Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Belodi

    E ai vem a do contra que nunca fez nada a favor. Vá dançar com protozoários.

    Responda
  2. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    O CFM não tem que se doer pelo tratamento que foi dado a duas médicas na CPI. Como o Exército não se doeu pelos apertos impostos a Pazuello. Nem o Itamaraty pela saia justa a que foi submetido Ernesto Araújo. Todos eles é que foram responsáveis pelos próprios vexames.

    Responda
  3. filipe moura lima

    Não custa lembrar que o CFM foi um dos algozes de Dilma Rousseff. O CFM se opôs visceralmente ao ''Mais Médicos'' e à presença dos médicos cubanos no país. Vem de longe essa maldade.

    Responda
  4. Sergio jr

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Ricardo Fernandes

    O CFM proibe o uso médico de aromoterapia; florais de bach; iridoterapia e outros curandeirismos inofensivos. Entretanto, libera nas entrelinhas os placebos com graves efeitos adversos do "tratamento precoce"!

    Responda
  6. Ricardo Fernandes

    O CFM, como todo orgão de classe, tem como objetivo defender o corporativismo e utilizar sua estrutura para lobby político. É vergonhoso o alinhamento da atual diretoria com o desgoverno genocida. Essa tal resolução da independência médica é um cavalo de troia que institucionalisa o curandeirismo e o charlatanismo. Várias práticas médicas são vedadas por resoluções do CFM, mas o uso do tratamento precoce é liberado, independente de qual terapêutica seja empregada.

    Responda
  7. Melchisedc Felix

    É Mariliz, chegamos ao tempo em que os canalhas chegaram ao poder em todas as esferas, até mesmo no CFM. Como retirá-los? É no que demos gastar nossas energias.

    Responda
  8. luiz jose almeida fayad

    +"Imunidade de rebanho é imputar morte à população".

    Responda
  9. luiz jose almeida fayad

    Como é possível que um ser humano se julgue normal defender a imunidade de rebanho,em que milhões de pessoas devem morrer ,sejam crucificados para que outros milhões desenvolvam imunidade.Sòmente sociopatas tipoBolsonaro acham "normal"sacrificar milhões de vidas.Normal é dizer o que disse a infectologista Luana na CPI do Covid":

    Responda
  10. Galdino Formiga

    A articulista sempre confunde os assuntos, em benefício de suas opiniões. Não deve confundir a opinião do CFM com as decisões dos médicos em geral. O leitor não conhece a atuação técnica e nem o Código de Ética Médica.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Pare com a ingestão de cloroquina e com a aplicação de ozônio. Urgente!!!

    2. Ricardo Fernandes

      Galdino, vc perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Dr Galdino Leia novamente

  11. osvaldo tavares

    A CPI da Covid está dominada por coronéis do Norte e Nordeste que se primam por sua grosseria, truculência e apresentam fortes sinais de misoginia e racismo, com destaque para Omar Azis, Renan Calheiros e Oto Alencar; o estridente Randolfe Rodrigues é histérico. Está desmoralizada, pois além de se tornar a CPI da cloroquina e tratamentos precoces, é totalmente parcial dando ótimo tratamento aos desafetos do Governo Federal e humilhando aqueles que fazem parte ou apoiam a atual administração.

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      Enquanto isso, o bozo continua a cuspir, sem máscara, sobre os mais de 460 mil cadáveres

    2. Melchisedc Felix

      Quanta insanidade! Pare com o ozônio!!!

    3. EDUARDO SOUZA DANTAS

      Nossa, e o Bozonaro é um poço de elegância no tratar as pessoas, certo? Ele manda tomar no rabo, xinga de imbecil, idiota, quadrúpede e outros mais, etc., etc., etc. É um mestre da elegância verbal, é um gentleman de fino trato com as pessoas...

  12. luiz jose almeida fayad

    a A única pessoa gabaritada para estar à frente do combate à Pandemia do covid 19, a médica infectologista Luana Araújo,foi defenestrada por ser contra o tratamento ineficaz com cloroquina.Entre uma infectologista e uma oncologista quem você escolheria para cuidar de uma infecção.A resposta é óbvia,menos para os bolsonaristas.A oncologista Nice Yamaguchi nem conhecia um exame importantissimo para para orientar o tratamento da Covid 19,que é o D-Dímero.

    Responda
  13. Rosane Passos

    Esse conselho de medicina deveria se envergonhar de dar apoio a médicos nessa onda de mortes causadas pelas medicações sem comprovação. Ao invés de dar pitaco na CPI que tem realizado um excelente trabalho para as minorias e hoje o Brasil todo assiste, eles do cfm deveriam estar sem dormir pensando nas mais 480 mil mortes de brasileiros. Parabéns Mariliz pelo texto.

