Opinião > Novidade nas ruas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. EDUARDO GUERREIRO LOSSO

    Vergonha desse jornal. Estou esperando a autocrítica do golpe, FSP.

    Responda
  2. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    A privatização da Eletrobrás, junto com a redução do estado, teto de gastos e precarização dos direitos trabalhistas, é uma das formas de o mercado "passar a boiada" nos governos Temer e Bolsonaro. Quando a fds teme que esses temas sejam discutidos pela esquerda, ela revela os interesses que defende em seus editoriais. Isso explica, em partes, a pouca repercussão que as manifestações tiveram na grande mídia. Jornalismo a serviço da banca.

    Responda
  3. José Bueno

    O editorial cobrar programa do PT ou do Lula?! Que brin cadeira com o leitor. A FSP se recusa a ouvir Lula, a divulgar, claramente, o que diz o PT. Eu tive acesso pelas redes sociais a um Plano de Reconstrução do País proposto pelo PT, divulgado com convite aberto à mídia! Não esperava que a FSP concordasse com o plano, claro, mas contava com um amplo debate nas suas páginas, afinal era a voz de um ex-presidente e do maior partido de oposição! Continuo esperando.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Até o momento não há um programa para tirar do fosso que se encontra, que da direita ou da esquerda. O cidadão comum está cada vez mais desamparado com estes políticos cada vez mais interessados em resolver problemas pessoais aos coletivos. Qual político até agora que apresentou um programa consistente e verdadeiro para a grave situação que encontramos ? Se a FSP souber que publique .

    Responda
  5. Nelson Dumas

    Independentemente de quem seja o próximo presidente, sugiro o "Programa de Saída do País". Com toda essa falta, por todos, de apreço à institucionalidade e ao interesse público , só saindo do Brasil mesmo!

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Muitos brasileiros , até desempregados morando nos EUA e Canada´, não pensam voltar ao país tão cedo . Preferem ficar lá , pelos mais diversos motivos , mas muitos falam, voltar não constam em seus pensamentos .

  6. Cloves Oliveira

    Não existe perigo maior do que subestimar seu adversário. O artigo comete dois equívocos. Primeiro: afirmar que falta programa para a esquerda quando esse é o segredo mais conhecido: enfoque cepaltino na economia com foco nos grandes negócios e escolha daqueles que podem virar campeões nacionais. Segundo equívoco: ignorar o que está acontecendo de positivo como o marco do saneamento, das start ups, do gás, do câmbio, autonomia do BC, leilões de concessões e os resultados do primeiro trimestre.

    Responda
  7. José Cardoso

    O programa mínimo não é difícil: redução de gastos públicos, principalmente com despesas abusivas como super salários para juízes e procuradores, além dos gordos fundos eleitorais e partidário, e as emendas parlamentares. Fora isso, (e mais difícil) está uma mexida na aposentadoria de militares, policiais e professores, muito beneficiados com a atual reforma.

    Responda
    1. Escambo Esc

      Aposentadoria de professores? Só mesmo acreditando ter sido erro do corretor automático.

  8. Vítor Gonçalves Queiroz de Medeiros

    O programa é: vacina no braço, comida no prato. Eu concordo que deve haver contundência e clareza na defesa de um programa, mas não é verdade que a esquerda parta do zero já que tem defendido nos últimos anos um política econômica distinta da de Guedes, a revogação do teto dos gastos, o incremento de políticas sociais emergenciais, a proteção da Amazônia, a restauração do gasto público em ciência e tecnologia e mais apuro e decência nas políticas de segurança. Acho que o rascunho já está dado.

    Responda
  9. Luís Cláudio Marchesi

    Concordo com o editorialista. Nem a esquerda e nem a direita têm propostas concretas ao País. Esculhambar é mais fácil que criar. E esculhambação é com a esquerda torpe. A extrema direita bolsonarista também não tem nada, a não ser referendar eu líder genocida. A falta de lideranças políticas novas, até o momento, deixa expectativas sombrias para o futuro. Lula ou Bolsonaro? Só? Ciro Gomes (outro tresloucado)? A coisa está difícil até aqui!

    Responda
  10. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    I na cre di tá vel!

    Responda
  11. Claudio Belodi

    Nenhuma novidade - apenas morta delaço.

    Responda
  12. ANTONIO FREITAS

    Folha expressa bem o pensamento totalitário neoliberal: se não for meu programa privatista, não há programa.

