Thiago Amparo > Cotas raciais sim, Folha Voltar
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Cotas raciais SIM. Até quando nós, brancos, vamos continuar não entendendo o enorme abismo que separa os "não brancos" das oportunidades sociais?????
Seria interessante ver esse idiotônico, numa crise de infarto, ao dar entrada num hospital, ser atendido por cotistas, não por profissionais vocacionados.
O dia em que acabar a hipocrisia dos falsos não racistas, pode acabar também as cotas raciais! Até lá, as cotas é o único incentivo as classes pobres e negras a estudar!
Talvez, pelo contrário, cotas sociais sejam em grande parte raciais e mais justas, dada a história do Brasil, a herança escravocrata, a ampla miscigenação étnica. Sem esquecer que cotas raciais são paliativos que servem para criação de massa de manobra polÃtica, ao se ignorar a educação infantil e fundamental, como ocorre no Brasil. Não há um gesto sequer para inserção na idade tenra, quando podem ser superadas as diferenças. Mas, é claro, respeito e admiro as opiniões diversas.
Como dois nos racistas verem negros e indios atenderem socialmente.A maior rebeldia é estudar .
Excelente. A Folha é um grande jornal, e ficaria ainda maior se revisse posicionamentos do passado. Além da anacrônica desaprovação das cotas, faria bem à Folha rever o apoio dado à Lava-Jato, de consequências tão desastrosas.
A palavra Racial por si só leva ao ante racismo, a transformação dos Movimentos Raciais no Movimento Vingativo Racial praticado por aqui pelos LÃderes, eu, como mestiço, nos meus 74 anos, observei que a miscigenação resolveu para uma maioria de descendentes de Escravos o problema do Racismo, e, aos Negros que não se miscigenaram sobrou uma espécie de negação, aà sim, por veto ao acesso a Cultura e Educação, o que as Cotas, apesar de minguadas resolveriam. É isso?
Thiago -- (outro professor universitário falando aqui) -- sou favorável a uma cota crescente de acesso aos que vêm da escola pública, chegando quem sabe a 90%, dentro desta uma cota social de uns 60%, talvez, e finalmente uma cota exclusiva para negros e indÃgenas. O importante não é excluir os afortunados, mas torná-los minoria e pôr os desafortunados em contato com aqueles, ao menos na academia, que é uma forma de projetar para a vida. Desfazermos o legado da escravidão é muito sofrido mesmo!
Cotas sociais! O resto, não importa de que cor pintem ou que argumento conveniente empreguem, é racismo. Pura e simples discriminação.
Concordo. O mesmo argumento para as leis nazistas, em mão invertida: o percentual de judeus no ensino superior era maior que a distribuição na população, o que justificou a exclusão, em 1933. Racista é racista, e não há “bom racismo”.
No Brasil a esmagadora maioria da população é miscigenada Cota racial , ao privilegiar a cor da pele em detrimento da origem, pune os nossos ancestrais , inclusive os meus, que deram uma sonora "banana" para o racismo e formaram famÃlias multi étnicas
De acordo. Caso dos meus ancestrais também
Por 300 anos o Estado brasileiro sequestrou pessoas pretas, extirpou de suar origens e os colocou em condição de escrevidão. Engana-se quem pensa que em 1888 isso terminou: a resistência de muitos ruralistas fez com que a situação perdurasse por décadas. Após isso, uma polÃtica estatal eugenista relegou os então ex-escravos à pobreza. As cotas são uma mÃnima, infima e insuficiente reparação a tudo que essa população sofreu pelo Estado. Parabéns pelo texto e pela lucidez, Thiago!
Há alguns pontos a analisar no seu argumento Vinicius. Primeiro, não dá para analisar a questão de mortes sem analisar o outro lado da questão, ou seja, quantos brancos foram mortos por negros no ano passado, por exemplo? Segundo, no caso de mortes pela polÃcia, em quantos casos o policial era negro? Caso o policial seja negro a morte continua sendo por motivo racial?