    Responda
  14. Renato Souza Oliveira

    Esse tal CFM é uma vergonha. Terraplanistas de carteirinha. Esse conselho não merece credibilidade

    Responda
  15. SERGIO saraceni

    Só uma correção, Mariliz. De que borda vamos escolher para pular, e não voar.

    Responda
  16. Jove Bernardes

    Conselho Federal de Medicina: pusilânimes, covardes, pulhas, desprezíveis.

    Responda
  17. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    Por quê o CFM não notifica médicos que vão para o YouTube passar informações errônea e negocionista, só porque são alinhados com o governo Bolsonaro? Por quê o chefe do CFM não foi convocado para a CPI?

    Responda
  18. Paulo Silva Barbosa

    O conselho de classe condenando o comportamento dos senadores , ainda critica um profissional da classe que é politico , por ter feito uma simples pergunta uma das depoentes convidada . Só não justificou o tratamento precoce adotado pelo governo , inexistente em países sérios e do 1° Mundo . As conceituadas agências norte americanas regulamentadoras de medicamentos , alimentos e tratamentos até hoje não aprovaram este tratamento, como também as farmacêuticas donas das patentes desaprovam.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Vamos combinar que o parecer do CFM veio para respaldar a distribuição do kit morte no SUS não tendi havido êxito na mudança da legislação para passar com um trator na Anvisa. Houve solenidade e o presidente do CFM entregou nas mãos do presidente. Política pura com a vida e a saúde da população. Repugnante.

  19. GUSTAVO O L JUNIOR

    A história da medicina está cheia de exemplos assim, do corporativismo se opondo aos avanços científicos, principalmente quando esses demonstram falhas, ineficiência, erros das condutas médicas. Por exemplo, o fato comum aceito de germes causarem doenças teve na classe médica seu maior opositor! Acrescente que hoje o peso da ideologia política é um ingrediente que turva ainda mais o nosso já escasso bom senso...

    Responda
  20. MARCIA GOMES

    Eu me pergunto isso todo dia! Se os cloroquiners ganham dinheiro matando pessoas, só vão sentir quando atingir o bolso.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Gente há um interesse econômico da classe médica. Quanto menos abrangente for o SUS, maior os seus ganhos. São contra a introdução da medicina comunitária na faculdade. O mais médicos não têm a ver com Cuba. Os cubanos foram o slogan para a campanha já que a nossa sociedade é receptiva às conspirações comunistas. Vamos acordar pessoal. A essa gente não interessa ter um SUS que atenda majoritariamente a população como é o sistema britânico. Queiroga já fala em privatizar a atenção básica. Cuidado

  21. Augusto Bottega

    Poupe-nos do “transformar humanos em cobaias”, por favor. Risível. Quanto ao CFM, a postura é criminosa, vergonhosa, anti-ética e corporativista.

    Responda
  22. Francisco Gugé

    Sou Engenheiro mecânico. Sempre que quis construir um galpão, contratei um Engenheiro civil, quando tive demandas, contratei um Advogado, Profissionais da minha confiança. Também já adoeci algumas vezes, e sempre me tratei procurando um Médico especialiesta nessas doenças. Aos 62 anos continuo vivo. Se eu pegar covid, vou fazer a mesma coisa, seguir a orientação de um Médico Especialista. Jamais irei dar ouvidos a curiosos que não entendem nada de medicina, como Bolsonaro, Renan, e Jornalistas.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Procure um médico especialista em infectologia . Lembrei de um parente tratado de câncer e hoje curado, onde o médico que o examinou indicou um oncologista para tratá-lo e foi curto e direto; o caso é para ser tratado com o oncologista que tem as condições profissionais e conhecimentos da área, e fora deste especialidade o risco de vida é eminente e enorme.

    2. Raimundo Carvalho

      Como vc, tenho 62 anos e já tomei a primeira dose da astrazeneca. Estou em regime de trabalho remoto, só saio de casa o mínimo necessário e de máscara, higienizo as compras, lavo as mãos com frequência. Com essas medidas simples, temos sido poupados, até agora, eu e a minha mãe de 99 anos, do contágio da covid. Não espere pegar essa doença pra seguir as orientações de um Médico Especialista. Pode ser tarde demais.

    3. Luiz Fernando

      Perfeito. Se pegar Covid procure um bom profissional.

