Latinoamérica21 > Lula vai repetir a historia de Brizola? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mexeu com São Lula vem uma enxurrada de impropérios e ofensas ao autor do artigo.
O autor poderia ter omitido o tÃtulo em Ciências Sociais. O artigo ficaria menos vergonhoso. Sua premissa é uma comparação esdrúxula com o passado, sem pé nem cabeça no atual contexto histórico. Seria mais sincero dar o tÃtulo de "Por que sou eleitor do Ciro Gomes" ao artigo. Depois era só marcar a passagem para Paris e dizer que "a culpa é do PT", enquanto nossas florestas sao queimadas e milhares de brasileiros morrem diariamente nas mãos do atual desgoverno do Brasil, um paÃs sob escombros.
Comparação floreada mas, na verdade, tosca! Não passa nem perto de indicar um terceiro nome viável! Não adianta: vai ser Lula ou Bozo e Quem é democrata e tem juÃzo já sabe quem escolher.
Sobrou torcida (contra), faltou conteúdo.
O colunista esquece a distribuição de renda, o crescimento do salário mÃnimo, a quantidade de brasileiros que compraram veÃculos de transporte (motocicletas, etc.), acesso da pobreza a uma melhor alimentação, crescimento econômico, colocação e permanência das crianças na escola pelo bolsa famÃlia, emprego e outros conquistas pelos mais pobres. Comparar Leonel Brizola a Lula é impossÃvel. Lula foi e é um lÃder respeitado e mundialmente famoso e reconhecido. Não façam tal identidade.
Na verdade, após a ditadura, Brizola foi eleito m=com maioria a acachapante para governador do Rio, pelo jeito é isso que vai acontecer com lula na eleião de 2022
Essa possibilidade apresentada no texto parece mais desejo que análise de conjuntura. Qual a chance disso acontecer, dado o cenário atual? Nada aparece apontar para essa tal terceira via, muito menos para uma candidatura de esquerda que não seja do PT.
Que os anjos digam amém.
Jornalistas e colunistas; sempre colocando seu veneno contra Lula. Acho que preferem Bolsonaro, porque candidato competitivo eles não têm. O queridinho Moro deles sem chances.
Excelente texto, parabéns.
Uma boa reflexão, mas as opções pelo o novo, levou o Brasil ao atraso, aos árbitro e a miséria do seu povo. Pelo visto, a elite brasileira não é boa em apontar caminhos e gosta de botar a culpa dos seus erros nos outros.
Precisamos inaugurar um tempo de boa gestão pública, punição para desvios na aplicação do dinheiro público, aprimoramento das polÃticas de estado, enquanto o estado for fraco, as instituições tbm, os governantes serão ruins, nossos presidentes civis fracassaram e hj só disputam quem concede mais benefÃcios sociais e financiamentos do bndes. Nenhum tem prepara para conduzir o paÃs hj. Tem que aparecer
Vc acha que vai cair do céu? São décadas para se forjar um lÃder como Lula!
recomendo ao colunista voltar à teoria literária - talvez no sub-campo da teoria da ficção. a peça, aliás, se parece mais com este tipo de exercÃcio do que uma análise de conjuntura polÃtica.
Uma grande viagem, para dizer que o Ciro, é o que temos para o momento... em tempo... tanto o autor como o candidato defendido pelo autor, fizeram partes dos governo Lula... melhor repensar essa tese!!!
Ronaldo Nado Teixeira! É um texto planfetário-eleitoral. Utilizou-se muito das expressões do Ciro Gomes, quase um militante ou militante raiz. Discordo, completamente, de todo o diagnótico.
Só sei que uma mudança de ares na esquerda é mais do que bem vinda é necessária para não mergulhamos nesse caudilhismo Red Label que já sabemos no que vai dar.
Caro Márcio, mais ao centro, seria o ideal. Felicidades...
Brilhante leitura dos pressupostos de nosso contexto atual e do que poderá advir. Parabéns!!!
