Bruno Boghossian > No tudo ou nada, Ciro vai acabar no Planalto ou em crise de identidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Se Ciro perder, perde o Brasil. É simples. Sejamos honestos. Ele, nada perde; e se perder pessoalmente, isto é irrelevante para o debate público.

    Responda
  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    Gostaria que a Folha me informasse desde quando qualificar Ciro Gomes de Coronel de Cangaço, de CO-VAR-DÃO, de político sem princípios que já passou por oito partidos de ideologia completamente oposta, que joga em qualquer posição para defender seus princípios é motivo para censurar meu comentário.

    Responda
  3. Flávio Rodrigues Fonseca

    Ciro Gomes não passa de um coronel de cangaço cuja família explora o coronelismo no Nordeste desde o Século XVIII. Já passou por 8 partidos. Da Arena ao PDT jogou em todas as posições. Como alguém assim pode ter qualquer programa de governo? Não tem pingo de princípio político ou credibilidade. Além de ser um covardão que na hora "H" foge e ainda se acha no direito de criticar Bolsonaro que no fundo ajudou a eleger. Quanto mais Lula! Não ganha nem para síndico de condomínio.

    Responda
  4. WILSON FILHO

    O escavadeira vai ter no máximo 5%.

    Responda
  5. leonardo sampaio

    O Ciro é um cara muito preparado, porém, ele é muito extremista e vem usando armas do Bolsonarismo pra se sobrepor. Ele vem com essa roupagem extremista, de ataque com 4 anos de atraso. Se fosse em 2018, poderia até funcionar, mas a conjuntura de 2022, será outra e é união contra o Bolsonaro e não ódio extremo ao PT. Lamentavelmente, essa estratégia se encaminha pra ser um grande fracasso. Ele ataca mais o Lula do que ao Bolsonaro.

    Responda
  6. leonardo sampaio

    O Ciro é um cara muito preparado, porém, ele é muito extremista e vem usando armas do Bolsonarismo pra se sobrepor. Ele vem com essa roupagem extremista, de ataque com 4 anos de atraso. Se fosse em 2018, poderia até funcionar, mas a conjuntura de 2022, será outra e é união contra o Bolsonaro e não ódio extremo ao PT. Lamentavelmente, essa estratégia se encaminha pra ser um grande fracasso. Ele ataca mais o Lula do que ao Bolsonaro.

    Responda
  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Ciro está sofisticando uma realidade que tem se manifestado, em muitas oportunidades, o chamado voto útil.

    Responda
  8. Felipe Lessa

    Ciro erra em insistir na próxima eleição, ele sabe que teria influência o suficiente para fazer andar seus projetos caso se candidatasse como vice do Lula.. Lula tem o nome mais forte no cenário atual, e o PT não vai abrir mão da candidatura - infelizmente. Ciro poderia ser um excelente vice presidente, deixando a diplomacia e negociações com o exterior para o molusco, para aí então, em 2026 se candidatar com o apoio do PT. Ou seja, Ciro não quer tirar o Bozo, ele quer mesmo é ganhar a eleição.

    Responda
    1. José Freitas

      Perfeita análise. Só que, quando chegasse em 2026, Lula se candidataria à reeleição e, ao final, indicaria outra Dilma/Temer. E Ciro sabe disso.

  9. Paulo Emmerich

    Ciro deve esquecer as rasteiras que levou em Pernambuco e no ES por adversários do campo democrático e que "influenciaram" aliados a mudarem seus compromissos de apoio ao candidato a presidente Ciro. Maldades decisivas. Deve relevar mas, fique esperto. Podem te apunhalar novamente. É da natureza destes bichos.

    Responda
  10. Lucas Emanoel

    Ciro é o único quem tem uma proposta para aplicar a partir do dia 01 de janeiro de 2023. Lula vai querer fazer mais do mesmo: sair distribuindo benefícios sociais de curto prazo e gerando distorções econômicas de médio e longo prazo. Bolsonaro... Bem, anos já mostram o incrível acúmulo de desgraças que este homem fez para o país...

    Responda
  11. Paulo Emmerich

    Ciro pode governar este país sim. E eleito presidente teremos um político Gestor e Experiente com formação eEconômica e Docente. Esteve Prefeito de Capital, Governador de Estado, Ministro de Governo. Biografia inatingível pela concorrência. Tem propostas no interesse público claras pra nosso País. Temos que escolher melhor na próxima.

