Vinícius Torres Freire > Pessimismo exagerado da oposição pode favorecer Bolsonaro até 2022 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Adalberto Otaviano Luciano

    A turma do "quanto pior, melhor" quer a destruição do país. Festejam notícias ruins. O dinheiro desviado para construção de estádios de futebol superfaturados deixou a saúde vulnerável, ceifando vidas de centenas de milhares de cidadãos. Eles gozam!

    Responda
  2. Paulo Roberto Isaías

    Desde o Brasil Colônia o Parlamento sempre foi composto por representantes dos ricos. Lula e Dilma fizeram um governo de bem-estar social. Não foi de esquerda ou direita. Pra isso foram obrigados a fazer acordos com os ricos. Do contrário as pautas sociais não avançariam. Infelizmente não podemos ter ilusões. Contra a melhoria das condições de vida da população pobre e negra temos os ricos, a classe média é a grande imprensa, que ataca Bolsonaro porque é tosco, mas apoia as pauta econômicas.

    Responda
  3. Paulo Roberto Isaías

    Desculpe -me o articulista. Não há que falar em erros do passado. O que houve foi um inconformismo dos ricos com as políticas sociais dos governos Lula e Dilma. A nossa classe média historicamente sempre foi hipócrita e, almejando ser rica, age como tal sempre que melhora um pouco. O pobre e o negro, sem educação fundamental de qualidade, é levada a pensar como seus patrões e algozes, desde a escravidão. E votam para o parlamento em quem o rico manda. Continuo a seguir:

    Responda
  4. José Davi

    Bom texto, nossa suposta oposição no congresso inebriada pelo herói de pés de barro, Lula da Silva, adota uma estratégia que vai levá-los à ruína.

    Responda
  5. José Del Ben Gonçalves Rostey

    A oposição fez sua parte ontem nas manifestações, ao contrário da maior parte da grande mídia que ocultou o único instrumento com poder de abreviar nosso sofrimento sob Bolsonaro.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  6. Daniel Guedes

    É Fora Bolsonaro, já!

    Responda
  7. CLAUDIO L ROCHA

    Problema é que nao da mais para ficar em casa assistindo bolsonaro usar medo do povão ao contagio, e ir destruindo o Pais, debochar de todos e tratar a nação como seu quintal particular. O grande movimento de ontem mostra e alerta que bolsonaro é bem mais letal e perigoso que a Covid; O ato deste 29/05 mostra o quanto o povão esta enojado deste governo, não vi ninguem debochando do esforço das pessoas para se proteger da covid, todo mundo usava mascara, utilizando alcool geo etc.

    Responda
  8. Wagner Nobuo Hanaoka

    Desde quando passador de pano virou um termo ofensivo para Vinicius Torres Freire? É verdade!

    Responda
  9. Wagner Nobuo Hanaoka

    Passa-dor de pano de Bolsonaro e do bolsonarismo esse Vinicius Torres Freire.

    Responda
  10. GUILHERME F

    Estava certo em votar em Lula se ficasse ele é o B ozo num eventual segundo turno. Mas lendo o que o gado petista (tinha me esquecido deles) postou aqui fiquei em dúvida novamente.

    Responda
    1. José Del Ben Gonçalves Rostey

      Não é Fla-Flu não meu caro. Se você ainda não entendeu que o problema não está na cor da camisa ou no grito da torcida, mas sim no nível diretivo, é capaz de permanecer no erro do antipetismo.

  11. Luansol Valério Aquino da Silva

    O autor subestima a capacidade desse governo de estragar situações que, em qualquer outro governo, seriam favoráveis. Quantas vezes é que o Brasil podia ter se saído bem, antes até da pandemia, se o governo tivesse feito a coisa certa? Lembra do "pibinho" antes da pandemia? Menor que o do Temer? O Brasil, então, tinha tudo a favor para ter um crescimento razoável, menos o Bozo, que conseguia estragar tudo com alguma declaração ou ação estúpida, afastando os investimentos do país.