    Responda
  13. Herculano JR 70

    A Fsp em nome da sua sobrevivência deveria deixar d ser tão sectária. Jamais a época de ouro da mídia que ditava a verdade será restaurada, faça ela campanha de fake news da rede, de responsabilização das redes pelas opinões alheias q ela ñ tem e ñ quer controle, ñ é Bnaro. Maniqueísta ela ve o manifesto a favor de Bnaro como de parcos e contra grandioso. A favor so tem desordeiros e contra gente exemplar, talvez os de Bnaro fazem xixi na rua e os contra ñ. Va se caçar Fsp.

    Responda
  14. José Felipe Ledur

    A Folha consegue ser tacanha. Milhares saem às ruas, põem em risco sua saúde para dizer um basta ao desgoverno que promove a morte, e o jornal pretende reduzir tudo a uma equação eleitoral. Será pura inépcia para enxergar a realidade?

    Responda
  15. Maria Luiza Pires

    De forma dissimulada, a Folha censura Lula e as mobilizações contra o governo, mas não censura, pelo menos de forma veemente, a brutal e inadmissível repressão ocorrida no Recife contra os manifestantes. É, no mínimo, curioso!

    Responda
  16. Fernando Brandão dos Santos

    FOLHA sendo Folha... diminutiva frente à aberração que se instalou no país, com a sua ajuda e de todos os órgãos de comunicação desse país falido de covid19 e de autoritarismo que trucida a Constituição desde 2016, com o impeachment indevido de Dilma Rousseff. Neoliberalismo instalado nos órgãos de comunicação é o que sempre pautou as "opiniões" da Folha.

    Responda
  17. Jane Medeiros

    Aqueles que foram às ruas ontem em inúmeros Estados, surpreendendo todas as expectativasl da midia, com cobertura super tímida intencionalmente da Globonews e da CCN para não dar gas ao Lula, sabiam dos riscos que corriam, mas, o fizeram pensando em salvar milhares de vidas, depois de incontáveis perdidas. A maioria estava de máscara e todos lá estavam tomados de uma coragem cívica diante de um governo insano. A história é feita por homens e mulheres assim. Foi assim que se venceu o nazismo.

    Responda
  18. Rodrigo Jambeiro

    Pelo menos aqui vocês tem coragem de assumir suas posições. Ontem, foram ranzinzas em relação a manifestação falando o tempo todo em aglomerações (que até creditaria alguma razão se sentisse verdade no posicionamento). Agora admitem que foi devido a forte participação da esquerda(em que enxergam ameaça aos interesses corporativos do Grupo, como as privatizações). Só acho que, no momento em quem estamos, essas picuinhas pouco ajudam. Condenam a cidadania, geram divisão e quem ganha é Bolsonaro...

    Responda
  19. Rafael Silva

    Eu venho aqui para pedir desculpa a folha, eu ficava dizendo que o jornal tinha um viés e não e bem assim, é só olhar os comentários, tem gente da esquerda dizendo que o jornal e de direita kkkkkk a população não muda, se não é bom para seus ouvidos eles simplesmente querem aniq uilar, não muda nada em relação a extrema direita, comunistas e fascistas de mãos dadas?? Que diria

    Responda
  20. Fernando Reis

    Ê Folha!A "isentona" de novo.Não há nada de novo nas propostas da esquerda?Verdade, a única coisa nova é tirar um governo fascista que desrespeita a imprensa todo dia.Não tá bom pra vocês?Por favor!!

    Responda
    1. JOAO PAULO DA SILVA

      Rafael, conta outra.

    2. Rafael Silva

      Vc sabe que o Bolsonaro só foi parar lá pq o LU LA e um bandi do e destruiu todos os nossos sonhos ... Aí eu tinha duas opções, votar no retarda do do Bolsonaro, ou votar num cara que ia na cadeia pedir orientações kkkkkkkkkkk olha a situação que seus amiguinhos nós colocaram

  21. Waldo Assahi

    Pichação no muro de um cemitério: Vem, Bozo!

    Responda
  22. Jose Walter Da Mota Matos

    Teve muita gente nos protestos e as atitudes dos bolsonaristas, só vão inflar esse número.

