Luiz Felipe Pondé > Esquerda hoje é um fetiche cultural, algo que cabe num comercial de banco Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Para mim, ele está escrevendo há vários anos a mesma coluna. E ainda assim consegue ser pior a cada semana
Texto de uma irrelevancia galopante. Parece com alguém cuja casa esta pegando fogo e fica preocupado em encontrar a conta de luz do mês passado.
folha. o pondé, folha? nao tem outros filosofos mais light na praça? sera que ele ta cobrando baratinho?
Até quando a Folha continuará dando espaço para articulistas como esse xerox de Olavo ? Fico impressionado como alguém pode ter tamanha capacidade de escrever linhas a fio, apresentar uma falsa erudição e não dizer absolutamente nada!
Resumindo: o socialismo raiz rendeu-se ao capitalismo. Os "socialistas" de classe média e média-alta contemporâneos criticam o capitalismo e o liberalismo usando smartphones e roupas importadas. Mas temos que pensar que o discurso socialista cativa a população de baixa renda, que não está preocupada com ideologias e precisa de um amparo social; o discurso de esquerda vindo dessa classe social é uma necessidade real, é um projeto de vida e sobrevivência, e não mero marketing.
Pondé ideólogo do Bolsonarismo. Só é mais elaborado e educado que o Olavo. Criando polêmica pra vender curso na web para fanáticos ressentidos.
Os argumentos do Pondé se parecem com comentários dos jurados do Chacrinha.
Desculpe! Elke Maravilha dava de 10 nesse que se auto intitula "filósofo". Até a Rita Cadillac se posiciona melhor!
Este artigo me lembra o que Machado de Assis escreveu em seu conto: "a teoria do medalhão ": "A difÃcil arte de pensar o pensado". Devo agradecer ao volunista por dar atualidade à obra.
É difÃcil decidir entre Pondé e Olavo.
Onde o autor quer chegar com seu comentário? Quem é melhor dos que os wokes? Pego-te que nos dê uma direção sábio... ou pare de bancar o inteligente. Qual a sigla que te denomina, cacatua humana?
Que os wokes se sentem muito confortáveis com o capitalismo, enquanto pregam suas chatices cultualÃsticas. Eu vou além, eu os acho nocivos e autoritários. São covardes.
No meu tempo se dizia. Viajou na maionese....
Esse cara deve ter enchido a cara com os bolsominios em algum boteco, foi prá casa e escreveu esse febeapá e depois mandou para ver se o presidente gostou. Mas como o presidente tem enxaqueca quando lê duas linhas, enviou o texto para o Olavo ver se o achava genial. Quanta besteira temos que ler neste inglório mundo.
Esse cidadão sofre de algum distúrbio cognitivo. Piorando a cada dia. FSP só pode ser paga para publicar esse tipo de artigo.
Pondé, perdoe os comentários abaixo...o raciocÃnio do pessoal é bastante poluÃdo por ideias que ja se mostraram ineficientes para a humanidade. Mas fazer oque, tem gente que are hoje acha que a URSS era um paraÃso idÃlico de amor e justiça social. Nem com medicamentos se cura isso.
Tá tomando o mesmo remédio do Pondé?
falas do lhe é proprio.
Deve haver algum tipo de tratamento pra essa doença que vc sofre Pondé, só não sei qual.
Obrigado pela dica. Tomara que essa “erudição” não me faça saudar torturadores algum dia.
Ja para a sua, cegueira, não ha tratamento. Talvez aprofundar-se na leitura da história da humanidade ajudaria.
Boa tarde a todes e a todxs. Pondé, assim que eu tirar meu hambúrguer de lentilha do forno, volto para criticar seu texto.
Pondé éum reacionário que fez da guerra cultural o seu nicho. É alguém que sempre tratou aqueles que dele divergem como caricaturas, que ele pinta em quase todo artigo simplesmente para dizer "Veja como são ridÃculos!". Este é praticamente seu único discurso.
Você é um reacionário. Pondé discorre lucidamente da realidade escancarada dos dias atuais, e só um cego ideológico não enxerga.
