Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marilda Machado

    Poucos têm memória para se lembrar de que ela, contra o próprio partido, votou pela Reforma da Previdência, de interesse do Gov. Bolsonaro e dos grandes Bancos que financiam a previdência privada! Como alguém que vota assim (tendo sido até ameaçada de expulsão do partido à época), agora demonstra essa preocupação ? Resposta: Reeleição à vista no ano que vem! A mim a Sra N Ã O engana não!

    Responda
  2. Marilda Machado

    Dep. Tabata : "Cientista política, astrofísica e deputada federal pelo PDT-SP. Formada em Harvard, criou o Mapa educação e é cofundadora do Movimento Acredito" (Folha SP acima). Todo esse currículo para votar a favor da Reforma da P R E V I D Ê N C I A ? Eu tenho memória! A Sra não pensou no "povo" quando votou a favor da reforma! Lógico, não depende de sal. mínimo!

    Responda
  3. Alberto Miguel

    É urgente a aprovação de uma Renda Básica justa, não apenas por compaixão dos miseráveis, mas por que no médio prazo os beneficiados vão tornar a economia mais produtiva e o Brasil mais rico. Nem Lúcifer iria se opor.

    Responda
  4. Antonio de Padua Maia

    Sra deputada, sua trajetória tem um certo glamour, porém após se tornar congressista a Sra. passa a defender os interesses de seu patrão. Se todos como seu patrão, pessoas de bem, dessem uma parte da suas fortunas, nós seríamos um outro país. Caia na real e deixe de bla boa bola.

    Responda
  5. Juan Valdomero

    Tabata, sua matéria não contribuí em nada!! O assistencialismo de essas organizações não resolve!! Tem que responsabilizar o governo pela inflação desenfreada dos alimentos, combustíveis etc por ceder emendas bilionárias a os deputados do Arenão e recursos enormes para as FFAA inúteis. É administrar os recursos de nossos impostos em forma humana. O folego de essas organizações dura o que a chama de um fosforo

    Responda
    1. Luis Cuadrado Martin

      Caro Juan, os Vicentinos iniciaram suas atividades no ano de 1833. Que palito de fósforo duradouro!

  6. Marion Brepohl

    Eu, eu , eu. Nessas colunas na folha, Tabata parece considerar que ela é o centro do mundo

    Responda
  7. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    O que o cidadão precisa e espera é oportunidade de trabalho digno e estabilidade nas relações econômicas e de trabalho, não de auxílio assistencial que incentiva o nada fazer.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Zzzzzzz

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Ahn, dãããã, blá, blá, blá....

  8. José Cardoso

    Procurei no artigo mas não encontrei onde estaria a origem dos recursos. Talvez uma redução dos fundos partidários e eleitorais? Aumento de impostos? Não acredito que a deputada queira colaborar com o aumento dos preços (inclusive dos alimentos) que um aumento do deficit público iria trazer.

    Responda
    1. Diogo Laplace

      A deputada não teve pudor na Reforma da Previdência draconiana de PG aprovada com o voto dela. Será que, para indicar origem dos recursos, ela vai propor subir ainda mais a alíquota da previdência das faixas salariais de servidores públicos, de quem veio de família pobre e procurou estudar anos a fio para prestar o serviço público com dedicação? Com apoio à reforma de PG, subtraiu recursos significativos de quem ganhava dignamente salário de 6 a 15 salários. Saia do PDT, vá para o PSDB. E o IGF?

    2. Régis Cava

      Taxar os mais ricos. Ponto. Essa história de déficit é balela pra evitar que os mais pobres tenham acesso ã riqueza que produzem!

    3. Maria Lopes

      Pedro Diniz : seu cinismo iguala o que demolidor existe neste pobre país. Orçamento secreto de 6 bilhões, mais de 300 bilhões de subsídios mal avaliados, altos salários em todas as instâncias de poder, privilégios a militares…fome não espera burrocrtas e suas contas

    4. José Cardoso

      Pois é, esse é o debate difícil mas essencial. Senão é como minha vizinha, que quer reformar a fachada do prédio, enquanto acha que a mensalidade do condomínio está ficando inviável.

