Demétrio Magnoli > Renan Calheiros ensaia passo desastroso ao tentar quantificar mortes evitáveis por Covid Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Genocida é ridÃculo ! Nao cola e nao colará ; um apelo desesperado !! Tentem o superfaturamento das vacinas entao !!
Vamos a uma hipótese plausÃvel? O presidente que só sabe matar, segundo ele mesmo, e que sempre defendeu o indefensável, e que tem neofascistas em seu time mais próximo, poderia ter apostado na morte dos mais fracos como solução eugenista de eliminação dos fracos. Nesse caso, abdicamos de contabilizar seu sucesso? Quem não quer investigar tem culpa.
Na visão do colunista, talvez as Ciências Humanas tenham que repensar sobre o termo "Escravidão", ocorrido durante quatro Séculos. Ou sobre o termo "Golpe de 1964". Ou se aqui realmente existe um morticÃnio de pretos e pobres nas periferias. Se existe violência doméstica contra o gênero feminino. Talvez sejamos um paÃs sem desigualdades sociais, onde tudo é invenção de cientista comunista...
É possÃvel do ponto de vista estatÃstico e econométrico fazer as correlações associadas à s medidas protetivas. Modelos estocásticos podem calcular as margens mortÃferas da carnificina. A ignorância pandêmica de Magnoli se desvelou 'ab initio' da catástrofe. Se dependêssemos de Magnoli, a previsão otimista do Jair Miliciano seria atingida baseada 'naquela velha opinião formada sobre tudo'. Um 'tudólogo' plenipotenciário do conhecimento. Bem tÃpico do charlatanismo vicejante nas redes sociais!
O analista tangencia o "passar pano" no ge no ci da para destituir a teoria furada de Renan. Com isso, só ajuda a tirar o foco do que importa: independente dos números, as ações do governo foram na direção da mortalidade da população.
Impecável o texto. O objetivo da CPI deveria ser documentar os descalabros do Governo Federal na condução da crise sanitária. Mas está se convertendo em palanque polÃtico, que na prática, fortalece o discurso negacionista do governo. Ao querer dar um duplo Twist carpado ao tentar embasar cada ação ou omissão de Bolsonaro na negação da Ciência apenas acaba se igualando ao Bolsonariamo. Uma pena.
Texto bom pra explicar figuras de linguagem, como eufemismo, na aula de gramática.
Acho que todos concordam, até seus seguidores, que Bolsonaro, mais do que omisso, sabotou ações contra a pandemia. Particularmente, sabotou ações concretas de instituições brasileiras para prover vacinas (Fiocruz e Butantan). Não apoiou, desencorajou, e vilipendiou o ânimo dos parceiros internacionais. Além disto, não buscou alternativas (Pfizer, por exemplo). Quanto a pandemia seria mitigada se tivéssemos mais adiantados com a vacinação?
Renan começou "lacrando" contra Lava Jato/Moro/Dellagnol/etc, depois seguiu as redes e agora está parecendo uma pálida imagem do dito combatente que se esperava. O problema é que uma boa oportunidade pra se saber dos verdadeiros crimes, seja de omissão ou por omissão, pode ser perdida na fogueira das vaidades... como sempre.
Esse colunista que já defendeu aqui escolas abertas no auge da pandemia como se o vÃrus não existisse dentro das escolas ou no percurso até as mesmas, e tudo isso quando na Europa havia lockdowns contÃnuos com testagem e vacinação em massa, só demonstra que suas análises e credibilidade tanto sua como da Folha de SP que lhe da guarida vale tanto quanto uma nota de 15 reais.
Esse colunista que já defendeu aqui escolas abertas no auge da pandemia como se o vÃrus não existisse dentro das escolas ou no percurso até as mesmas, e tudo isso quando na Europa havia lockdowns contÃnuos com testaram e vacinação em massa, só demonstra que suas análises e credibilidade dele é da Folha que lhe da guarida vale tanto quanto uma nota de 15 reais.
Excelente Demétrio! Muitos parecem acreditar que vencem politicamente se fizerem colar as acusações mais extremas, mesmo que sem base objetiva. "GenocÃdio!", "Crimes de Guerra!". Para isso, não custa fazer da "ciência" um novo artigo de fé, uma nova religião, capaz de dizer de ceda vÃtima da Covid, se o foi por causas naturais ou por assassinato. Excelente citar previsões bem fundamentadas, que simplesmente não se cumpriram. Mostrando que a ciência trabalha com incertezas, com pontos cegos.
Boa parte desse diálogo aloprado se deve ao gosto desse governo por afirmações disparatadas, mas acompanhá-lo na insensatez não melhora a qualidade de nenhum debate, mesmo do debate polÃtico.
este narrador tenta se diferenciar dos outros, procurando meias verdades. O Brasil tem 3 % da população mundial e mais de 10 % do total de fatalidades. Soubemos do que estava acontecendo depois da pandemia ter atingidos a outros paises com fortes chances de aprender a lição. Mas o governo só olhava o seu lider então no poder dos EUA. Cloroquina agua de lavadeira ozonio foram desculpas para não tomar as decisões corretas. Isto tem sim um grande responsável, colunista asssno.
Não leia com o fÃgado, não é esse o ponto do colunista.
Observações guiadas pelo bom senso. A história mostra as armadilhas às quais o afoitamento pode conduzir o "Homo sapiens".
Em que pese o respeito e admiração ao colunista, não posso concordar com a não qualificação do presidente como genocida. Qual termo deverÃamos usar para um governante que dolosamente (dolo eventual: não se deseja o resultado, mas ao antevê-lo, nada faz para evitá-lo) e culposamente (omissão negligente) é responsável pela morte de dezenas ou centenas de milhares de pessoas. Genocida é um termo adequado.
