Hélio Schwartsman > Gripe russa foi um coronavírus? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wagner Nobuo Hanaoka

    Passador de pano de Bolsonaro e do bolsonarismo.

    Responda
  2. Antônio Corrêa Custódio

    Favor consultar o livro : " Um novo mandamento vou dou ", de autoria do Dr. Inácio Ferreira - médico - ano 2.021. O autor nos fala da origem e destinação da atual pandêmia.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    A gripe espanhola H1N1 matou muito mais jovens do que velhos. Isso é atribuído ao fato dos velhos na época da gripe espanhola tinham sobrevivido ao H1N1 da gripe russa. Se a gripe russa foi de um coronavírus esses velhos não teriam imunidade adquirida contra os H1N1.

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Análise pouco científica de leitura de livro.

    Responda
    1. Lucas Dollo

      Um jornalista tão bem informado, que quer tratar de assunto científico, não pode, nessa altura da pandemia, chamar "taxa de letalidade" de CFR (Case Fatality Ratio). É IFR (Infect Fatality Ratio), e a diferença entre os dois é abismal.

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Pô, Galdino, essa não é uma publicação científica. Pô, Galdino...

  5. adenor Dias

    Baseado na experiência citada na matéria, a humanidade pode ficar tranquila, que não será extinta! Principalmente a sociedade brasileira com seus 210 milhões de pessoas, perdendo menos de 1 % em um anos e meio...

    Responda
  6. Herculano JR 70

    A Peste Negra matou entre 1/2 a 1/3 da população Europeia. Taxa de letalidade entre 40 a 60%. Ai sim se via mortos aos montes. Essa sim uma epidemia digna do nome. O H1n1, a russa e outras, e o Covid, de q se faz tanto alarde, estão na casa de décimos ou unidades, variando conforme as condições. Uma gripinha mais ruinzinha. Ah, mas o Covid foi promovido, muita grana, muito governo aproveitando, muita mídia desesperada pra sobreviver.

    Responda
    1. Fernando Candido

      O bolsonarista deixou de ser humano..

    2. Roberto Freire

      Você é pior que a Peste Negra.

    3. Eduardo Ribeiro

      Quando chegar dentro da tua casa, acho q mudará de ideia....

    4. Jove Bernardes

      Pois é, ó, essa mídia de quem Bolsonaro tirou o doce está desesperada para sobreviver e quer porque quer promover "covid", ou não tem mais do que falar.

    5. SERGIO VICENTIN

      "Gripinha" para meio milhão de mortos só pode vir do negacionismo terraplanista, não?

  7. MARCOS BENASSI

    Hélio, meu caro, isso só é uma pista histórica daquilo que pode ser pressentido de modo relativamente óbvio: o pior não é a peste, a herança mais lllaaazarenta será a Bozofrenia e a estupidez coletiva. Para isso não há vacina, e a cura é educação - que não temos e, ainda que tivéssemos, leva um tempão. Não são 5% os que acreditam sempre no Bozo? Isso dá mais de 10 milhões de rereetardados. Cara tonteia na rua, chuta uma pedra e, ao invés de cuidar do cerebelo, pega uma marreta e detona o chão.

    Responda
  8. Hernandez Piras Batista

    Nada como uma dose de otimismo, já que a dose da vacina ainda está longe.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Otimismo não custa um tostão - para quem não tem, óbvio, porque também não está à venda - e faz bem ao coração. Quem eu tiver disponível, que faça bom proveito mesmo. Eu, infelizmente, não sou um dos abençoados...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.