    Responda
  12. Nelson Vidal

    Ciro Gomes desta feita acertou a estratégia. Antes tarde do que nunca! Será mais difícil convencer de que está sendo verdadeiro do que deixar de se eleger Presidente da República se o conseguir. São no mínimo 50 milhões de antipetistas eleitores de Bolsonaro em 2018, que esperam por um outro que encarne este papel, os quais se somarão aos cerca de 15 milhões de centro-esquerdas que Ciro já tem. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  13. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Ciro só deseja uma coisa. Uma passagem para Paris.

    Responda
    1. José Freitas

      E Lula?

  14. Nilse Marcelo Belém Teixeira Coelho

    Estarreço-me com os artigos dos jornalistas, sempre ponderando contra o Ciro, o mais preparado dos políticos, capacidade administrativa já demonstrada, enfim o mais disposto a enfrentar as mazelas rentistas que dominam o País.

    Responda
  15. Laércio Jean Demarch

    A verdade é que temos apenas três opções para 2022. Bozó, Lula e Ciro! O primeiro tem que ser extinto da vida pública, o segundo acho difícil governar tal qual gestão anteriores, o terceiro é quem vejo melhor preparado e merecedor de uma chance. Mas, o principal e mais importante objetivo de 22 é tirar esse atual governo que tá deixando todo brasileiro doente e envergonhado.

    Responda
  16. Paulo Roberto Isaías

    Reconheço que o Ciro tem valor. Mas é forçoso lembrar que sempre esteve mais voltado pro lado do meio do que para o lado representado por Brizola, por Jango, enfim, pelo trabalhismo. O PDT têm o DNA do Brizola, do Jango. Foi cooptado, como o PSB de Arraes, por oportunistas de direita e de centro. Dois partidos que perderam suas origens.

    Responda
  17. Ricardo Branco

    Pedir que outros candidatos se retirem da disputa e apoiem sua candidatura parece ser a obsessão de Ciro, que se vê como um predestinado. Não conseguiu de outras vezes, não creio que consiga agora. Pena, perde o futuro ministério de Lula um bom quadro tecnocrata.

    Responda
  18. Miguel Fabricio Neto

    Há riso do Ciro retirar do Lula votos suficientes para proporcionar uma vitória do Bolsonaro no primeiro turno, lembrando que na reta final o atual presidente terá recursos públicos a seu favor. A meu ver, a única chance do Ciro Gomes seria retirar o Bolsonaro do pleito e é nisso que ele deveria concentrar sua retórica e experiência política. Lula e Bolsonaro possuem eleitores leais que praticamente lhes garantem o segundo turno. Atacá-los já se mostrou inútil junto a essa parcela da população.

    Responda
    1. Lucas Emanoel

      Isso não faz sentido nenhum: a eleição em primeiro turno se dá quando mais de 50% dos votos válidos vai para um determinado candidato, não importa para onde foram os outros... Numa conta de boteco: se Ciro receber 20 votos, Lula 25 e Bolsonaro 51, não é o fato de Ciro sair da disputa, o que, em tese, daria Lula 45 e Bolsonaro 51, que garante o segundo turno. Fora que Bolsonaro está em segundo e caindo... Nem em 2018 ele ganhou em 1º Turno...

  19. Gato Krüel

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos de Toledo Benassi

      Hahahaha, essa foi Krüel.... Hahahahaha!!!!

  20. Alberto A Neto

    Há espaço à terceira via. O ex-presidente está no topo; não tem mais como subir nas pesquisas de opinião. Ciro faz o movimento adequado de quebrar o teto de vidro de Lula e do PT. O atual presidente ainda pode subir com o Bolsa Família turbinado e ampliado em 2022 para disputar o eleitorado historicamente lulista. O jogo nem começou. Ciro entrou no vestiário para aglutinar anti-petismo e anti-bolsonarismo. Não são flores o que Ciro dará aos antípodas ''corresponsáveis por tudo que esta aí''.

    Responda
  21. Valdeci Gomes

    O problema que Ciro pode tirar votos de Bolsonaro e do centro, mas jamais de Lula. Depois da pesquisa do DataFolha, o Vox Populi aponta Lula eleito no 1 turno.

