Luiz Felipe Pondé > Esquerda hoje é um fetiche cultural, algo que cabe num comercial de banco Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Mandou bem hoje o Pondé ! Valeu pela reflexão.
Uma coisa óbvia: quando bancos, supermercados e montadoras empunham certas bandeiras politicamente corretas, é porque estamos diante de uma ideologia burguesa. Ou será que banqueiros e outros empresários não são mais burgueses?
Pondeé fala desse capitalismo decadente e distópico como se fosse a oitava maravilha do mundo! O capitalismo foi revolucionário há 300 anos atrás! Você está só um pouquinho atrasado!
o que eu mais quero que aconteça no mundo é que o capitalismo acabe....qualquer pessoa inteligente sabe disso e se é contra isso não é inteligente....
Pondé, parabéns. Certeiro como um flecha. ''Pai, perdoai. Eles não sabem o que escrevem''. O texto foi tão bom que causou a ira das ovelhas cegas que defendem o atraso. Apesar de seus balidos contrários, a história demonstra, claramente, como estás com a razão. Todos os esquerdo.patas, ao assumirem o poder, passam a agir dentro daquilo que tanto criticavam e deixam a miséria para seus zumbis fanáticos. Querem trabalhar pouco, enriquecer muito e levar um estilo de vida o mais burguês possÃvel.
Olha aÃ, o nÃvel de quem compactua com o Pondééééé! Gadaiada é isso aÃ!
Aguento o Pondééé até o fim do bozo.
Acho curiosa a crÃtica do autor à esquerda "woke", porque ela está para a esquerda tradicional assim como a obra do Pondé está para a filosofia: um simulacro que fica muito bem na vitrine da Saraiva e na cabeceira de quem sobrestima a própria erudição e inteligência.
E no entanto, esta devastando a América do Norte. Tomara que as pessoas leiam mais sobre o que se passa fora do Brasil. Quem sabe entendam que este debate é essencial.
O articulista tá carente de honestidade intelectual. Humildade mesmo. A ascensão dos bolcheviques ocorreu justamente pela tirania dos Romanov. Os fuzilamentos de miseráveis defronte o palácio dos sanguesazuis poderÃamos dizer, utilizando a dialeticidade, seria obra da direita? Tem do!!!!
Otra cosa mutcho fora de lugar. Chamar a revolução bolchevique de Golpe, como quem quer que hajar alguma sutil semelhança entre ela e tomadas de poder acontecidas na America latina e Africa, por exemplo, é algo muito grosseiro intelectualmente.
Excelente observação a respeito de uma articulista pseudo-intelectual...
Que cansaço Pondé! Vejo o teu esforço p tentar escrever algo q soe inteligente e cool..mas vc não consegue, pois se repete a exaustão! Sabe pq não consegue ser criativo? Pq estas do lado errado da história, junto do Olavo e dos ressentidos da direita. Ah! E leva pra terapia tua fixação na palavra fetiche...
Nossa, quanto ressentimento! O autor bate sempre o mesmo prego. Por que não escreve sobre a direita, liberal ou extrema? Bolsonarista enrustido e/ou arrependido....
Meus alunos do Fund. II fariam um texto melhor. O pseudo filósofo, esquece das milhares de mortes causadas pelo capitalismo: os mortos pela fome, aqueles que morrem todos os dias nas filas dos hospitais, dos sem emprego. Sua análise parece ter como ponto de partida o "Socialista de iPhone". Que tal fazer uma outra: "Capitalista sem Capital".
Dentro da sua própria bolha tudo é melhor, meu caro desavisado.
Quando este falso filósofo escreveu o livro "A Era do Ressentimento " estava falando dele mesmo !!!
Uma pena que Pondé não use a sua inteligência para além dos ataques à esquerda.
Qual inteligência???
Gastou um monte de texto pra falar do que todos já conhecem a existencis; a esquerda caviar. Só acrescentou algumas nuances.
Pondé é um filósofo de vitrine, embalado para consumo. É um subproduto da ridÃcula e inconciliável onda liberal-conservadora que assola o Brasil. Mal disfarça sua posição de linha auxiliar do bolsonarismo.
Esse é o intelectual bolsonarista. Fala fala fala e não se tira nada de útil, só expressões engraçadinhas querendo ser espirituoso. Isso é um filósofo? Será que o capitalismo estragou a filosofia também?
eu ainda venho aqui ler o pondé. Sua irrelevante escrita tem o levado ao desespero em busca de click baits. Ele gosta de usar referências de poder, para alimentar sua tragédia de pensamento retrógrado. Tem uma meia dúzia que acha culto. Mas é só mais um piti solitário com meia dúzia de bocós que batem palma.
Pondé é o olavista que se diz filósofo. É alguém que, assim como sua referência Olavo de Carvalho, escreve e fala sobre assuntos técnicos que não conhece, como Direito, Administração Pública e Economia, como se os conhecesse, um erro fatal para um autoproclamado filósofo. O método de pesquisa de Pondé consiste em repetir algumas fontes não especializadas sobre a informação de natureza técnica que Pondé passa a crer que sabe. O que um filósofo faz é buscar saber, algo bem diferente disso.
Nossa! Que texto eivado de ressentimento, Pondé! Você tem é que analisar porque a Greta te deixa tão perturbado assim!
Só ido.otas como a Cuca aqui, acham que o capitalismo deu certo. Talvez, e falo talvez porque gosto da ciência, tenhamos que acabar com ele e construir algo novo no lugar. Talvez, algo nunca pensado. Pensemos juntos. Sem a Cuca.
