Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Ribeiro

    Brilhante e lúcido artigo que aponta caminhos factíveis para o Brasil superar as desigualdades endêmicas que permeiam a nossa sociedade sempre. Para implementá-las precisaríamos ter alguém no comando com uma mentalidade avançada, como Marina Silva, apenas para citar um nome. Com esses trogloditas mentais que estão aí, é só motosserra e agribusiness, o resto que se exploda.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Um reflexão sobre o que aprendemos e quais iniciativas que devemos apoiar é importante e a desigualdade e a proteção do ambiente deveriam encabeçar a lista. Todavia é um equívoco acusar o Brasil de ser um país extrativo porque todos os países geram suas riquezas a partir da extração e mineração de materiais que o Planeta possui. Sim é exagerado, mas é no crescimento que se baseia o capitalismo e a não ser que encontremos um substituto para o capitalismo, prevalece a lei da oferta e da demanda.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Toda opinião deve ser respeitada, contudo divirjo diametralmente de vc quando afirma que "todos os países geram suas riquezas a partir da extração", fosse assim o Japão, paupérrimo em recursos naturais, não seria a potência que é. O que a articulista afirma é que devemos a partir da biodiversidade criar produtos e serviços tecnologicamente avançados para superar as desigualdades sociais.

  3. Andre Ferraz de Toledo

    Queria acreditar que isso fosse possível

    Responda