    5. Henrique Cavalleiro

      Alguém escreveu que o texto tem "viés ideológico". É sempre assim, a ultra direita mais atrasada vê "ideologia esquerdista" em qualquer citação à justiça social. Ocorre que o Bolsa Família não é um programa socialista e sim liberal. Isso mesmo, é a chamada "política social compensatória", preconizada por Milton Friedman e outros arautos do "Consenso de Washington". O que significa que os ditos liberais brasileiros na verdade são reacionários.

    6. Henrique Cavalleiro

      Imposto sobre lucros e dividendos...existe em todos os países capitalistas do mundo mas aqui a extrema direita diz que é coisa de comunista...o PT não teve a coragem de criar e o atual desgoverno mili.ciano, menos ainda.

    7. Marcos de Toledo Benassi

      Meus caros, pode vir da grana que, no momento, se considera prioritário oferecer ao rentismo nacional. Um exemplo concreto? Nem é preciso chegar aos parasitas mais contumazes: a renegociação de contratos de concessão de aeroportos, por exemplo. "Ohhhh, precisamos de ajuda!!" Meu, vão aos bancos, endividem-se, mexam a Únda. Capitalismo de compadres, deveria ser só em Macondo, mas querem-no no mundo do Bozonaristão. Tenha dó, ganho implica em risco, por definição.

    8. Pedro Diniz

      Perfeito, José. No presente artigo, e outros com o mesmo viés ideológico, vemos o mesmo discurso acerca da necessidade de se dar dinheiro "aos necessitados", mas nunca encontramos a origem do dinheiro. Como sabemos, a receita do Estado provém quase sempre dos impostos que já são pagos em demasia neste país. Seria esse o caminho? Ouvimos reiteradamente que a União está quebrada e que o Estado é deficitário. Afinal, de onde vai vir o dinheiro?

  9. Marcelo Santana

    Menina cara de pau.

    Responda
  10. ALEXANDRE ALVES

    Prezada Tabata, embora cheia de boas intenções, vc se mostra contraditória. Apoiou a reforma da previdência e a autonomia do BACEN em favor do mercado financeiro, justamente quem mais late toda vez que se fala em aumentar os gastos públicos, ainda que com a finalidade de investimentos sociais e/ou econômicos. Em Brasília, há de se respeitar uma regra de ouro: "A ingenuidade é mais perigosa que a ignorância". Tenha coerência com o que vc defende e no que vc vota.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      As "boas intenções" da Dona Tabata servem apenas para tranquilizar a sua consciência e dormir melhor a noite. Puro egoísmo!!!

    2. RODRIGO NAFTAL

      Papo para boi dormir. O que a Deputada fez foi votar na reforma da previdência possível. E não na ideal, pois os interesses de algumas categorias ainda são muito fortes. Vc acha que faz sentido a perspectiva de vida aumentar e a idade/contribuição permanecer a mesma? Tabata terá sempre o meu voto, pois quebra a cartilha de que para ter uma visão social é preciso seguir uma cartilha determinada por um partido que se diz de esquerda. Muuuuuu.

    3. elias frutuoso gino

      Perfeito. Na teoria ela é ótima, na prática, na hora de votar, sempre está contra o trabalhador. Parabéns Alexandre Oliveira

    4. ALEXANDRE ALVES

      Maria, por pior que um presidente seja, ele é resultado de uma democracia, e que irá determinar as políticas econômicas, ou, se vc preferir, a política monetária. Se não gostarmos, elegemos outro. No caso da autonomia do BACEN, quem definirá a política econômica e/ou monetária?! O mercado financeiro, que não nos deve nenhuma satisfação?! Ou se defende um Estado Forte, com políticas Keynesianas, ou um Estado Mínimo, com políticas liberais. É incoerente jogar nos dois times, caso da deputada.

