Vinícius Torres Freire > No país resignado à morte, combate à epidemia se reduz a evitar UTI lotada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Plinio Góes Filho

    Comentarista avalia o caos, que pode ser remediado se "Bolsonaro evaporasse". Velha mídia concorre com a naftalina no processo químico de mudança do estado líquido para o gasoso, sem passar pelo líquido. É a sublimação da miséria intelectiva desses gigantes morais, que nada ajudam, porque só choramingam. Folha, quando leio essas coisas, vendo elas em você, só penso em você sem elas!

    Responda
  2. MARIA IZABEL LIMA

    Nunca pensei que pudéssemos viver uma banalização de mortes dentro da pandemia.Há alguns dias me deparei tranquila(?) qdo vi no JN que o número de mortes tinha caído ao patamar de dois mil e um pouquinho.Mas , como ?Continua sendo trágico, cruel,INACEITÃVEL! Briguei comigo mesma !Muitos falam que sairemos melhores da pandemia. Não creio .Vendo parte( só aguentei 10 minutos) da live do presidente conclui que sou humana, ele NÃO.

    Responda
    1. Newton Celso Amancio

      Como disse o haitiano confrontando o cabo jair em frente ao Planalto em 17 de março de 2020: “Acabou, você não é presidente mais”, “Você está espalhando o vírus e vai matar os brasileiros”, disse. Os generais brasileiros, como ajudantes-de-ordem, se curvam ao recruta Jair, sem dizer coisa nenhuma.

  3. Guilherme Torres Godoy

    A gente já não mede o tempo de forma normal, horas, dias, semanas ou meses, e vai por ai. Hoje o tempo é medido pela quantidade de mortos, é só ver na TV. Hoje são 445 mil os óbitos, manha? não sabemos. a inflação esta solta, todos os dias tem aumentos - donos dos super mercados felizes - povo pergunta porque as coisas sobem. Concurso da Miss Universo na Florida, no Brasil, concurso na CPI, quem mente mais. Este é o pais dos Bnanas Boys.

    Responda
  4. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    A pauta do desgoverno é cédula impressa. Vamos ter que aguardar seu sucessor. O país está à deriva.

    Responda
  5. Eduardo Giuliani

    Vinícius, enquanto a mídia não for honesta e divulgar porque países como a Ãndia, Bangladesh, Zimbabwe, Egito, Ãfrica do Sul, Rep Dominicana, Panamá, México e Austrália conseguiram controlar a epidemia via Ivermectina, sem vacinas, continuaremos surfando as mortes. Na verdade estamos surfando a primeira onda com ressonância da segunda. Nem chegamos a controlar a primeira. JB não é o único responsável, Folha é tão ou mais, por não ser honesta com os leitores e distorcer a eficácia do genérico.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Na Ãndia eles possuem 212 mortes por milhão de habitantes, nós temos 2080, dez vezes mais. Os casos já estão reduzindo em 23% por semana, nós estamos crescendo 8% por semana. Morrem 3 pessoas por milhão de habitantes por dia, aqui 9. E todos os outros países mencionados já estão bem melhores. De 10 a 100 vezes melhores do que a nossa situação em mortes por milhão de habitantes.

    2. João Toledo

      Realmente, a Ãndia controlou a pandemia de maneira exemplar, a utilização da ivermectina fez com q eles tivessem apenas 4.529 óbitos em 24h.

  6. Rodrigo Ribeiro

    "Quem tem que morrer, vai morrer"... disse o homem da foice, Bolsonaro.

    Responda
  7. Jose Tarcisio Medeiros de Vasconcelos

    Que dramático! Análise enviesada, superficial e desacoplada da realidade sócio-cultural de um país gigante, com população gigante, com fronteira seca gigante. As políticas federais de saúde de fato inexistiram. Não houve uma lanterna na popa ocorreu uma tremenda irresponsabilidade em relação as vacinas. Por outro lado não se pode simplesmente ignorar que somos um país federativo com um modelo de saúde municipalizado. As mazelas não podem ter atenção concentrada inteiramente em Brasilia.

    Responda
  8. Claudio Belodi

    É isso que seus simpáticos governadores estaduais e prefeitos promoveram. Estás feliz?

    Responda
  9. Jackson de Moura Ferro Silva

    A FSP do dia 20 de maio não faz nenhuma referência das vacinas da Pfizer que chegaram ao Brasil no dia 19/05 . Apenas a CNN comunicou .

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Ter de suportar Bolsonaro, na posição de maior visibilidade pública, é insuportável. Mas, além do impacto direto das intervenções alopradas, o presidente provoca um segundo dano: praticamente inviabiliza qualquer discussão séria, já que quem se arrisca a relativizar a posição contrária, será tomado como seu apoiador. Bolsonaro tem um ponto quando levanta o lado econômico: não adianta fingirmos estar fazendo lockdown, enquanto o transporte coletivo vive lotado todo dia o dia todo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      *Foi mal: "ter de suportar... é insuportável"

    2. Alberto Melis Bianconi

      Em suma, os governadores, cansados ou não, reagem como podem às duas pressões que recebem da população, pelo isolamento para conter a epidemia e por seu relaxamento para não sufocar a atividade econômica, principalmente da população mais vulnerável. A maior ou menor lotação pode acabar sendo o único critério. Mas existe uma responsabilidade que extravasa até o âmbito do setor público: não somos capazes de olhar para nossa própria realidade e agir de acordo.

