Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JULIANO OLIVETTE

    É um cenário possível! Só não acho provável! As condições podem (e provavelmente vão) entrar em um espiral mais favorável, mas a capacidade dos desgoverno em trabalhar forte em sabotar e criar atritos é muito relevante, e precisa ser colocada na conta!

    Responda
  2. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O fracasso do povo na rua ontem é uma constatação de que a pesquisa Data Folha foi "arrumada". Só lembrar que ás vésperas da última eleição a Data Folha cravou sempre a favor dos petistas aqui em Minas o Governador Pimentel em primeiro lugar e Dilma tentando vaga para o Senado ,disparada também em primeiro lugar. Quinze dias depois saiu o resultado: Pimentel nem foi pro segundo turno e Dilma ficou em último lugar. Então o pessimismo não é só a despiora na Economia, é desconfiança no Data Folha

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Aliás, Joaquim, vcs têm que decidir: ou foi fracasso ou foi aglomeração irresponsável. Os dois, não dá.

    2. Daniel Alvares

      100 mil pessoas na paulista e consolação por 4 h é fracasso? Não é porque vc segue repetindo a narrativa do carluxo que ela se tornará realidade

    3. rubens goncalves

      lembre se 44 na italia. a historia sempre tende a ser repetida. voces mesmo farao o serviço.

    4. Caetano Mazzoni Ranieri

      Fracasso?? Segundo quem?

  3. denise teixeira

    Tem um camarada aí se comprazendo em dizer que não havia povo ontem nas ruas, só militantes. Eu não fui, mas várias amigas e amigos foram, e não são militantes. Mas só tinha classe-média, como em toda manifestação no Brasil, seja de direita ou esquerda. O povo nunca está nisso. O povo está lá nas senzalas, bem longe, sempre.

    Responda
  4. Rafael Faria

    Muito bom. Já tinha pensado no exagero no enfrentamento ao Gov. Bolsonaro. "Deixar sangrar" parece que não foi boa estratégia; 30% do eleitorado ainda é fiel ao 'bolsonarismo'.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      O gado fiel não se guia por fatos e é impermeável a realidades que não venham do WhatsApp do Bozo. Não representam mais 30%, eu diria mais perto de 20. Mas eles não vão mudar nem que o Bolsonaro mate seus familiares (ah, lembrei, ele já fez isso com sua necropolitica de gestão da pandemia).

  5. denise teixeira

    Bolsonaro é o golpe final um projeto - bancado por nossas elites e levado adiante inclusive pelo Lula - cujo objetivo final é garantir que o destino do Brasil seja sempre, na melhor das hipóteses, o subdesenvolvimento sustentável. Vendendo boi e soja, enquanto o norte vira aos nossos olhos um mundo quase alienígena em termos de capacidade tecnológica e riqueza geral.

    Responda
  6. Luigi Bravio

    A esquerda criou a política do "nós contra eles" , destruiu a carreira de quem ousasse discordar da sua cartilha,  tachou de misógino, homofóbico e racista qualquer um que discordasse da roubalheira ou seja semeou a discórdia e a intolerância  agora que se fartem com a colheita .

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Aí Luigi acordou.

    2. denise teixeira

      Que papinho. "Nós contra ele" é a história do Brasil. Nós, nas nossas boas vidas, e o povão, sem água.

  7. Marcos Arrais

    A pseudo-esquerda se mostrou cega e incapaz durante o governo Dilma e absolutamente inerte e acomodada agora para tomar atitudes perante o governo genocida. Quer um cenário pior do que pedalada fiscal para derrubar um presidente? Está aí: negligência com saúde pública! E o que o PT e demais partidos de centro esquerda fazem? Nada, só assistem!

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Arrais, quem da sustentação política ao Bozo não é a esquerda, é o centrão. Se dependesse da esquerda, ele já tinha caído há meses.

    2. denise teixeira

      O que mais poderiam fazer? A CPI está instalada. Quer que peguem em armas e derrubem Bolsonaro?

  8. Ana Ferraz

    Então, Vinícius Torres Freire, este quadro de "despiora" será com ou sem golpe militar? Porque para os donos do dinheiro grosso pouco importa se o povo brasileiro morre de corona, fome ou pela polícia! E o sujeitinho que os donos do dinheiro grosso e a imprensa colocaram na presidência está disposto a qualquer coisa para continuar por lá. Vocês vão continuar endossando isso por que o quadro econômico melhorou para quem ganha muito? Vão continuar dizendo que a esquerda não tem programa?

    Responda
  9. RICARDO DURAN

    Na pandemia, a esquerda nunca se preocupou com vidas, sempre se preocupou em derrubar Bolsonaro, vide as manifestações. Em pleno ápice de perigo com a doença, onde diversas mutações estão sendo disseminadas, a esquerda produz mais um grupo pra se chamar de genocida. O país vive uma guerra fria infantil e cancerígena. Enquanto houver a extrema direita e a esquerda, o país nunca irá melhorar.

