Hélio Schwartsman > A revanche do cabo e do soldado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Eda Rocha de Oliveira

    É muito otimismo achar que o governo está perdendo batalhas. Já ganhou a principal: dividir os brasileiros e a boiada passa sem parar. Cooptou militares de baixa patente do exército, PM e milícias. Estamos mais perto de um golpe do que da destituição do genocida.

    Responda
    1. Antonio E Coutinho

      Não chego a crer que haverá golpe, apesar de não o considerar impossível. Mas certamente não será fácil removê-lo da cadeira. Mesmo que massacrado como merece nas urnas de 2022, terá a maior parte das armas do país sob as suas ordens insanas.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Cooptou militares de baixa e os de alta patente com mordomias, privilégios e boquinhas. Analise o Pazuerro, o Mourinho, o Heleninho TCU/Cocaína/Haiti, o Maria Fofoca, me vacinei escondido, o presidente fez chover no Pantanal para apagar os incêndios, os que adoram voar de helicóptero e no avião presidencial e até à cavalo por causa das diárias gordas e salário dobrado. A única virtude do Bozo foi mostrar quem realmente são esses impatriotas subservientes.

  2. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Se todos os Ministros disserem o que disse Pazuello de que o Presidente nunca interferiu nas suas decisões, o país tem vinte e três presidentes e não tem nenhum. Conclusão inevitável e que deve ser pensada por ocasião do pleito de 2022,

    Responda
  3. Marcos Fonseca

    Gostaria de acreditar e acordo todo dia ansioso por abrir o site da Folha e ler que o pedido de impeachment do Bozó foi posto em votação, mas vejo 24 bilhões de reais razões disso não acontecer. Com o dinheiro usado para comprar apoio vejo até proposta de voto pré impresso sendo apresentado. O Aras de olho na vaga do STF e o Lira com esse financiamento, a esperança é a eleição.

    Responda
  4. Marcos Barbosa

    A tática de Pazuello é de Joseph Goebbels.:  "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade", ambos em defesa de um genocida. 

    Responda
  5. Nelson Vidal

    Temo pelo que possa acontecer a nosso país se a estratégia do PT(identidade verdadeira- PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) de evitar o impeachment e deixar Bolsonaro "sangrando" até 2022, for vitoriosa. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Nelson, do céu! Não bastasse esses petistas desavergonhados terem eleito o excrementíssimo, eles ainda estão mancomunados para evitar o impeachment? Nossa!! E ainda contaram com os cúmplices que digitaram 17 ou se abstiveram em 2018! Ah! aquele bando de comunistas globalistas que votou 17, né? Comunistas! Globalistas! Bolsomínios! Que gentalha!!! Todo menoscabo é pouco!

  6. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    O articulista se esquece de que o principal causador da atual crise é a pandemia, de proporções mundiais, para a qual não se tem solução unânime e eficaz, e que apesar da torcida do "quanto pior melhor" ou de apontar somente erros sem ver os acertos, o governo vai cumprindo seu papel e vai amparando o SUS, desde sempre (com ou sem pandemia) carente de recursos humanos e financeiros para o atendimento decente à população

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Paulo Lopes, tua última frase resume tudo: estamos simplesmente diante de mais um caso de mau-caratismo. Mais nada precisa ser dito a/sobre esta rês.

    2. José Freitas

      Tem solução unânime e eficaz sim: a vacina, que seu presidente nos sonegou e continua sonegando o direito. E, só para esclarecer, o tal amparo ao SUS ao qual o Sr. se refere, é Constitucional, e não um favor concedido pelo presidente, como tenta fazer os desprovidos de cognição acreditarem.

    3. FLAVIO Costa

      A solução unânime é a vacinação, e enquanto ela não vem por incompetência do governo, devemos manter o distanciamento e o uso de máscara

    4. Eduardo Rocha

      O ogro ignorante do Bozo tornou a crise pior. Negacionista, reacionário e deficiente cognitivo, Bozo fez tudo errado e fará com que o Brasil saia lentamente da crise e destruído. Enquanto isso, nos países com líderes com mais de dois neurônios funcionando, a situação começa a ficar sob controle.

    5. Jove Bernardes

      O articulista se esquece, não, senhor Orlando, quem se esquece é você. Desce daí desse mundo de fantasia e vem para o Brasil real ver a tragédia que o palhaço amestrado produziu país afora, qual é? A pandemia "de proporções mundiais" (dããã) poderia ser "apenas" pandemia não fora o seu ídolo, amo e senhor promover sua piora sistemática e reiteradamente, tolo, sem nada fazer para contê-la.