    Responda
  22. João Perles

    Na atual circunstância, um segundo turno entre Lula e Ciro seria uma glória para o eleitor brasileiro. Lula e o PT seriam obrigados a falar sobre assuntos proibidos nas eleições anteriores: tributação progressiva, imposto sobre grandes fortunas, taxação de lucros e dividendos etc.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      hahahaha, João, que o Jesus da Goiabeira te ouva. Mas tá difícil.

  23. Luciano Napoleão de Souza

    Fosse Bruno um jornalista de qualidade, coisa rara na Foice, haja vista que, como previ, dispensaram Guzzo, ele saberia de antemão que Ciro já transitou por todas a alas partidárias, tendo iniciado sua vida política na ARENA. Ou seja, não aqui novidade nenhuma. Mas, o intuito do jornalista é forçar Ciro liberar o caminho para Volta do Lularápio!

    Responda
    1. José Freitas

      Mas ele não transitou tanto quanto seu "mito" que, de tanto transitar, agora nem partido tem. E olhe por onde foi que ele transitou, só partido direito, honesto. Sempre em companhia de gente da melhor qualidade. Napoleão, o Sr. não tem argumentação para criticar nenhum candidato já que o seu representa tudo de pior que existe em um ser humano.

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Napô, é bom que sejas alfabetizado. Só que não adianta, tá? Com tais idéias a expressar...

  24. José Cardoso

    Num segundo turno seria uma opção melhor que Lula ou Bolsonaro. Mas o difícil será chegar lá. Haverá certamente muitos candidatos dividindo os votos do campo racional.

    Responda
  25. Noa Gnata

    Ciro não existe para além de seu próprio imaginário. Terá menos votos que em 2018, porque não será a terceira vida da direita. Ele é a única pessoa que não reconhecerá isso, até seu último dia.

    Responda
  26. Rodrigo Ribeiro

    O Ciro se matou quando foi atrás de marqueteiro. Logo ele que tirava sarro de todos os que tinham marqueteiro. Cuspiu para cima. É praticamente uma criança no jogo político. Se acha esperto, mas apenas reage a um ciúme doentio do Lula. Vai morrer abraçado com o João Santana.

    Responda
  27. Luís Cláudio Marchesi

    Ciro Gomes usa uma estratégia burra para quem quer se candidatar a presidente: bate em Lula (fragmenta a esquerda) e mantém o discurso bolsonarista anti-corrupção das eleições de 2.018. Se não tomar rumo próprio em seu discurso, isolando-se de ataques a A ou B, vai sangrar um ou quarto ou quinto lugar na corrida presidencial de 2022

    Responda
  28. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Ciro é isso aí, bate mesmo, bate mais no maior ladrão do mundo, o lider maximo da matilha vermelha.., dos ParasiTas.., e depois espanca o genocida..

    Responda
  29. CARLOS SANTOS

    Boa viagem Ciro. Para Paris no 2º Turno (se Lula não ganhar logo no 1º).

    Responda
  30. Ruy Luís de Araújo Araújo

    A estratégia adotada por Ciro Gomes, atacando Lula com tanta virulência, está errada. E, por via indireta, joga sem querer em favor de Bolsonaro. O nobre cearense é preparado, inteligente, argumenta bem, mas milita em terreno perigoso. Precisa ser melhor assessorado nesse ponto. Cristovam Buarque, em artigo publicado na FSP, já se referiu ao tema com muita lucidez. Mas Ciro não se corrige e segue numa obstinação odiosa contra o ex-presidente. Essa teimosia leva-o ao fracasso no nascedouro.

    Responda
  31. Ruy Luís de Araújo Araújo

    A estratégia adotada por Ciro Gomes, atacando Lula com tanta virulência, está errada. E, por via indireta, joga sem querer em favor de Bolsonaro. O nobre cearense é preparado, inteligente, argumenta bem, mas milita em terreno perigoso. Precisa ser melhor assessorado nesse ponto. Cristovam Buarque, em artigo publicado na FSP, já se referiu ao tema com muita lucidez. Mas Ciro não se corrige e segue numa obstinação odiosa contra o ex-presidente. Essa teimosia leva-o ao fracasso no nascedouro.

