Ilustríssima > Idealizador do modelo Curitiba, Jaime Lerner não escapou de críticas de urbanistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Elisangela Manaus

    Lerner foi um excelente urbanista com boas ideias para Curitiba - principalmente a criação dos parques inovadores em áreas abandonadas. Mas não podemos esquecer que foi prefeito biônico no período militar. A transformação do centro da capital, por exemplo, exigiu a expulsão das classes mais pobres para a periferia, algo fácil de fazer à época mas inviável numa democracia. Nos mandatos seguintes, informações sobre obras de expansão da cidade beneficiaram amigos e financiadores de campanha.

    Responda
  2. Lorenzo Frigerio

    Adensamento é uma palavra que deveria ser proscrita no Brasil. Nenhuma cidade que se preze da Europa ou EUA tem essa distribuição liberada de prédios em qualquer lugar. Isso é resultado dae uma relação promíscua entre o poder público e as máfias da construção civil e transportes, com nefastas consequências para a qualidade de vida do munícipe. Já dizia o prefeito Figueiredo Ferraz, São Paulo precisa parar (de crescer).

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Um dos grandes méritos do Lerner foi aceitar correr riscos, e não poucos. Obviamente, era um político e administrador que tinha cérebro, isso sempre fez diferença. Nos dias de hoje, então, era capaz de inviabilizá-lo no cenário nacional. Convivi muito pouco com Curitiba, mas é um lugar que deixa marcas em quem passa por lá. É natural que as pessoas morram, mas está havendo muita perda significativa em muito pouco tempo, numa hora muito frágil...

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Belíssimo comentário, Benassi! Muitas perdas, mesmo. Cenário entristecedor. Daqui de Curitiba, te mando um forte abraço.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.