Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joaquim Rocha

    Desde criança ouço: errar é humano, mas persistir no erro é burrice. Tábata persiste no erro de quê a reforma da previdência aprovada era a única possível e por isso apoiou-a. Essa reforma foi a mais ijnusta possível ao trabalhador que produz as riquezas no pais. Distribuiu privilégios a setores improdutivos aumentando ainda mais a desigualdade social e a pobreza. Admiro muito seu trabalho na educação mas sua teimosia em defender esse desastre que foi reforma da previdência acabou com ela.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Burrice ou espertice?na próxima eleição ela será uma candidata apoiada e financiada pelo tal mercado,com sua cara bonitinha,sendo de oportunidade e nenhum princípio,o céu e o limite.o precipício uma pequena possibilidade 06

  2. Marilda Machado

    Sra Tabata, um currículo desse " Cientista política, astrofísica e deputada federal pelo PDT-SP. Formada em Harvard, criou o Mapa educação e é cofundadora do Movimento Acredito" (FL SP acima) pra votar a favor da Reforma Previdenciária, que serviu para tornar ainda mais difícil, senão impossível a aposentadoria da Classe C e D. Estudar não é tudo; é preciso ter vivência e bom senso! E não dê uma de coitadinha, pfv! Poupe-nos, pois a mim a Sra não convence com suas palavras e carinha de anjo

    Responda
  3. Alberto Miguel

    Por mais dialogo na construção das nossas políticas, e menos perseguição por gênero, idade e capacidade intelectual, se não é outra coisa, não democracia.

    Responda
  4. Ricardo Branco

    Devemos reconhecer que a argumentação exposta no artigo tem sua lógica. Mas faltou a deputada explicar por que escolheu se candidatar pelo Partido Democrático Trabalhista já que, culta e bem formada como ela é, com certeza conhece a história do partido. E não deve ter tido dificuldade de perceber que a reforma da previdência que ela contribuiu para aprovar contraria os princípios trabalhismo. Ou será que nesta nova política defendida pelo Acredito princípios são descartáveis?

    Responda
    1. José Adilson Sanches

      Sim, Ricardo, pra essa moça sim, sabia que seria eleita e fez tudo de má fé, usou a força do partido para depois servir aos seus verdadeiros patrões que a financiaram, os capitalistas selvagens, escravagistas

  5. Júlia Maciel

    Afastando a situação de machismo colocado pela Tabata a qual presto minha solidariedade, acho muito cômodo essas críticas vazias com intuito de enfraquecer politicas partidárias, por mais que eu não tenho apego com a atual conjuntura do PDT, imagino que muito figuras como a Tabata são responsáveis por isso, hoje os candidatos se filiam aos partidos com a finalidade simplesmente se elegerem, não analisam se as posições refletem a cultura histórica do partido, triste pra democracia representativa.

    Responda
  6. Gilberto Rosa

    Não tinha nada a seu favor, mas o mais baixo nisso tudo é se colocar como vítima no viés do machismo, como se não tivéssemos problemas tão imensamente maiores nesta seara. Tabata no seu primeiro mandato mostrou ter tudo de ruim da velha, velhíssima política, uma marionete do velho, velhissimo Lemann, o suiço mais rico do Brasil. Não sou fã do Ciro, mas nessa ele ganhou bons pontos.

    Responda
  7. Cristina Dias

    Movimento Acredito é um partido pirata e seus membros eleitos são parasitas que enfraquecem os já anêmicos partidos brasileiros.

    Responda
  8. Cristina Dias

    Não existe boa política sem partidos fortes.

    Responda
  9. adherbal oliveira

    Parabéns. Gosto de seu trabalho, faço votos que avance nesses caminhos que anuncia. E precisamos ter menos partidos, e com conteúdos bem definidos.

    Responda
  10. Ricardo Montero Alvarez

    Não sei o que Tabata foi fazer num partido em que o trabalhismo está até no nome, tanto mais pela profunda ligação dela com o bilionário dono da Ambev. Teria sido mais honesta em se candidatar pelo Novo. Não bastasse, a estapafúrdia vitoriadela nesse julgamento joga mais uma pá de xal no sistema partidário, tudo em favor do individualismo e de um partido político clandestino financiado por ricaços.