  23. MARCOS BENASSI

    Marilúcida, caríssima, o bagulho é louco e a negada anda fumando muito dele. A questão é que dizer "estão fazendo de cobaia" não é algo preciso, é benevolente: a cobaia é usada em estudos para verificar o efeito de uma substância ou procedimento; esse povo Hidiota não está estudando nada, não há método, não estão fazendo ciência. Receitam essa porcaria com base na crença, não em um esforço metódico para desvendar alguma questão. É um treco criminoso e irresponsável, cana neles e no CFM.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Acho que Vossa Senhoria não foi suficientemente claro: para os nazistas sim "a cobaia é usada em estudos para verificar o efeito de uma substância ou procedimento". Mas, nossos nazistas são chucros por demais, nem estudos sabem o que é.

    2. Luciana de Luna Toprak

      Ótima observação.

  24. Luiz Pinheiro da Guia

    Isso me lembra algo que aconteceu durante a segunda Guerra em um certo país por um certo regime.

    Responda
  25. João Braga

    "...médicos empurram seus pacientes ao abismo". Tire o seu traseiro de frente do computador, e vá trabalhar na porta de um pronto socorro, dentro de uma ambulância, ou em uma UTI.... Todo dia vocês se superam...afeee.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Falta amor, mas também falta interpretação de texto.

    2. Jove Bernardes

      Diferentemente de você, que generalizou os jornalistas - "Todo dia vocês se superam..." - a cronista não generalizou os médicos, referindo-se aos que submetem suas consciências individuais à do gado ordeiro e obdiente que rende loas ao PR. E perceba o quão dadivoso sou que nem lhe direi onde pôr o seu traseiro.

    3. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      É claro João. Temos exaltado não só os médicos, mas todos os trabalhadores da saúde. Isso não tem a ver com a elite médica. Vamos combinar que essa gente quer passar longe do SUS. Aliás, a tal reforma em andamento vai prejudicar mais ainda a saúde que é muito mal remunerada por sinal. Não houve a intenção de ofender as equipes de saúde

    4. Carlos Simaozinho

      Claramente, a Mariliz se refere a médicos que praticam charlatanismo, ao adotarem o tal "tratamento precoce". Aprenda a interpretar textos, senhor João.

    5. João Braga

      Paulo Muadib, você consegue ler que em nenhum momento eu defendi o "kitcovid". Vocês esquerdistas que passam o tempo todo criticando os outros assinantes, supostamente pagos, na pressa vão criticando em chavões. Peça um aumento da mesada pro papai e vá curtir uma praia e não me amole.

    6. Paul Muadib

      Coloque o seu traseiro em frente a um computador e tente ler (consegue ?) nos sites sobre pesquisas que o kit covid não ajuda e ainda pode matar.

    7. Luciana de Luna Toprak

      João Braga, não confunda as competências. Aos jornalistas cabem a função de informar, criticar, esclarecer. Aos médicos, a função de tratar seus pacientes de acordo com a ciência (!) e a ética. O autor do texto não criticou em momento algum a classe médica em geral, que, nos PSs, deste Brasilzão fazem das tripas coração pra poderem tratar seus pacientes da melhor forma, sob, via de regra, péssimas condições de trabalho. Outra coisa é a crítica do autor à postura do CRM, claramente antiética.

  26. Ricardo A

    Creio que a missivista não leu o pronunciamento: o problema não é apoiar ou não o tratamento e sim aprovar a maneira como a colega médica foi tratada na CPI .Se você aprova esse comportamento de senadores que se dizem democratas , acho que precisa repensar seus conceitos ! Respeito em todos os lugares é muito bom. Infelizmente é o que se menos vê na política brasileira.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ô, Ricardo, não vi desrespeito algum. Nem humilhação. Nem palavrões. Mas não vi, e disso médico gosta, aceitação, submissão, respeito e acatamento a besteiras ditas com naturalidade e ar professoral por quem não entende do assunto. Compreenda que não há como não aceitar, repudiar, criticar, apontar, ironizar, sem parecer, a quem é alvo disso, que está sendo "desrespeitado". Quem é maduro sabe receber nãos e ser criticado, especialmente quando sabe que está errado. Sinto muito.

    2. Raimundo Carvalho

      A dra Nise se revelou uma charlatã com diploma. Isso é o que importa. Médicos medíocres vivem dando carteirada. Bons médicos qdo não dominam o tratamento de uma doença, encaminham o paciente para um colega de sua confiança que vai conduzir melhor o tratamento. A dra Nise aceitou ser consultora do presidente de República num.assunto que não domina minimamente, causando danos irreversíveis a milhares de cidadãos brasileiros. Merece todo o nosso repúdio.

