Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Cesar

    Juca, Portugal também possui ótimos técnicos. A diferença na Alemanha é o investimento em equipes multidisciplinares, com profissionais de alto gabarito. A coisa não se reduz ao sabichão do tipo Luxemburgo, que é técnico, psicólogo, professor, fisiologista, nutrólogo etc. Eu morei na Alemanha e fiquei impressionado com a estrutura de pequenos clubes de bairro formadores de atletas, principalmente de futebol, é claro.

    Responda
    1. Paulo Cesar

      Mesmo quando eu morei em um "Dorf", palavra alemã para pequenas comunidades periféricas ou rurais, de 5.000 habitantes, lá havia um clube com um relvado perfeito, equipamento e professores para as crianças, que eram poucas. Incrível.

  2. Silvio Ostrowski

    Seguindo o leitor Tales Pontes tem também Karl Marx e Freud mas desde o fim da segunda guerra que os alemães não produzem mais gênios como antigamente, seu maior feito foi nos 7x1 e agora produzindo grandes técnicos de futebol.

    Responda
  3. Willian DN

    Esses aí tem muita grana para gastar com elencos bilionários, quero ver se é bom mesmo se conseguir ressuscitar alguns ex times grandes que tem residência fixa na série B, com seus orçamentos atuais.

    Responda