    Responda
  11. Anderson Nunes

    Patrãozinho, o Lemman, deve estar realizado né? Sua garotinha, lhe deu um cargo dep.Federal, via um tal partido clandestino chamado renova braZil, renova com manias velhacas da banca financeira. Bom trabalho, os bônus serão gordo$, já novo mandato, daí vc vai ter que se acertar com novo, mbl e assemelhados

    Responda
  12. João Batista de Junior

    Penso que a decisão foi justa.

    Responda
  13. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Suprema ironia: Tabata repete a atitude, inclusive de Ciro, quando o espaço partidário lhe gera contrariedade, dele se retira. Sem falar que ela precisou cerca de trinta mil votos de outros candidatos a deputado federal/legenda partidária para se eleger. Tomara que a cada adversidade ela não comece a transitar pelos mais de trinta partidos nesse País.

    Responda
  14. MARCIA Carvalho

    Boa sorte Tabata. Vamos ver em que partido vc vai aterrizar. Dai sim veremos de fato qual é a sua. Estamos de olho. Fique bem.

    Responda
  15. RODRIGO NAFTAL

    Tábata. Vc é a legítima representante da nova política e do pensamento progressista. Busca o equilíbrio entre crescimento econômico e justiça social. Se o PDT buscou uma narrativa de oposição na reforma da previdência ao invés da qualificação do debate e do interesse da população, o seu posicionamento se mostrou coerente. Parabéns pela coragem. Sucesso!!!

    Responda
  16. Alberto Melis Bianconi

    O rostinho bonito é constrangedor, não é mesmo? Como poderia estar distorcendo as coisas a tal ponto? Mas está... como diz o ditado, quem vê cara não vê coração, mas o eleitor brasileiro insiste em acreditar no olho no olho. Essa "boa" política da deputada é tão falsa como aquela de que falava Bolsonaro. Política, a única que existe, é a praticada pelos partidos, seguindo as leis vigentes, e não esses movimentos de "renovação" que fazem o que bem entendem, sem dar satisfação a ninguém.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Aliás, a deputada só poderia estar agradecendo a decisão esdrúxula do ministro Barroso, fã daquela outra personagem pública que se intitulou e herói da moralidade que deveria contar com regras excepcionais para combater os malfeitores... quem poderia ser, se não o ex-juiz mau-caráter de Curitiba? Estamos bem servidos de paladinos...

  17. Rodrigo Trivellato Garavini

    Já vai tarde!

    Responda
  18. CARLOS GUIMARÃ ES

    Tabata é minha candidata a tudo: síndica, prefeita, governadora e presidente. É uma luz dentro da escuridão putrefata do congresso. Precisamos de mais homens e mulheres instruídos e com o caráter de Tabata para mudar o estado por dentro. Já o Ciro....bem, o Ciro....

    Responda
  19. Gilson de Oliveira Pereira

    Boa política?! Deve estar falando de astrofísica..

    Responda
  20. José Cardoso

    Se houve 2 pesos e 2 medidas, com o PDT perseguindo particularmente a deputada, com violência de gênero, a justiça deve atuar. O partido deveria ter sido transparente expulsando todo mundo que votou contra, estaria em seu direito.

    Responda
  21. Hercilio Silva

    Sejamos objetivos, não quer seguir o partido monta um e tenta se eleger. Isso não é fácil. O presidente não conseguiu formar o seu. A extrema direita americana tomou o Partido Republicano por dentro porque não elegeria ninguém. A facilidade em entrar e sair de partidos gerou a bagunça política atual. Criar partidos pra ter dinheiro.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E criou esses monstrengos não partidários, mas que querem agregar e direcionar lideranças sem precisar se posicionar, sem ter de dar a cara a tapa. São a versão 2.0 da velhas siglas de aluguel.