Psicopata pode ser, genocida não. Quem ele quis exterminar, os brasileiros? Inclusive ele acreditou, aposto, que a cloroquina iria funcionar e reduzir o número de óbitos,.aliviano politicamente para o governo.
Demétrio Magnoli, como de costume, em cima do muro. Tome uma decisão, Demétrio!
Magnoli, se fosse Lula ou Dilma no lugar do bolsonaro, sua análise seria a mesma? Certeza? A sua história confirmaria sua resposta?
É uma pena que a presença embaraçosa de uma figura como o Renan tenha transformado a análise de uma tragédia em algo cômico.
Sempre um péssimo analista, autor de um "livro" que previa o caos nos campus universitários por conta da polÃtica de cotas, hoje uma das polÃticas públicas mais bem-sucedidas do paÃs e que precisa ser ampliada. Não surpreende que figuras como esta, a exemplo de Pondé e o "acadêmico" Merval sejam tão considerados na mÃdia nacional: a figura do reaça de direita com verniz universitário é infalÃvel no paÃs.
Comparação tende à imprecisão nesta fase. O colunista tem elementos para estudos, decerto levará anos. Inúmeros os fatores que expliquem como foi ou poderia ter sido. A comparação local deveria ser orientada a verificar como o paÃs lidou com focos, surtos, epidemias, pandemias e endemias em gestões passadas e documentar como conseguiu piorar o que funcionava bem, não aprimorou o que era apenas regular e não eliminou tudo aquilo que sabidamente não funcionava. O Governo foi no caminho inverso.
Alguns filósofos e pensadores se eternizam por estampar o óbvio ululante na nossa cara de bolacha. A maioria deles, entretanto, estuda e compreende os gdes filósofos, mas sem fazer contribuição nenhuma. Faz parte. É assim na ciência. Demétrio não faz nenhuma das coisas. Nunca entendeu ciência. Cita osmar terra! E distorce estatÃsticas de instituições sérias além do mero reconhecimento para escrever uma coluna semanal. Kill me now
Demétrio sempre foi um bom analista. De uns tempos prá cá oscila. Sua advertência ao risco de extrapolação de números procede. De fato, o Relator não pode cair no achismo com chancela. Há, porém, vários erros de citação no artigo. Osmar Terra plana não falou em milhares, falou em 800. E...continua dizendo que acertou. O Imperial College em projeção para 160 paÃses, projetou 45 mil, 600 mil ou 1.050.000 para o Brasil, dependendo das medidas sanitárias adotadas, o número citado não é verdadeiro.
Bolsonaro afundou o combate ao vÃrus, seguindo seu mentor Silas Malafaia, para quem a Peste é um castigo dos céus, e seu combate significa uma blasfêmia a Jesus. A imunidade Divina de rebanho seria alcançar o perdão de Deus. Com isso, não apenas colapsou os hospitais e o SUS. Quebrou inúmeros negócios pequenos e médios, e aumentou o desemprego, pois as medidas couro de p. tomadas pelos governadores ficam no abre e fecha permanente, sob pressão do varejo de um lado e do vÃrus do outro.
Especial destaque deve ser dado à inquirição do senador Alessandro Vieira (Cidadania-Se). Não sendo médico, procurou a ajuda de autoridade em epidemiologia, que analisando 2.600 estudos sobre a cloroquina, elegeu apenas 14 topo de pirâmide. Todos a apresentando como inócua ao vÃrus. Confrontada a médica Mayra, alegou que não cabe ouvir os conselhos de medicina, nem estudos acadêmicos, pois o MS é a autoridade máxima. Sendo o ministro general, a autoridade médica maior era ela. Ninguém mais.
O Demétrio Magnoli invariavelmente dá sinais de ser um pensador que encontrou a verdade. Que bom! Já que a tem, guarde-na.
Lockdown eterno? Suécia como exemplo de combate ao coronavÃrus ? Queria ter as mesmas ilusões do autor ou viver nesse mundo imaginário
Não leu ou problemas de interpretação de texto?
O Dr. Demétrio sempre com sua própria "agenda polÃtica" "neutra", sem condições de uma crÃtica profunda porque a GloboNews - também com sua própria "agenda polÃtica" - não tolera a divergência. Reforça, em consonância com o ge-no-ci-da, que as Ciências Humanas são a grande vilã do mundo. É uma pena.
Leitura obrigatório nas manhãs de sábado. Os especialistas enviesados continuam criando suas próprias verdades e se levando a sério. O Brasil desde Dilma já é um navio sem comando. Bolsonaro veio apenas concluir o afundamento.
Bom comentário
Caro Demétrio, você se equivoca ao comentar sobre a previsão do Imperial College. Tal projeção foi feita para uma hipótese em que nenhuma medida de contenção do vÃrus fosse tomada. De fato, muitos governantes erraram nessa pandemia, mas não tenho conhecimento de nenhum outro governante que tenha sabotado ativamente as medidas de contenção do vÃrus, tenha trabalhado contra as vacinas (inclusive recusando a compra).
Estou meio convencido de que a pandemia irá reeleger Bolsonaro, e não derruba-lo!
Nossa esperança é que seus fiéis eleitores recusem vacina e somente se tratem com cloroquina.
Isso não me surpreenderia, infelizmente. Nunca pensei que houvesse tantos ver.mes e cavernÃcolas neste paÃs. Agora que abriram a caixa, difÃcil colocá-los lá de volta. Espalharam-se.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Renan Calheiros ensaia passo desastroso ao tentar quantificar mortes evitáveis por Covid Voltar
Comente este texto