    6. Marcos de Toledo Benassi

      Orlandão, baixa o rabo da Bozofrenia: há perfeita unanimidade em três coisas - (1) afastar e usar máscara funciona; (2) vacina funciona e é imperativo; (3) HidroxiMerdoquina e congêneres NÃO funfam. Não tem acertos no Bozoverno Zorra nenhuma, só ressalta o mínimo minimorum o bozofrênico que não aceita o óbvio. "Quanto pior melhor é o K7cete", cai na real. Tô de saco cheio dos representantes da hidiotice.

    7. washington portela

      triste visao

    8. Paulo Lopes

      É mesmo? E pq aqui é recorde mundial em número de mortos? Pq que nos outros lugares já estão começando a levar uma vida normal e sem máscaras e aqui a gente ainda precisa de fechar o comércio? Quem é que sabotou todas as medidas para conter a propagação da doença? Tem que ser muito mal caráter para fingir que não está vendo.

  7. José Oliveira

    Fico pensando, um sujeito igual ao Lula que veio do nada e os brasileiros lhe proporcionaram tudo. Mas a sua biografia e a sua folha corrida é vergonhosa. E agora, esse militar reformado? Por que foi reformado? Como permitiram que dois sujeitos desses tenham alcançado estes píncaros e causaram e causam tanto estrago, para dizer o mínimo? E o pior, o pior é que ainda causarão, de uma forma ou de outra...revanche? ingratidão? sandices? Talvez, Donatien Alphonse François explique, ou Sigmund?

    Responda
    1. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

      Considerando que em torno de 70% do país votará em um ou em outro, o país merece estar passando por tudo isso, e o pior, não existe luz no final do túnel

  8. Luís Cláudio Marchesi

    No elenco de casos de corrupção citados no artigo, complemento com as rachadinhas dos filhos do presidente, e do próprio presidente com funcionários fantasmas, como Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, fato denunciado pela Folha. Provas mais do que irrefutáveis que "a nova política" e "no meu governo não tem corrupção" - entre outras balelas - Bolsonaro faz o mais, de sempre. E faz pior! Nós pagamos a conta (como sempre)

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Luis Cláudio, há duas formas de acabar com a avalanche de baratas que infesta a cozinha. A primeira é agir com coragem, denodo e precisão, acendendo a luz e dando chineladas a rodo, com farta distribuição de inseticida, até dar por finda a tarefa verificando um por um os cadáveres inertes das blatídeas. Outra é correr para a porta da frente e gritar, feliz como um estúpido: "Não tem mais barataaa!". O senhor sabe qual foi o método bolsonariano.

  9. Décio Ceballos

    Hélio, são bem conhecidas as diferenças e aplicações de know-how, know-why, know-what e know-who. Estamos cansados de ter visto e de continuar vendo fatos (what) e comunicações (who) do presidente e seu pessoal. Nesse aspecto, relatórios de CPIs e artigos como os seus não vão acrescentar muita coisa. Mais impactante seria investigar e analisar as razões (why) desse pessoal. Pra mim seria a estratégia de quebrar paradigmas e instituições para fazer política nefasta.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Jove, esse é um anglicismo, aqui desnecessário, do pessoal de tecnologia. Utilizei-o para tentar forçar uma analogia. Pelo jeito não deu certo. Queria dizer que a CPI e todos deveríamos focar a motivação do Bolsonaro e do Bolsonarismo. A motivação de "contrariar' conceitos estabelecidos para ganhar mídia e "importância" nas redes modernas.

    2. Jove Bernardes

      Aprendi muito inglês com seu comentário. So, what?

  10. Jackson de Moura Ferro Silva

    Enquanto isso , chegaram mais vacinas da Pfizer ao Brasil dia 19/05 . Com isto , são 2,8 milhões de doses do imunizante já entregues em maio . Até junho serão 15,5 milhões de vacinas . Isso a FSP não divulga , criando desinformação . Toda quarta feira chegarão vacinas da Pfizer

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Mas há algo que vc mesmo faz questão de divulgar: vc é uma rês com selo de garantia!

    2. Jove Bernardes

      Jackson, Jackson, adeque o alcance de seus comentários ao seu limitado vocabulário e curta compreensão. Citar os números de doses que chegaram (foi isso mesmo? checou?) sem citar a criminosa lentidão com que foram providenciadas esconde o crime e esbarra no ridículo, para ficar no básico. Volta para o ramerrão de sempre, Jackson, fique no ridículo já conhecido.