    Responda
  32. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Falam que o Ciro é arrogante e tem crise de identidade, mesmo que seja verdade, compare com Lula e Bolsonaro que verá que isso é fichinha. Votar em Lula ou Bolsonaro no lugar de um Ciro é uma grande irresponsabilidade com esse país. Não podemos jogar no mesmo cesto de maçãs podres uma que merece ainda ter a sua chance.

    Responda
  33. João Teixeira de Lima

    O paulista/cearense é sem dúvidas um um cara de fibra. Mas não consigo entender suas mágoas contra Lula. Se quisermos um país melhor, como já tivemos e não faz tempo, a hora é de união de todos contra essa turma de incompetentes que já matou mais de 444 mil brasileiros e destruiu nossa amazônia, e assim por diante. Portanto, Ciro você dá a impressão que está a serviço do "capitão".

    Responda
  34. Jesse G

    A trajetória de Ciro na vida pública revela permanente crise de identidade. Apesar de tanto tempo nas bordas do poder, não sabe quem é, nem para o quê teima tão obcessivamente para detê-lo, além de apenas ver premiada sua vaidade insatisfeita. Exemplo constrangedor de infantilismo político, apenas um degrau acima do de Bolsonaro.

    Responda
  35. Luciano Napoleão de Souza

    No desespero por dinheiro público, a Foice tenta desgastar Ciro para limpar caminho para a volta da corrupção!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Não. A corrupção diminuirá com o êxodo da milícia, do atual genocida e de sua caterva. Fora miliciano corrupto. Fora excrementíssimo!!

    2. Paul Muadib

      No desespero de ter seu abesta.do predileto fora do páreo, o gadim contnua falando em querer dinheiro público. Vão ficar 4 anos repetindo a mesma besteira...

  36. Roberto Gomes

    Não posso desejar a Ciro que vá para Paris porque lá Marine Le Pen corre o sério risco de ser presidente em 2022. Também não vou desejar que vá para Londres, pois a situação da pandemia na Inglaterra é grave. Eu sugeriria ir para os EUA ficar tomando café e fazendo cursos de aperfeiçoamento na companhia de seu amigo Mangabeira Unger.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Bom chiste! Ciro tem seus dotes e está no páreo. Veremos.

  37. MARCOS BENASSI

    Contra tudo o que está aí, a chave é… Ciro? Não, é Paris. Cirão tá botando uma fé que vai colar o seu blá marqueteiro, empacotando a si, sua empáfia e seu descontrole emocional num produto teoricamente melhorzinho. Mas, a menos que role um desespero de centro e centro-direita - uma aposta equivalente à de 2018 com o Bozo - não cola. Quero só ver o "Cirão da fúria", guerreiro-mor das investidas contra moinhos, travestido de gatinho de centro…

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Caríssimo Hernandez, esqueço não. Apenas considero que umas coisas (PTices e estupidezes diversas) são absolutamente distintas de outras (Cirices himbecis autônomas). Creio-as diferentes entre si e, as círicas, mais hestúpidas.

    2. Hernandez Piras Batista

      Qualquer pessoa séria sabe que o impacto da neutralidade de Ciro no segundo turno de 2018 foi mínimo, quase irrelevante. Certamente, as desastrosas declarações de José Dirceu e da Sra Gleisi, às vésperas do pleito, tiveram maior impacto e voces fingem que esqueceram disto.

    3. MARCOS BENASSI

      Caro Paulo, nunca deixaremos Bozo, o Fedegoso, em paz. Mas parece que o Ayer e eu compartilhamos a aversão pelo funcionamento afetivo do ex-Patricia Pillar, que, petiz ranheta, vazou da disputa de 2018 para dar à luz na Cidade-Sombra, parindo esse Bozo maledetto que ora confrontamos. Não merece nem vereança, quanto mais o trono federal...

    4. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Os ilustres comentadores têm lastro na praça mas poderiam investir seus reconhecidos dotes na ainda em andamento desconstrução do Bozo, o mal cheiroso bode que colocaram na sala! Deixemos o Ciro tentar sua versão repaginada.

    5. Ayer Campos

      Travestido de 'gatinho de centro', mas sem perder a diatribe jamais - pode ir treinando o originalíssimo e criativo epíteto de 'Nove Dedos'...

  38. José Geraldo Pereira Baião

    Lembremo-nos de que a marquetagem do "contra tudo o que está aí" nos deu Bolsonaro...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.