Ilustrada > Morre Paulo Mendes da Rocha, o último gigante da arquitetura brasileira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que vida bem vivida! E de suas obras maravilhosas, conheço apenas a Pinacoteca, como deve ter sido dificil para esse grande arquiteto, ver casas e prédios maravilhosos serem derrubados para dar lugar a arranha-céus pouco interssantes.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil manifestou imenso pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, um dos mais destacados e premiados nomes internacionais da profissão. Deixa um legado de obras-primas resultado de uma prática profissional marcada pela ousadia e apuro tecnológico. Ele foi um educador generoso não apenas como professor, mas também na convivência diária com os colegas com quem trabalhou. A sociedade brasileira perde um grande humanista.
Poxa vida, deixou-nos, mas levou consigo uma parte do que de melhor já foi criado no Brasil para ser apreciado no céu, por Deus e pelos anjos. Descanse em paz. Não vamos deixar morrer o seu legado e as suas ideias. Eu não vou.
Paulo Mendes da Rocha foi o expoente de uma escola de arquitetura muito criticada a partir do final dos anos setenta, o brutalismo. Apesar disso, sua obra passou incólume do severo escrutÃnio do pós-modernismo e recolheu uma série interminável de prêmios internacionais. Era um dos arquitetos mais respeitados do mundo e sua perda representa, de fato, o fim de uma era para a arte brasileira.
Até hoje não entendo o porque de tantas crÃticas ao brutalismo, um estilo tão sofisticado e, ao mesmo tempo, simples, incrÃvel.
Outro grande da nossa arquitetura faleceu esta semana, José Maria Gandolfi! Nossa cultura empobrece!
Meus pêsames aos familiares.q deus o receba de braços abertos .fica uma saudade eterna.***
Solidarizo com a famÃlia e amigos . Quando remodelou a praça do Patriarca, achei horrÃvel pelo contraste com os prédios antigos . Hoje incorporou à paisagem!
Vai morrendo um Brasil de gênios. Talvez outros, ainda insuspeitos , já estejam por aÃ. Mas a sensação eh de pessimismo nos dias de hoje. A mediocridade parece dominar. Talvez só um momento acidental da história.
Vai morrendo um Brasil de gênios, talvez outra ainda insuspeitis estejam matando, mas não sei porque, tenho uma sensação ruim, de q a mediocridade domina. Deve ser só uma sensação, ou um momento acidental.
Estudei suas obras na faculdade apesar de não ter cursado arquitetura, uma grande perda mas deixa um belo legado. Que descanse em paz.
Gênio! Em tempo teve seus esboços de projetos preservados na Europa. Pois infelizmente neste paÃs varonil não zelamos pela arte que produzimos. Descanse em paz. Sentimentos e conforto à famÃlia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Paulo Mendes da Rocha, o último gigante da arquitetura brasileira Voltar
Comente este texto