    Responda
  12. CLAUDIO L ROCHA

    Não vi no grande ato popular de ontem 20 maio, ninguem debochando do esforço das pessoas para se proteger da covid, todo mundo usava mascara, utilizando alcool geo etc. O problema é que nao da mais para ficar em casa enquanto bolsonaro usa medo do povão ao contagio, e destroe o Pais, debocha de todos e trata o Pais como seu quintal particular. O grande movimento de ontem é para alertar que bolsonaro é bem mais letal e perigoso que a Covid

    Responda
  13. Maria Irene de Freitas

    Onde estão os argumentos q auxiliam na perspectiva de q o milico ora presidente tem chances de se reeleger? Quais benefícios e propostas trouxe p o Brasil e p os brasileiros com os dois anos e meio q já tem esse mandato? O q temos visto e sentido é só piora, de tudo q deveríamos receber como parte da sociedade q paga impostos altíssimos e não vemos retorno algum. Causa-me estranheza acreditarem na possibilidade de reeleger esse sujeito q só pensou e ainda pensa em salvar a si e sua família.

    Responda
  14. Maria Irene de Freitas

    Será que somos todos dementes, insanos, não temos um pingo de reflexão, de pensamento crítico para ainda terem a perspectiva de reeleição desse ser abominável e cruel? Como chegar à campanha eleitoral sem debates? Sem adversários que mostrarão os mal feitos do milico ora presidente? Como haveria chance de ser reeleito? Todos os outros candidatos fazerem pacto de silêncio? As mídias se calarem também? Por mais que o milico tenha seguidores fanáticos e cegos, eles não conseguem eleger ninguém.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      A esperança é a terceira via. Um estamos conhecendo; outro já conhecemos. Retrocesso, não!

  15. Maria Irene de Freitas

    Depois de quase dois anos e meio de desgraças, destruição, desprezo pela população, centenas de milhares de óbitos, infectados chegaremos a quase 20 milhões, e os colunista ainda acreditam que o milico ora presidente tem chances de reeleição. Inacreditável que alguém no cargo mais alto da república q tanto mal fez ao Brasil e aos brasileiros conseguirá superar as dores q causou e conquistar um segundo mandato. Isso é a demonstração inconteste de que a mídia não quer o bem do Brasil. Lamentável.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      O bem do Brasil, todos queremos. Não podemos nos enganar com a outra extremidade da ferradura!

  16. Fernando Jorge

    Agora passou, vá entender...

    Responda
  17. Fernando Jorge

    Não posso falar que o imprestável é uma excrescência que a FSP me censura. Folha bolsonarista.

    Responda
  18. isaque almeida

    lu....la presidente, emprego bons salarios e vacina para todos.....um verdadeiro paraiso

    Responda
  19. Maria José de Carvalho

    A imprensa não aceita q o presidente genocida será derrotado no primeiro turno. A maioria da população brasileira tem consciência da tragédia que está sendo este governo! Só benefícios p os ricos e o gado. Seria bom estudarem.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Em qual cartilha?

  20. Andre Luis Tasoniero

    Perfeita análise do autor.

    Responda
  21. NELSON PRADO ROCCHI

    Ainda não entenderam nada porque nada leram e nada sabem sobre Medicina Darwiniana e consequentemente sobre a Evolução Natural dos vírus com alta taxa de mutações. O destino de todos esses vírus é ficar cada fez mais infectante e cada vez menos letal e mais leve. A cepa indiana é mais infectante e bem menos letal do que as nossas cepas circulantes. O Torres deve ler sobre a evolução dos vírus mutantes para comentar.

    Responda
  22. NELSON PRADO ROCCHI

    Ainda não entenderam nada porque nada leram e nada sabem sobre Medicina Darwiniana e consequentemente sobre a Evolução Natural dos vírus com alta taxa de mutações. O destino de todos esses vírus é ficar cada fez mais infectante e cada vez menos letal e mais leve. A cepa indiana é mais infectante e bem menos letal do que as nossas cepas circulantes. O Torres deve ler sobre a evolução dos vírus mutantes para comentar.

