidade com a destruição que estamos assistindo em todas as áreas do governo. Não consigo nem respirar direito quando vejo do que é capaz de fazer uma pessoa como Bolsonaro.
O povo foi incitado a ir para a rua de forma vertical. Inicialmente o senhor Aécio Neves se recusou a reconhecer a derrota e depois que surgiu a tal Lava Jato, passou a ter apoio total e irrestrito por parte dos Conglomerados de mÃdia e das elites dominantes que vinham perdendo seus ganhos. A situação pós Dilma tornou-se muito mais delicada para o povo , sobretudo os trabalhadores, mas não se viu reportagens dissecando os assuntos por horas a fio. O resultado todos conhecemos: JMB.
Manifestações gigantes com centenas de bonecos de Lula presidiário, centenas de bonecos da Dilma, milhares de bandeiras, de camisas da seleção brasileira, bandas e trios elétricos, milhares de faixas gigantes, tudo isto custou fortunas incalculáveis. Lógico que este movimento contra Lula e Dilma foi fabricado pela Elite dominante. Um prêmio para quem encontrar pretos e pobres nas fotos, e olhe que eles são a maioria absoluta da população.
Dilma foi cúmplice de um sistema polÃtico corrupto. Ela não mereceu outra coisa. Aliás, saiu barato pra ela.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Esquerda precisa superar jogo infantil sobre Bolsonaro e impeachment de Dilma Voltar
Comente este texto