  27. jose eduardo serrao

    O CFM é sempre será um conselho de classe, defende apenas os médicos, não a medicina. É hora de tirar o seu poder de avaliar cursos de medicina, o que deve ser assumido por órgão independente.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Concordo: entendo que instituições como Conselhos de medicina, OAB, e outros conselhos profissionais tem de deixar de ser vacas sagradas. Não sou contra que haja regulamentações, mas o poder destas entidades é exagerado.

  28. adenor Dias

    Descobri durante a pandemia, que a população leiga defende a ciência mais que a própria ciência. Fico pensando se os médicos toma os medicamentos que recitam para seus paciente. Nosso medo de morrer, nos fazem viver mal....

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Adenor esses médicos tomam as medicações. São as ações facistoides que produzem lavagem cerebral em certo segmento que não é pequeno dos médicos. Falo com autoridade. Tenho médicos na família. Meus médicos especialistas com 1 exceção são bolsonaristas fanáticos. Sou gaúcha. Dureza!

  29. DANIEL N

    Ótimo texto, Maríliz. O CFM virou uma vergonha, negando a ciência, mostrando -se um órgão submisso ao bolsonarismo.

    Responda
  30. Herculano JR 70

    Evoluiu o absurdo, q autora quer justificar seu salario a qq preço. A cloroquina e usada largamente para outras doenças ha anos, de baixos efeitos colaterais e conhecidos. . Se ña faz bem ao Covid certamente mal ñ faz , nem ao bolso, e barata, e como todo remédio tem limitações. Precisa nos falar mais das vacina experimentais milionárias. compradas sem aval e sem as devidas precauções . Ou sera q as precauções eram enganação?

    Responda
    1. Paul Muadib

      Alegação típica de fake news bolsonariana: sim, a cloroquina pode matar e a ivermectina pode destruir o fígado.

    2. renata de souza carvalho

      Se não faz bem para que prescrever? Então é só escolher um remédio qualquer e prescrever? Ah acho que vou dar Paroxetina para tratar Covid... tanto faz. Ou a ideia do governo era deixar a pop morrer para ter imunidade de rebanho?

    3. jose eduardo serrao

      Preste atenção no que você escreveu: se não faz bem, mal também não faz. Então é inerte. Por que tomar? É mentira, faz mal sim, leia a bula. Acho que você vende cloroquina.

  31. Luciano Napoleão de Souza

    Fosse a colunista canhota mais qualificada - efeitos do desmame - teria se inteirado do direito e autonomia do médico à prescrição off label antes de vomitar asneiras! Mas, ela não faz jornalismo. Na Foice todos são ativistas pró Lula.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Lei "dinovo"! E "dinovo"! E "dinovo"! E "dinovo"! E "dinovo"! E "dinovo"! E... Quem sabe uma hora entra na sua cachola!!!

  32. JOSE CARLOS BETONI

    A presença da Dra. Luana na CPI foi uma lufada de coerência, conhecimento, competência e bom senso. É uma pena que os senadores (de oposição e governistas) tão acostumados aos debates rasteiros, estilo Tiozões do Zap, não tenham aproveitado melhor a oportunidade. Poderia ter sido um passo decisivo para nos tirarmos da visão medieval e obscurantista em que nos encontramos.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Adenor, esse é o problema do tiozão do zap: não consegue pensar por conta própria...

    2. adenor Dias

      Que nome se dar para o preconceito com os tiozão do zap? Contra os gays é homofobia, contra negro é racismo e contra mulher é machismo. Quero um nome para quem descrimina os tiozãos do zap, afinal faço parte da turma, preciso defender a categoria...

  33. J J D Santos

    A CPI parece revelar a verdadeira cara do tal conselho corporativo.

    Responda
  34. Maria de Felipe Martinez

    No fundo da questão, pode estar o velho vício da política de bancadas, de um signo ou de outro, no Conselho Federal de Medicina, que em tese teria que ter deriva técnico/ética exclusiva. Mas a matéria, ao generalizar, esquece dos médicos que arriscaram a vida diariamente na luta. Não existiam protocolos validados e muitos tentaram fazer algo, lutar pela vida do paciente, aqui e em todo o mundo. E inadmissível insistir no erro. Mas não se pode generalizar e nem ser profeta do passado.

    Responda
  35. FLAVIO Costa

    O mais engraçado é que ontem os terra planistas não estavam defendendo a cloroquina como nos outros depoimentos. A maioria dos governistas sabe que a cloroquina é ineficaz e agem com cinismo e hipocrisia. Veja o marcos Rogério estava pianinho e fez perguntas sobre corrupção pra infectologista

    Responda
  36. Hernandez Piras Batista

    É o Cobselho Federal de Medicina a serviço do corporativismo selvagem! Nauseante!

    Responda