    Responda
  23. ana maria fontana bernardi

    Vinicius tem razão, a economia vai crescer de qualquer jeito até 2022! Mesmo que os incompetentes nada façam. É a inercia do crescimento depois da tragédia da queda. Melhor é derrubar Bolsonaro ainda este ano. Impeachment já! Depois será tarde, com um povo manipulado como este que votou em 2018.

    Responda
  24. João Aris Kouyoumdjian

    Não há maneira de ter otimismo. Nada tenho a favor desse ridículo governo. Quando vejo novamente as bandeiras vermelhas do PT e as da CUT, nada a favor desse passado sombrio de corrupção. Quando vejo o desmonte vergonhoso da Lava Jato eliminando novas lideranças, fica ainda pior. Se morre um milhão, outros 50 milhões estão sem renda. Bolsonaro sabe o que pesa mais. Pensa nos vivos e não quer saber dos que morrem. Está difícil!

    Responda
    1. ana maria fontana bernardi

      Como se a corrupção que aconteceu em todos os governos desde que descobriram o Brasil fosse resolver os problemas do Brasil. O PT foi um dos que mais investiu no combate a corrupção, incrementou PF e criou leis de combate a corrupção. PMDB, PP e derivados do centrão que foram os mais indiciados da lava jato, estão governando de novo juntinho com Bolsonaro. Aliás , os Bolsonaros são especialistas das rachadinhas

  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Votar mal eh um patrimônio cultural brasileiro. Desde sempre. Só na minha vida enumero : adhemares, janios,cacarecos(quem for velho como eu sabe), modernamente : Collor, Cabrais, o atual carbunco , isso pra ficar nos evidentes, mas tem uma escumalha de baixo clero. As oposições fazem o q podem.

    Responda
  26. Alberto A Neto

    Até Dilma conseguiu sua reeleição! O mandato em dobro é a regra geral dos processos eleitorais, desde que FHC rompeu a tradição republicana vedante aos mandatos dobrados. Jair é mais um milionário que nem herdou nem criou empregos na vida. Ficou rico com sucessivos mandatos parlamentares durante os quais usou todos os privilégios que lhe foram dados e explorou todas as brechas para sugar recursos públicos em benefício pessoal e de sua família, conforme Lago descreveu muito bem na PIAUÃ.

    Responda
  27. LUCIANO NEDER SERAFINI

    A Esquerda, principalmente o PT e seu guia não fizeram autocritica alguma. Não aprenderam a lição e ainda mantêm a soberba. Ainda substimam a Direita fascistoide e seus artifícios.

    Responda
  28. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Excelente coluna que alerta para o pessimismo exagerado dos doidões da oposição e admiradores da lógica reversa do padrão opositor estabelecido. Entre o drama e o sonho, a década das sombras de um Estado corrupto e os fantasmas de um fascismo movido a motocicletas e mentiras. .../Claudia F.

    Responda
  29. Flavio Santos

    AINDA NÃO CAIU A FICHA DO BOLSA. A CONTA É FACIL, MULTILIQUE 500.000 x 5 (SENDO PESSIMISTA) SERÃO 2500000 VOTOS A MENOS. SENDO UM POUCO MAIS REALISTA 500.000 X10 = 5000000 VOTOS A MENOS. TAVEZ SEM FAZER MUITA FORÇA, ELE PERDE AS ELEICÇOES SEJA POR VOTO IMPRESSO OU ELETRONICO.

    Responda
  30. Flavio Santos

    AINDA NÃO CAIU A FICHA DO BOLSONARO. A CONTA É FACIL, MULTILIQUE 500.000 x 5 (SENDO PESSIMISTA) SERÃO 2500000 VOTOS A MENOS. SENDO UM POUCO MAIS REALISTA 500.000 X10 = 5000000 VOTOS A MENOS. TAVEZ SEM FAZER MUITA FORÇA, ELE PERDE AS ELEICÇOES SEJA POR VOTO IMPRESSO OU ELETRONICO.