    5. ERALDO AZEREDO PERROUT

      Concordo com vc Alexandre, a deputada de partido trabalhista Votou a favor da reforma da previdência prejudicando os mais humildes , a deputada terá que carregar isso no seu currículo.

    6. Maria Lopes

      Confundindo alhos com bugalhos. Pense em bozonero com poder de mandar na política monetária do país? Pensou? Está aí a necessidade de Bacen independente. A deputada é a esperança de melhorar a política deste país. O melhor voto que dei na vida. Força Deputada!

  11. Valdeci Gomes

    A alpinista social votou a favor da reforma da previdencia e contribuiu com a miseria galopante que toma conta do pais neste desgoverno. Mocinha deslumbrada sem carater.

    Responda
    1. Maria Lopes

      O adjetivo alpinista significa que quem nasce pobre deve ficar em seu lugar (sic)? A incapacidade de reconhecer a inteligência e a força de uma menina nascida com tantas desvantagens fala muito da mediocridade de se comentário. Do machismo implícito, do preconceito de classe e…da inveja!

  12. MARCOS BENASSI

    Cara Tábata, veja você que existe esperança: pela quantidade de gente que aponta o dedo para você como traidora, é possível que tenhamos memória suficiente para não eleger os que apoiaram o Bozo. Dito isso, comento o principal: é necessário escolher um lado, não há possibilidade de isenção honesta. Não há ética em cima do muro. Nem do lado do Bozo, aliás. Mas, particularmente, o muro é agora nocivo; é necessário desmontar o Bozonaristão, e isso não será feito com neutralidades. Tucanidades, não.

    Responda
  13. Marcelo Magalhães

    Até agora colaborou com a miséria. Votou a favor da reforma da previdência. Está fazendo cena.

    Responda
    1. Marilda Machado

      D. Maria, menos, essa deputada que "parece agora se preocupar tanto com esse tema" não hesitou em votar contra o povo, assalariado, miserável, ao votar a favor da reforma da previdência defendida pelo Sr. Bolson. A nós, ela não engana!

    2. Marcelo Magalhães

      Ok. Ao se aprovar uma reforma da previdência que economiza um trilhão em 10 anos, sendo que 80% deste montante vem de quem ganha entre 1 e 3 salários mínimos, não pode ser visto como algo razoável, que alguém que tenha um mínimo de consciência social possa apoiar. A fome também pode ser bandeira para a promoção pessoal de quem não tem estofo para encarar o apoio a uma política anti desigualdades. Porque aí ela acerta no coração dos seus financiadores.

    3. Maria Lopes

      E desde quando a gente muito pobre da periferia tem aposentadoria? Carteira assinada? A deputada está falando de fome e de bolsa família. De desemprego crônico. A deputada é das que mais trabalham na Câmara. Discordar exige argumentos e não clichês preguiçosos.

  14. Alexandre SS

    Por que você votou a favor da reforma da previdência ? Você é falsa, mocinha.

    Responda
    1. Marilda Machado

      É, Alexandre, poucos têm memória para se lembrar de que ela, contra o próprio partido, votou pela Reforma da Previdência, de interesse do Gov. Bolsonaro e dos grandes bancos que financiam a previdência privada! Como alguém que vota assim (tendo sido até ameaçada de expulsão do partido à época), agora demonstra essa preocupação ? Resposta: Eleição à vista (quer se reeleger) no ano que vem!

    2. Maria Lopes

      Acompanhei a discussão na época. A deputada - junto com outros - fez o possível para melhorar o projeto e votou no que era possível. No entanto, só se lembram dela para malhar. Só Freud explica.

    3. adenor Dias

      Discordo! Apesar do voto a favor da reforma trabalhista se não me engano, vejo na Tabata do Amaral uma deputada atuante! Desconfio um pouco do espaço que a moça alcançou no parlamento em virtude dela ser uma novata! No mais ela está sempre pondo a cara a tapa, o que esperamos dos 513 picaretas...