Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    É só ir no banco e pedir empréstimo. Tirou a parte pelo todo. Infelizmente não é tão simples assim.

    Responda
  2. Pedro Navarrete

    Ótimo artigo! Além de compartilhar conosco suas pesquisas, esse dedicado economista( posso provar) nos brinda essa bela alegoria com sua própria história! Saravá, muita saúde e sorte! Espero vê-lo em breve!

    Responda
  3. Luis Nunez

    A questão principal aqui não é a diferença de condição entre as duas famílias, e sim que a mais pobre tem muito pouca condição. A sociedade deveria lutar para a melhora da educação pública brasileira. Após a constituição de 1988 isso ficou bem difícil, pois o estado tem que sustentar uma série de benefícios e privilégios que acabam com toda a arrecadação de impostos, deixando pouco para investimento.

    Responda
  4. José Cardoso

    Receber uma herança quando se tem entre 20 e 40 anos faz uma grande diferença. É claro que não é possível para todos. Assim, uma possibilidade seria os impostos arrecadados sobre herança serem destinados a uma espécie de loteria para indivíduos pobres com essa faixa de idade. Nada exagerado: um prêmio de 100 ou 200 mil mudaria a vida de muita gente.

    Responda
  5. ROBERTO GENERALI BURGESS

    E as soluções? O que o autor sugere que seja feito a respeito disso? Uma ou duas ações práticas. As pessoas aqui comentam todas o mesmo: "Excelente artigo"... parece ensaiado rs

    Responda
    1. Luita Helena

      Oxi, e um texto não pode ser apenas reflexivo? Refletir é importante, pois de respostas fáceis o Palácio do Planalto está cheio.

    2. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

      "além de avançar na criação e desenvolvimento de melhores políticas sociais, o expressivo privilégio herdado deve ser contido."

  6. Paulo César de Oliveira

    Excelente artigo. Crianças esforçadas e talentosas não devem ter suas chances de sucesso muito reduzidas apenas porque nasceram em famílias pobres. Cabe ao estado fornecer o básico em termos de alimentação, saúde e educação, além de bolsas de estudo do segundo grau até a universidade para estudantes pobres talentosos.

    Responda
  7. Adão Ferreira Salles

    Excelente artigo. Suscita muita reflexão. Parabéns Dr. Michael França!

    Responda
  8. Jobson paiva sales

    Excelente artigo, Dr Michael! Parabéns e muito obrigado.

    Responda