Amigo, não estamos falando de algo de milhares de anos atrás: falamos de agora! Temos pessoas vivas que foram vÃtimas de escravidão, filhos de pessoas escravas ainda vivos. Temos que levar em conta que o brasileiro leva de 5 a 9 gerações para ter mobilidade social, ainda estamos na terceira pós-escravidão. Isso tudo sem contar que o racismo acontece agora, Jacarézinho foi agora, Goiás foi agora, 75% dos mortos pela polÃcia sendo negros são agora. Não 2 ou 3 mil anos atrás, mas agora.
É isso aà Vinicius, cobrar o FGTS , não depositado, pelo governo egÃpcio durante os anos de escravidão do povo judeu.
Eugenia reversa vale?
Por coincidência minha mulher estava falando hoje do filho de uma amiga. Ele tem a pele clara, mas sua avó é negra. A cota racial é válida nesses casos? Ou seja: só vale a cor da pele ou também a ancestralidade? Soube que há casos em que alunos que se declaram negros correm risco de "caÃrem na malha fina" se não conseguirem comprovar isso.
Pois é! E ainda levarem o nome de falsificadores! E em meu caso, como não sou branca, nem negra, estou no limbo? Cotas devem ser sociais. Um branco paupérrimo, mas, inteligente, não tem condições de ingressar na dona USP, porque é muito difÃcil a concorrência com riquinhos bem nascidos e que estudaram em colégio de ponta.E estudam nas costas dos contribuintes.
Sou branca e nascida em uma favela de Belo Horizonte. Inicialmente contrária às cotas raciais, hoje percebo que, apesar de nascer pobre, minha cor me conferiu uma série de privilégios. Cotas raciais SIM!
Endosso ,parcialmente. Existem brancos paupérrimos que estão a merecer cotas sociais, e não se enquadrariam nas cotas raciais. À época ,paguei faculdade, porque não teria condição de ingressar na USP. E se existissem cotas raciais(1976!),não me enquadraria,ao passo que por cota social ,certamente, enquadraria.E se fui alguém na vida, foi por causa de meu esforço hercúleo. E ao Crédito Educativo nos dois últimos anos para poder sair do Trabalho, estagiar.Cotas Sociais,já!
Vinicius: a oportunidade deve ser para todos. Pobres de hoje? Foi a miscigenação de ontem.Minha bisavó era Ãndia e se casou com um filho de português! Minha mãe era morena, tinha irmã loira de olhos azuis. Um irmão moreno e outro branco com olhos verdes. A famÃlia de meu pai era miscigenada: ele loiro dos olhos azuis, os irmãos brancos e morenos.Em casa: eu morena(idem irmão),a irmã Clemeci( faleceu de covid19),loira/olhos azuis,duas irmãs brancas ,irmão moreno com olhos verdes!
Ok VinÃcius, estamos discutindo de quem é a vez de ser racista? É isso?
Cotas devem ser sociais. Um branco paupérrimo, mas, inteligente, não tem condições de ingressar na dona USP, porque é muito difÃcil a concorrência com riquinhos bem nascidos e que estudaram em colégio de ponta.E estudam nas costas dos contribuintes. E depois? Não retribuem para a Universidade em termos de doação financeira.
Mas daà a condição deles de pobreza não tem relação direta com a polÃtica estatal de escravização e posterior segregação. A razão das cotas estruturais não está na pobreza em si, mas da histórica (e atual) opressão estatal.
Perfeito, Thiago.
Sou contra as cotas raciais pois elas beneficiam o negro rico , em detrimento dos pobres , sejam eles amarelos, vermelhos, brancos ou negros.
Negros que estudaram em escolas particulares não têm direito às vagas para cotistas no Sisu.
Pois é! Existem brancos,paupérrimos...
Vc leu o texto todo?
