Ciência > Jovens cientistas deixam o país mesmo com financiamento garantido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou professor e pesquisador na Universidade publica. Nos ultimos anos mal temos dinheiro para as bolsas dos alunos de doutorado. Alunos nota A. Os colaboradores oferecem bolsas maravilhosas em Euros para te-los. Como manter a futura geração aqui? Nao vamos nem saber plantar bananas neste paÃs de bananas. #ForaBolsonaro.
Não sei onde é que tem, no atual contexto, financiamento garantido. Tenho amigos que estão sim deixando o paÃs, pois apesar de serem profissionais qualificados, não conseguem financiamento e não possuem nenhuma perspectiva de trabalho. Generalizar um caso que é, seguramente, uma exceção à regra brasileira é, no mÃnimo, atroz. Falta financiamento e falta trabalho para os jovens graduados, mestres e doutores no Brasil de Bolsonaro!
Conheço uma pessoa brasileira que depois de ter feito integralmente o ensino superior-mestrado-doutorado em uma Universidade Federal brasileira, trabalhou por um ano e meio com pesquisa numa unidade da NATO (OTAN-em português) na Europa. Atualmente faz Pós Doutorado na França. Por enquanto não pretende voltar ao Brasil.
Minha filha , graduada (melhor aluna da turma) , Mestre, Doutora - tudo por uma das melhores Universidades do paÃs , está fora do paÃs desde 2017. Não sei se volta algum dia ...
Penso que nunca valorizaram o cientista brasileiro e hoje esta pior.
As universidades brasileiras sofrem de protecionismo e endogamia.
Ora, com os cortes do governo acéfalo, anti-ciência e promotor da estupidez como virtude, mais o crescimento exponencial da idiotia entre parte da população, qual cientista não sentiria vontade de ir embora?
Aqui nunca foi e nunca será um paÃs sério!
Brasil é assim mesmo: se tudo estiver pior e no final da tarde tiver churrasco, pagode, sertanejo e futebol e igreja pra rezar, então, está tudo ótimo. Já esquecemos de tudo. Amanhã é outro dia. Vamos esperar as reformas e depois ver no que os investidores vão se interessar. Um dica para os cientistas: vão para onde está o dinheiro, "seja patriota daquele que te paga e bem e ti reconhece". Brasil é um paÃs que vive de arremendos e nunca conserta nada.
O mundo hoje não tem fronteiras para a cIencia que não segue correntes polÃticas, de onde estiver o cientista contribui para o progresso do planeta.
O que mais me dói são aquelas pessoas de direita que votaram no atual fulano e foram morar em Portugal, cujo governo é de esquerda.
Os astronauta f ake com vencimentos triplicados, da pseudo-pasta da ciência, nem dorme de tão preocupado... Quando pular fora da nau à deriva, a famÃlia já mora em Houston, eua. E os b abacas da s eita, carregando bandeira do Brasil...
A fuga de cérebros, fuga de capital humano ou brain drain (em inglês) sempre existiu, lembro de ter lido sobre isso no livro O Império Americano, de Claude Julien, publicado há décadas. O autoritarismo, obscurantismo, desinvestimento e destruição do sistema educacional pensante que ocorre no Brasil está a nos empurrar para o final da fila da civilização. A vontade de mudar de paÃs em breve não será apenas dos cientistas, mas de todos que têm dinheiro, inteligência ou fome.
Infelizmente o brasil sempre dorme em seu berço esplêndido como de sempre e nunca acorda para a realidade e tem orgulho de ser quinto mundo, cultura e DNA adquirida de seus antigos conquistadores e imperadores que não valorizam o progresso.
Grave, mas previsÃvel, desde o cenário que se desenhou depois que a Presidente Dilma Rousseff foi afastada. E, note-se, com o apoio do PSDB, os professores, como dizia, Ulisses Guimarães, o Senhor da Constituição Cidadã! Nessa pandemia, o Instituto Butantã [cuja vacina está no braço de 65% da população] foi menosprezado em fake news e lives do capitão que ocupa o Planalto. Agora, é arregaçar as mangas e evitar que essa onda passe e a Ciência volte a ocupar seu lugar de destaque no paÃs.
Tudo começou com o comentário de que ler é chato e dá sono. Daà para cá piorou exponencialmente.
O duro de tudo isso, é que gastamos uma nota pagando impostos, para formar um cientista deste, que vai colher resultados lá fora...
Que o próximo presidente reverta esta tendência terrÃvel. Sem ciência, sem possibilidade de desenvolvimento.
Tem que ir embora mesmo, vai ficar fazendo o que aqui no Bozonaristão? Aguentando Presidente hidiota e seus acólitos répteis mentais? Eu, se estivesse na Europa hoje, e não quase uma década atrás, não voltava nem fudendo. A troco de quê? O paÃs está acabando, não faz o menor sentido...
Brain drain, foi um dos principais movimentos que colocou a ciência dos EUA no topo do mundo na primeira metade do século 20. Acolheram pesquisadores do mundo todo, inclusive muitos fugindo da Alemanha já antes da 2a guerra. Se nada for feito urgente e intensamente,o futuro do Brasil será de um paÃs completamente periférico. Com a China ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial, vários paÃses investindo maciçamente em pesquisa, a perdurar essa situação o destino do Brasil é a mediocridade
Embora a SBPC não tenha dados oficiais, há uma iniciativa independente chamada Diáspora CientÃfica do Brasil. Possui site. Recentemente o Itamaraty iniciou um levantamento com esse mesmo tÃtulo, entretanto a insegurança é tanta que muitos preferem dar seus dados a um blog do que a esse governo fascista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Jovens cientistas deixam o país mesmo com financiamento garantido Voltar
Comente este texto