Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Danielle Ribeiro Goulart

    Parabéns pela crônica. Como sempre, excelente! Uma curiosidade: eu não sabia que 'estalinhos' (aqui no Rio) eram conhecidos como 'biribinhas' (em São Paulo).

    Responda
  2. Carlos Gueller

    Me fez lembrar a série argentina Los Simuladores.

    Responda
  3. Marcelo Rosa

    Adorei o APP! Muito fácil de usar, o vizinho barulhento da reforma eterna já está sofrendo as consequências! Já marquei 5 estrelas na app store!...

    Responda
  4. MARIA STELA C MORATO

    Rsrsrsrsrsrsrsts. Muito bem.

    Responda
  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O Historiador John Manuel Monteiro lembra que a vingança era uma característica essencial em nossas sociedades indígenas, antes da conquista. Sevia para manter a unidade entre as etnias. Como braço dos invasores a Igreja precisou introduzir noções de perdão e principalmente de RESIGNAÇÃO, para desagregar as comunidades e consolidar a dominação estrangeira.

    Responda
  6. Osmair Camargo Cândido

    Vende fiado? preciso de um Kit com duas toneladas!

    Responda
  7. Sylvia Alves Corrêa

    Nada como começar um domingo assim, com a leitura de uma coluna cheia de soluções para os nossos atribulados contatos diários com figuras indesejáveis da nossa res publica. Antes de baixar o aplicativo VingAPP, gostaria que o seu divulgador apresentasse mais exemplos de sua funcionalidade. Não que eu duvide da competência do criador do app. É que gostaria( goistaria em carioquês) de ter outros momentos de alegria como eiste ( carioquês de novo).

    Responda
  8. adenor Dias

    Acho que eu vou adquiri este APP, para me vin.gar duns esquer.do.pa.tas que vivem me de.to.nan.do só porque eu não me coloco contra tudo que Bolsonaro é a favor e nem a favor de tudo que o presidente é contra...

    Responda
    1. edilson borges

      contra os bozolóides a vingança é mais simples, é só citar as atitudes do bozo e os fatos ligados ao governo prá que eles se vejam no espelho como realmente são... és um bozolóide!

  9. MARCOS BENASSI

    Xiiii, espero que a censura da folha não ache que minha proposta de MacumbAPP foi muito cruel, e deixe passar. Mas, se não deixar, os censores sofrerão de dislexia e transtorno de déficit de atenção por quatro gerações, se cuidem rapaziada. E vou também contratar um KHagalhão aéreo do VingAPP em cima do carro de cada um. E também do Mariante, recém-ombudsman, com as cascas de camarão. Deixa passar o MacumbAPP, negada!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caso leia esta resposta, Ayer, fica tranquilo: só vai ter esse meu português escalafobético mesmo. Mas temo pelo bem-estar dos lllaaazarentos que mantém esse sistema de censura de pé. O MacumbAPP providenciará de broxidão a aftas crônicas, merecidamente...

    2. FLAVIO FARIA BELTRAO

      O ombudsman... pois é!... Achou difícil jogar pedra, mas deve ter levado tantas no telhado de vidro desprotegido que acabaram destruindo a caixa de comentários, suponho... (Marisa)

    3. Ayer Campos

      O carioquês hediondo transliterado pelo Prata também integra o MacumbAPP? Que medo!!!

  10. MARCIA Carvalho

    Pazuelo: um capacho que não vale a sola do próprio sapato suja de lama.

    Responda
  11. Orlando Costa Filho

    quero 1

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O historiador John Manuel Monteiro mostrou que a vingança era importante para que as comunidades indígenas mantivessem sua unidade. Daí, durante a conquista portuguesa os jesuítas introduzirem a doutrinação ideológica nas escolas, impondo palavras como RESIGNAÇÃO para desagregar as comunidades. Minha irmã, que não fala comigo desde 2016, dizia: "para a vingança não deve haver barreiras."