Reinaldo José Lopes > Origem do coronavírus em laboratório não pode ser descartada, mas fonte natural é mais provável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hector Roberto

    A mídia no Brasil, não sei em outros lugares, anda bem pobre em relação à discussão científica... Hoje em dia você escuta de um monte de jornalista " ah, mas tem pesquisadores e artigos que falam isso ou aquilo", mas ninguém cita um trabalho ou nome de pesquisador... É sempre aquela generalização.

    Responda
  2. Fabricio Souza

    A alta cúpula americana já sabe como e de onde este vírus saiu. Não é atoa que Biden buscou primeiro o alinhamento com as maiores potências do mundo, para depois mandar a nota da conta para os Chineses! O Biden, só tem cara de bom velhinho… Na realidade mesmo, é mais um discípulo bushinianio do mal. Quem viver, verás! É, somente questão de tempo…

    Responda
  3. Plinio Góes Filho

    Aos poucos, como podem notar os mais argutos, Folha vem realinhando a história da origem do novo coronavírus. Pode-se dizer que o jornal deu um cavalo de pau nessa abordagem, já que desde março de 2020 somente destacava estudos que descartavam a hipótese de negligência laboratorial (o descarte de guerra biológica fica por conta de Reinaldo Lopes), enfatizando, quase como se favas contadas, a migração de animais para humanos. Desde que Joe Biden falou e o WSJ informou, a Folha se ajeitou.

    Responda
  4. Paulo Cezar Calian

    Com certeza o vírus partiu de algum laboratório comandado pelo Sr Donald Trump. Ex presidente norte americano tinha sérios motivos pra fazer isso. Fez com intenção de incriminar chineses.

    Responda
  5. Marcílio Gonçalves Filho

    Interessante! E....donde veio a gripe espanhola? Laboratório? Interessante. E de que continente? Americano? Sim porque se diz que a gripe espanhola pode ter tido origem nos EUA e foi parar no mundo inteiro pelos soldados americanos que foram parar na Europa!

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Não se diz. Ficou provado que a origem da pandemia da gripe foi os Estados Unidos. Mas a pecha colou, é nós que não vivemos a crise continuamos chamando de gripe espanhola.

  6. Eduardo Wermelinger

    Ok. Lido o artigo. E aí?

    Responda
  7. Antônio Corrêa Custódio

    Favor consultar o livro " Um novo mandamento vou dou ", de autoria do Dr. Inácio Ferreira - médico - ano 2.021 . O tema é sobre a origem e possível motivo da atual pandêmia.

    Responda
  8. Antônio Corrêa Custódio

    Favor consultar o livro " Um Novo Mandamento vou dou ", da autoria do Dr. Inácio Ferreira - médico - da Editora LEEPP, ano 2.021. O livro narra a origem e a destinação final , da atual pandêmia .

    Responda
  9. gabriela loureiro de bonis simoes

    Nao seria melhor ouvir um especialista? Isso aí Tá igual ouvir a Miriam Leitão falando de economia.

    Responda
  10. Marilda Machado

    Folha, o Sr. Lopes falou, falou, falou e não disse nada de novo em relação ao que já foi dito! Dispensável seu comentário. Aliás, nada criativo. Aliás, desculpe-me, mas qual sua formação específica? Cientista, pesquisador da área? pois nada acrescentou, só repetiu o que experts já falaram.

    Responda
  11. Cicero Ricardo Candido

    Caro Reinaldo José Lopes O senhor tem noção de que suas palavras podem e provavelmente serão usadas pelos partidários do Genocida negacionista e pelo próprio para gerar desavenças com outras nações? Que serão usadas para desacreditar a ciência e a verdadeira medicina?

    Responda
  12. Francisco Henrique Dias

    Agora que Trump já saiu, a verdade sobre o vírus dd laboratório pode aparecer...

    Responda
  13. Luiz Fernando

    Tá escrito que ele é especializado em arqueologia e biologia, ele e jornalista especializado.

    Responda
  14. Luiz Fernando

    Prezado, você é virologista? É epidemiologista? Não né? Então tá explicado!!!

    Responda
    1. Ieda Leo

      Está escrito logo depois do nome que ele é biólogo e antropólogo. Então tem conhecimento da área.

  15. Wesley Caiapó

    Reinaldo J. Lopes, as minhas principais dúvidas são: se saiu de um laboratório, quais as consequências disso para as relações do mundo com a China? A China poderia ser condenada em um tribunal internacional a reparar o dano? E se for parte de um estratagema militar, existe risco de desencadear respostas militares?

    Responda
  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Isso de os eua investigarem eh bobagem. Como são riquíssimos e dispoem de recursos abundantes, usam politicamente , sem grandes cerimônias. Basta ter interesse político e sempre acham grupos dispostos a desvendar complicados complos do outro mundo , com dinheiro público. Foi assim (por anos) a busca do complô contra "os assassinos" de Kennedy, ou na busca "científica" de et. Até se encerrar sem resultado.

    Responda
  17. Renata Moro

    Também se dizia que o vírus da aids tinha sido criado em laboratório. É aguardar as investigações...

    Responda
  18. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Cabe referir, também, que se cogita de o vírus resultar de um escape de laboratório militar norteamericano, dedicado a pesquisas médicas. E que o aparecimento na China decorreu de um grupo de militares estadunidense da base militar junto ao tal laboratório, hospedados em hotel próximo ao mercado de Wuhan.

    Responda
    1. Roberto Soares Coelho do Carmo

      Impressionante e lamentavel. Dessa possibilidade praticamente toda midia ocidental nao fala. Hipocrisia. Manipulacao. Omissao.

  19. José Cardoso

    Se realmente vazou de um laboratório de Wuhan, os chineses estão tendo sucesso em abafar o caso. Os russos não tiveram a mesma sorte em Chernobil, já que vazamentos radioativos não podem ser creditados à natureza.

    Responda
  20. Wagner Passos Garcia

    Sensatez e lógica tem nome: Reinaldo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.