Opinião > Um idiota na Presidência da República Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andre Sabinosilva

    Em que pese a função de um colunista seja a de trazer olhar sobre as coisas que estão ocorrendo ao nosso redor, porem quando me deparo com um título estranho, desrespeitoso e que não reflete a realidade, me pergunto: Qual a validade deste texto? Nenhuma, a menos que seja por puro desespero. Seria ele impedido de escrever sobre algo realmente útil, estaria preso em uma 'matriz' que só repete :Ele não, sem reconhecer que os anteriores falharam miseravelmente....

    Responda
  2. Claudio Belodi

    Piores são os idio tas que nunca chegarão lá.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Dostoiévski tem uma mensagem especial. Que, embora muito verdadeira, esperemos que não seja tão definitiva: “… Doente, sonhou que o mundo todo parecia condenado ao sacrifício por uma peste terrível, desconhecida e nunca vista, que provinha das profundezas da Ãsia para a EuropaÂ… Apareceram criaturas microscópicas que se instalaram no corpo das pessoasÂ… A peste crescia e se alastrava cada vez mais".CRIME E CASTIGO, página 595. Como disse Sêneca: "Amanhã será pior". Essa é a tragédia nacional!

    Responda
  4. José Antônio

    ´´Camisa-amarela-mor certamente nunca leu Dostoiévski, e imagino que ele e seus mais de 57 milhões de camisas-amarelas nem teriam capacidade cognitiva para tanto.``

    Responda
  5. Priscila de Azevedo Noronha

    O problema é que os filhos sabem que seu pai é um idiota

    Responda
  6. Guilherme Torres Godoy

    Recomendo ao gado, ler o livro: OS IRMÃOS KARAMAZOV, de MIKHAILOVICH DOSTOIÉVSKI. Podem aprender que: “O homem que escuta como certas as próprias mentiras chega a não poder discernir a verdade do que pensam dele e perde o respeito que deve a si mesmo e ao próximo.”

    Responda
  7. Max Morel

    O duro é que em 2022 estaremos entre Smierdiakov e isvidrigailov ou Vierkoviensky filho.

    Responda
  8. newton penna

    Bela lembrança de um dos melhores personagens do grande Dostoievski. Mishkin na verdade só era idiota na visão dos outros personagens. Ele era um homem verdadeiro, completo, e consequentemente inadaptado para a vida comum. Quando eu vejo os milhões de idiotas - estes, sim, verdadeiramente idiotas - que apoiam o Bozo, concluo que o Brasil não merece o Mishkin.

    Responda
  9. Alex Sgobin

    Até um chimpanzé faria melhor que ele no Planalto. Falo sério.

    Responda
  10. José Costa Pereira

    "Lastimosamente, é a nossa realidade surreal!".

    Responda
  11. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quando morro descer. Quando a periferia vier p centro. Aí na haverá mais mi mi mi

    Responda
  12. José Costa Pereira

    Ensinam nas academias que "política é ação" (Maquiavel). Comentar é pensamento, opinião, porém os que dão efetividade à ação , ou à omissão, parecem sorrir dizendo - "os cães ladram e a caravana (ou boiada) passa". Lsimosamete, é a nossa realidade surreal!

    Responda
  13. Alison Sales

    Qualquer ameba com meio neurônio e bem intencionada faria melhor do que o inquilino da vez. Fato!

    Responda
  14. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Não tem preço que pague tantos comentário e artigos inúteis e ainda , quase de graça. Nunca vi tanta asneira ser publicada, incluindo os comentários. Os comentários são o ponto alto da triste comédia. Não vou cancelar a assinatura, pois não existe qualquer programa humorístico que chegue a nesse nível de imbessibilidade tanto dos autores quanto dos comentaristas. Com certeza vale pagar o R$ 1,90.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Se Junior, papai Harry não lhe pôs na escola? Economize os R$1,90.

    2. Arthur da Silva Costa

      Harry concordo plenamente com você.As pessoas se julgam intelectuais e acham que os outros são um bando de imbecis.Um texto até engraçadinho porém inútil do ponto de vista cultural,político e extremamente agressivo.Esse é o problema da folha qualquer um posta besteiras,o editor autoriza e vamos que vamos.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Murista tá falando de quais comentários?

  15. Bento Brito Teixeira

    Se saber pautar a imprensa com frquência é uma tática política, seja lá de que lado for, então as indecências e crimes estão prevalecendo. Será que as consciências e as decências ainda vão resistir e reagir? Creio que temos capacidade e, com atitudes, venceremos a estupidez.

