Hélio Schwartsman > Uma obsessão original Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Sasso

    Sim , mas não para todas as obras. Veja como exemplo muitas pintura do Van Gogh , para quem já teve o prazer de estar diante delas, existe uma coisa chamada textura , suas obras são um misto de escultura e pintura ,acredito que uma copia plana alcance apenas 1/10 de seu efeito. Estou falando de artistas para humanos.Não robôs .

    Responda
  2. Vinicius Lombardi

    Walter Benjamin é encontrado aos prantos depois da invenção do NFT

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Acho que é o contrário, seria a comprovação da aura do objeto original de que ele falava.

  3. Vito Algirdas Sukys

    Eu me pergunto se um NFT, que é determinado por um blockchain, não possa ser invadido por um hacker que copiaria esse "original" e explodiria a bolha econômica criada por NFTs. Parece ser a disputa entre nominalismo x realismo, que começou no século 11. Onde está o real, a coisa independente de como pensamos, ser encontrada? Há alguma coisa que influencia nossos pensamentos e não é criada por eles. Não há uma prova indiscutível do "real". Há apenas uma inclinação para um lado ou para o outro.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Mas a questão é que o original pode sempre pode ser copiado, idêntico, sem precisar invadir nada, e mesmo assim a bolha não explode.

  4. José Cardoso

    É um assunto fascinante, desde que os comerciantes da palestina enrolaram Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino vendendo relíquias como pedaços de madeira supostamente da cruz de Cristo e a ponta da lança com que o centurião Longino o perfurou. Isso uns 300 anos depois do ocorrido... Essa última peça é tema de uma interessante série Sérvia da Eurochannel "Sol Negro".

    Responda
  5. Nelson Vidal

    Não comungo da visão deste enciclopédico colunista quanto à preferência pelo original no sentido de verdadeiro, em tudo, por tudo e por todos. Cito como exemplo, o espectro político nacional onde ocorre o contrário, a opção em grande numero pelo falso, do que o maior exemplo é o PT (identidade verdadeira- PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros). Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E o barquinho vai, e o barquinho vem. PT PT PT. Amputou o nome por que, senhor Nélson? Um chutão no bumbum de crentes, agnóstico e ateus.

    3. Ayer Campos

      O inacreditável Namastê costuma interpelar os comentaristas sobre 'a fonte', sempre que se depara com observações inalcançáveis a seu intelecto e nível cultural. De minha parte, esclareço que minha fonte são 16 anos de escolas públicas laicas e uma família infensa a misticismos fanáticos e a apelos ao sobrenatural para esconder medos e déficits de compreensão da vida e fé secular.

    4. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      E o partido de seu presidente governa para quem.? ..os madeireiros..as mineradoras o mercado financeiro,e para a familia Bolsonaro.

  6. Tiago Furtado

    Caro Hélio, sugiro que leia uma história contida no livro "Eram todos camisas 10" de luiz guilherme piva, na qual um sujeito recebe por acaso a camisa rubronegra do zico e causa inveja a todos na cidade. "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay"

    Responda
  7. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O original no seu conteudo mostra caracteristicas de uma epoca, como por exemplo, o tipo de papel usado no caso de uma revista ou o tipo de tinta no caso de uma pintura a óleo.Alem disso podemos considerar o cheiro e a textura, que nao serao os mesmos.

    Responda
    1. Nelson Vidal

      O "meu presidente" no seu sentido de que você me dá, como argumento falso contra meu antipetismo por amor ao Brasil, também é o seu, é nosso, é do Brasil que o elegeu, por que antes dele o foi Lula. Não se colhe verdades de uma plantação de mentiras cultivada por anos a fio. Bolsonaro é efeito não causa. Não foi gestado no paraíso e sim no Brasil de Lula e do PT (identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) Namastê!

    2. Nelson Vidal

      O "meu presidente" no seu sentido de que você me dá, como argumento falso contra meu antipetismo por amor ao Brasil, também é o seu, é nosso, é do Brasil que o elegeu, por que antes dele o foi Lula. Não se colhe verdades de uma plantação de mentiras cultivada por anos a fio. Bolsonaro é efeito não causa. Não foi gestado no paraíso e sim no Brasil de Lula e do PT (identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) Namastê!

  8. MARCELO SA DA SILVA

    O cerne do não entendimento do Hélio Schwartsman esta em entender a fenômeno do ponto de vista estritamente racional e evolucionista, esquecendo que o que move o ser humano é o coração, a emoção. Ex. Uma pantufa comprada na esquina não substituirá a pantufa que meu amor usou antes de partir... E assim vai...

    Responda
  9. Ayer Campos

    Que um indivíduo incorra em algo custoso para chamar a atenção de possíveis parceiros sexuais é plausível do ponto-de-vista biológico. Mas a analogia/implicação do ' se gasto rios de dinheiro em algo inútil, estou sinalizando (...) a superioridade de meus genes' é , do ponto-de-vista heurístico, impertinente e descabida, já que a 'sinalização conspícua' da riqueza material obedece a lógica e motivação sócio-histórica diferente. A não ser que o poder seja em si um sinal de superioridade genérica.

    Responda
    1. Nelson Vidal

      Seu julgamento sobre mim revela pouco aproveitamento de sua formação laica e em escolas públicas, que deveriam ter lhe dado mais sensibilidade psicossocial acerca de algo ou de alguém. É por essas e outras, que, apenas de você, cobro a citação da fonte de suas elucubrações pouco convincentes. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal

      Esqueceu de citar a fonte. Namastê!

    3. Ayer Campos

      Ia escrever genética e saiu 'genérica'... Também faz sentido.

  10. adenor Dias

    O original de algo que não existia antes, merece ter um valor muitas vezes superior as cópias! Entretanto não há numa obra de arte por exemplo, uma valorização do artista atual! As obras de artes que ouvimos falar que valem milhões, são de artistas que morreram há mais de cem anos! E muitas vezes, tais obras de artes servem muito mais aos lavadores de dinheiro proveniente de corrupção, como no caso do dono do banco Santos...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.