    Responda
    1. denise teixeira

      Entendi. Só pode existir direita limpinha então? E privatizar tudo, nesse discursinho Instituto Milênio, e vivermos num eterno subdesenvolvimento sustentável, vendendo boi e soja, com o povão na lama. Isso é que é projeto bom, não?

  10. Nestor Bercovich

    Pode ser, mas então, o que fazer de diferente? A evolução da pandemia e do PIB não depende da gente. Justamente, as manifestações de ontem, a CPI, etc, marcar o caminho: não podemos ficar parados esperando Bozo cair de morte natural. O alerta de Vinicius tal vez serva mais para Ciro e sua hipótese insensata de que ele, e não Bozo, enfrentará Lula em 2022.

    Responda
  11. Rodrigo Ribeiro

    Fui para a Paulista em SP e vi que o povo está cansado. Tudo pacífico, tudo bonito, mas com um cansaço nítido. Cansado do geno.cida e de sua política. Se não formos para o impeachment, o cansaço vai virar do Lula e da esquerda, que não quer fazer nada em dois anos. Aguardem.

    Responda
    1. denise teixeira

      Existe povo em alguma manifestação no Brasil? O povo está se matando pra comer. Direita ou esquerda, manifestação é coisa de classe-média, e sempre foi.

  12. Dartagnan Santos

    É mais fácil as forças mamatas e Bostassauro partirem para o golpe do que algo melhorar no país.

    Responda
  13. MARCOS BENASSI

    Caro Vinicius, também tenho um pé atrás com o "já ganhou" que eventualmente vemos em favor de Lula - e até do próprio Bozo, vindo dos mais insensatos. Desconfio profundamente da tranquilidade quando em mar bravio: tá achando que ganhou a troco de quê? Só tem incerteza por todos os lados, o exército não se emenda, o congresso está comprado, a economia reage a passos lentos. Da onde nego tira suas certezas? Tem um mundo por cair na cabeça do Bozo e das Bozolettes. E se cair? E se não?

    Responda
  14. Carlos Simaozinho

    Acho que a reversão do quadro, para o Bozo, é possível, mas improvável. Sua incompetência, e a do Guedes, para engendrar um plano de recuperação econômica é latente. A maioria parece já ter formado uma consciência que, com esse desgoverno, terminaremos 2022 em uma situação muito pior do que 2018. E não haverá, até o ano que vem, perspectivas reais de melhora com essa turma no poder. A maioria também já pregou na testa do capitão a culpa por milhares de mortes. Isso acho que é irreversível

    Responda
  15. jc chaves gomes dos santos

    Verdade , a "oposição" vive a sonhar que todos os dias o Genocida ..apronte mais uma , o que fortaleceria mais ainda sua putrefação ! O Genocida ...ta se armando , o Guedes ja vem dando recados , bom não contar com os ovos e as pesquisas , muita agua vai rolar !!

    Responda
  16. isaque almeida

    So fala lu.....la escolher o terno da posse e seremos nava Mente um paraiso

    Responda
  17. isaque almeida

    Eu vou pra argentina lá estão todos vacinados e tem emprego para todos e bons salários, viva o socialismo

    Responda
    1. Rodrigo Ribeiro

      É ironia?! Se for, a piada parou no meio. Se não for, tenho um psicólogo e um professor de sociologia que podem te ajudar.

  18. Paloma Fonseca

    Agradecemos pelo alerta, Vinícius. Ontem, na manifestação, acompanhei a galera: *Ai, aiaiai, aiaiaiaiai, empurra o Bozo que ele cai*. Como no impeachment de Collor, estou esperançosa que venha um Itamar II com um Plano equivalente ao do Real. Com os resultados da CPI no seu prazo de 90 dias, podemos ter um Mourão mais civilizado assumindo a Presidência neste ano, com uma equipe na Economia dando fôlego para uma política social ou econômica mais consistente. O que acha?

    Responda
  19. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O colunista cita fatos dispersos de possível melhora na economia,o que vai ocorrer sem dúvida, porém o desgaste do governo é tamanho, e que será ampliado com grandes manifestações em 2022 , que não tem mais volta para recuperar a sua credibilidade.

    Responda
    1. denise teixeira

      Não tinha só militância. Militância é gente de partido. Eu não fui, mas muitas amigas e amigos foram, e não são "militantes". Mas só tinha classe-média, como em toda manifestação do Brasil, seja de direita ou esquerda. O povo está preocupado em comer.

  20. CLAUDIO L ROCHA

    Não da mais para se manter em casa e ver bolsonaro ameaçando a democracia e destruindo o Pais, poristo respeitando a ciencia povo foi as ruas, usando mascara, alcool gel e etc., e o que importa é que passou recado a quem ja consegue perceber que Bolsonaro é mais letal e perigoso que o Virus. Daqui para frente é importante que a sociedade compareça as ruas como hoje, passando recado aos politicos que puxam o saco deste governo desrespeitoso com povão, por cargos e salario. Aguardem...

    Responda