Que viagem, longa e alucinógena, o brasileiro não lembra nem o que tomou no café da manhã como vai traçar tantos paralelos e perpendiculares? Brizola é gênio, Lula é o cara, só isso.
Eu quero dizer para este (Carlos Dias) digo gado: muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
é "o cara...de pau"! Vade retro!
Vou até escreveruma coisa diferente hoje. Qual foi o resumo das noticias dos dois ultimos dias: Exército não pune indisciplina, risco de insubordinação generalizada, continuidade de mais de 2000 mortos diários, prédio cai no RJ e criticas por sobre criticas, ai um autor faz uma analise sensata e profunda, aidna aponta uma direção entre a selvageria e o velho novo e ninguém entende????? O texto está ótimo, meus parabéns.
Tem gente que que escreve tantas baboseiras e acha que está abafando. Faça-me o favor: vai aprender a fazer análise de estrutura.
Desculpe-me. Você está enganado. Eu não sou lulista nem petista. Sua análise está tendenciosa e superficial.
Ah, sim! Se não escrevem o que gostarias, o texto é ruim? Se não tecer loas ao lÃder/deus (passou!) de vocês, então é gado? Precisamos sair dessa polarização!
Meu amigo, vc me desculpe, mas o texto está ótimo, nunca li o autor antes, mas de longe está ótimo, faz um favor, releia, pq a análise está impecável.
Vou repetir, excelente texto, lucido, sensato e competente. Não vai adiantar pedir que leiam outra vez, como eu farei, as vezes a melhor análise que cabe é não sair por aà discutindo com o articulista, mas lendo novamente até entender o texto que está muito elevado para a análise comum. Parabéns pelo uso da teoria linguistica também.
Excelente texto, mas extremamente difÃcil.
Não é nada difÃcil, é só equivocado! E seu grau de exigência está muito baixo!
ridÃculo, no mÃnimo
RidÃculo é só enxergar o que queres! A polÃtica deve ir além das paixões; precisamos de mais razão.
Não, competente, lucido e bem articulado.
O articulista aposta no novo, sem conexão com nada. Collor foi o novo, bolsonaro é o novo. Propor o novo sem conexão com a história com o passado é anunciar um novo desastre com foi Collor e, é bolsonaro. Lula se conecta com aluta pela democracia e pela cidadania. Só pode produzir algo novo que tem forte raiz no passado da democracia, da luta por justiça, igualdade, diálogo e desenvolvimento que beneficie todos. O resto é aventura/desastre!
E soa a "Trombetta"! Releias, por gentileza. Se persistirem as dúvidas, solicites que desenhem.
então só há uma escolha a luta pela democracia.
Essa matéria é uma piada. Avalia os governos do PT como um superficialismo e com um olhar benévolo, ressaltando os projetos sociais, a transferência de renda direta, etcc. Mas, nem uma linha sequer acerca de toda a corrupção e de todo o aparelhamento que o PT fez no Estado. Nem sequer fala que Lula, muito diferentemente de Brizola é um apenado e um beneficiário dos sempre gentis favores do STF.NÃO ESQUECEMOS o que PT fez com o nosso paÃs.
´´A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.`` ( ´Não toquem nas reservas internacionais.` No blog de Mauro Sanatayana. Um Prêmio à inteligência). Hoje somos credores do FMI.
Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de dólares das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI volta! Volta como quando esteve no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC. Você viu o FMI no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante os Governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders
Por não esquecermos é que ele tem chance em 2022: multiplicação do PIB em 5x, melhoria de condição social e econômica de todos os brasileiros como nunca antes foi visto na história do paÃs. A condenação foi puramente polÃtica como mostrada nos diálogos da farsa-jato, que poderia ser um divisor de águas no combate à corrupção. Se há provas reais de corrupção contra a Lula, este deve ser processado dentro da lei e não da convicção de juiz.
