Opinião > Queremismos nossos de cada dia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ricardo fernandes

    o sujeito dizer que um cara que chegou ao poder por meio de um golpe foi uma experiencia liberal demonstra bem o nivel de certos liberais que temos no poder. aliás, roberto campos é outro belo exemplo, que conspirou para derrubar jango e colocar militares no poder. nas 2 vezes, rasgou-se a constituição vigente para 'salvadores da pátria' estabelecerem a'ordem'. fica dificil criticar o queremismo dessa maneira. também só um onagro acreditou que bolsonaro tinha capacidade mental para governar.

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O autor omite que o governo Dutra, fruto de um golpe, preservou o autoritarismo e a repressão política, cassando mandatos e reprimindo a oposição, por outro lado, abandonou a construção de um projeto minimamente autônomo de soberania, optou pelo liberalismo econômico, quimera que esconde a falta de aptidão da burguesia em ser protagonista da independência do país, essa bandeira ficou mesmo, com os comunistas, um dos nossos paradoxos!

    Responda
  3. João Melo

    Mais um adorador de Moro, como Rochamonte. Seria bom Bolsonaro sair da vida e entrar para a história, como fez Getúlio. Não fará por falta de estatura moral e covardia. Bolsonaro é apenas e tão somente chefe de milícia. E Moro está ligado umbilicalmente a isso. Tomem liberais!

    Responda
  4. João Marcos Dantas de Andrade

    Comparação estapafúrdia. Bolsonaro é um aborto político.

    Responda
  5. Stefano Domingues Stival

    É muito descaramento comparar quem lançou as bases de uma siderúrgica nacional, tomando o minério de ferro das mãos do tubarão farquhar, quem nos garantiu ter petróleo, o que posteriormente tornaria possível sermos um dos oito países do mundo a fazer avião, com um batedor de carteiras mequetrefe, miliciano de ponta de esquina de Rio de Janeiro. Na certa o bom para o autor desta peça de mal ofício é a época de Dutra, em que os norte americanos pagaram sua dívida conosco com balinhas e chicletes!

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      errata: peça de mau ofício*

    2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Comentário perfeito, Stefano! *Batedor de carteiras mequetrefe, miliciano de ponta de esquina do Rio de Janeiro” é a definição tão perfeita que deveria ficar gravada na lápide do dito cujo.

  6. Mateus Santana

    Lucas Berlanza, toma vergonha na cara e vá estudar história antes de comparar Getúlio Vargas a Bolsonaro. Que coisa mais ridícula e ignorante. Getúlio, com todos os problemas de seu governo (inclusive o autoritarismo), era um estadista, alguém que pensava no povo, quem implementou a CLT no Brasil. A época era completamente outra. E governo Bolsonaro é liberal sim. Ou o Guedes deixou de ser seu guru? Aceite a tragédia do liberalismo econômico. Ele está no pacote desse governo neofascista.

    Responda
  7. Graça Almeida

    Personalismo à esquerda e a direita, se for mais ao centro-esquerda temos o projeto de desenvolvimento nacional, bem costurado pelo Ciro Gomes, mas todos parecem bater na mesma tecla, país de uma nota só.

    Responda
  8. rubens goncalves

    folha e ao colunista. comparar getulio com bolsonaro? e o mesmo que comparar a madre tereza com franco.

    Responda
  9. Roger Z Moire

    E a esquerda caviar tenta, desesperadamente , formar o "as-no bolivariano do século 21" , um pedinte, dependente do estado, facilmente manipulado por qualquer ditadorzinho, com uma estrela vermelha na testa, e que mal consegue equilibrar um charuto cubano na boca.

    Responda
  10. Joaquim Rocha

    Liberalismo nunca existiu no Brasil e não há indícios de que um dia existirá. Com a desigualade social monstruosa que existe aqui jamais o liberalismo funcionaria. E os empresarios sabem bem disso, mas fingem não entender.

    Responda
    1. Mateus Santana

      Rsrs, ainda está difícil para os liberais aceitarem a tragédia que é o neoliberalismo?

  11. Helano Timbó

    O artigo é Pertinente. Mas olvidou o autor em mencionar que o liberal tupiniquim, no geral, corteja o mandatário de turno na busca de subsídio estatal. É o patrimonialismo milionário.

    Responda
  12. Tyaron Borba

    O Liberalismo brasileiro possui uma relação erótica com o conservadorismo e o autoritarismo. Estiveram lá no golpe civil-militar de 1964 e agora no apoio a Bolsonaro. Agora, o Liberalismo no Brasil é somente uma narrativa de manutenção de poder das elites econômicas. Queria ver esses liberais defendendo de verdade a liberdade.

    Responda
  13. Tyaron Borba

    O Liberalismo brasileiro possui una relação erótica com o conservadorismo e o autoritarismo. Estiveram lá no golpe civil-militar de 1964 e agora no apoio a Bolsonaro. Agora, o Liberalismo no Brasil é somente uma narrativa de manutenção de poder das elites econômicas. Queria ver esses liberais defendendo de verdade a liberdade.

    Responda
  14. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    No Brasil, como em toda América Latina, liberalismo tem sido o nome fantasia para defender privilégios de elites econômicas. A maioria da população, mesmo sem ter noção do que seriam princípios liberais, intui que, entre nós, eles só servem para tirar direeitos e dar mais privilégios a quem já teem. Por isso a maior parte das camadas populares vibra com a ideia de fechamento de congresso ou supremo tribunal federal, porque entende estas instituições, como, no melhor dos casos, obstáculos a algu

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Fale por você!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A maioria das camadas populares entende Congresso e STF, como, no melhor dos casos, obstáculos a um presidente, que queira fazer algo pelos mais pobres. Ninguém vai às ruas pedir pelas instituições, que deveriam controlar o executivo. Somos todos, todinhos autoritários.

  15. MARCOS BENASSI

    Prezado Lucas, de modo geral essa é uma boa fala liberal; contudo, perde parte substancial de seu valor por estar atrasada mais de um ano e meio. Tudo o que aqui foi dito, era perceptível desde o início do Bozoverno. Donde concluo que a oportunidade faz do liberal melhor ou pior; e, infelizmente, esse blá perdeu sua tempestividade...

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      De fato, que um pretenso liberal tenha um dia acreditado em alguém como Bolsonaro é prova de uma concepção muito estreita de liberalismo. Que tenha demorado até agora manifestar sua desilusão é prova de que o espírito é muito pouco livre para falar de ideias liberais.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.