Opinião > Anatomia da injustiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria de Felipe Martinez

    E de cortar o coração a injustiça e o desdém para com os negros e pobres. O tratamento, já de entrada, depende da cor da pele, simples assim. E é revoltante a empáfia e a impunidade dos ricos, brancos ou não. Furtar-se a justiça depende de poder pagar advogados que conheçam os meandros do sistema.

    Responda
  2. Sonia Ribeiro

    O que determina ser ou não um crime, não é o ato em si, mas o lugar que a pessoa que cometeu o ato ocupa na sociedade e a conta que ela tem no bolso. É isso, infelizmente. Instituições só reproduzem os valores de uma sociedade: violenta, preconceituosa e injusta. Ainda não tiramos os pés do Brasil Colonia, sem lei e sem justiça, onde impera a lei do mais forte.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A prisão de inocentes não é causa, mas resultado de uma série de fatores, sendo que o principal deles é a incompetência ou despreparo dos Advogados de defesa. Outros são o mau uso de provas forenses, como o DNA, muitas das quais sofrem danos porque as cenas de crime não são preservadas adequadamente. Todavia, o aspecto mais subjetivo do sistema são as testemunhas oculares, as quais além de ter uma visão distorcida do fato, podem ser facilmente induzidas a reconhecer a pessoa errada.

    Responda
    1. Luís Cláudio Marchesi

      Cloves concordo com você. Mas dependendo do cliente, o advogado "consegue", muitas vezes, a formulação de inquéritos tão risíveis que nem o promotor aceita encaminhar. Isso se o suspeito tem posses. Se for pobre (inocente ou culpado), a Polícia Civil - em sua grande maioria - trata com desdém e negligência. Falar em corrupção policial é chover no molhado.

  4. Luís Cláudio Marchesi

    Ser pobre e entrar em delegacia é ruim. Ser preto (e pobre) piora ainda mais. Mas, notem nos pátios de estacionamentos de delegacias os carros de delegados, chefes e investigadores, escrivães... Obviamente, a regra não é geral. Mas, talvez, a ostentação de quem tem aquilo que o salário não permite, explique porque assaltantes de bancos, receptadores, traficantes entrem por uma porta e saia por outra. Se a carapuça serviu a alguém, lamento!

    Responda
  5. Luís Cláudio Marchesi

    Ser pobre, em se tratando de polícia, já é ruim. Ser preto, piora. É só ver os carros parados nos pátios das delegacias (de delegados e investigadores). Em sua maioria, são carrões do ano, muitos importados. Talvez isso explique porque ricos, receptadores, traficantes e outros marginais - sempre com advogados especializados - ou nem têm inquérito instaurado ou o inquérito é tão "frágil" que nem promotor aceita levar o caso adiante. Se a carapuça servir a alguém, lamento!

    Responda
  6. Claudio Belodi

    É realmente uma injustiça que, os que sejam reconhecidos como ladros, pelos proprios colegas, esteja, solos.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Prisão ñ e solução para nada , mas apenas uma politica publica q da bons empregos públicos. Qdo prisão se torna de massa como a nossa ñ estamos diante de de crimes de pessoas mas do estado. Primeiro porque o estado e o grande obstáculo a realização econômica q e a verdadeira solução, depois a gde massa criada exige recursos q o estado, embora gaste fortunas, ñ tem. Depois o desprezo pelas vitimas do infortúnio. Nisso Bnaro ñ tem razão.

    Responda
    1. Claudio Belodi

      Seus valores estão depreciados.

  8. EDISON FLAVIO THOME

    Meritório o assunto mas sugiro uma reportagem nunca vista antes sobre a injustiça cometida a todos os brasileiros em relação aos que foram soltos indevidamente pelo supremo pelo simples fato de ter dinheiro para pagar bons advogados

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.