Opinião > Belarus na mira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ LEAL

    Concordo com o artigo, mas é bom lembrar que o Ocidente também tem seus governos autoritários de estimação, como são os casos do Egito, Arábia Saudita, Turquia, Emirados Ãrabes Unidos, Filipinas, etc. Ou seja, a preocupação não é com o autoritarismo, mas com a esfera de influência do Ocidente versus Rússia ou China.

    Responda
  2. José Cardoso

    Em vez das categorias Ocidente x Oriente, é melhor falar de Europa eslava, germânica e latina. As duas últimas são de nosso fácil entendimento porque é a mesma divisão das Américas (o mundo anglo-saxão é uma parte do germânico). Já o universo eslavo é mal compreendido, porque muito distante de nós.

    Responda
    1. José Cardoso

      Sem dúvida há grandes diferenças. O que hoje é a república tcheca não fez parte do antigo império russo, e esteve mais vinculada ao mundo germânico. Mas os eslavos do sul ficaram independentes dos otomanos em boa parte pegando carona na expansão russa.

    2. Hernandez Piras Batista

      Nada mais distantes, nesta sua categorização tão "criativa", do que uma Eslovênia e República Tcheca, de um lado, e de uma Belarus, Rússia ou Ucrânia, de outro. Além disso, os paises bálticos tem aspectos semelhantes ao das antigas nações soviéticas e, salvo a Lituânia, não são eslavas.

  3. Herculano JR 70

    Em plena era de globalização produtiva governos nacionais e seus exércitos ainda ditam normas tanto no interior das nações como entre elas. Omissão por ignorância ideológica do setor produtivo, o Capitalismo, que não assume seu papel de verdadeiro protagonista da história realizando a Ideia de Marx q os valores do mundo são determinados pela produção, mas q ficou por muito tempo como coadjuvante do poder. Marx era Capitalista?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Pelo amor de Deus! E, depois, o senhor ainda critica o ensino superior, hein! Ruim com ele, muito pior sem ele!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.