Opinião > Reforma eleitoral em debate enfraquecerá a democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    O raciocínio da colunista é no mínimo medonho. Segundo o raciocínio o Brasil precisaria de se tornar um paraíso de gente boa para prosperar. Um alerta para ela, a maioria dos países prosperaram num ambiente extremamente disfuncional, vide China, Taiwan e Coréia do Sul. Nossos intelectuais são guarda roupa de conhecimento, mas um deserto de reflexão. Como dizia o Ruy Barbosa, vulgar é o ler, raro o refletir.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Só mesmo vocy para concluir isto do artigo. Sua especialidade mesmo é citar frases de almanaque.

  2. MARCOS BENASSI

    Dona Mônica, minha cara, esse tipo de reforma, por mais que esta sua discussão seja aprofundada e técnica, reflete um de nossos males crônicos: uma democracia na qual os representantes cuidam mesmo é do seus umbigos. Seus propositores tão a fim de garantir a si e aos seus, Sodam-fe os eleitores e a democracia representativa. Montados no privilégio, fazem o cidadão de quadrúpede, na cara dura. Caberia a nós rifá-los no próximo pleito, mas vou aguardar deitado no divã: o quadrupedismo tá na moda.

    Responda
  3. Hernandez Piras Batista

    É a PEC do retrocesso, um verdadeiro crime contra a democracia no Brasil, patrocinada pelo que há de pior em nossa elite política. Os maiores progressos sofridos pelo nosso sistema eleitoral nestas últimas décadas foram o fim das coligações proporcionais e a cláusula de barreira. São estes progressos que a PEC quer suprimir agora, adicionando como "bode na sala" esta infame proposta do "distritão", que é um dos piores sistemas eleitorais do mundo, só adotado por alguns poucos países atrasados.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Uai, Hernandez, caminhamos a passos largos para o século 18, tá tudo dentro dos coliformes: rumo ao passado e à Herda...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.