  11. Marco A Moreira

    Excelente artigo. É isso mesmo: Estados cansados , não existe coordenação Federal, número de mortes não cessa ou diminui significativamente . Como diz a música: “ a gente vai levando”. Quanto a CPI ela serve para escancarar o desgoverno e o negacionismo do pior presidente que o Brasil já teve - e , olha , que já tivemos presidentes e presidenta ruim. Justiça? Só Divina.

    Responda
  12. Jackson de Moura Ferro Silva

    Vinicius , deixe a Medicina para quem entende !

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Que vergonha alheia...

  13. Jackson de Moura Ferro Silva

    Vinicius , teu choro é Livre !

    Responda
    1. Leonardo Gama

      O dele e o do meio milhão de famílias que perderam seus queridos também, não é, Jackson?

  14. Jackson de Moura Ferro Silva

    Enquanto isso , chegaram mais vacinas da Pfizer ao Brasil no dia 19/05 . Com isto , são 2,8 milhões de doses do imunizante já entregues ao país em maio . Até junho serão 15,5 milhões de doses . isso a FSP não divulga , criando desinformação . Toda quarta feira chegarão vacinas da Pfizer ao Brasil

    Responda
    1. Marcos Riera

      Folha em 29 de abril: "Chega ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a Covid com 1 milhão de doses". Quem cria desinformação é gente pequena e medíocre como o senhor.

  15. Elisabeth Beraldo Faria

    Será que só nos resta a indignação com esse go v.geno cida? CPI morna, gov. desafia , chinga ,nao usa máscaras, faz aglomerações ,continua promover t. p. nao aprovado cientificamente ... Somos cobaias de um homem mau e o pior de tudo...o povo que mais morre é o que pasta! Forabolsonaro!

    Responda
  16. Alexandre Miquelino Levanteze

    I M P E A C H M E N T J Ã! C A D E I A P A R A O P R E S I D E N T E G E N O C I D A !!

    Responda
  17. Viviane Maimoni Gonçalves

    Interessante como nem mesmo os mais argutos colunistas se arriscam a propor investimentos urgentes na produção nacional do IFA

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Para produzir um IFA já existente, é preciso quebrar a patente, além de deter o conhecimento específico, para produzir o IFA de uma nova vacina é necessário pesquisa, que até está sendo realizada. As decisões irracionais do governo federal tem consequências e vamos ter de suportá-las.

  18. adenor Dias

    A epidemia não irá ter fim! Primeiro veio a cepa da China, depois a de Manaus, agora a da Ãndia! Ainda falta as dos países europeus, africanos, do Oriente médio e até a de Marte, já que estão explorando o planeta vermelho. Talvez a humanidade tenha um fim primeiro...

    Responda
  19. marcos vinicio borges mota

    Perfeito. Teria que estudar quem não entende um texto desse.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Teria que voltar à pré-escola para ser realfabetizado, porque o texto é tão claro e direto quanto possível. É quase um exemplo didático de redação...

  20. Caio Augusto Amorim Maciel

    Live and let die. O (ainda) chocante slogan do governo. Terá se tornado filosofia de vida até as próximas eleições?!

    Responda
  21. Rachel Matos

    Vinícius, está é a realidade. Você foi preciso e definitivo. O sentimento de impotência nós dá a sensação de vivermos um pesadelo de medo, horror, repugnância pelos personagens protagonistas. Pesadelo do qual não conseguimos acordar.

    Responda
  22. João Braga

    Vinicius, de meias verdades em meias verdades vc encheu uma página. Colocar um apelido depreciativo no ex ministro general de exército também não te eleva em nada. Afinal onde está esse tal de "gabinete do ódio"? Parece estar nas páginas desse diário...

    Responda
    1. Mauricio Soares

      João, vai gostar de miliciano assim na pata que te pôs!

  23. Daniel Vitorazzi

    A vida neste país nunca valeu nada. Nunca! Nossa pretensa alegria carnavalesca era apenas exorcismo precário de nossa feiúra civilizatória. A eleição de Bolsonaro escancarou, de forma indelével, a perversidade fática de nossas "elites" e a ignorância de nosso povo. Vivemos o paroxismo da necropolítica, com a Covid? Talvez. Mas o incentivo ao armamento da população e o discurso conspiratório apontam para algo que pode ser ainda pior.

    Responda
  24. Joseberto R Cruz

    Vinicius Torres, vc foi irretócavel, amigo. Parabéns, texto claro, escorreito, acachapante!!

    Responda
  25. Hernandez Piras Batista

    Desolação. Nenhuma palavra descreve tão bem o tempo que vivemos do que esta.

    Responda
  26. Carlos Fernando de Souza Braga

    Fora Genocida!!!

    Responda
  27. Said Ahmed

    Este pesadelo tem que acabar.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.