Opinião > Quem quer parar as universidades federais? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hildebrando Teixeira

    Por mim não farão muita falta,apesar de que, se fecharem, eu não receber fração dos impostos que paguei a vida toda ref a educação gratuita de milhas filhas; ruim pra mim , ótimo para o País. São caríssimas, extremamente corporativistas e ineficientes; seu maior legado, a inexistência de tecnologia nacional relevante(exceto pela única dirigida por militares, o ITA)

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Cara, não sei se você é mal intencionado ou se é só ignorante mesmo. Como alguém consegue ter o seu nível de pensamento e argumentação? Você puxa o saco do ITA só porque é um instituto militar (vá engraxar coturno). Você sequer poderia pisar em uma universidade pública pois jamais passaria no vestibular. O país que temos hoje só foi possível pelas universidades públicas. Sem elas, nem mapa de relevo e de biomas haveria!

  2. Herculano JR 70

    Hernandes, eu sei a função da universidade moderna: enganar os inocentes

    Responda
  3. Enrique Castro

    Gente, o Herculano, na sua brutalidade, pode não estar errado em algumas coisas. Um médico que se formou em uma federal, fez mestrado e doutorado sanduíche no exterior (tudo com bolsa da Capes ou do Cnpq) volta ao Brasi e degola com as tarifas no seu consultorio privado (não atende no setor público e te olha torto quando você pede a nota fiscal), não mereceria ser fuzilado? Desses ai o Brasil está cheio. Eu entendo o que ele quis dizer, embora não condivida a maior parte.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Ensino com qualidade e conteúdo importa para este governo? Não ! Ao contrário das nações que investem maciçamente na educação como fez e faz a Coreia do Sul e agora a China que tem milhares de alunos matriculados nas universidades renomadas norte-americanas , e voltam ao país de origem, aqui o que se vê é desmontagem e cortes de verbas para as universidades, onde muitas pesquisas importantes como criar uma vacina genuinamente nacional padece de estímulos e verbas, devido a miopia governamental.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    Universidade e a maior aberração do intrometimento do estado q começou na idade media para dar emprego a 2o filho de nobres sem herança, e alem das que ja citei, em comentario anterior, infantiliza o jovem ate a fase adulta mantendo a dependencia pais filhos ate a idade adulta, uma aberração para ricos q pobres ñ podem ter. Universidade pra ninguém é o lema q apoio.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Os países mais ricos do mundo, com as economias mais dinâmicas, investem nas universidades porque, distraídas, nunca consultaram um"expert" em ignorância avançada, como você.

    2. Hernandez Piras Batista

      A universidade "começou na idade média para dar emprego ao 2o filho de nobres sem herança"!?!?! Bem se vê que você não acredita mesmo no ensino superior. Ignorante a este nível, é óbvio que você nada sabe a respeito do papel da universidade no mundo moderno.

    3. djalma gomez

      Vc estudou onde, amigo?

    4. Elisabeth Schmidt

      Heinnn???

    5. Marcelo Caetano

      Universidade pública é aberração? Universidade pra ninguém? Esse nunca pisou em uma, infelizmente. A maioria dos alunos de universidades federais pertencem a famílias de baixa renda, basta uma rápida busca na internet para encontrar esses dados. Se o sr. tivesse cursado uma universidade de qualidade (via de regra, pública), teria feito essa lição de casa antes de espalhar notícias falsas.

  6. Herculano JR 70

    1Eu quero fechar todas as universidades publicas do país e invalidar seus diplomas monopolistas validadores das modernas guildas, as corporações de oficio da idade media, de ma memória, das profissões reguladas. Pela extensão de currículos e falta de treino elas informam ñ formam. O mérito escolar ñ pode justificar o privilegio de entrar já q os q ñ tem mérito, absurdamente, pagarão pelos q tem e ñ receberão compensação porque os q se formam são os mais caros honorários médicos, por exemplo.

    Responda
    1. Enrique Castro

      Gente, Herculano pode não estar errado em algumas coisas. Um médico especialista que se formou em uma federal, fez mestrado e doutorado sanduíche no exterior (tudo com bolsa da Capes ou do Cnpq) volta ao Brasi e degola com as tarifas no seu consultorio privado (não atende no setor público). Não merece ser fuzilado? Desses ai o Brasil está cheio. Eu entendo o que ele quis dizer, embora não condivida a maior parte.

    2. Hernandez Piras Batista

      É, como dizia Umberto Eco, a internet deu voz ao idiota da aldeia.

    3. djalma gomez

      Liberaram o uso de celular no hospício...

    4. Elisabeth Schmidt

      Doideira geral, louco de atar.

  7. Herculano JR 70

    2Pesquisa é outra gastança estatal de baixa eficiência e são interesse do setor privado q a deve fazer, aplicadas ou básicas. - O Relatório Coleman afirma a escola tem o nível socio econômico dos pais dos alunos ñ os investimentos escolares. Prova, q quem acessa univers/es publicas são os mais ricos. Escolas municipais de SP mostram q as da periferia são piores que as centrais que tem alunos de melhor nível socio econômico. Os pais do país fazem a educação ñ as escolas do Mec q inclui univer/e

    Responda
  8. José Cardoso

    Sugiro que convençam alguns parlamentares a destinar emendas para custeio e obras em universidades. Essa rubrica está bombando no orçamento federal.

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    Como disse Disraeli, a universidade deve ser um lugar de luz, liberdade e aprendizado. Eu acrescentaria que a Universidade também deve ser um berço de inovação, especialmente para lidar com tempos difíceis sem comprometer a qualidade e a produtividade. A pandemia obrigou o desvio de uma grande quantidade de verbas para a Saúde, assim como para financiar os auxílios emergenciais aos mais pobres, com reflexos nas demais áreas. É hora dos mestres mostrarem aos seus alunos como fazer mais com menos.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Curioso meu caro Marcelo, mas é isso que fazemos o tempo todo na iniciativa privada ainda agravado pelo fato de que não temos estabilidade no emprego. O problema do mundo acadêmico é que confundem independência com soberania. A universidade não é um mundo que vive numa bolha independente da lei da escassez e outras leis que regem o mundo real.

    2. Marcelo Caetano

      Os mestres e doutores (nesse caso, doutores de verdade, diga-se de passagem), que são os professores e pesquisadores de instituições públicas, têm feito isso há anos. O que a ciência não consegue fazer é milagre: com o dobro de alunos e metade do investimento nem a fé faz a conta fechar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.