    Responda
  23. paulo brondi

    O único programa que a FSP e os outros jornalões toleram é o programa neoliberal, com a receita mofada de sempre: privatização, "reformas", austeridade fiscal. Danem-se o povo e o Estado brasileiro. A esquerda não tem o programa que a FSP deseja, esse aí não mesmo.

    Responda
  24. Andre Rypl

    A medida das coisas é ver como a mídia estrangeira relata os protestos de ontem. The Guardian, p. ex., coloca " dezenas de milhares marcham para pedir o impeachment", e isso se repete em vários outros portais. A FSP continua presa ao canto de sereia da Faria Lima, e às favas com os escrúpulos

    Responda
  25. Aline Santos

    ao ler o editorial da @folhadespaulo, mais uma vez fico extremamente decepcionada. As páginas de vocês são tão responsáveis pelas mais de 400 mil mortes, quanto Bolsonaro e vocês ainda persistem em atacar a esquerda falando que falta programa. Falta programa que te agrade, né? Que se coloque em linha com seus interesses. Vocês fizeram um editorial ridículo apoiando o Golpe e agora este? Penso que deveriam trocar o Editor Chefe para de fato estarem alinhados ao viés democrático que dizem ter

    Responda
    1. Andre Rypl

      Muito bem colocado.

  26. M Rodrigues

    Basicamente é hora de todos sairem a caça não só de bozo, mas de cada um dos seus apoiadores, nas ruas, nos trabalhos, nas escolas, até que essa escória infernal bozolina piada mundial criminosa e corrupta seja totalmente destruída para sempre. Como dizia Winston Churchill: "Se o diabo atacasse a Alemanha Nazista, eu com certeza aprensentaria uma moção de suporte ao inferno no parlamento". O mesmo se dá com os demonios bolsonaristas. Contra eles, a favor da humanidade.

    Responda
  27. Ciro Oiticica

    A folha confunde não ter programa com não ter o programa que a folha quer. Entenda-se: privatizações e reformas liberais. Contanto que se façam essas reformas, a folha e a o resto da mídia empresarial toleram tudo, até genocídio.

    Responda
  28. M Rodrigues

    Sou de direita tradicional histórica e portanto ninguém pode me acusar de esquerdista, mas o momento é de guerra contra um inimigo que não é humano: bozo e seus apoiadores bozolinos virjões criminosos e corruptos. Toda ação contra essa escória bozolina demoniaca é bem vinda. Cabe ao pessoal que a Folha apoia: PSDB, MBL e que tais, colocarem gente na rua também para varrer o bolsonarismo para sempre da história rumo ao inferno de onde essa escória nunca devia ter saído.

    Responda
  29. Marli Miranda Vieira

    Folha de SP: perdeu, playboy! A esquerda levou milhares às ruas mesmo com todo medo da pandemia. Esperem aumentar a cobertura vacinal e vcs desses editorias " 3a via " vão ver ( horrorizados, claro) a força da esquerda.

    Responda
  30. Jane Medeiros

    A Folha nao surpreende no seu habitual posicionamento com relação à esquerda. Porém, não consegue negar que a esquerda colocou o povo na rua, mesmo com a pandemia. Um ato de coragem! A esquerda já tem um excelente ponto de partida, tem um candidato capaz de mobilizar as massas. Lula é o seu nome e tem dito que está muito impressionado com Biden e suas super ousadas propostas. Algo em que o petista deve se espelhar. Se começar taxando as grandes fortunas e empresas está de bom tamanho.

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Aqueles que foram às ruas ontem em inúmeros Estados, surpreendendo todas as expectativasl da midia, com cobertura super tímida intencionalmente da Globonews e da CCN para não dar gas ao Lula, sabiam dos riscos que corriam, mas, o fizeram pensando em salvar milhares de vidas, depois de incontáveis perdidas. A maioria estava de máscara e todos lá estavam tomados de uma coragem cívica diante de um governo insano. A história é feita por himens e mulheres assim. Foi assim que se venceu o nazismo!

    2. ONORIO JUNIOR

      Com todo respeito, mas chamar de ato de coragem as aglomerações, sejam elas de esquerda, sejam elas de direita, ou é cinismo l, ou é mugir mummm

    3. ONORIO JUNIOR

      Com todo respeito, mas chamar de ato de coragem as aglomerações, sejam elas de esquerda, sejam elas de direita, ou é cinismo l, ou é mugir mummm

  31. Ricardo Andrade

    A Folha erra ao dizer que a esquerda carece de programa. O programa da esquerda não agrada a Folha e por isso o jornal apoiou o golpe em Dilma e tem ou teve colunista de direita com posicionamentos extremistas e precursores do bolsonarismo. A Folha carece de melhorar sua consciência política e social.