As cotas raciais são uma espécie de populismo sentimental - o resgate ou reparação impossÃvel. Cotas para oriundos de escolas públicas são mais adequadas, até porque contribui para um objetivo mais importante do que a 'reparação': o fomento da diversidade social (e racial) nas universidades e no serviço público.
"Neguinho da Beija-Flor, o sambista carioca que leva a cor da pele no nome artÃstico, é geneticamente mais europeu do que africano, indica uma análise do seu DNA feita a pedido da BBC Brasil como parte do projeto RaÃzes Afro-brasileiras. De acordo com essa análise, 67,1% dos genes de Luiz Antônio Feliciano Marcondes, o Neguinho, têm origem na Europa e apenas 31,5%, na Ãfrica."
Precisa refazer este exame! Não faz o menor sentido!
Não se trata de um comentário, apenas da realidade. O termo "raça" perdeu o significado.
Esse comentário simplesmente não nos leva a lugar algum. Já os projetos de cotas sim, nos levam adiante.
Thiago, meu caro, dedo na ferida. Muito da riqueza do paÃs se construiu nas costas de preto, isso é em parte reparação. Mas a sua atitude é interessante porque opõe (ou claramente independe do) o articulista ao veÃculo. Nunca dei muita pelota para os editoriais, e noto que eles são mais ortodoxos, em muitos casos, do que os colunistas do jornal. Às vezes meus colegas leitores enfiaam o pé na canela da Folha e eu estranho, mas é por conta dessa diferença. Essa é uma boa coragem da Folha.
O Brasil se construiu nas costas dos pobres: brancos, negros, caboclos, mamelucos, Ãndios. Se você não entende isso, sinto muito.
Minorias bem organizadas levam vantagem sobre as minorias desorganizadas. Existe aà um espécie de discriminação social?
Bem, Nilton, preto não é minoria aqui no Brasil. Mas é uma contratação válida, ou organiza e chora, ou não mama... Mas não é discriminação, é a luta por direitos e espaços, que têm que ser conquistados
Cotas raciais sim! Sou professor de ensino médio da rede pública a 12 anos, e vejo na prática a diferença que a polÃtica de cotas faz. Contudo além de ampliar o acesso, precisamos oportunizar a permanência! Uma discussão não avança sem a outra. Não adianta torcer o nariz, as diferenças raciais não serão apagadas! Essa é a falácia muito comoda. Afinal, há muitos que se orgulharem de sua ascendência estrangeira. Negros e indÃgenas precisam se identificar e não temer as diferenças!
Ok, a cota social não chegaria ao mesmo ponto sem uma conotação racista? Queremos privilegiar a cor da pele ou a situação social?
Se a medica Monique e preta eu sou cor de rosa. Discussão vazia. Nunca vi tanto preto com branco. Em uma ou duas gerações vai desaparecer vestigios da diferença. Alias, ñ ha mais preto no Brasll, navegaram na pela pele branca. Ao inves d ficar se empenhando por cotas em universidade façamos a tal justiça eliminando universidades, para ñ ser inutilmente iguais. Universidade pra ninguem e o que recomendo
Muito bom, Thiago. A miopia elitista até que ficou mais tÃmida, ou melhor, constrangida, mas permanece distante do empenho de defender uma agenda verdadeiramente democrática nesse paÃs.
Cotas raciais são uma aber ração!!! Cotas Sociais são bem-vindas, pois o pobre se sobrepõe a cor ou a raça!!!
Ué, por 300 anos o Estado brasileiro sequestrou pessoas pretas, extirpou de suar origens e os colocou em condição de escrevidão. Engana-se quem pensa que em 1888 isso terminou: a resistência de muitos ruralistas fez com que a situação perdurasse por décadas. Após isso, uma polÃtica estatal eugenista relegou os então ex-escravos à pobreza. As cotas são uma mÃnima, infima e insuficiente reparação a tudo que essa população sofreu pelo Estado.
Cotas raciais não, Thiago, cotas sociais!!! No máximo.....
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