Opinião > Auguste Comte e o amor em tempos de pandemia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adir Claudio Campos

    O desenvolvimento caótico e destrutivo do capitalismo provou um dos erros de Comte, que acreditava que as tensões sociais e as guerras tenderiam a desaparecer com o progresso da indústria e do pensamento científico. O erro fundamental dele decorria de sua tentativa de transpor para as ciências sociais, inclusive o direito, o mesmo método das ciências exatas. Por isso, é preciso lê-lo parcimoniosamente, com o olhar atento ao início da revolução industrial, onde suas ilusões se formaram.

    Responda
    1. Leonardo Biscaia

      Tolice de quem não conhece mas tem profunda má vontade com Comte. Ele não propunha para as Ciências Sociais a transposição dos métodos das Ciências Exatas - isso releva desconhecimento e imcompreensão tanto das idéias de Comte quanto dos métodos das C. Exatas -; por outro lado, a resolução dos problemas do "capitalismo" (categoria marxista, própria a justificar os conflitos sociais e o comunismo) exige comportamentos ativos de resolução dos conflitos, mas sempre SEM VIOLÊNCIA.

  2. Ney Fernando

    Deviam tirar da bandeira brasileira aquela horrível faixa branca com a frase "positivista". A frase teria mais pertinência na bandeira da ditatorial China, mas também ficaria esteticamente feia nela.

    Responda
  3. Klinger Luiz de Sousa

    Excelente artigo! Eu via Comte como um intelectual brilhante porém um tanto desconectado da realidade. Sua genialidade me parecia advir um pouco desta disruptividade, por assim dizer. Será que era excesso de amor?

    Responda
  4. MARCOS BENASSI

    Too much losses we've had, ma'am... A blague com seu sobrenome, prezada Maria Carolina, não é absolutamente para desqualificar seu belo texto, muito pelo contrário. Entretanto, no momento em que a ação é tão necessária, especialmente contra a Bozofrenia que se abate sobre nossas cabeças, alguma raiva é precisa. Queiramos ou não, a raiva mobiliza. E parece que será ela a nos tirar de casa, para o necessário protesto nas ruas. Ainda que a vida só seja possível pelo amor.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.