    3. Paulo Lopes

      Mas era pra ter chegado no ano passado e impedido todo o massacre que ocorreu a partir do início do ano. Omissão dolosa foi o que esse governo fez.

    4. Ney Fernando

      E as entregas de cloroquina continuam? A corrupção continua. "A operação da PF no Ministério do Meio Ambiente, autorizada pelo STF, mostra que há indícios fortes de corrupção nos altos escalões da administração.Igualmente comprometedor é o chamado "tratoraço", o esquema, revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, pelo qual o governo Bolsonaro compraria apoio parlamentar liberando emendas num orçamento paralelo e superfaturado."

  11. José Oliveira

    Fico pensando, um sujeito igual ao Lula que veio do nada e os brasileiros lhe proporcionaram tudo. Mas a sua biografia e a sua folha corrida é vergonhosa. E agora, esse militar reformado? Por que foi reformado? Como permitiram que dois sujeitos desses tenham alcançado estes píncaros e causaram e causam tanto estrago, para dizer o mínimo? E o pior, o pior é que ainda causarão, de uma forma ou de outra...revanche? ingratidão? sandices? Talvez, Donatien Alphonse François explique, ou Sigmund?

    Responda
  12. adenor Dias

    Não adianta tirar da presidência, um sujeito que o povo deu-lhe poder. Tem qualificar o eleitorado. Quem não possuir senso critico, não ter direito a voto. Ou seja em vez de sabatinar os presidenciáveis, fazer isso com os eleitores. Pode parecer retrógado, mas não é possível por o destino do país nas mãos de quem vota seguindo os programas eleitorais elaborado por charlatães. A presidência da república é uma coisa muito complexa para ser destinada a pessoas vaidosa..

    Responda
  13. Herculano JR 70

    Mais um artigo dos sonhos do Helio. Ou pesadelo Bolsonaro? Que foco!

    Responda
  14. Maria de Felipe Martinez

    A estratégia Bolsonarista e simples: cada barbaridade de ontem ou de hoje fica ofuscada pela barbaridade do dia seguinte. E assim vamos sendo sedados, esquecendo o despaupério pasado e nos concentrando no atual. Tomara que a capacidade de indignação e de análise não sejam totalmente ofuscadas.

    Responda
  15. Ayer Campos

    Cabo e soldado, melhor não; para atarantar os desatinados, bastam as sombras de Renan e Lula.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, essa foi ótema. E olha que o Renan não faltam sombras...

  16. Paulo César de Oliveira

    Acho que o Hélio enganou-se. Não conheço nenhuma circunstância em que uma ordem judicial possa afastar um presidente. Pelo que sei, isso somente pode ser feito pelo Legislativo por meio de um processo de impeachment.

    Responda
    1. Paulo Lopes

      Se ele tiver coragem de publicar o tal “Decreto” que sempre menciona para ameaçar a sociedade, vai bastar uma ordem judicial para afastar e prender ele sim.

  17. MARCOS BENASSI

    Caro hélio, mais uma vez o behaviorismo é chamado a contribuir com o entendimento do Bozoverno: isso que você define os chama desensibilização progressiva. Quando feito de acordo, estipula-se uma meta comportamental e vai-se, passo a passo, apresentando estímulos que dela se aproximem. No caso, a "meta" seria a barbárie. Quase conseguiram, só que não. O que nos salva é a baliza ética e constitucional, que, em termos absolutos, impõe um limite. Tá raspando, batendo na trave, mas a boiada parou.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, fogos-fátuos, os pppeeidos dos defuntos! Nada melhor pra exprimir nossa contemporaneidade imediata, Ayer; hoje cê acordou com ácida hilaridade de espírito, hein, compadre?

    2. Jesse G

      O que poderia nos salvar da barbárie é a extrema e mal-disfarçada ignorância de nossos bárbaros, não fossem os interesses dos que se satisfazem com ela.

    3. Ayer Campos

      Este cenário político lembra o apólogo da rã satisfeita no quentinho da água que começa a ferver. A rã pode ser projetada em diversos personagens, a começar por JB com seus arroubos ante as faíscas de fogo-fátuo. Difícil é distinguir a quem está afeto o controle da temperatura da água...

  18. Said Ahmed

    Um soldado do exército da salvação com um cabo de vassoura já seria o suficiente.

    Responda
  19. Jo Almeida

    Eu acredito que com o fim do governo Bolsonaro, se é que existe governo, o ex ministro da saúde poderá fazer delação premiada e dizer tudo que não disse na CPI, ou ficará com medo do escritório do crime e assumirá todos os desmandos da saúde do governo atual sozinho. E chega de escritório do crime. Maktub

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.