Opinião > General no palanque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Maria Rosa Jesus

    Tudo isso está ocorrendo pq nós só consumimos: futebol, cerveja, mulher seminua, carnaval ,drogas e tudo que está na moda. Conclusão, não importa a classe social, 2018 não havia porteira, queríamos fugir de ladrões e corremos atrás de alguém que tem uma história que poucos conheciam pq estavam focados só nos prazeres imediatos e com Fé. Meu respeito as Forças Armadas, este desgoverno não faz parte deles, apenas os usam, até quando? Até sabermos o resultado desse descumprimento da lei.

    Responda
  2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Pedro Doria ontem comentou que muitos cientistas políticos dizem que uma das características do fascismo é dividir as FFAA para tomar o poder dentro delas. A semelhança do que acontece por aqui é mera coincidência, né?!

    Responda
  3. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Triste ver o exército brasileiro comprometido com o governo Bolsonaro. Em pouco tempo ficamos sabendo quem são nosos generais. Patriotismo zero. Os interesses não são ligados ao bem do país, mas pretensões políticas políticas. Nosso país virou uma PATRIA (DES) AMADA BRASIL.

    Responda
  4. Ismael Graff

    Caramba, eu faço um comentário metendo o pau na Folha pelo editorial fraco=frouxo=medroso=pífio e tem uns carinhas que comentam meu comentário diZendo que sou vassalo do mito! Voltem para as aulas de português e interpretação de texto do ensino médio!

    Responda
    1. Valdo Neto

      Ismael, o comentário foi meu. Voltar às aulas de português talvez caiba para ambos, pois da mesma forma que interpretei mal o seu texto, ele deixou aberta uma janela para ser interpretado diferentemente do que você quis dizer. Fico feliz em saber que você não é mais um alienado e me desculpo pelo mal entendido. Fiquemos em paz. Precisaremos disso.

  5. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O tenentinho boquirroto destila todo seu ressentimento com o exército, humilhando a alta cúpula. Coloca um general da ativa no papel de boneco de ventríloquo, que pode ser punido caso o comandante do exército mostre pulso. Especula-se com uma "anistia" a ser dada pelo presidente. Alguém imagina cenário mais propício a golpes?. Na situação atual é um general, não um cabo, a atropelar o princípio da hierarquia, muito caro aos militares.

    Responda
  6. Décio Ceballos

    Pergunta: quando o TSE disser cai fora que você perdeu! E, o Bozo disser não saio, só o "Pai" vai me tirar daqui! Quem exatamente vai buscá-lo? A empresa de segurança que o convidou para o jantar? A PF? A PM? Ou, o exército do Pazuello? Melhor fazer alguns testes já, convocá-lo pra CPI, ordená-lo que use máscaras ou, melhor ainda, afastá-lo com o impeachment.

    Responda
  7. Ismael Graff

    Que editorial frouxo! Na verdade a FS está se borrando de medo do exército. Que decepção com esse jornaleco que eu assino!

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Agora nos resta esperar a atitude do Ministro do Exercito. Lógico que ele sofrerá pressão do Bolsonaro e do Braga Neto para aplicar apenas uns* pernoites * ao General (menor das penalidades a um militar) ou se ele será defenestrado para a reserva altamente remunerada. A ver.

    2. Valdo Neto

      Ismael, parece que sua assinatura da FSP serve para registrar oficialmente sua posição de vassalo no caso do acesso do exército aos dados dos que aqui comentam. Então, não se preocupe, sua cabeça estará a salvo ganhe quem ganhar a próxima eleição, pois como vassalo do seu mito, você estará garantido por esse lado. Como ele não vencerá, você também estará garantido com o vencedor, pois seja quem for, estará do lado civilizado e não te perseguirá. A vassalagem é o escudo dos fracos, não é mesmo?