    Responda
  31. Antonio Pimentel Pereira

    No Brasil só se fala de eleição e politicagem, de gestão pública muito pouco. Os problemas de urbanização só crescem nas regiões metropolitanas, a vida no campo virou um inferno de insegurança, a carestia e o desemprego só crescem, a falta de geração de renda nem se fala, hoje só cria vagas de vendedor de rifas e cambista do jogo do bicho. Espertezas das elites com teto duplo, penduricalhos salariais, casuismos e casos de enriquecimento ilícito com dinheiro público que nunca param. Triste Brasil

    Responda
  32. José Roberto Xavier de Oliveira

    Era só o que faltava. Segundo o próprio Flávio Bolsonaro o pai infelizmente o atual Presidente da República esta se aconselhando com o Pastor Silas Malafaia. O quer dizer isso? Resposta: Significa que ele trocou o Olavo de Carvalho e não apredeu nada do que prega o Olavo em - O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. E pior saber que o Malafaia tem influência em políticas públicas, concessões de rádio e tv promulgação de leis é como se Brasil estivesse sob uma praga divina.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Olavo ?

  33. ANTONIO MAURICIO CARIA TEIXEIRA

    Articulista muito mal informado. A Folha deveria retirar este Bolsonarista Americanofilo

    Responda
  34. Valdeci Gomes

    Vinicius, quem apoiou o Bozo que balance, não tenho nada a ver, nunca apoiei o genocida e nem apoiarei. Se ganhar de novo, só lamento.

    Responda
  35. Jose Carlos

    Contibuando, Impedimento do bozó não melhora nossa situação. É mto tarde. Nossa economia quebrou, a vacina veio tarde e isso imaginando que não seremos expostos a virus mutantes resistentes as vacinas atuais. A extrema direita envergonhada do psdb não tem voto, vítimas do próprio golpe antidemocrático que deram. A única chance deles é derrubar bozó. Porque a esquerda daria esse presente? Colunista, vc ñ vê um palmo na frente do bazo. Mto ruim.

    Responda
  36. Jose Carlos

    Está certo. Está tudo muito ruim. Seremos os últimos vacinados e teremos uma recuperação econômica lenta e incompleta até o final de 22, mas a situação pode melhorar um pouco e beneficiar o desgoverno. E daí? O que o articulista acha que a esquerda deveria fazer alem de deixar sangrar? O desgaste desse desg parece irreversível para maioria do eleitorado. Seu impedimento ñ vai melhorar nossa situação e só favorece a extrema direita envergonhada do psdb e dem e outros patéticos partidos sem voto.

    Responda
  37. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Enquanto isso a ditadura da Venezuela já matou 50 pessoas em manifestações em menos de 1 mês, só ontem foram 13... Ah não era o Maduro?... Na Colômbia né?

    Responda
  38. João Guedes Braz

    O jornalista tem que ser muito despreparado ou tem ódio visceral contra o PT para achar que houve revolta de 2013, como ele mesmo diz que ocorreu quando o país vivia com a renda mais alta desde sempre. Em 2013 não houve revolta popular, houve sim um movimento das Elites contra o Governo Dilma, almejando já a sua reeleição, era em ultima analise um movimento contra os Programas sociais, ou seja, contra o Povo. As passeatas a favor de Dilma tinham multidões e não se mostravam.

    Responda
  39. Suzi costa

    Sou uma assinante paciente. Já pensei em cancelar a FSP cada vez que leio algo assim. Sem talento. Ou então notícias de funkeiros, matérias importantes sem conteúdo investigativo. A falta de alternativa de jornais de qualidade, acaba nos empurrando novamente para a FSP. Que não proporciona como deveria, um jornalismo de informação e análise, investigação e ousadia. Este texto não é sobre pessimismo, não é sobre Bolsonaro, muito mais como perder tempo lendo jornal e tomando café no domingo.

    Responda
  40. RILER BARBOSA SCARPATI

    É isso aí VTF. Como disse o Marcos Nobre, o maior favor que nós da oposição podemos fazer ao Jair é acreditar que ele está fraco e vai ficar ainda mais até 2022, ou seja, é bom não subestimar o genocida.