    Responda
  32. CLAUDIO L ROCHA

    Não da mais para ficar em casa e de forma passiva ver bolsonaro ameaçar a democracia e detonar o Pais, poristo respeitando a ciencia povão foi as ruas, usando mascara, alcool gel e etc., A folha apoiou golpe 2006, e ajudou eleger bolsonaro, mas hoje povão deu recado de que Bolsonaro é mais letal e perigoso que a Covid. Daqui para frente é importante que povo compareça as ruas como hoje, e passe recado aos politicos que puxam o saco deste governo desrespeitoso, por cargos e salario. Aguardem...

    Responda
  33. CLAUDIO L ROCHA

    Não da mais para ficar em casa e de forma passiva ver bolsonaro ameaçar a democracia e destruir o Pais, poristo respeitando a ciencia povão foi as ruas, usando mascara, alcool gel e etc., e o que importa é que passou recado a quem ja consegue perceber que Bolsonaro é mais letal e perigoso que o Virus. Daqui para frente é importante que a sociedade compareça as ruas como hoje, passando recado aos politicos que puxam o saco deste governo desrespeitoso com povão, por cargos e salario. Aguardem...

    Responda
  34. germano siqueira

    Que esquerda?? Que programa???? Deixem de falar tolice !!!!! Essa manifestação tem outra natureza . Não sejam primários

    Responda
  35. Ana Ferraz

    O melhor programa para quem foi às ruas neste momento é tirar bolsonaro da presidência. Nada que preste virá deste governo. É uma questão de saúde! De vida ou morte! O programa é civilização e não barbárie!

    Responda
  36. Gilberto Rosa

    Todos contra o bolsonaro e folha enfia uma esquerda na manchete, poderia ter colocado, mas o Palmeiras não venceu, ia ser a mesma coisa. Folha apoiou o golpe de 64 e de 2016, levando ao que os banqueiros queriam, encher o bolso com Guedes, o G do BTG Pactual. A nossa dívida é um roubo e leva 48% do orçamento, saúde e educação levam 4%. Bilionários pagam os menores impostos do mundo, não bastasse, deram golpe pra atacar a previdência e leis trabalhistas, além de privatizações rasteiras.

    Responda
  37. Klemens Laschefski

    Agredecia a FSP se apresentasse um programa. Mas assim o comentário parece arrogante e meio oco, e com certeza, não mobiliza ninguém. Importante neste momento é tirar este governo do poder.

    Responda
  38. João Antonio Telles

    Folha de São Paulo: a "esquerda" que vocês dizem eu não sei, mas o PT e Lula não carecem de programa (o título da reportagem de vcs!). Como vocês podem dizer isso??? O PT governou o país por 12 anos e vejam o que o partido conseguiu fazer!!! Estava melhor ou pior que agora??? Basta criticar vcs que botam meu comentário para moderação

    Responda
  39. Ana Ferraz

    A FSP não aprendeu nada ou, como porta voz da Faria Lima, está feliz com o projeto de destruição do genocida, desde que não afete os lucros dos grandes banqueiros e empresários. Enquanto isso o povo morre pelo corona vírus e de fome. As razões para enxotar bolsonaro são muitas e o programa de quem foi as ruas é simples: empregos, comida na mesa, vacina, respeito a nossas florestas, aos povos indígenas e aos jovens negros.

    Responda
    1. germano siqueira

      Não aprendeu e não vai aprender. Ou é de propósito? Falar de falta se programa num momento desse até parece piada

  40. Ana Ferraz

    FSP, bom mesmo é o programa de morte de bolsonaro! Respeite os brasileiros brasileiras que desafiaram o medo da contaminação para expor toda a insatisfação com o governo do genocida!

    Responda
    1. carlos warchavchik

      O Editorial respeitou... falou da bem-vinda lufada de novos ares às ruas, até mesmo “tardia”. A esquerda não aceita mesmo nenhuma crítica, nem mesmo uma opinião embasada numa análise dos fatos.

    2. João Antonio Telles

      FSP não tem caráter!