    3. Geraldo Cláudio Brandão Gomes

      Verdade! O tom do editorial é bem ameno, muito distante da gravidade do ato praticado e das consequências para o país caso não se tomem medidas compatíveis com o grau de agressão institucional que foi feito. O mentira é gravíssimo e pode impor uma rachadura incontrolável ao nosso precário sistema democrático.

  8. Luís Cláudio Marchesi

    Parece que a censura prévia da Folha aos comentários (de minha responsabilidade) não aceita o termo "criminoso" a Bolsonaro e Pazuello. Foi essa qualificação que usei para afirmar que o presidente de plantão (ou Bozo, como queiram), em mais um ato contra a memória das vítimas do Covid e seus familiares. Se for para escrever o que a Folha quer, é melhor não perder meu tempo de externar minha opinião

    Responda
  9. Luís Cláudio Marchesi

    A questão deve ir além da presença do ex-ministro em mais um ato de violência explícita de Bolsonaro e sua quadrilha da morte: e os comandantes da Polícia Militar do Rio presentes ao ato? E a estrutura montada pelo governo carioca em apoio à ato tão criminoso? Não me refiro a valores financeiros, custo aos cofres públicos. São cúmplices de Bolsonaro, Pazuello e integram a milícia histórica bolsonarista. E outros termos: criminosos tanto e quanto o presidente de plantão!

    Responda
  10. Elisabeth Schmidt

    Quanta luva de pelica... nódoa? "Eduardo Pazuello não deveria passar sem a devida punição por parte do comando do Exército, sob pena de acumular-se mais uma nódoa". Não foi percebido ainda que fazem o que bem entendem? E as ffaa compartilhando alegremente salários duplicados agora sem teto? Muita conversa. Quem lê este texto? Uma elite.

    Responda
  11. Carlos Pinheiro

    Generais, da ativa e da reserva, e o imenso contingente de militares em cargos administrativos, ao se determinarem a servir a um governo da extrema-direita, comandado por um ex-capitão de passado arruaceiro, tinham a consciência do grave risco de expor as FA ao ônus do fracasso que previsivelmente se cumpriu. A História será implacável com tal irresponsabilidade.

    Responda
  12. José Cardoso

    Deve repetir a trajetória do Jair e do Mourão. É reformado precocemente como punição (mas com vencimentos integrais, o RDE deveria prever um corte nesses casos) e inicia uma carreira política.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    O zelo pela disciplina e respeito às leis manifestado nos comentários é comovente. No entanto contrasta com a posição do Brasil no índice da World Justice Project que classifica os países de acordo com a conformidade às leis locais. Na América do Sul o Brasil é apenas melhor que a Venezuela no quesito. Como diz o ditado, uma grama de prática vale cem toneladas de pregação.

    Responda
  14. João Perles

    Por mais que se reconheça o ato de Pazuello como sendo uma afronta proposital ao bom senso, acreditar em punição por parte do Exército Brasileiro equivale a alimentar a crença na existência do saci-pererê, da mula-sem-cabeça e do lobisomem. Tivessem brio, os militares não estariam participando deste descalabro governamental. Já passou o tempo de ficarmos passando vaselina no discurso contra essa milicagem nacional desprovida de respeito à cidadania.

    Responda
  15. ELLIS A OLIVEIRA

    Parece uma repetição do ocorreu com o, agora "ex-patrão" nos idos anos 90, quando como capitão da ativa, agia como sindicalista (nos moldes daqueles da CUT) e agitava alguns quartéis. Muito embora tenha sido condenado por 3X0 pelo Conselho de Justificação, obteve "perdão" da maioria dos membros do STM e, para não ser expulso, saiu pelas portas dos fundos. História!

    Responda
  16. Ricardo Ferreira

    Um dos piores legados do bolsonarismo é trazer (novamente) o Exército para a arena política. Trata-se de expediente típico de republica bananeira. Mas claro, o bolsonarismo é tudo menos modernizante, e seu objetivo é colocar-nos na rota do obscurantismo retrógrado.