  22. Carlos Simaozinho

    Tabata, "boa política", por acaso, englobaria votar contra o interesse dos trabalhadores, na reforma da previdência? Bom, ao menos nesse quesito, ela se parece muito com a "nova política" do bolsonarismo, não acha? Essa "boa política" será liderada pelo João Paulo Lemann, irmão gêmeo do Amoêdo?

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhor Rodrigo, isso é discurso do pessoal do Partido Novo, aliado dos banqueiros e farialimers. Em que essa reforma contribuiu para melhorar a situação? Houve, sim transferência de renda dos mais pobres, para os mais ricos. A distribuição de renda piorou. Os problemas do Brasil passam longe da previdência do funcionalismo. Quem dera fosse isso... Os verdadeiros privilegiados são os banqueiros e os bilionários chupins do estado. Vá ver o quanto que o Brasil paga de juros pra esse povo...

    2. jose fernandes de lima junior

      O seja ficamos com o ruim nós né. So o contribuinte privado pagou a conta. Políticos, militares, parte do funcionalismo público é magistrados mantiveram seus privilégios.

    3. RODRIGO NAFTAL

      Por favor, leia o texto que o senhor vais compreender. O fato dela votar a favor da reforma da previdência não desqualifica o seu pensamento progressista. Pelo contrário. Se a média de idade aumenta, por óbvio, o tempo de contribuição deve aumentar. De fato, não foi possível quebrar o privilégio de algumas castas, mas entre o péssimo, antes da reforma, e o ruim, é mais sensato ficar com o ruim.

  23. Wesley Caiapó

    E essa boquinha da foto? Não entendi o objetivo.

    Responda
  24. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Muito bom, Barbara, parabéns! Uma deputada progressista e coerente com seus princípios, não com a patrulha ideológica. Siga seu caminho!

    Responda
    1. Luís SA

      "Progressista" de fato, mas para a Brahma e outros negócios da família Lehman. Para os trabalhadores e as mulheres em especial, que ela tanto tenta enganar, restou a morte sem aposentadoria. Mas temos acordo que ela é coerente com quem banca a candidatura dela, o movimento 'Eu Acredito/Renova.BR' e alguns tontos tentam defender uma traíra do próprio programa com que foi eleita. Parabéns aos men.tirosos.

  25. Raul Deodato Moura

    Para seu futuro político, talvez melhor seria ter renunciado ao mandato. Seria mais coerente com sua postura, mais favorável a uma organização não partidária do que ao PDT, e trabalhar para que esta se transforme num partido política que atenda às suas aspirações.

    Responda
  26. Sebastião Barbosa

    De fato, é preciso encontrar um equilíbrio entre uma independência desejável da pessoa eleita e uma coerência com as diretrizes do partido pelo qual ela se elegeu. O que não se pode admitir mais é partido ter dono, como ocorre à esquerda e à direita. Com essa decisão do TSE, os partidos vão se fechar mais. O sistema político partidário precisa ser reformado. Mais coerência e mais democracia interna.

    Responda
  27. antonio lopes

    Acho que ela ficaria bem em algum Partido do Centrão, lá eles fazem a boa politica de quem os financia.

    Responda
  28. Marcelo Magalhães

    Eu sugiro o PSL

    Responda
  29. Gilberto Rosa

    Tabata nunca traiu o seu patrocinador Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, que mora na Suíça, não sei porque. Tabata votou a favor de Lemann quando foi a favor da reforma da previdência, quando votou pela mudança das leis trabalhistas... também empregou namorado, pra mostrar como é a tal nova política. Tabata tem coluna na Folha pois a brahma do Lemann tem um dos maiores gastos em propaganda. Nossa elite sempre vendendo fraudes. Sugiro Tabata se aconselhar com Aécio e Cunha.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Excelente comentário!

  30. Antonio Eugênio Duarte

    Este é o ciro gomes que muitos querem colocar no poder. Ele realmente pertence à esquerda mais atrasada e retrógrada.

    Responda
  31. Roberto Gomes

    Votei em você, não voto mais e farei campanha contra você.

    Responda
  32. fernando oliveira de souza

    Vx traiu quem votou em você. Boa sorte em 2022, quando vai disputar a mesma base eleitoral do MBL.