Kkkk, pondé é um comediante
Já fez arminha, hoje? Faça que passa.
Patético
Um dia ouvi dizer que Pondé era um filósofo, mas para mim não passa de mais um ignóbil bolsonarista.
Ih, o velho professor da faap e youtuber usando seu template N1, aquele que diz que o mundo se reduz aos alunos da faap, com seus pais advogados e mães orientalistas. Sr. Jornal, se é assim, por que não republicar a coluna deste grande sábio de 25 anos atrás? É sempre a mesma!
Desta vez a erva que o Pondé fumou devia ser do túmulo do Tutancâmon! A revolução russa cometeu barbáries, assim como o fez o czar que foi deposto pelos bolcheviques. Comparar estes tempos com os movimentos ambientalistas de hoje é coisa de vigarista intelectual.
Tem tanta informação neste texto!
Jose Roberto? Vem cá... vou preferir perguntar: Vc está carente de atenção né?
Tem mesmo? Informação é que Israel acaba de matar mais 42 palestinos, incluindo 10 crianças. Pergunta, do seu jeitinho apaixonada, o que seu ex-professor acha disso.
Perfeito, Pondé. Bom ter artigos que tragam uma luz para o Brasil atual, com base no passado; onde realmente se tinha pessoas com ideologia. O PT não fez nem o expurgo dos corruptos sugerido pelo OlÃvio Dutra.. Alguns destes que que só bebiam vinhos de R$1.500,00/garrafa e whisky 25 anos. Uma piada a esquerda no Brasil! .
Só li o tÃtulo. O Pondé usa e abusa de palavras e frases de efeito para tentar fisgar o leitor. Esta fórmula é bem surradinha, mas ainda funciona com os desavisados.
Não sabia que o Renato Terra também escrevia para essa coluna.
Maldade com o Renato Terra, esse texto parece da Damares Alves.
- Professor achei muito interessante a carta de Lênin no inÃcio do texto.
435 mil mortos e o eterno bolsonarista continua sua campanha clickbait contra a esquerda. Cortina de fumaça que não consegue mais esconder que são 5 anos de direita e extrema-direita no poder. O povo tapado de 2018 é o povo faminto, desempregado, sequelado e de luto de 2021, recomendo esconder seus cereais. Afinal: quem tem kulak, tem medo. Nessa hora todo cuidado é pouco, pois os 100 primeiros nomes da lista podem começar com Luiz Felipe Pondé, Joel Pinheiro da Fonseca, Catarina RochaMoro...
Qual a idade mental do filósofo?! Alguém arriscatia um palpite? Eu iria de 16 anos, masculino e 13, feminino.
A estratégia do Pondé é a mesma do Bolsonaro, se proteger no ataque. Sinto muito pelas suas dores, mas enquanto não abordar diretamente o que te faz mau, vai continuar esse discurso insano de ódio insano pra esconder o sofrimento da sua mediocridade.
Penso que o Pondé quando foge de um tema mais abrangente para dedicar algumas linhas a criticar, apenas por criticar, a dita esquerda sem a devida comparação com a dita direita ele acaba esbarrando no ser que sempre cita, a saber: O inteligentinho.
Só estão faltando vacinas, de todos os tipos.
Que textinho mais raso...
Só está faltando vacinas, de todo tipo.
Qual seu fetiche pompom? Já sei....ser o mais chatinho que puder e achar que sua opinião acrescenta alguma coisa..... Acertei?
Vinho de 1500 deve ficar muito bom com picanha de 1800
Khrushchev, em solo americano, ao ser indagado sobre o que fazia durante a Era Stalin, respondeu ficar igualmente de boca fechada, caso a anedota seja verdadeira. O silêncio pode ser trocado por polêmicas estéreis. Não considero unanimidade, nem esta a forma standard de esquerdismo. Apenas mais uma forma de banalização. Virou outra estética para sensações a serem consumidas como produtos culturais. E por hora não sei explicar o que a segunda guerra púnica tem a ver com o socialismo russo.
Talvez se vc se informar sobre o que está acontecendo no mundo, vc entenda.
Uma visão tão limitada do que é o campo polÃtico da esquerda hoje apequena o autor. Mas tal fato não espanta, já que é claro o ressentimento profundo nutrido contra esses personagens toscos nos quais o autor resume esquerda. Eu não teria coragem de publicar um texto desse nÃvel com a minha assinatura, sentiria vergonha.
Alguns colunistas tentam passar por aquilo que não são, e assim, cativam nichos de incautos leitores. O Pondé tenta se esconder daquilo que é, mas não consegue. Ele sabe que na esquerda e no fundamento religioso é que a empatia sobrevive. Existe a esquerda que ele apresenta, existe. Mas não é o todo. Nesta coluna ele se mostra bem próximo do discurso do Olavo de Carvalho. Coloca toda esquerda num mesmo saco.
Acho que a esquerda é que é o fetiche desse Pondé...Só sabe falar sobre ela. Por que não expõe aqui as grandes ideias que os conservadores direitistas têm para o paÃs, iguaizinhas à quelas implementadas no Chile e na Colômbia?
Um texto que à primeira vista parece relacionar várias idéias e informações, mas depois vemos que usa informações fora de contexto, demonstra preconceitos ao criticar oprimidos e estereotipar a esquerda poupando a direita e os comportamentos opressivos, e não leva a lugar nenhum no final. Uma bobagem de um narcisista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Esquerda hoje é um fetiche cultural, algo que cabe num comercial de banco Voltar
Comente este texto