Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edgard Reymann

    Vai, Sylvinho! Fechado com o Timão. Uma incógnita, na verdade. Mas pode surpreender positivamente. Esperemos.

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    é verdade, SC não faz parte do Brasil .

    Responda
  3. Rogerio Licastro Torres de Mello

    Coluna chata, repetitiva, escrita por um sujeito chato, repetitivo.

    Responda
  4. Rogerio Licastro Torres de Mello

    Coluna chata, repetitiva, escrita por um sujeito chato, repetitivo.

    Responda
  5. Pedro Cardoso da Costa

    Deveria ter crítica muito contundente aos clubes que dizem não valorizar os estaduais e pouparam jogadores na Libertadores, alguns colocando em risco a classificação, para decidir esses campeonatos. Aliás, quem são os titulares? Quem são os reservas/alternativos? Também acho que a banalização de vários clubes na Libertadores vai torná-la com valor igual aos estaduais, que, aliás, têm inúmeros clubes "pequenos" bem melhores do que dezenas da primeira fase do maior Torneio das Américas.

    Responda
    1. Pedro Cardoso da Costa

      Onde é mais rotineiro: finais de Gauchão e Mineiro ou Espanhol e Alemanho?

  6. Sergio Dias

    Três meses sem futebol brasileiro nos finais de semana. Jogos sem qualquer apelo se repetindo e forçando agendas supercansativas ao longo do ano. Não há tempo para treinar, definir esquemas, preparar a contento os atletas por causa dos estaduais. Para que servem os campeonatos estaduais?

    Responda
  7. Jesse G

    Sim, os campeonatos estaduais devem acabar. O campeonato brasileiro deveria se restringir apenas a Flamengo e Corinthians. Nos estádios desse campeonato brasileiro ideal não haveria mais torcedores, apenas anunciantes. Amigo Juca, tenha dó. É nos campeonatos estaduais que está a raíz da saudável rivalidade de grandes e modestos times de futebol. Por posições seletivas como esta que hoje há brasileiros torcendo por clubes do insípido e inodoro futebol europeu.

    Responda
  8. Flavio Luiz Leão da Silva

    Simples: 1) Mantém-se os Estaduais; 2) Reduzir as quantidades de times na Libertadores com encerramento em julho; 3) No Campeonato Brasileiro voltarmos para os jogos mata-mata após uma 1.a fase de 4 grupos. Precisamos fortalecer os jogos regionais para que tenhamos times com força para disputar o Campeonato Brasileiro, até entende-se que antigamente em virtude da tecnologia existente, os sinais das ondas das rádios transmitiam apenas jogos dos times do RJ e SP para todo Brasil.

    Responda
  9. Francisco Barbosa

    É melhor que os clubes então deixem de jogar a Libertadores e parem de copiar o modelo europeu da Champions. Os estaduais são muito mais divertidos e o brasileiro é nossa Champions. Os estaduais são a alma do futebol brasileiro. Juca é um neoliberal colonizado de esquerda, que acredita em SAs e no futebol empresa, como na Inglaterra, com times que tem dono. A crítica esportiva brasileira não tem imaginação, repete lugares comuns sem pensar.

    Responda
  10. Hélio Costa

    Não tenho mais a menor pretensão de acompanhar mais o futebol, tanta gente morrendo e passando fome por conta do covid e estamos aí ... falando de campeonato Paulista

    Responda
  11. ernani lima

    Os campeonatos estaduais não têm futuro nenhum. Eles atrapalham a qualidade e o calendário do nosso futebol. Os pequenos clubes dos estados podem ser transferidos para novas divisões do campeonato nacional. Disputados em turno e returno ao longo ano, como em qualquer país da europa, os pequenos teriam um calendário anual completo. Por outro lado, essas novas divisões poderiam ser regionalizadas para reduzir as despesas de deslocamento e facilitar a logística. Discordo do JK. Devem acabar.

    Responda
  12. JOSE CAMPOS

    Alongar o campeonato paulista para os times menores sim, excluir os grandes não.

    Responda
  13. Pietro Saldanha

    É forçar a barra para transformar o futebol tupiniquim em bipolar( Sul maravilha na midia), que nem o da Argentina, né?

    Responda
  14. Pietro Saldanha

    Seria uma Apo.logia a um Apathe.id entre pobres e ricos na paixão nacional. A quem interessa a falência de um time pequeno? Aos times grandes ,que estarão de braços abertos para receber esses órfãos, pois, é aí que a pedra vai cair, né?

    Responda
  15. Carlos Eduardo Simões de Almeida

    Enzo Kfouri, o torcedor de Libertadores e campeonatos internacionais.

    Responda
  16. Pietro Saldanha

    João Saldanha deve tá se contorcendo na tumba por causa dessa tua sanha pelo APARTHEID no futebol brasileiro. Causa pétrea, procura o Bolszo e pede a ele uma MP, quem sabe se tu não consegue?

    Responda