    Responda
  17. Carlos Pinheiro

    O dever constitucional dos militares na ativa é servir ao Estado, e não a qualquer governo, em suas funções nas respectivas unidades de suas forças e lhes é vedada a participação politica. Caso em uma função de órgão público cometa alguma irregularidade, que a Lei cumpra o que se determina e se incorreu em alguma transgressão do Regimento Disciplinar, que seja punido exemplarmente.

    Responda
  18. Dilson piccin

    Neste governo genocida, a balbúrdia é generalizada. A participação de militares militantes no bolsonarismo estúpido é um desserviço à nação brasileira. Que vergonha! Muito triste.

    Responda
  19. Djan Zanchi da Silva

    Estamos passando por tudo isso simplesmente porque um de mente corrupto não quer preso juntamente com seus dementinhos, pois se acham acima das leis. Paralelamente, há grupos de poderosos cana lhas que se beneficiam de toda a destruição feita pra lucrar, por isso, o de mente não cai. E há, ainda, uma parte considerável do lumpem proletariado aplaudindo tudo isso, o que é coerente com sua alienação e ignorância. Ou seja, estamos f... e mal pagos.

    Responda
  20. Antônio Carlos de Paula

    A falta de caráter desses militares está envergonhado a nação!! O país está sangrando com quase quinhentas mil mortes,e general subir em palanque eleitoral sem uso de máscara zombando do povo brasileiro.

    Responda
  21. Paulo Pinheiro Machado

    E o Bozo, pode ficar impune?

    Responda
  22. Paulo Pinheiro Machado

    E o Bozo, pode ficar impune?

    Responda
  23. Maria de Felipe Martinez

    Parabéns pelo editorial! Aconteça ou que acontecer com o ex ministro (e talvez não seja punido como merece), ele foi posto em evidência. A arrogância e o desprezo pelo povo de quem, em tese, eh servidor e de quem recebe seu salário não serão facilmente esquecidos. Cabe a instituição militar reagir a altura ou cair em desprestígio ainda maior.

    Responda
  24. Herculano JR 70

    Bnaro é lider de opinião contra a crise criada pela mídia, a panfolia, que arruína a economia do país e o mergulha no sofrimento q esta sendo impingido a população q mata e envolve milhões. Ainda bem que ha divergência.

    Responda
  25. Hudson Rodrigues Lima

    Até a Folha é condescendente com o li.xo de desgoverno que está aí . Por muito menos a Folha pediu a renúncia da Presidente Dilma. Por que até hoje a Folha não pediu a renúncia do despresidente messias?

    Responda
  26. Samuel Fagundes

    Tá tudo uma bagunça. Pode tudo. Não tem lei. Não tem ordem. Não tem respeito. Tá tudo dominado por ba ndidos. Morte imperando, nenhuma preocupação em consertar o que está errado. Pelo contrario, total descaso com a lei, a ordem e o respeito ao semelhante e à sociedade. Vergonha de tudo isso.

    Responda
  27. CLAUDIO L ROCHA

    O exercito serve o povo e o estado brasileiro, não a um grupo politico; Bolsonaro faz ato bem pensado qdo participa destes atos, debocha do sofrimento/esforço do povo diante da covid, e pratica ato de desafio/intimidação das instituições que podem para-lo. Bolsonaro a cada dia mesmo perdendo apoio popular se convence que ninguem pode ameaça-lo. Pazuello conhece as normas do exercito e demonstra ta nem ai qdo fala inverdades na cpi e sendo da ativa vai a ato politico, sabe que nada ocorrera

    Responda
  28. CLAUDIO L ROCHA

    O exercito serve o povo e o estado brasileiro, não um grupo politico; Bolsonaro faz ato bem pensado qdo participa destes atos, debocha do sofrimento/esforço do povo diante da covid, e pratica ato de desafio/intimidação das instituições que podem para-lo. Bolsonaro a cada dia mesmo perdendo apoio popular se convence que ninguem pode ameaça-lo. Pazuello conhece as normas do exercito e demonstra ta nem ai qdo fala inverdades na cpi e sendo da ativa vai a ato politico, sabe que nada ocorrera

    Responda
  29. Jocimar Bruno dos Santos

    Editorial primoroso! Palavras têm força: "presepada", "demagogia palanqueira", "turma de arruaceiros" etc. Elas darão sentido histórico. Parabéns, Folha!

