Hélio Schwartsman > Antigamente epidemias eram atribuídas à ira dos deuses Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Deuses" por definição não devem ter iras sob pena de não o serem, uma vez que as imperfeições são atributos humanos. Mas se há algo que esta pandemia no expressivo significado da palavra está mostrando, é que somos "unos com todos os outros" e a Lei do Carma , que varia conforme as nossas construções individuais multi-existênciais. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
... há sim atualmente variante dos deuses disseminadores de epidemias como o 'mito' brasileiro.
A BBC publicou recentemente a história de uma adolescente da Austrália que, bruscamente, perdeu a voz. Durante anos, ela teve de ouvir de padres e freiras que o fenômeno era "castigo divino" e sofreu o pão que o diabo amassou.
Aos 25 anos, sofreu uma infecção repentina na garganta e esta liberou uma moeda que ali se alojara impedindo suas cordas vocais de vibrarem. O obscurantismo religioso serve apenas para acentuar nossos sofrimentos, atrasar o progresso da ciência e dar alento a reacionários ressentidos, como Pobdé & Cia.
O que se sabe sobre Apolo? O que se sabe sobre o destino dos seres humanos e de seu livre-arbÃtrio? O ser humano não é mosca, mas tem vivido de forma estupida, esvoaçando o lixo como mosca. O que se sabe das leis naturais da Criação? Quem reconhece que os seres humanos sempre terão de colher o que semearem?
Muitos, inclusive Professores de Ciências Naturais, alguns até negacionistas, ainda acreditam nas maldades de seus bondosos deuses Abraâmicos.
Era mais fácil quando se podia culpar os deuses pelas calamidades que acometiam a humanidade. Os vÃrus flanaram tranquilos pelo mundo sem levar a culpa pelo seu potencial destruidor. Os tempos mudaram, a ciência evoluiu e não só explica o que são esses seres invisÃveis, como descobre os meios de eliminá-los. No entanto, os vÃrus contam com a imprescindÃvel colaboração humana para se replicar. No Brasil, recebem valioso apoio do presidente que, ao negá-los, lhes garante vida longa.
E, bobeou, nossa morte certa... Veremos se teremos sorte, Sylvia
Já morreram quase 500mil pessoas e tem leitor bolsonarista dizendo que a quantidade é pÃfia.Onde chega o fanatismo .
Aos interessados no tema recomendo o livro a Próxima Peste de Laurie Garrett. Acho que houve um relaxamento na vigilância mundial. O avanço cientÃfico das últimas décadas nos passou uma sensação que podemos superar quase tudo. E, aà vem um micro organismo e nos põe de joelhos. Acresce-se a isso o negacionismo, a ignorância e ambições polÃticas que potencializaram a ação do vÃrus ceifando a vida de centenas de milhares de vida e infligido pesadas perdas a milhões de famÃlias.
Morrer como moscas ñ é adequado. Qdo elas morrem em profusão, a gente ve um monte. Na panfolia Covid-19 se ñ fosse o alarde da midia e as intervenções sempre perversas, por serem milionáriase corruptas, do estado, o povo nem perceberia. Apesar da alegada mortandade a qtidade em relação a população é pÃfia. Essa panfolia vende mesmo, ate livro pra aproveitar o boom do pânico fabricado ja tem.
O ápice da panfolia da Covid-10 dar-se-á quando uma determinada morte se somar ao meio milhão de mortes que a precedeu. AÃ, reinará o silêncio de parvoÃces, e será bom.
Ao menos no que diz respeito ao Brasil, meu caro Hélio, eu concordo com o grego - não, não falo do Goblin do GSI: é a fúria de deus. Entretanto, não do seu xará Helios, mas sim do nosso comunzinho, dito único, dito também Brazuca: "Nem fudendo, brasileiro, eu? Nascido nesse Filhadaputistão Bozofrênico? Eu, que tudo posso, declaro-Me Neozelandês e ponto final." A Jacinda, arden, mas o Bozo, dói; Deus deve nos estar punindo pela bazófia de tê-lo compatriota e pelos "bispos" das "igrejas" por aÃ...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Antigamente epidemias eram atribuídas à ira dos deuses Voltar
Comente este texto