    Responda
  33. Rogerio dos Anjos

    "eu vejo o futuro repetir o passado"...mas fica tranquila, se reelege facilmente..faz bem a missão para aqueles que vc trabalha.

    Responda
  34. Flávio Alonso

    Vc é pil@ntr@

    Responda
  35. ROGER HOEFEL

    Vai para Ambev!

    Responda
  36. ROGER HOEFEL

    Reacionária e superficial

    Responda
  37. JOSE CAMPOS

    Quem terá que enfrentar o maior obstáculo para continuar vivo é o pobre que começa a trabalhar com 12 anos de idade sem carteira assinada, sem acesso a sistema de saúde e educação e agora, graças ao seu voto, terá que trabalhar até os 65 anos para se aposentar. Mesmo com uma expectativa de vida de 60 anos. Parabéns por defender os interesses de quem financiou sua candidatura.

    Responda
  38. Ricardo Pereira Ignacio

    Quando a lei começar a funcionar e os políticos começarem a ir pra cadeia e ficarem .... a coisa muda!!! O resto é bla bla bla!!!!

    Responda
  39. Hernandez Piras Batista

    Quase sempre concordo com a deputada, mas, neste caso, acho sua posição equivocada. Sem partidos fortes nunca teremos uma democracia sólida e funcional no Brasil e esta posição da deputada e do TSE debilita os partidos. É um retrocesso!

    Responda
  40. eli moura

    O mandato pertence ao povo e não ao eleito. Quem mais tem direito sobre o mandato é o partido. Se eleger por um partido que elege baseado em seu programa, votar contra o programa e sair para outro partido é falsidade ideológica ou fraude eleitoral. A única decisão moralmente aceita seria ela renunciar e trabalhar para ser eleita por um partido na qual estaria conforme com o programa. Etcha juizinho mequetrefe este barroso, da escola de direito da segunda opção do RJ.

    Responda
  41. Ronald Fedalto

    Tabata. Outro partido? Ciro discorda de você? Lute no mesmo partido, crie evolução aonde está. Visões como a tua, ótimas como são, pessoas como você, não são aceitas em nenhum partido, sempre serão criticadas. Ciro tem inteligência e ideologia suficientes pra viabilizar evolução. Isso é muito raro nos líderes atuais. Boa sorte. Vindo a Curitiba, fica o convite para filosofar

    Responda
    1. Luís SA

      Bolsonaro e a Batata Liberal estarão juntos, novamente, em alguma legenda de aluguel, daqui a pouco. Inclusive poderão fundar um clube de filósofos, afinal ambos são de São Paulo, pertinho de Curitiba.

  42. Reinaldo da Silva

    Uma profunda desconfiança de quem divide a política em boa e ruim. E de quem se coloca como vítima. Ao fazer parte de um partido é necessário concordar com o estatuto, o que significa que as posições que o partido adota fazem parte de um coletivo. Quem discorda sai do partido e arca com as consequências. Mas quem quer assumir as responsabilidade pelas atitudes que tomou? O TSE privilegiou a famosa tese liberal da liberdade individual. O individualismo é o egoismo da vítima santificado.

    Responda
  43. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Por que ao invés de fundar um movimento não fundaram um partido e preferiu pegar carona em um partido consolidado para catapultar a sua candidatura? Oportunismo e parasitismo! Só se elegeu graças a legenda e sua identificação com o eleitorado, portanto o mandato pertence ao partido. O TSE está atuando contra o sistema partidário e contra a democracia. Se agiu assim por conta de perseguições pessoais que você tenha sofrido então não venha explorar isso com um sentido que não tem.

    Responda
  44. I J Souza

    Tabata nada contra seus princípios. Mas você entrou no partido errado , onde o trabalho deve ser defendido. Farsa eleitoral podemos concluir. Vitimizar nos artigos da Folha está extrapolando a paciência de todos .