É muita cara de pau uma coluna desta! Quer dizer que Lula é o que foi dito acima? Sobre a corrupção e bandalheira nada a dizer? Queira saber que o caminho é aponta para o passado sim. Mas, com a volta do regime militar e não com o meliante-mor!
Regime militar pra que? Para encher o governo de incompetentes como o Pazuello? Os militares já governaram o Brasil diversas vezes, sempre desastroso. Você acha que o Figueiredo entregou o governo aos civis porque? Por que deixou uma enorme dÃvida, pobreza, inflação alta etc. Vá estudar antes de escrever besteira
Luciano, não há nada a se surpreender com as matérias da Folha. Basta observar todas as notÃcias positivas de ordem econômica dessa semana. Eles são obrigados a publicar, mas sempre colocam um senão....A Folha é negacionista. Lula é homem probo e como ele mesmo disse, só perde pra Jesus Cristo em questão de Estão satisfeitos ?
O nome do ex-presidente Lula está grafado incorretamente como LuÃs. Dito isso, é necessário salientar que eu concordo plenamente com o articulista sobre o fato de que um novo mandato de Lula corre o risco de se converter numa mera reedição do seu primeiro mandato. Ocorre que as medidas e ações de governo tomadas naqueles longÃnquos anos seriam insuficientes diante da realidade atual em que se herdará um paÃs em frangalhos, completamente destruÃdo pelo bolsonarismo.
O Poste ( aquela que aprisiona ventos )deixou um paÃs superavitário, sem desemprego, com Pib alto, sem miséria, sem apagões, com a Petrobrás saneada, com as dÃvidas de Cuba e Venezuela pagas. Um maravilha de paÃs ela deixou. Rsssss
O Lula será eleito no primeiro turno. Na eleição de 2018 o eleitor elegeu Bolsonaro e vários governadores outsider nesse perspectiva de mudar os rumos da PolÃtica no paÃs. Percebeu que isso não deu certo. Na eleição de prefeito em 2020 já optaram por polÃticos mais experientes. A tendencia é por o pé no freio da História. Isso será feito com a eleição do Lula já no primeiro turno.
Também acho que vai ser no primeiro turno com a eleição de grandes bancadas na câmara e senado.
Acordes, caro Edvan! Não será eleição de sindicato, nem do partido do teu chefe.
Lula e seu partido nunca pediram desculpas pela montanha de erros e crimes que cometeram. Lula eleito vai fazer tudo de novo e depois dele o pais terá outro populista do seu mesmo perfil, só que com farda do EB e que vai repetir os mesmo erros e crimes do bolsonaro.E o pais continuará afundando.Populistas são irresponsáveis com nação e seu povo.
1. ".... as conquistas se naturalizam e são assimiladas como resultado da atuação individual do sujeito". Isso se chama alienação. Alienação se combate com politização, o que os governos petistas se recusaram a fazer. 2 - A lava-jato não se corrompeu para combater a corrupção. A lava-jato, como já está documentado, a serviço dos americanos, foi vitoriosa na sua finalidade: destruir um projeto de Nação.
Quer dizer que projeto de nação é aparelhar o Estado e roubar o paÃs ? Memória seletiva que esse pessoal tem.
O pano de fundo é o "clássico" 18 de Brumário de LuÃs Bonaparte. A história se repete duas vezes, a primeira como tragédia, a segunda como farsa. No Brasil, ninguém perdeu a reeleição; nem a inepta, inapta e desastrada Dilma. Certamente, o erro crasso lulo-petista em perseverar com seu obcecado protagonismo provocou a tragédia de levar ao poder dois filhotes da ditadura e também consolidará a farsa na República das MilÃcias. Lula é o adversário mais fácil de ser batido pelo Jair das MilÃcias.
Lula 54% Bozo 32%
Na opinião do colunista, quem poderia ser esse novo Collor que o artigo preconiza?
Virar a página Folha, é isso ??
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Latinoamérica21 > Lula vai repetir a historia de Brizola? Voltar
Comente este texto