Meu Deus esse cara tá cada dia pior, Lênin, bolcheviques,gelou Pondé a revolução industrial foi entre séc.19 e inÃcio do séc 20, hoje não existe mais , agora é o capital financeiro e o Globalismo e a internet que dominam o cenário, não se aplicam mais conceitos nem de Marx nem de Jesus, mas vc como bolsominion ainda não chegou nem na década de 60, estou esperando vc no séc. 21 chegar na baia dos porcos
Que texto raso , intelectualmente pobre e ausente de uma sustentação racional e acadêmica. Aceitável como uma opinião pessoal , mas que nada agrega a qualquer discussão polÃtico-ideológica, como de regra tem sido os texto desde colunista !
Foi demais para Ponde ver o seu Mito cair pelas tabelas. Pior ainda comprovar a ascensao de Lula. Este e um texto pior que o habitual, nem Bolsonaro conseguiria ser tao ruim.
Um artigo em 15/5/21 que se baseia em Lenin para falar da esquerda? Ok, próximo!
Pondé , chora não
No Brasil houve uma evolução. Essas pessoas com o discurso de woke são servidores públicos que não querem perder os privilégios de alto salário, excelente aposentadoria e pouquÃssimo trabalho , outros servidores públicos que travam tudo para arrancar grana dos travados ou multados, de artistinhas de TV que vivem a custa das propagandas institucionais e empréstimos estatais, ( a mÃdia impressa tb)e capitalistas de compadrio ( licitações superfaturadas e polÃticos do PT )
Não e verdade.....na média incluindo gerentes diretores etc o salário médio na iniciativa privada maior.. salário alto no setor público apenas para quem racha..aposentadoria integral não existe desde 2013 .Dilma acabou com aposentadoria integral...servidor não tem FGTS ou data base ou dissidio coletivo.as regras de aposentadoria da emenda 103 Bolsonarista e mais pesada para servidores civis que para trabalhadores da iniciativa privada.dizer o contrário é falso
Não e verdade.....na média incluindo gerentes diretores etc o salário médio na iniciativa privada maior.. salário alto no setor público apenas para quem racha..aposentadoria integral não existe desde 2013 .Dilma acabou com aposentadoria integral...servidor não tem FGTS ou data base ou dissidio coletivo.as regras de aposentadoria da emenda 103 Bolsonarista e mais pesada para servidores civis que para trabalhadores da iniciativa privada.dizer o contrário é desconhecer
Você está se referindo a esses funcionários que o presidente assinou decreto autorizando ganhar acima do teto constitucional? Safadinhos não? Ou melhor rachadinhos no?
Coelho, Servidores públicos com salários bem mais altos do que os da iniciativa privada, fazendo serviço burocrático lento emperrado ( induzindo propinas) e frequentemente inútil , com estabilidade no emprego, aposentadoria integral e muita folga. Indústria de multas ( e propinas ) em licensas ambientais, empréstimos estatais a fundo perdido para jornais e TV e propagansas institucionais e licitações superfaturadas de estatais
Quais são os privilégios,?....cite algum....
Na visão irrestrita da esquerda, a natureza humana é sempre boa, tudo que de ruim acontece é sempre culpa de alguém, que sempre existe uma solução ideal para cada problema e que a transigência nunca é aceitável. Acontece que a natureza humana não é nem inerentemente boa nem ruim, mas está em perpétua mutação, mas sempre em busca do próprio interesse. A transigência é fundamental porque não existem soluções ideais, apenas trocas (trade offs) via negociação.
Já troquei e-mails com o Pondé. De fato, ele é uma pessoa bastante gentil e educada. Nos tempos de faculdade eu lia seus artigos assiduamente e caÃa facilmente no "canto da sereia". Demorei algum tempo para perceber que, mais do que um estilo, o seu "descolamento" e tiração de sarro são alguns subterfúgios que ele se vale em prol da defesa da desigualdade social, que o autor apregoa há mais de uma década na Folha de S.Paulo. Bom domingo à todos.
Comentário de direitista: você não sabe escrever, não aprendeu a usar a crase.
Se é assim, Nelson, eu quero pelo menos uma desigualdade sueca.
Toda a Natureza viva é hierárquica e os humanos são animais altamente hierárquicos. Igualdade é um desejo dos perdedores e ressentimento e inveja um sentimento comum nesses perdedores. Isso é esperado. Não é preciso ser a favor da desigualdade social. ela sempre existirá.
Conviver com a realidade foi inspiração praquela música: "não está sendo facil".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Esquerda hoje é um fetiche cultural, algo que cabe num comercial de banco Voltar
Comente este texto