    Responda
  30. Antenor Silva Neto

    Deveria receber uma medalha

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Fetiche por coturno. Sei não, Antenor.

    2. Joaquim Salomão

      Fetiche por coturno. Sei não, Antenor.

  31. Paulo César de Oliveira

    Pazuello deverá receber pelo menos uma advertência, a punição mais branda.

    Responda
  32. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O exército não vai fazer absolutamente nada de relevante, como não fez com o tenente terrorista na época. É um faz de conta. O comandante-em-chefe vai novamente calar o Alto Comando, com os seus capangas fardados ou não. Vamos assistir a farça de camarote.

    Responda
  33. Maria José de Carvalho

    O "general" Pazzuelo está acima da lei? ou o Exército Brasileiro irá se pronunciar com tamanho deboche? Os 450 mil cadáveres e nós brasileiros merecemos respeito!

    Responda
  34. Rid Santos

    Transgressão é quem solta bandidos e políticos corruptos.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Verdade. Até hoje ninguém se conforma de terem soltado o tenente terrorista há uns 30 anos atrás. Hoje virou chefe da mil ícia federal

  35. José F S Pereira

    Não deviam estar preocupados com Bolsonaro. Afinal de contas, as pesquisam já apontam que o Molusco Infernal será eleito e a corrupção já está com os dias contados para voltar ao poder. Liga não. 2022 está logo aí. Deixem o Bolsonaro para os bolsonaristas!!!

    Responda
    1. Sonia Ribeiro

      A corrupção continua solta, mais ainda, com a destruição de instituições de controle. Nem a possibilidade de impeachment se mostra no horizonte. E, de acréscimo, temos a destruição de tudo que foi construído nos últimos anos. Agora temos, corrupção, sem punição, destruição de todas as instituições democráticas e genocídio.

    2. Joaquim Rocha

      A corrupção continua no poder, inocente.

  36. Antônio Almeida

    A sensação que o General e o Capitão passam é que eles estão acima das Leis e dos Regulamentos que existem no País.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Gente, isso é prenúncio de gol pe. Vamos lembrar o que o ato pedia. DI TA DU RA. Não é opinião, é fato. Por ações menos graves tivemos gol pe. Se o Exército não aplicar uma pu ni ção, que não pode ser uma simples advertência, é porque está a favor de gol pe. É um absurdo. Nós pagamos seus salários e mor do mi as para que nos opri mam com suas ar mas e tirem nossa li ber da de.

  37. Edgar Candido Ferreira Candido

    Que Deus nos livre, mas imaginem Bolsonaro nomeando um General estilo Pazuelo para o Comando das Forças Armadas !!!

    Responda
  38. Neli de Faria

    Parece-me todos têm medo do bolsonaro. Então, duvido que o general será punido. Aliás, se bolsonaro tivesse sido expulso quando fez greve no Exército, teria ido para o anonimato da história. Mais de 450 mil brasileiros mortos(minha irmã Clemeci no triste rol!), e todas as autoridades rindo, felizes da vida, como se nada tivessem com isso. Cúmplices!

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Os militares querem tutelar a população. São pagos por nós. São servidores públicos e, mesmo assim, querem a população de jo e lhos. Cheiro de po dre no ar. É verdade que, como toda a corporação, há as pessoas de boa índole. O problema é que a po dri dão se juntou a ele no Governo.

  39. José Roberto Pereira

    O Brasil merece! Lula deveria retirar sua candidatura na reta final, já com as eleições ganhas, e dizer: "não vou ficar com a herança maldita que por direito é dos 57,8 milhões de eleitores do miliciano genocida". A Folha apoiou o Golpe de 2016, apoiou a Farsa-Jato, e agora fica horrorizada com o Genocida 4 Estrelas "em palanque", como se o Presidente da República Miliciana do Brasil, com sintomas de Covid, pudesse fazer o mesmo todo domingo com naturalidade, pois virou o "novo-anormal".