  41. Adriana Galvão Pacheco

    A Folha não desiste de manter essa narrativa da “falta de programa da esquerda”. Ainda não aprenderam e não fazem o mesmo mea culpa que exigem da esquerda. Chegou o momento desse jornal se decidir. Eu não escreverei mais aqui pq, fora alguns jornalistas conscientes, o jornal em si nos ignora. Irei comentar sobre a Folha nas redes sociais.

    Responda
  42. Marco Antonio Oliveira

    Lula o encantador de serpentes e de trou-xas, lugar de ladrão é na cadeia.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Ignorante de tantas coisas

  43. Marco Antonio Oliveira

    FSP e movimentos esquerda fracassados não aprendem. Bolsonaro 2022. Vai com tudo Bozao.

    Responda
  44. Alcione Malheiros dos Santos

    Ou seja. Lula só sai do ambiente "bolorento" se concordar com a opinião do jornal. Não é muita pretensão da Folha, não?

    Responda
  45. Canário Belga

    Bom editorial! Mostra sutilmente, pelos comentários, a ignorância daqueles que não percebem que um movimento ou ideologia tem que ir além de barulhos e batuques. A esquerda precisa de mais consistência e a direita de menos prepotência.

    Responda
  46. Marco Antonio Oliveira

    Essa esquerdalha fracassada não aprende, símios. Perdeu em 2018, vai perder em 2022. Bolsonaro 2022. Vai com tudo e com todos Bozao.

    Responda
  47. Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

    A Folha diz que os “atos aproveitam o pior momento de Bolsonaro”. Com o verbo “aproveitar”, sutilmente parece questionar a legitimidade dos protestos contra a continuidade das mortes diariamente noticiadas na capa. Por incrível que pareça, o editorial diz apenas que “Bolsonaro está no seu pior momento”. Com o verbo “estar”, praticamente atenua a responsabilidade dele em relação ao caos que vivemos. A ideologia das privatizações e o antipetismo são mais importantes que a necropolítica.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Um momento tão frágil de Bolsonaro, são 450 mil mortes!!! Como a esquerda é abusada e aproveitadora, justo neste momento em que Bolsonaro parece tão triste e preocupado. Essa Folha não podia ser mais cara de pau, baixaria de manchete.

  48. Gustavo Felício Moraes

    FSP: vocês não aprenderam com os erros passados? Sempre demonizando as esquerdas... O Bolsonaro foi parido com o movimento antipetista e antiesquerdista que o seu grupo e outros da mídia foram culpados. Nào sou petista, mas reconheço e respeito as políticas públicas que foram realizadas no campo social e seus avanços. Apoiem o movimento de hoje, sejam dignos. Porque o presidente do país, juntamente com seu governo inepto e cruel, não têm dignidade.

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      Não da mais para ficar em casa e de forma passiva ver bolsonaro ameaçar a democracia e detonar o Pais, poristo respeitando a ciencia povão foi as ruas, usando mascara, alcool gel e etc., A folha apoiou golpe 2006, e ajudou eleger bolsonaro, mas hoje povão deu recado de que Bolsonaro é mais letal e perigoso que a Covid. Daqui para frente é importante que povo compareça as ruas como hoje, e passe recado aos politicos que puxam o saco deste governo desrespeitoso, por cargos e salario. Aguardem...

  49. Gustavo Felício Moraes

    FSP: vocês não aprenderam com os erros passados? Sempre demonizando as esquerdas... O Bolsonaro foi parido com o movimento antipetista e antiesquerdista que o seu grupo e outros da mídia foram culpados. Nào sou petista, mas reconheço e respeito as políticas públicas que foram realizadas no campo social e seus avanços. Apoiem o movimento de hoje, sejam dignos. Porque o presidente do país, juntamente com seu governo inepto e cruel, não têm dignidade.

    Responda
  50. CLAUDIO L ROCHA

    Não da mais! poristo o povo retorna as ruas e vooltara, respeitando a ciencia poristo usando mascara, alcool gel e etc., o importante e que foi passado recado claro a quem ja consegue perceber, que Bolsonaro e os seus fanaticos são muito mais letais e perigosos que a Covid. Daqui para frente é importante que a sociedade compareça as ruas como hoje foi feito, foi passado recado tambe? aos politicos que insistem puxar o saco deste governo por cargos e salario. Aguardem...

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.