    Responda
  45. CLAUDIO L ROCHA

    Gente vamos sair de frente do computador e ir para as ruas dar um basta na paciencia contra este governo. Esta tudo errado e nõs precisamos mostrar que ainda somos um povo com dignidade, precisamos mostrarf que não somos capachos do grupo politico que bolsonaro representa. chega..chega

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      É mais seguro e produtivo esperar 2.022 para desalojar o Bolsoonagro e desfazer o curral da porta do Palácio do Planalto. E depois prender todos esses onagros bélicos em um curral penitenciário.

  46. Gustavo Souza Machado

    A Justiça Eleitoral deve ficar atenta a esse tipo de situação. Tais casos contribuem ainda mais para o enfraquecimento dos partidos e para o fisiologismo crescente, que já tornou-se marca da política brasileira. Sobre Tabata Amaral, suas ideias não se coadunam com as ideias e programa central do PDT. Tabata pode se render ao fisiologismo e fazer como a maioria faz, trocar de partido a cada vez que surgir uma discordância. Grande exemplo disso é a família Bolsonaro.

    Responda
    1. MATEUS FERREIRA

      O motivo principal para essa disputa foi a votação da reforma da previdência e, nesse ponto, quem foi incoerente com as próprias ideias foi o PDT, não a Tábata. A proposta de reforma do Mauro Benevides e do partido previa até capitalização; não era profundamente diferente da que acabou sendo aprovada. Sim, faltou transparência ao PDT.

  47. Aguinaldo Pedro

    Tabata, orgulho de vossa excelência e da postura e coragem. Lute como uma mulher!

    Responda
    1. Luís SA

      Talvez o senhor tenha esquecido que milhões de mulheres (que de fato lutam pela vida, pela sobrevivência, pela educação etc) NÃO vão se aposentar ou vão morrer sem se aposentar por conta do voto da Batata Liberal.

  48. Paulo Cezar Souza

    Tabata está certa. O PDT é que errou em filia-la. Ela tem convicções e formação política de direita, não tem nada a ver com o trabalhismo (a aposentadoria deveria ser um final digno de vida pro trabalhador). Brizola e Darcy jamais permitiriam que essa moça entrasse na política por uma sigla de esquerda como o PDT. O lugar dela mesmo é num partido liberal de direita.

    Responda
  49. João Perles

    Querida Tabata, não existe na legislação brasileira a figura do candidato independente, até deveria, mas não existe, portanto, ao se candidatar o indivíduo adere aos preceitos e coletividade partidária. O atual PTD se encontra a quilômetros de distância das concepções brizolistas. É um partido meia-boca, como tantos outros na centro-esquerda, por isso faz vistas grossas a outros parlamentares que, como você, estão fechados com Bolsonaro. A princesa está nua!

    Responda
  50. Pedro Cardoso da Costa

    Quando se fala em partido político, a primeira questão que me vem à cabeça é a razão de existir deles. Pesquisem junto aos brasileiros para que serve ou faz um partido que a resposta seria "lançar" candidatos. Perguntem ao brasileiro o que um partido fez, mesmo que em teoria política, cursos, debates, nos últimos anos, de um a dez, e a resposta seria "lançar" candidatos. Além de serem propriedade de uns dois ou de um único dono...

    Responda
    1. Luís SA

      Tente verificar se o problema não é mais complexo do que os partidos políticos. Talvez se colocarmos em discussão o regime "democrático" (entre muitas aspas) burguês atual, onde o poder econômico e político já instalado é que determina os rumos do país, pudéssemos ter respostas mais aproximadas da realidade. Os partidos são só a ponta do iceberg.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nossa democracia é fraca justamente porque os partidos o são. A maioria não tem identidade política, programática e ideológica, por isso é tão fácil trocar de partido deixando o eleitor ainda mais confuso, sem saber em que ideias e programas está votando quando escolhe um. Portanto, enfraquecer os partidos enfraquece a política.

    3. Pedro Cardoso da Costa

      ... E existem dois elementos democráticos mais importantes do que trocar de partido que nenhum "democrata" defende com veemência ou até se calam: voto facultativo e candidatura avulsa. Todos correm deles como o diabo da cruz. E a resposta de quase todos é de que o brasileiro não está preparado, ainda! E como estão preparando os brasileiros? Silêncio ensurdecedor!