    Responda
  41. CLAUDIO L ROCHA

    E a globo cobrindo as manifestações, ora a globo? ..Esta impossivel se manter em casa e assistir bolsonaro ameaçar a democracia e detonando o Pais, poristo respeitando a ciencia, usando mascara, alcool gel foi as ruas etc., o recado foi passado a quem ja consegue perceber que Bolsonaro é mais letal e perigoso que o Virus. Daqui para frente é importante que a sociedade compareça as ruas como nestedia 29/05, tbem passamos recado aos politicos que puxam o saco deste governo desrespeitoso com povão

    Responda
    1. isaque almeida

      por sorte temos lu.......la que vai voltar e trasnsformar esse pais novamente em um paraiso

  42. Pedro Cunha Jr Cunha

    Os textos jornalísticos da atualidade mais parecem receitas dadaístas: joga-se uma porção de frases dentro de um saco para, em seguida, ir-se retirando os papeizinhos que vão compor aquele texto confuso, polêmico, profético... enfim uma enrolação. Uma carga poética no jornal vai muito bem, mas o texto jornalístico não pode ser um texto literário: ele não pode abrir mão da coerência e da coesão.

    Responda
  43. benjamim picado

    é impressionante como o espectro de lula assusta o aquário da folha.

    Responda
  44. José Manuel

    Realmente a futurologia não combina com análises econômicas ou políticas. No entanto o artigo é muito bom. Nunca se deve confundir pressa com rapidez, urgência com açodamento. Aqui entre nós as manifestações de ontem foram uma decepção, tinha mais gente na praia que nessas manifestações.

    Responda
    1. Sebastião Staut

      O sugestivo nome José Manuel, Zé Mané no popular, diz muito

    2. José Bueno

      Ah, José, comparar uma tarde na Avenida Paulista, surpreendentemente lotada, com um fim de semana de praia?! NINGUÉM CONSEGUE ESCONDER ESTE FANTÃSTICO SUCESSO DOS MOVIMENTOS POPULARES. Estes saberão avaliar e propor os novos passos da Resistência.

  45. Marcelo Rosa

    Sim, deixa sangrar, vai terminar em quinto lugar na eleição, atrás até do candidato do novo. Nao vai ter cacife para convocar uma invasão do capitolio como seu idolo americano.

    Responda
  46. sérgio dourado

    Brasil não é muito afeito à análises, ainda mais as precipitadas. Só olhar que o pessoal que quer ser oposição ao negacionismo encheu a Paulista pra repetir o que condena nos outros: ou seja, validou a coisa. Os ditos polos estão, assim: um retroalimenta o outro na ignorância e na irresponsabilidade. A vida, ora a vida: que espere a eleição... Fôssemos uma sociedade mais consciente já saberíamos o que não deveríamos querer repetir. E repetição é o que mais se tem por aí de opção...

    Responda
  47. Reinaldo da Silva

    Os acontecimentos políticos estão sempre na contra-mão do "futurologismo jornalístico". A maior ambição é um dia se transformar em astrologia midiática de notícias, fazendo previsões, para depois dizerem: tá vendo não falei!! Isso causa algum conforto espiritual pela missão cumprida. Então mudemos de perspectiva. Vamos primeiro verificar os fatos e depois fazer as previsões. Mas isso não tem graça, não é mesmo? Se checarmos as previsões do futurologismo jornalístico ficaremos entediados.

    Responda
  48. José Cardoso

    Depende do que se chama de oposição. Como as pesquisas dão uma boa vantagem ao Lula, os petistas podem estar embalados pela perspectiva de vitória provável em 2022. Mas para as pessoas normais, as perspectivas eleitorais são difíceis.

    Responda
  49. Bruno Lima

    Acho que há alguns pontos que devem ser levados em consideração na análise, a sensação de bem estar com o rebote do PIB a partir do fundo do poço, por exemplo, assim como a apatia e indiferença geral em relação a se morrem 2 mil, 1,8 mil ou 3 mil pessoas por dia. Porém, acredito que a perspectiva de cobertura vacinal colocada no texto - até novembro? - é muito otimista. Exageradamente otimista.

    Responda
  50. rubens goncalves

    o vinicius . tu pensas que havera eleição em 2022. vai pensando. ele esta pavimentando ficar ate 2034. para desespero de certos jornalistas e alegria de outros.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.