    Responda
  16. ricardo fernandes

    eu concordo com o autor e com renan: há que se comparar esse governo mesmo com o nazismo. e o mais lógico, cabível, seria, ao final desse horror, levar todos a um julgamento tipo o de nuremberg, com uma diferença: lá, o ministro da economia escapou.

    Responda
  17. luiz jose almeida fayad

    Mchkin e um idiota bonzinho não pode ser comparado com uma pessoa má,não posso concordar com a analogia do autor.Acho que o autor está ofendendo Michkin e os idiotas verdadeiros.Os verdadeiros idiotas sofrem.devem ser motivo de dó,piedade.

    Responda
  18. Mauricio Soares

    Idiota, no sentido grego original da palavra, são os omissos, que insistiam na tolice da equivalência dos extremos (como ainda o fazem alguns editores de jornais -- também idiotas), que seguem dizendo mal da política, e que nos legaram o governo atual. Os que votaram no genocida são cúmplices, pois quem se deixou enganar quis deixar-se enganar. Os que ainda o apóiam pertencem à mesmíssima caterva do miliciano criminoso.

    Responda
    1. Francisco Bezerra de Menezes

      Inclua-se na cumplicidade da tragédia brasileira os mentores da Folha, e ainda se entregaram a famigerada " escolha difícil ". Todos sabiam o quanto ordinário o é o inquilino do Planalto, e o passado nunca enganou ninguém. Deixaram-se levar conscientemente.

  19. Ricardo Grande Alves

    Idiota é elogio para esse perverso e sua gangue.

    Responda
  20. CARLOS FREDERICO DANTAS ANJOS

    Estou lendo. Até agora, Mitckin me parece um homem de bem. O idiota daqui é do mal, mas sabe pautar, infelizmente, a imprensa todos os dias!!!

    Responda
  21. Paulo Silva Barbosa

    Ao ler esta matéria , lembrei deum frase de Abraham Lincoln : "Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito.", Nem tanto em pleno século XXI estamos assistindo através das redes sociais os maiores absurdos e inverdades de todos os tempos .

    Responda
  22. Alexandre Fonseca Junior Matos

    A falseabilidade da banalidade do bem. Soaria melhor e mais fidedigno E não tão distante da tese da banalidade do mal com a propaganda do Nazismo de Goebbels.

    Responda
  23. Amarildo Caetano

    Idiota ele ,o Bozo não é.Ele é perverso mesmo.

    Responda
  24. Cloves Oliveira

    Presidentes idiotas não são excessões, mas a regra. A questão é porque as pessoas continuam elegendo idiotas. A resposta é simples. Na hierarquia das competências para a política não é a inteligência que vem primeiro lugar, mas a autoconfiança. Pessoas menos inteligentes tendem a demonstrar mais autoconfiança até como compensação como demonstra o efeito conhecido como Dunning-Kruger. Pessoas inteligentes não têm a necessidade de demonstrar autoconfiança, por isso não passam do primeiro turno.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Na história de Presidentes, dificilmente haveria como relacionar a inteligência com o desempenho. James Madison foi um dos presidentes mais preparados a ser eleito para a Casa Branca, mas dificilmente seria considerado melhor do que o Lyndon Johnson ou mesmo o Reagan. Mandela era o Presidente dos sonhos, mas o seu desempenho mudou muito pouco ou quase nada a desigualdade na Ãfrica do Sul. Para o país é melhor ter professores competentes e de caráter do que políticos argutos.

  25. MARCOS BENASSI

    Hahahahah, seu Jeferson, impagável! Realmente, "Dom Quixote + Jesus" não descreve bem o Bozo; tá mais pra "Coiote(do Papaléguas)+Mini-Me(do Austin Powers)". Quanto ao Fiódor, ele leu "Fiófor", e botou o livro de becape do papel higiênico da "repúbrica"(da escola de cadetes). Deu no que deu: nóis sifú.

    Responda
  26. Klemens Laschefski

    Desde a candidatura do Bolsonaro, vendo os "cidadãos do bem" applaudindo quando Bolso fez arminhas, anunciou de metralhar esquerdistas e queria armar a população, afirmou que não faz mal quando 30000 nas favelas morrem, achei que aqui estes cidadãos não se encaixam no conceito da "banalidade do mal". A adesão do apelo a violência foi voluntário - participam na "banalização do mal".

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pra piorar um pouquinho a estética, avançaram muito também na "banalização do banal". São estupendos nisso!

  27. Antonio Dias

    Também os eleitores deste ser, também se encaixariam no personagem.

    Responda
  28. sergio boccia

    Qualquer ameba é melhor! !!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.