    Responda
  40. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A indisciplina do Bolsonaro já é conhecida pelo Exército Brasileiro, mas agora chega não apenas às patentes mais baixas, chegando ao generalato. Isso pode provocar até insurreição dentro da corporação. Portanto, cabe punição antes que contamine grande parte da corporação. Gente, o governo bolsonaro já tem mais de 100 pelotões sob seu comando . É muito perigoso, isso sem contar os milicianos.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      O mesmo generalato que o livrou da expulsão. Dedo do General Ramos.

  41. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A indisciplina do Bolsonaro já é conhecida pelo Exército Brasileiro, mas agora chega não apenas às patentes mais baixas, chegando ao generalato. Isso pode provocar até insurreição dentro da corporação. Portanto, cabe punição antes que contamine grande parte da corporação. Gente, o governo bolsonaro já tem mais de 100 pelotões sob seu comando . É muito perigoso, isso sem contar os milicianos.

    Responda
  42. Edson Saito

    Vergonha

    Responda
  43. MARCUS MENDES

    Eu tinha muito apreço pelo Exército. Eu o definia como uma instância séria. Hoje, eu tenho vergonha das Forças Armadas. Cadê um bom exemplo? Da forma que o exército está se apresentando me faz lembrar da Farc/ Colômbia.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Idem... e me faz compreender o que meu defunto pai dizia no início dos anos 1970: o patriotismo dessa gente é dinheiro não bolso. Por um D A S 450 mil vidas de brasileiros não importam.

  44. Renato Leite Alves

    O pior dos precedentes em se tratando de militares já ocorreu, desde a anistia. As elites brasileiras inventaram a mágica de comparar o que não se pode tratar com igualdade. A última delas foi enganar o povo dizendo que um professor universitário seria o equivalente a um defensor da tortura, preconceituoso e corrupto. Por falar em tortura, eis aí o precedente. A impunidade dos militares criminosos, de 1964, gerou o que Janio de Freitas deixou bem claro no artigo de ontem. impunidade verde-oliva.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Concordo! E de impunidade em impunidade, de anistia em anistia, vamos chocando ovos para criar um imenso serpentário.

  45. Marcelo Ribeiro

    É a falência moral e ética do Exercito Brasileiro, Pazuello envergonha esta instituição.

    Responda
  46. Vilarino Escobar da Costa

    Se pasuello não for penalizado por sua indisciplina, significará que o Exército tem dono , deixando de ser uma Instituição de Estado para ser uma força militar do bolsonaro, tipo "meu exército"...

    Responda
  47. Marion Brepohl

    Não tenho praticamente nenhuma esperança que está turba de inúteis, desses sangue sugas do dinheiro público, desses milicos de guerra nenhuma mas de muita picanha e cerveja, vão finalmente respeitar as leis, a constituição e a democracia. No Brasil, historicamente, milicos sempre deram golpe qdo se sentiram contrariados em sua preootencia

    Responda
  48. Luiz Antonio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. Valdo Neto

    A falta de uma punição severa ao general transgressor pazuello, a exemplo do que aconteceu com o tenente da ativa bolsonaro na sua tentativa de uma ação terrorista contra um quartel no Rio de Janeiro, será a desmoralização final do exército brasileiro. Também significará que o exército tem dono e entrou definitivamente para a política, ameaçando de morte nossa democracia

    Responda
  50. NACIB HETTI

    O Pazu ainda vai ser herói nacional. Para entronização só falta ser preso. Está acumulando "qualidades" para uma cadeira no Senado ou na Câmara. Só falta ser corrupto para adquirir o padrão político ideal.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Só falta ser corrupto? Como assim, onde vc esteve no último ano?

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.